Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 10 de setembro de 2011

Velocidade nas retas anima Bruno Senna no GP da Itália

Piloto da Renault Lotus GP economiza pneus e sai em 10º em Monza

SÃO PAULO - É no excelente rendimento do R31 nas longas retas de Monza que Bruno Senna confia na busca por um bom resultado - e quem sabe os primeiros pontos na Fórmula 1 - no Grande Prêmio da Itália, em sua segunda corrida neste retorno à categoria pela Lotus Renault GP. Em mais um desempenho notável para um piloto que há três semanas se encontrava em meio a um prolongado período de inatividade, Bruno conquistou o 10º lugar nos treinos classificatórios deste sábado em Monza.

Os carros pretos e dourados são dos mais rápidos do fim de semana e Bruno chegou a registrar a máxima de 347 quilômetros por hora. "Você viu? Incrível, né?", constatou, contente com a própria atuação e pela satisfação de alcançar pela segunda vez seguida a terceira parte do qualifying. "Acho que poderemos tirar proveito da velocidade do carro nesses trechos de pé embaixo", comentou o brasileiro, que desbancou a Force Índia do britânico Paul di Resta do Q3 nos segundos finais e pela ínfima margem de seis milésimos. "Foi muito bom para esse meu processo de amadurecimento precisar e conseguir fazer uma volta assim."

Embora tenha ocupado o cockpit, Bruno permaneceu dentro da garagem da Lotus Renault GP e, em comum acordo com a equipe, decidiu abrir mão do Q3 para economizar pneus. "Achamos que só valeria a pena tentar algo se as Mercedes não entrassem na pista, o que acabou não acontecendo. Aliás, elas estão com uma estratégia parecida com a nossa", lembrou. Nico Rosberg, da escuderia alemã, foi o único a marcar tempo com os pneus médios, mais lentos que os macios.

Pelo regulamento, já que não participou da última tomada de tempo, Bruno poderá escolher com qual das duas versões de compostos iniciará a corrida deste domingo. Até a noite deste sábado, no entanto, a Lotus Renault GP ainda não havia definido a estratégia. "A tendência é de duas paradas e que usemos dois jogos de pneus macios e um dos médios. Mas ainda vamos pensar direitinho na ordem mais adequada", explicou.

Bruno ficou alegre com o próprio desempenho num dos palcos mais tradicionais do automobilismo mundial, embora reconheça que ainda havia espaço para evolução. "A bem da verdade, foi meu primeiro treino classificatório em condições normais, já que em Spa as coisas foram meio conturbadas. Ainda estou um pouco enferrujado e, por isso, sem conseguir tirar o melhor dos pneus logo na primeira volta. Essa é uma das razões de não ter virado o mesmo que meu companheiro de equipe, mas a verdade também é que o Vitaly Petrov fez um ótimo trabalho". O russo largará em 7º, a mesma posição de largada de Bruno na reestréia em Spa.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: LRGP/LAT/MF2

Bruno Senna largará na 10ª posição no GP da Itália



O piloto Bruno Senna largará na 10ª posição no GP da Itália em Monza neste domingo. Preferindo uma estratégia de não marcar volta no Q3 em função da escolha de pneus para a corrida, Bruno permaneceu nos boxes da Lotus Renault GP na última parte do qualifying. Valendo assim o tempo registrado ao fim do Q2, que foi de 1m24s914.

Vale aqui o registro da volta realizada por Bruno ao fim do Q2. Uma volta sensacional que lhe deu lugar na parte final da classificação.

Vídeo: Globo.com

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bruno Senna vê Lotus Renault perto do Q3 em Monza

"Briga pelas últimas vagas entre os Top 10 será muito dura", prevê


SÃO PAULO- Satisfeito com o ritmo de trabalho da Lotus Renault GP nos treinos que abriram a programação do GP da Itália, Bruno Senna disse que os resultados das duas sessões desta sexta-feira já deram uma indicação do potencial de cada equipe para as tomadas classificatórias. "Em termos de ordem de largada, acho que será mais ou menos por aí. Acredito que estaremos na briga para entrar no Q3, mas a disputa será dura e as diferenças entre o 9º e o 10º lugares e os que vierem logo a seguir serão pequenas, algo em torno de dois ou três décimos", analisou.

Bruno terminou o dia com o 10º lugar na classificação geral, depois de estabelecer o tempo de 1min25s325 no período da tarde. No geral, completou 63 voltas e aprovou o balanço das atividades da equipe. "Conseguimos completar todo o programa de testes sem qualquer problema. Acho que foi um bom dia neste aspecto. Procurei começar as atividades com bastante calma, evitando cometer erros, para apertar mais na segunda parte", explicou.

Apenas em seu segundo grande prêmio na temporada, depois de uma longa inatividade encerrada há duas semanas no GP da Bélgica, Bruno pôde aumentar o conhecimento do R31 na pista seca depois do fim de semana complicado pela chuva em Spa. Avaliou as duas versões de compostos levadas pela Pirelli, mas admitiu que ainda não chegou a uma conclusão definitiva sobre o comportamento dos pneus macios e médios. "Ainda estou um pouco enferrujado na pista seca. Preciso pegar mais a mão destes pneus, porque às vezes estou a 95% e em outras passando um pouco dos 100%", admitiu.

