Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 21 de setembro de 2013

Endurance: Bruno Senna brilha e conquista pole nos EUA



Astro da Aston Martin foi o mais rápido nos treinos classificatórios no Texas

SÃO PAULO - Ao final de uma acirrada sessão classificatória, na qual todas as três marcas estiveram separadas por apenas sete décimos de segundo, Bruno Senna conquistou neste sábado a pole da classe GTE Pro das 6 Horas do Circuito das Américas, quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance. Bruno foi o segundo piloto a ocupar o cockpit do Vantage nº 99 e melhorou o já ótimo trabalho do parceiro francês Fred Makowiecki, que entregou o modelo da Aston Martin na primeira posição. A sua volta mais rápida das duas de cada piloto que contaram para a média da dupla foi de 2min04s364. No geral, abrindo a dobradinha da Audi, o trio integrado por Tom Kristensen-Loic Duval-Allan McNish foi o mais veloz com o tempo de 1min48s355 estabelecido pelo R18 e-tron quattro da LMP1.

Sem a ameaça da chuva que complicou o trabalho das equipes na véspera, o qualifying reiterou o quadro de intenso equilíbrio entre os carros da Aston Martin, Porsche e Ferrari. Se "Mako" dominou o seu turno com alguma tranquilidade, Bruno precisou se superar para recuperar o P1 provisoriamente perdido para o neozelandês Richie Stanaway, do carro irmão 98 do fabricante inglês. Quando tudo parecia definido, Bruno achou uma volta voadora e recuperou a posição de honra.

No regresso aos boxes, Bruno foi cumprimentado por Makowiecki, que voltou ao campeonato depois de perder a recente etapa em Interlagos por se encontrar testando para a Aston Martin no Japão. "Foi incrível. É muito legal sair na pole pela terceira vez na temporada", lembrou, ressalvando que a ordem de largada pode ter um efeito mais prático para o início da corrida do que para o resultado final. "É melhor sempre largar o máximo possível na frente para evitar o trânsito e o risco de acidentes nas primeiras voltas, principalmente com os carros da categoria Am", explicou.

A prova começará às 15 horas (Brasília). Bruno estreou com vitória em Silverstone, terminou em 2º em Spa-Francorchamps, mas não completou as 24 Horas de Le Mans e as 6 Horas de São Paulo. Já com meia temporada cumprida, sabe que não é possível fazer prognóstico em Austin. "Esta pista é de alta pressão aerodinâmica, condição em que nosso carro costuma se dar bem. Mas, a exemplo do que tem ocorrido ao longo do ano, o desafio será reduzir ao máximo o consumo de combustível e de pneus", lembrou Bruno.

Os tempos médios da GTE Pro nas 6 Horas do Circuito das Américas:

1 - Bruno Senna-Fred Makowiecki, Vantage V8, 2min04s628
2 - Jörg Bergmeister-Patrick Pilet, Porsche 911 RS, 2min04s898
3 - Pedro Lamy-Richie Stanaway-Paul Dalla Lana, Vantage V8, 2min04s919
4 - Toni Vilander-Kamui Kobayashi, Ferrari F458, 2min05s073
5 - Marc Lieb-Richard Lietz, Porsche RS911, 2min05s088
6 - Darren Turner-Oliver Gavin, Vantage V8, 2min05s214
7 - Gianmaria Bruni-Giancarlo Fisichella, Ferrari F458, 2min05s348

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: AMR Divulgação/MF2

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Endurance: Bruno Senna tenta a terceira pole do ano nos EUA





 Piloto da Aston Martin é superado apenas pela Porsche nos treinos iniciais em Austin

SÃO PAULO - A previsão acertou em cheio e foi com a pista bastante encharcada que o Vantage V8 de Bruno Senna e de seu companheiro Fred Makowiecki terminou na 2ª colocação da classe GTE Pro nos primeiros treinos livres das 6 Horas do Circuito das Américas, quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance. O carro da Aston Martin virou em 2min18s022 e só foi superado pela Porsche 911 RSR dos alemães Marc Lieb e Richard Lietz com o tempo de 2min17s164 na pista da cidade texana de Austin, palco também do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1.

Mesmo aguardada, a chuva complicou o trabalho das equipes e pilotos, além de ajudar a confundir a análise dos resultados iniciais. O modelo britânico foi mais de um segundo mais lento que a Porsche, mas Bruno disse que, sem saber exatamente o tipo de pneus utilizados pela dupla germânica, a comparação ficou prejudicada. "Temos dois compostos para o molhado. Eles poderiam estar usando os mais duros, mais apropriados para aquelas condições. A verdade é que só mesmo amanhã, durante as tomadas classificatórias, é que se saberá das chances de cada um, porque todos estarão em pé de igualdade", lembrou Bruno, dono da pole na abertura da temporada em Silverstone e nas 24 Horas de Le Mans.

