Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 26 de junho de 2010

Áudio: Bruno Senna fala sobre o Qualifying em Valência

Ouça o relato do brasileiro da Hispania sobre a classificação em Valência

O jornalista Luis Fernando Ramos através do Site Tazio conversou com os pilotos brasileiros após o Qualifying que definiu as posições de largada para o GP da Europa em Valência. Bruno Senna foi entrevistado e falou sobre suas impressões do treino. Bruno falou sobre o erro que acabou comprometendo sua volta no Q1:


"Desde Barcelona, este é é meu primeiro erro na classificação", destaca Bruno. "Freei um pouco cedo para a curva oito e acabei esperando um comportamento do carro, mas peguei a zebra e perdi bastante tempo na saída de curva. Isso já deu uma prejudicada na volta e, quando não tem muito tempo, não tem como descontar o erro"

Para a corrida a ideia de Bruno é conservar um bom ritmo e evitar erros:

"É fazer uma boa largada e, depois , a corrida toda conta. Essa pista é fácil para cometer erros. Pretendo fazer uma corrida sólida, e carro está com um bom balanço."

Ouça a íntegra da entrevista de Bruno Senna:
http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/19339/

Foto: HRT F1 Team

Bruno Senna prevê corrida com muitos abandonos em Valência

Piloto da HRT F1 aposta em consistência e cautela no GP da Europa

SÃO PAULO - Traiçoeiro e com pouca aderência fora do traçado, o circuito urbano de Valência deverá provocar inúmeras vítimas ao longo do GP da Europa. A previsão é de Bruno Senna, que aposta na consistência e nos cuidados redobrados para levar o carro da HRT F1 até a bandeira quadriculada. "É muito fácil errar nesta pista. E os erros custam caro, porque praticamente não há áreas de escape e os muros são uma ameaça permanente", lembrou Bruno, que fechará o grid de 24 pilotos com o tempo de 1min42s851 na primeira das três sessões classificatórias deste sábado.

Bruno acredita que o F110 parece em condições de completar as 57 voltas. "Nosso ritmo não está tão ruim, principalmente com bastante combustível e pneus mais macios", justificou. Depois de superar os companheiros de equipes em todos os treinos livres, inclusive o austríaco Christian Klien, piloto de testes que andou na sexta-feira pela manhã, Bruno ficou atrás do indiano Karun Chandhok no Q1. "Cometi um erro na minha última volta e perdi quatro décimos na curva que antecede à ponte. O fundo do carro passou demais sobre a zebra. Fiquei tão revoltado comigo mesmo que mandei o pé até o final e ainda consegui baixar meu tempo."


A expectativa de uma evolução na asa dianteira do F110 não se materializou e Bruno está conduzindo o mesmo carro do GP do Canadá. O consumo de pneus, no entanto, nem de longe se aproxima do verificado na Ilha de Nôtre-Dame. "Os pneus não estão preocupando. Aqui, o desgaste maior é dos freios e o motor também está bebendo mais gasolina", comparou.

Com o desgaste reduzido, Bruno disse que a tendência é de apenas uma parada para troca de pneus. A estratégia, no entanto, ainda dependeria das consultas da equipe aos técnicos da Bridgestone. "Tudo vai depender dessas conversas, principalmente o período maior de permanência na pista com pneus macios ou médios", concluiu.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: HRT F1/MF2

Bruno Senna revela decepção com último lugar no grid


O brasileiro Bruno Senna foi o último colocado no treino de classificação do GP da Europa, no circuito de Valência, neste sábado, e admitiu que ficou decepcionado com o seu desempenho. Um dia depois de reclamar da aderência, ele elogiou a pista, mas disse que pouco poderia fazer para conseguir um resultado melhor.

"Esta foi uma sessão de classificação difícil hoje, quando a pista melhorou um pouco. Mas eu não consegui fazer a minha volta hoje e perdi muito tempo. Infelizmente, eu não poderia terminar com um resultado melhor do que esse", afirmou Bruno Senna, que largará ao lado do indiano Karun Chandhok, seu companheiro de equipe na Hispania.