Bruno superou seu companheiro de equipe por pouco mais de um décimo de segundo, mas minimizou a vantagem conquistada sobre o russo Vitaly Petrov. "Ele cometeu um erro na melhor volta", lembrou, "assim como eu também dei uma erradinha na minha." O piloto brasileiro permaneceu nos boxes da Lotus Renault GP até bem depois do início da noite, ainda envolvido em reuniões com os técnicos da equipe.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: LRGP/LAT/MF2

Bruno Senna fecha o 1º dia de treinos livres na 10ª posição


O piloto brasileiro Bruno Senna fechou o 1º dia de treinos livres para o GP da Itália em Monza na 10ª posição após as duas sessões realizadas hoje. Bruno completou 61 voltas no circuito italiano registrando a sua melhor volta em 1m25seg325, ficando à frente de seu companheiro de equipe Vitaly Petrov.

Foto: Lotus Renault GP

Italian GP - Practice 1 - Lotus Renault GP Report

Vitaly Petrov, R31-05
P6, 1:26.625, 20 laps

Bruno Senna, R31-06
P16, 1:27.385, 23 laps

Lotus Renault GP opened their on-track account in Monza, as the first practice session got underway in hot late summer conditions at the Autodromo Nazionale Monza. Nursing no signs of tiredness from his birthday celebrations yesterday, Vitaly Petrov led the way for the black and gold with a best time of 1min 26.625secs on Pirelli’s medium tyre compound. The time left Vitaly as the sixth fastest driver at the end of the session. Bruno Senna, however, came away from his third consecutive first practice session in 16th position, having posted a time of 1min. 27.385secs, again on the white medium compound. Fastest in the session was Britain’s Lewis Hamilton, who clocked-up a time of 1min 23.865secs in the blazing Italian sun.

Fonte: Lotus Renault GP

Bruno video diary (Portugese) Italian Grand Prix



Fonte:Youtube/lrgptv

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Bruno Senna sobre o GP da Itália - «Como em qualquer esporte, muitas horas de treino e experiência nos dão confiança»


Já com alguma experiência no R31, Bruno espera que o fim de semana em Spa tenha sido uma plataforma de lançamento para coisas maiores no reverenciado Autodromo Nazionale Monza .

Relembrando o Grande Prêmio da Bélgica, o quão feliz você estava com o seu fim de semana em uma escala de um a 10?
Com toda a franqueza, eu daria um oito e meio, porque, tirando os dois erros que cometi durante o fim de semana, tudo correu bem. Certamente não foi perfeito por causa de meus erros, mas ao mesmo tempo foi muito encorajador e ganhei confiança para trabalhar duro com a equipe e tentar desenvolver ainda mais as coisas; me deu uma base firme para futuro desenvolvimento.

Então, você foi capaz de esquecer o erro da primeira curva e olhar para o cenário maior?
Sim, é claro. Erros acontecem, e o que aconteceu na primeira curva potencialmente me custou pontos, mas o que era fundamental naquele fim de semana era obter algumas voltas a mais no currículo, e foi exatamente o que eu fiz. Consegui completar a corrida, fiz muitas voltas e me familiarizei com o carro. O fim de semana me deu uma experiência geral muito boa.

Será que o seu sucesso na qualificação criou uma expectativa muito grande?
Naturalmente, quando você faz uma boa qualificação, a expectativa tende a crescer. Dentro e fora da equipe, todo mundo estava muito feliz com a qualificação e havia grande expectativa de eu pontuar na corrida. Dito isto, eu fui o primeiro a dizer que correr é muito diferente de qualificar, e eu não me deixei levar por esse feito. Foi um passo para o desconhecido, e em termos de desempenho tudo correu muito bem, mas eu preciso polir um pouco minhas habilidades de corrida, que estão um pouco enferrujadas.

Ter uma corrida de experiência ajuda a passar confiança e a acalmar os nervos …
É claro que em Spa eu não sabia o que esperar em termos de competitividade, mas foi extremamente animador eu ter conseguido desenvolver um ritmo rápido, e trabalhar bem com a equipe.Tenho uma forte relação de trabalho com os engenheiros, e estou ansioso para entrar no cockpit em Monza, porque me sinto mais confiante em enfrentar essa corrida. Como em qualquer esporte, muitas horas de treino e experiência nos dão confiança.

Monza é um outro circuito muito respeitado – qual é a sua experiência lá?
Conheço Monza desde 2005, e estive lá todos os anos, com exceção de em 2009. É um circuito onde consegui uma mistura de resultados. Quando era mais jovem, em algumas casiões, meu carro não tinha o acerto correto, mas agora entendo o circuito muito melhor. Estou mais maduro como piloto, e acredito que possamos conseguir outra qualificação entre os 10 primeiros e marcar mais pontos.

Com as diversas experiências de dirigir que você teve este ano, seu relacionamento com o R31 deve estar ficando cada vez mais íntimo…
Exatamente, eu conheço o carro muito melhor agora. Estou mais familiarizado com as tendências do carro, e percebo para onde podemos levá-lo. Não vejo a hora de trabalhar em conjunto com os engenheiros para desenvolver soluções onde possamos fortalecer nossa abordagem.

Fonte e Foto: LotusRenault GP

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Bruno Senna terá torcida especial em Monza


Os torcedores brasileiros do piloto Bruno Senna estarão muito bem representados no próximo final de semana. Carol Lo Re, dona deste Blog, partiu para a Itália, especialmente, para torcer e apoiar o piloto brasileiro no GP de Monza.

E como não poderia deixar de ser, Carol levou na bagagem uma camiseta especialmente confeccionada para o GP, além de contar com faixa, bandeira do Brasil e, por óbvio, muita energia positiva na torcida por um ótimo desempenho de Bruno, neste segundo desafio como piloto titular da equipe Lotus Renault GP.

Na medida do possível, Carol postará as novidades diretamente de Monza.

Fotos: Carol Lo Re