Bruno está novamente recebendo a companhia do francês Makowiecki, destacado pela Aston Martin para testes no Japão na época das 6 Horas de São Paulo, no final de agosto. Admitiu que os testes ainda eram pouco conclusivos. "Não deu para fazer muita coisa, principalmente com todo aquele spray. Saímos com o acerto de seco, começamos a coletar dados sobre temperatura e desgaste dos pneus. Mas fiquei com a impressão de que a pista está agressiva em relação ao consumo da borracha."

Nesta sexta-feira, os carros regressariam a pista para a segunda sessão de ensaios com duração de duas horas e expectativa de encerramento já noite adentro pelo horário brasileiro. Além da volta de "Mako", que não veio às 6 Horas de São Paulo no início do mês por causa de compromissos com a Aston Martin no Japão, outra novidade é a entrada do inglês Oliver Gavin na vaga do alemão Stefan Mücke. Gavin foi chamado para correr com o compatriota Darren Turner no carro 97 enquanto Mücke se recupera do acidente sofrido há duas semanas nas 24 Horas de Barcelona.

Como esperado, a Audi cravou a dobradinha entre os supervelozes protótipos da LMP1, os mais rápidos do grid. A melhor volta no geral ficou com o trio Tom Kristensen-Loic Duval-Allan McNish, com o tempo de 2min03s749. Eles bateram Benoit Treluyer-André Lotterer-Marcel Fassler por apenas sete décimos de segundo.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: AMR Divulgação/MF2

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Endurance: Bruno Senna volta ao local do último ponto na F1



 Francês será seu companheiro nas 6 Horas do Circuito das Américas

SÃO PAULO - Com a missão de retomar o caminho dos bons resultados - vitória em Silverstone e segundo lugar em Spa -, interrompido com os acidentes em Le Mans e Interlagos, Bruno Senna voltará a ter a companhia do francês Fred Makowiecki neste fim de semana nas 6 Horas do Circuito das Américas, quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. A luta pela recuperação na classificação do campeonatos da classe GTE, na qual ocupa a 7ª colocação, marcará o reencontro de Bruno com a pista de Austin, no estado norte-americano do Texas, onde conquistou em 2012 pela Williams seu último ponto na Fórmula 1 com o 10º lugar no GP dos EUA.

Os ensaios livres deveriam ser iniciados nesta quinta-feira com duas sessões de 120 minutos cada e previsão de temperaturas elevadas ao longo dos próximos dias. Na véspera, com os termômetros alcançando a casa dos 35 graus, Bruno levou o parceiro para o reconhecimento do traçado do moderno autódromo inaugurado no ano passado. "Fred gostou bastante do desenho. Será legal voltar andar com ele, um dos pilotos mais rápidos da categoria", elogiou Bruno. Mesmo antes de percorrer os 5.513 metros da pista, o brasileiro da equipe oficial inglesa Aston Martin já demonstrava confiança no potencial do Vantage V8. "É um circuito que pede bastante pressão aerodinâmica, um dos pontos altos de nosso carro", explicou.

A exemplo do que vem ocorrendo desde a abertura do calendário, a trinca da Aston Martin - os outros carros serão conduzidos por Darren Turner-Stefan Mücke e Pedro Lamy-Paul Dalla Lana-Richie Stanaway - deverá enfrentar feroz resistência das Porsche 911 das duplas Jörg Bergmeister-Patrick Pilet e Marc Lieb-Richard Lietz e das Ferrari F458 de Gianmaria Bruni-Giancarlo Fisichella, vencedores da etapa brasileira, e Toni Vilander-Kamui Kobayashi. Turner e Mücke lideram a classificação de pilotos, mas Lamy-Lana-Stanaway surpreenderam ao conquistar a pole das 6 Horas de São Paulo.

Incluindo os protótipos das classes LMP1 e LMP2 e os GTE Am, 28 carros regressarão a pista amanhã para mais dois treinos de uma hora e meia. No sábado, uma sessão de 60 minutos antecederá o qualifying de 25 minutos para os modelos de turismo e protótipos. A largada no domingo está marcada para as 13 horas (Brasília) e toda a movimentação da programação poderá ser acompanhada pela tevê oficial da categoria pelo site www.fiawec.com.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: AMR Divulgação/MF2