Apesar do decepcionante resultado, o piloto brasileiro tentou manter um discurso otimista para a corrida e espera conseguir apresentar um desempenho melhor na corrida de domingo. "Será uma longa corrida amanhã e espero fazer um trabalho melhor do que este", comentou.
Agencia Estado
http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,bruno-senna-revela-decepcao-com-ultimo-lugar-no-grid,572501,0.htm

Erro no setor intermediario diz Bruno



Bruno Senna, da Hispania, não teve uma boa sessão e larga na última colocação.
"Um pequeno erro no setor intermediário custou caro no Q1, quando parecia que estávamos bem. Amanhã é outro dia." Definou no twitter

Bruno Senna ficou em ultimo com o tempo - 1min42s851



Grid de Largada em Valencia.

Sebastian VettelRed Bull1min37s587
Mark WebberRed Bull1min37s662
Lewis HamiltonMcLaren1min37s969
Fernando AlonsoFerrari1min38s075
Felipe MassaFerrari1min38s127
Robert KubicaRenault1min38s137
Jenson ButtonMcLaren1min38s210
Nico HulkenbergWilliams1min38s428
Rubens BarrichelloWilliams1min38s428
10ºVitaly PetrovRenault1min38s523
11ºSébastien BuemiToro Rosso1min38s586
12ºNico RosbergMercedes1min38s627
13ºAdrian SutilForce India1min38s851
14ºVitantonio LiuzziForce India1min38s884
15ºMichael SchumacherMercedes1min39s234
16ºPedro de la RosaSauber1min39s264
17ºJaime AlguersuariToro Rosso1min39s458
18ºKamui KobayashiSauber1min39s343
19ºJarno TrulliLotus1min40s658
20ºHeikki KovalainenLotus1min40s882
21ºLucas di GrassiVirgin1min42s086
22ºTimo GlockVirgin1min42s140
23ºKarun ChandhokHispania1min42s600
24ºBruno SennaHispania1min42s851

Vídeo: Bruno Senna onboard - Qualifying Valência



Vídeo: Youtube - tassomoreira

Posições de largada - GP da Europa

Encerrado o treino que definiu as posições de largada para o GP da Europa de F-1. Bruno Senna após 10 voltas no Q1 partirá da 24ª posição.

Fonte: Formula 1 - The Official F1 Website

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Senna afirma que será difícil alcançar a Virgin


"Foi um treino produtivo, pois fizemos todo o programa", conta brasileiro


Para Bruno Senna, a Hispania andará perto da Virgin em Valência apenas se os dois pilotos acertarem bem a volta na classificação.

O piloto brasileiro, que estreia junto com o time da casa nesta temporada, foi apenas o 23º, ficando na frente somente de seu companheiro, o indiano Karun Chandhok.

"Foi difícil o primeiro treino. a pista estava muito suja e isso causou mutos danos nos pneus. Depois, tive um problema no semi-eixo, mas nada muito sério. Foi um treino produtivo, pois fizemos todo o programa. Deu para ter uma posição razoável", disse.

"Minha volta não foi a melhor possível, pois encontrei o Schumacher e depois, durante o teste com combustível, encontrei muito tráfego", destacou Bruno, dizendo que será difícil alcançar a Virgin.

"Aqui depende mais do downforce que no Canadá, e isso está complicando a gente. Amanhã, se a gente acertar bem a volta, dá pra nadar perto da Virgin. Por enquanto, não estamos competindo com eles", encerrou.

Fonte: Site Tazio F1

Com clima de Copa, Bruno Senna analisa o dia

O jornalista Felipe Motta da Rádio Jovem Pan divulgou os áudios com os pilotos brasileiros em Valência. Bruno Senna também concedeu entrevista. A seguir texto do Blog Dentro e Fora das Pistas:

"(VALÊNCIA) A sexta-feira contou com os dois primeiros treinos livres para o GP da Europa. Após as atividades, os brasileiros concederam suas entrevistas coletivas. Três dos quatro pilotos do Brasil falaram durante o primeiro tempo da partida: Massa, Rubens e di Grassi. Durante a entrevista deste último, quase foi gol do Brasil e até paramos para ver replay."

Ouça o Áudio com Bruno Senna:

Bruno, Massa, Rubinho e Lucas torcendo pelo Brasil em Valencia


Foto postada por Lucas di Grassi hoje após o jogo que classificou o Brasil como primeiro do grupo na Copa do Mundo na Africa do Sul.
Brasil 0 x 0 Portugal

Resultado do 2º Treino Livre - GP da Europa

O segundo Treino Livre válido para o GP da Europa terminou a instantes atrás e Bruno Senna fez o 23º tempo após 24 voltas. Seu tempo foi de 1:44.095.

