Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

"O Novo Senna" - Entrevista de Bruno Senna ao Portal ONNE


Bruno Senna conversou com o ONNE no evento Capacete de Ouro


Bruno Senna é uma grande promessa do automobilismo brasileiro e a partir do ano que vem, o jovem de 26 anos terá pela frente o maior desafio da sua vida ao disputar a primeira temporada na Fórmula 1, na também estreante equipe Campos Meta. O desafio de Bruno será ainda maior pela inevitável comparação com o seu tio Ayrton Senna, tricampeão mundial na categoria.

O piloto, apesar de ter começado a carreira tardiamente, apenas em 2004, já disputou a Fórmula 3, a Fórmula 3 Inglesa, a Le Mans Series e a GP2, onde conseguiu sucesso ao conquistar o segundo lugar no mundial de pilotos na temporada 2008.

No início dessa semana, na 13ª edição do Capacete de Ouro, evento que premia os pilotos e navegadores do país que obtiveram os melhores resultados na temporada nas pistas e trilhas pelo mundo, Bruno conversou com o ONNE.


Confira a expectativa do piloto para a temporada 2010 da Fórmula 1.


ONNE: Qual a expectativa para estrear na novata equipe Campos?
SENNA:Agora eu tenho a chance de estar em uma equipe da Fórmula 1, dar a minha influência no desenvolvimento do carro, então é muito mais excitante, é muito mais animador estar ali com a equipe. Só que infelizmente não tem treino e é preciso esperar até fevereiro para andar com o carro. Mas são coisas do automobilismo e temos que nos adaptar.



ONNE: O que esperar do carro para a temporada 2010?
SENNA: Vamos ter que aproveitar os testes de pré-temporada o máximo possível, mas o importante é ter o pé no chão e saber que ainda há limitações por inexperiência. Tenho que me desenvolver com calma, não adianta sair afobado. A equipe também tem que trabalhar o máximo para conseguir o desenvolvimento rápido, mas tudo depende de muitos fatores. Acho que ser ou não ser estreante, não é a definição de ser ou não bem sucedido.

ONNE: Quem fará dupla com você na Equipe Campos?
SENNA: Na verdade está entre o Pastor Maldonado (Venezuela) e Vitaly Petrov (Rússia), que são pilotos de GT2, que já tiveram vitórias na modalidade. Ainda não foi decidido isso, mas para mim não tem diferença, o importante é que meu companheiro de equipe possa trabalhar em conjunto comigo para levar a equipe para frente e não ficar só uma disputa de pilotos dentro da equipe.

ONNE: O que você acha desse novo regulamento?
SENNA: A parte do combustível vai ser muito interessante com relação como as equipes e os pilotos encaram a performance do carro durante a corrida. Algumas equipes vão priorizar o desempenho no início da prova e outras mais pro final. Isso vai criar muitas fases durante a prova e acho que cria um pouco de imprevisibilidade para a corrida. Estou animado para isso, pois quanto mais mudança de um ano para o outro melhor para quem está entrando e pra gente se tivesse mais algumas mudanças seria ainda melhor.

ONNE: Por carregar o sobrenome Senna, como você lida com a pressão que agora só tende a aumentar?
SENNA: A pressão vai ser maior, só que eu tive uma preparação muito boa desde o começo. Sem nunca ter corrido antes, na minha primeira corrida na BMW, eu tive uma equipe de televisão filmando, então pressão sempre teve lá e só uma questão de saber lidar com ela e criar objetivos reais, coisas que eu sei que consigo fazer antes de fazer o que as pessoas esperam de mim.
A minha responsabilidade é de mostrar o meu potencial, eu não vou ficar me cobrando, pois quem me cobra por ser Senna está com a ilusão de que eu tenho a obrigação de ser igual ao Ayrton e não é isso. Eu tenho que traçar o meu caminho para alcançar o sucesso.

ONNE: E como vai ser competir com Rubens Barrichello e Felipe Massa?
SENNA: Acho que vai ser a máfia brasileira junta na Fórmula 1 mais do que nunca, na GP2 sempre fazíamos coisas juntos com os outros brasileiros e agora na Fórmula 1 as coisas ficaram um pouco mais fáceis porque o Paddock é o mesmo.

ONNE: Qual equipe você considera favorita para a próxima temporada?
SENNA: Bom, acho que a Ferrari e a McLaren estão com uma dupla de pilotos muito fortes (Massa e Alonso; e Hamilton e Button, respectivamente) e provavelmente eles serão as equipes a serem batidas. Agora, quem vai ganhar de quem teremos que esperar.

ONNE: E a ex-Brawn, agora Mercedes?
SENNA: Todo mundo conhece a capacidade do Ross Brawn. Tem que ver como ficou o desenvolvimento do carro do próximo ano, porque como eles acertaram o caminho esse ano, então as chances são boas.

ONNE: O que representa o Capacete de Ouro?
SENNA: Com certeza é uma consagração por todo o trabalho que você faz durante o ano. Todo mundo está trabalhando bastante para atingir o sucesso na carreira e acho que o Capacete de Ouro é uma motivação para todos os brasileiros que estão na batalha, que a gente sabe que não é fácil.

Fonte: PortalOnne