Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 19 de outubro de 2013

Endurance: Bruno Senna larga na pole nas 6 Horas de Fuji


Brasileiro sai na frente pela quarta vez em seis etapas no Mundial da FIA


SÃO PAULO - Em sua estreia na classe GTE AM, onde está correndo neste fim de semana para auxiliar os companheiros dinamarqueses Kristian Poulsen e Christoffer Nygaard em sua luta pelo título da categoria, Bruno Senna conquistou a pole das 6 Horas de Fuji, sexta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. Apesar do ceticismo após os treinos livres da véspera, quando o rendimento superior das Porsche antecipava uma sessão classificatória sem maiores possibilidades, o piloto da Aston Martin "voou" no qualifying e garantiu o direito de sair na frente pela quarta vez neste ano - as anteriores foram pela categoria GTE Pro. "Aproveitei muito bem a volta boa do pneu, mas foi no limite", afirmou, contente com a marca média de 1min40s649.

O desempenho de Bruno chamou atenção dos parceiros. "Estivemos perto da pole nas últimas duas corridas e agora estamos lá. Parece claro que a chegada do Bruno nos deu uma força extra", reconheceu Nygaard. "Mas precisamos transformar isso em vitória na corrida", acrescentou. Bruno começou bem a entregar o que a equipe comandada pelo britânico John Gaw lhe pediu. "Vim aqui para ajudá-los a conquistar pontos para o campeonato e a primeira parte já foi feita. Foi melhor ainda considerando que o carro enfrentou vários problemas nesta pista ano passado", lembrou.

De acordo com a meteorologia, a chuva deve marcar presença ao longo da maior parte da prova, cuja largada está prevista para as 23 horas (Brasília) deste sábado. A possibilidade de correr com a pista molhada também preocupa Bruno. "Vai virar meio que uma loteria, o que exigirá uma boa estratégia e uma dose de sorte. Se juntarmos tudo, o resultado virá", completou.

No geral, o carro mais rápido no circuito japonês foi o protótipo LMP1 Audi R18 e-tron quattro do alemão Andre Lotterer, do francês Bénoit Trreluyer e do suíço Michael Fassler, que estabeleceu o tempo de 1min26s577 na média das quatro melhores voltas e superou o Toyota TS030T do inglês Anthony Davidson e dos franceses Stephane Sarrazin e Sébastien Buemi por pouco mais de um décimo de segundo. Na GTE Pro, para onde Bruno voltará na próxima etapa em Abu Dhabi, seus companheiros da Aston Martin também deram as cartas e a pole ficou com o alemão Stefan Mücke, o inglês Darren Turner e o francês Fred Makowiecki.
Fonte MF2
Foto Karin Sturm

Bruno Senna coloca Aston Martin na frente do grid da GTE Am em Fuji

Endurance: Bruno Senna conquista a pole position nas 6 Horas de Fuji


Brasileiro e dinamarquês Christoffer Nygaard desbancam a concorrência

Bruno Senna e Christoffer Nygaard conquistaram a pole position para o Aston Martin #95 na classe GTE-Am. O também dinamarquês Kristian Poulsen completa o trio para a corrida.

Bruno comentou a pole: "Na primeira volta rápida, ainda não deu para tirar tudo de carro, porque como antes só tinha andado com pneu usado, tive que aprender o limite nessa volta. A segunda volta foi muito boa. Na terceira, o pneu já perdeu bastante, ainda assim deu para melhorar o tempo da primeira. Também tive uma pequena surpresa na primeira volta rápida: a porta do lado direito do carro abriu. Felizmente, na curva seguinte ela fechou e assim permaneceu até o final do treino". 

 A largada está marcada para as 23 horas deste sábado, horário de Brasília. 

Fonte e foto: Micha Conrad

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Endurance: Bruno Senna vê pole "difícil" nas 6 Horas de Fuji





 Ritmo da Porsche em classificação impressiona piloto da Aston Martin

SÃO PAULO - Depois das duas primeiras sessões de treinos livres das 6 Horas de Fuji, sexta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, Bruno Senna ficou com a sensação de que a Porsche deverá conquistar a pole na categoria GTE Am da corrida deste fim de semana. Em seu contato inicial com o Vantage V8 da classe e com o até então desconhecido circuito japonês, Bruno foi o mais rápido do trio completado pelos dinamarqueses Kristian Poulsen e Christoffer Nygaard, mas acha que o carro da Aston Martin dificilmente será páreo para o rival alemão na sessão que definirá o grid. "Os 911 RSR têm ritmo fortíssimo em volta lançada e são os favoritos, a não ser que as condições mudem bastante", afirmou, após fechar a sexta-feira na 5ª colocação com o tempo de 1min41s939. O Porsche do alemão Christian Ried e dos italianos Gianluca Roda e Paolo Ruberti estabeleceu a volta mais rápida em 1min40s707.

O autódromo localizado aos pés do Monte Fuji, possivelmente o mais conhecido cartão postal do Japão, é o único do calendário da endurance onde Bruno jamais havia pisado. O brasileiro admitiu que a adaptação ao traçado nas três horas de ensaios liberadas para as equipes, divididas em dois treinos de 90 minutos, não foi das mais tranquilas. "A pista é muito técnica. E, como as temperaturas estavam baixas, os pneus sofreram para aquecer e funcionar corretamente", explicou.

Bruno conquistou três poles na classe GTE Pro, mas na rodada nipônica foi designado pela equipe britânica para aumentar o poder de fogo da marca na AM na luta pelo título num ano em que a casa comemora o seu centenário. Nas duas partes dos treinos, Bruno foi o mais veloz da equipe; na primeira só foi superado por menos de um décimo por uma das Porsche porque estava com um jogo usado de pneus de compostos moles, enquanto o modelo alemão girava com médios novos.

Além da pista, Bruno começou a se entender também com o carro. "As principais diferenças do AM para o Pro são os controles de acelerador, a caixa de câmbio e a geometria da suspensão, que deixam o Vantage bem arisco no limite. Os compostos de pneus também não são os mesmos a que eu estava acostumado. Então, precisamos compreender as especificações de cada um para trabalhar no equilíbrio. Ainda bem que os meus companheiros são muito consistentes e têm boa comunicação sobre o carro, o que acaba facilitando a busca pelo acerto."

O mais veloz no geral foi o protótipo LMP1 Audi R18 e-tron quattro do dinamarquês Tom Kristensen, do francês Loic Duval e do escocês Allan McNish, que percorreu os 4.563 metros do circuito em 1min27s333, à média horária de 188,1 km. A sessão classificatória que definirá as posições de largada está marcada para as 1h30 da madrugada deste sábado, enquanto a largada, já pelo horário brasileiro de verão, será autorizada às 23 horas.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: AMR Divulgação/MF2