Fonte: Formula 1 - The Official F1 Website

Resultado do 1º Treino Livre - GP da Europa

Encerrado a poucos instantes o 1º Treino Livre para o GP da Europa. O brasileiro Bruno Senna completou 17 voltas no circuito de rua em Valência e mesmo com um pequeno problema - a perda do retrovisor esquerdo de seu HRT - conquistou a 21ª posição à frente de uma Lotus, de uma Virgin e de Christian Klien, piloto reserva da equipe que substituiu Karun Chandhok neste treino.

Fonte: Formula 1 - The Official F1 Website

Vídeo: Bruno Senna visita o Santiago Bernabeu



Vídeo: Youtube - macalorem

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Bruno Senna experimenta a famosa "Jabulani"

No paddock de Valência, Bruno Senna arriscou alguns chutes com a famosa "Jabulani", a bola da Copa do Mundo. Bruno também comentou que pretende se reunir com os demais compatriotas para assistir ao jogo Brasil x Portugal, o qual começará logo após o encerramento da 2ª sessão de treinos livres, nesta sexta-feira.

Bruno Senna apoia volta da regra dos 107% à Fórmula 1

"Diferença grande de velocidade é muito ruim para o esporte", justifica

SÃO PAULO - A volta da regra que barrará do grid da Fórmula 1 em 2011 o piloto cuja melhor volta no Q1 exceder a 107% do tempo do mais rápido ganhou o apoio de Bruno Senna. O brasileiro da HRT F1 Team disse nesta quinta-feira em Valência (Espanha) que a decisão anunciada ontem pela FIA deve ser entendida como uma medida em benefício do aspecto esportivo da categoria. "A diferença muito grande de velocidade entre os carros é ruim para todos. Tanto para quem está sendo obrigado a ultrapassar os mais lentos como para aqueles que se veem na obrigação de abrir passagem", defendeu.

O mecanismo de seleção foi introduzido pela FIA em 1996 para impedir que equipes nanicas, como a estreante Forti Corse na temporada anterior, desfilassem vagarosamente pelas pistas sem os padrões mínimos de competitividade exigidos pela série mais importante do automobilismo mundial. Caiu no final de 2002 e regressará no ano que vem, quando uma nova escuderia, ainda a ser anunciada pela FIA, deverá se unir às novatas de 2010 - HRT F1 Team, Virgin e Lotus.

O retorno do "facão" não assusta Bruno. "Na verdade, as equipes que chegaram neste ano já estão ficando cada vez mais dentro desse limite. Esse critério não é necessariamente um facilitador para quem está estreando, mas é também um sinalizador para aqueles não disponham de um projeto totalmente profissional. De minha parte, espero que em 2011 o meu carro se coloque tranquilamente dentro desse limite", comentou.

Hoje, Bruno deu sequência à maratona de eventos promocionais que antecedem ao GP da Europa e conheceu os golfinhos do Instituto Oceanográfico da Cidade das Artes e Ciências de Valência. À tarde, reuniu-se com os técnicos da equipe para iniciar as discussões a respeito dos treinos livres que abrirão amanhã a nona etapa do campeonato. Na véspera, em Murcia, havia participado de uma campanha sobre direção segura no trânsito antes de seguir para Madri, onde visitou o Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madri.

Sem uma atualização de peso no F110 desde a estreia no GP do Bahrein em março, Bruno contará pelo menos com uma modificação na asa dianteira. "Teremos novos flaps que devem melhorar o funcionamento da asa. Os estudos por computador mostraram que ela vinha trabalhando de forma muito preguiçosa, sem grande eficiência. Espero que a modificação traga algum ganho, enquanto continuamos aguardando pelo pacote aerodinâmico que a equipe está preparando", concluiu.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos

Foto: HRT F1/MF2

Bruno Senna visita o Dolphin World em Valência

Antes de iniciarem os trabalhos na pista, na manhã de quinta-feira, os pilotos da equipe Hispania, Bruno Senna e Karun Chandhok, visitaram o Dolphin World, em Valência.


Fotos: Twitter Karun Chadhok (@karunchandhok)

Pilotos da Hispania entregam prêmio às crianças em Múrcia

Os pilotos da equipe Hispania, Bruno Senna e Karun Chandhok estiveram presentes à entrega dos prêmios do concurso Ponle Freno Junior realizado na cidade de Múrcia, sede da equipe espanhola. O concurso tem como objetivo despertar a consciência de trânsito seguro nas crianças e jovens locais. Bruno e Karun entregaram o prêmio à escola vencedora Ciudad del Sol e posaram para foto com as crianças após a cerimônia.

Fonte: La Verdad
Foto: Twitter @karunchandhok

quarta-feira, 23 de junho de 2010

2010 Formala 1 Telefonica Grand Prix of Europe Valencia

Circuito de Rua Valencia




Length of lap:
Lap record:
Start line/finish line offset:
Total number of race laps:
Total race distance:
Pitlane speed limits:
5.419km
1:38.683 (Timo Glock, 2009, Toyota)
0.000km
57
308.883km
60km/h during practice sessions;
100km/h during qualifying and race


FORMULA ONE TIME TABLE AND MEDIA OPPORTUNITIES ORGANISED BY THE FIA


Thursday
Press Conference

Friday
Practice Session 1
Practice Session 2
Press Conference

Saturday
Practice Session 3
Qualifying
Followed by unilateral and press conference

Sunday
Drivers' Parade
Race
Followed by unilateral and press conference

15.00 hrs


10.00 – 11.30 hrs
14.00 – 15.30 hrs
16.00 hrs


11.00 – 12.00 hrs
14.00 – 15.00 hrs



12.30 – 12.45 hrs
14.00 hrs

Previsão metereológica paro o Grande Prêmio da Europa

Valência é como um seguro de vida na hora de prever o tempo. Felizmente, a decisão de avançar o Grande Prêmio da Europa para o final de junho, e que não se dispute em agosto, irá fazer com que o público desfrute de temperaturas mais amenas.


Na sexta-feira o dia dos treinos, a manhã será de sol e um pouco nublado pela tarde, mas as temperaturas serão 26 º
No sábado o dia da clasificação, brilhará o sol e o termômetro aumentará para 28 º, mas a sensação térmica pode ser mais alta pela exposição e pela falta de sombras.

No domingo, dia da corrida, o panorama será semelhante ao de sábado, podendo até mesmo alcançar os 30 º.
Motorgoo

terça-feira, 22 de junho de 2010

Bruno Senna e Karun Chandhok visitam o Estádio do Real Madrid




Nesta terça-feira os pilotos da equipe Hispania, Bruno Senna e Karun Chandhok estiveram no Estádio Santiago Bernabeu de propriedade do clube Real Madrid. Foi uma visita descontraída onde os dois receberam camisas personalizadas com seus nomes e fizeram fotos. Bruno brincou posando para foto em fundo verde, onde sua imagem foi colocada junto à do meia brasileiro Kaká.

Fotos: Real Madrid C.F./ Twitter @karunchandhok

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Bruno Senna guiará McLaren MP4/8 no Festival de Goodwood

Brasileiro pilotará o modelo com o qual o tio Ayrton obteve as últimas vitórias na F1, em 1993.

Os organizadores do tradicional Festival da Velocidade de Goodwood anunciaram os nomes dos pilotos que já confirmaram presença no evento que acontecerá nos dias 2 a 4 de Julho.

Novamente, Bruno Senna será uma das atrações do festival. O jovem brasileiro guiará o McLaren Ford MP4/8, modelo com o qual o tio Ayrton disputou o mundial de F1 de 1993 e conquistou vitórias inesquecíveis: GP do Brasil, GP da Europa (Doninghton Park), GP de Mônaco (Monte Carlo), GP do Japão (Suzuka),e GP da Austrália (Adelaide), último triunfo do tricampeão.

Maiores informações no site oficial do evento:
http://www.goodwood.co.uk/festival-of-speed/stars-of-the-show/drivers-and-riders.aspx

Bruno Senna, Rafaela, Massa, Iaco e Valerio torcendo pelo Brasil em Mônaco


Bruno Senna em seu twitter posta uma foto após vitória sensacional do Brasil 3x1 Cote d'Ivoire.
"Assistindo ao jogo do Brasil ontem / Watching Brasil vs Cote d'Ivoire last night with Massa, Rafa, Valerio, Iaco"

Pilotos brasileiros sacodem Mônaco com comemoração

Livio Oricchio / NICE - O Estado de S.Paulo

Felipe Massa e Bruno Senna engrossam coro de brasileiros, festejam a segunda vitória da seleção na Copa do Mundo da África e fazem chacoalhar um dos destinos mais pacatos e badalados da Europa


O elegante Principado de Mônaco, com seu famoso e glamouroso cassino e o chiquérrimo Hotel de Paris, o suntuoso castelo do príncipe Albert II, porto de imponentes iates e do metro quadrado mais caro do mundo assistiu, ontem, a um espetáculo contrastante com sua conhecida fleuma: a celebração da vitória da seleção na Copa feita por um grupo de brasileiros, esportistas famosos, como eles provavelmente nunca viram.

"Não sei de onde apareceu, mas havia uma brasileiro que tocava violão, outro, pandeiro, e nós todos com a camiseta da seleção. A cada gol voava tudo", contou Bruno Senna, piloto da equipe Hispania de Fórmula 1, um dos personagens do alegre encontro no restaurante Sass Café. Ao seu lado estavam Felipe Massa, da Ferrari, sua mulher, Rafaela, Alberto Valério, piloto da GP2, e Carlos Iaconelli, piloto da AutoGP, categoria que substituiu a Fórmula 3000 Europeia este ano, dentre outros torcedores.

O são-paulino Massa, apaixonado por futebol, mora no Principado há mais tempo e sugeriu o lugar, curiosamente quase ao lado onde, em 1988, Ayrton Senna bateu sua McLaren, deixou de vencer o GP de Mônaco e disse ter aprendido uma lição definitiva na carreira: manter a concentração total sempre. Essa atenção à partida não faltou em nenhum dos pilotos, ontem no Sass, cuja mulher do proprietário é brasileira e ontem celebrava seu aniversário. "O dono é um camarada nosso", disse Bruno.

Seus comentários sugerem que todos estão acompanhando os jogos da Copa bem de perto. "Diego "Luís Fabiano" Maradona foi demais, gol de mão campeão", disse o "corintiano, claro" Bruno. "Se o Brasil e a Argentina forem os primeiros em seus grupos acho que a final vai ser entre os dois, que estão muito bem." Massa não só gosta como pratica futebol. Ele faz sua análise da vitória: "O Brasil jogou melhor do que eu esperava, cresceu em relação ao primeiro jogo, atuou com inteligência, tem time, sim, para lutar lá na frente da Copa." Uruguai e Holanda não podem ser desprezados, segundo Massa. "Estão jogando bem. E seleções que não foram bem, como Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália são bem superiores à maioria", lembra, acreditando que vão seguir fortes na competição.

Mas existe um time que merece todo o respeito para Massa: "A Argentina, está superbem." Luís Fabiano deixou saudades em Massa. "Como são-paulino, brasileiro, tudo o que aconteceu hoje foi sensacional para ele. Precisava marcar, depois de um tempo sem fazer gol, agora vai longe nessa Copa." Seu crescimento tem a ver com a evolução de Kaká, comenta. "Em melhor forma também, vai passar mais bolas para o Luís Fabiano."

Todos os pilotos querem ver a França fora da logo na primeira fase. São as dores ainda não cicatrizadas das Copas de 98 e 2006, quando o Brasil foi eliminado pelos Blues.

domingo, 20 de junho de 2010

Bruno Senna ansioso pelo GP da Europa em Valência

Na próxima semana será disputado o Grande Prêmio da Europa no circuito de rua em Valência/Espanha. O piloto brasileiro Bruno Senna revelou ao Site Oficial da equipe Hispania que está ansioso pelo próximo desafio. Bruno relatou sua experiência na pista em 2008 quando disputou a GP2 e também comentou seu difícil traçado:

"Estou realmente ansioso para Valência, pois tive bom desempenho lá na GP2 em 2008. O circuito é difícil com algumas curvas técnicas, mas os maiores desafios são a ponte, que é estreita e ondulada e a última curva, onde você chega com muita velocidade. Então, você tem que frear o carro suavemente contornando o hairpin. O mais importante será conseguir o acerto ideal para as curvas estreitas e a boa tração. Por não ser uma pista de alta pressão aerodinâmica, acredito que podemos ter um final de semana competitivo e espero que continuemos a ter boas corridas. "

Fonte e Foto: HRT F1 Team