Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Vídeo: a successful week for Bruno Senna



Vídeo: Youtube - SeventyBuckss

Bruno Senna diz que carro da Williams é dócil de pilotar

Piloto fecha testes em Jerez e completa distância de quase quatro grandes prêmios.

SÃO PAULO - Depois de completar seu segundo dia de testes, no fechamento do primeiro encontro de pré-temporada das equipes de Fórmula 1 na pista de Jerez de la Frontera, Bruno Senna disse que o exaustivo trabalho desta semana foi facilitado pelas características do Williams-Renault FW34, o modelo 2012 da organização comandada por Frank Williams. "O carro é dócil de pilotar", resumiu o brasileiro, que percorreu o total de 1.100 km - quase a distância de dois grandes prêmios - no traçado espanhol.

Bruno deu 125 voltas na quinta-feira e repetiu o número hoje, sem enfrentar praticamente qualquer contratempo técnico. "O carro é superconfiável. Esses primeiros dias de testes na Fórmula 1 nunca foram fáceis, mas não tivemos nenhuma quebra. Acho que fizemos tudo o que estava previsto e, como andamos bastante, conseguimos avançar na performance e deixar o carro mais rápido. Para mim também foi importante toda essa quilometragem. Serviu para desenferrujar e melhorar a cada saída dos boxes", observou.

A melhor volta de Bruno - 1min20s132 - foi registrada no período da manhã. No geral da sessão, ele ficou a apenas 1s255 da Ferrari de Fernando Alonso, o mais veloz do dia. Hoje, além de trabalhar em diversas opções de acerto, Bruno avaliou os compostos de pneus duros da Pirelli e realizou uma simulação de corrida. "Eu já havia treinado ontem com os macios e os médios. Acho que o carro mostrou um comportamento bastante homogêneo com as três versões de compostos. Temos uma boa plataforma inicial", elogiou.

Bruno disse que ainda é prematuro fazer uma avaliação dos resultados da semana. "Ainda não dá para saber muito bem onde estamos, embora aparentemente todos estejam muito próximos. Cada equipe tem seu próprio programa e entra na pista com quantidades diferentes de combustível, o que dificulta as análises. Só mesmo quando os pilotos fazem essa simulação é que a comparação fica facilitada, mas só a Williams deu essas séries longas de voltas."

De acordo com a programação da Williams, caberá a Bruno abrir a segunda bateria de ensaios coletivos no dia 21 em Barcelona. Mas, até lá, os dias de descanso serão raros. Ele permanecerá na Espanha e domingo seguirá para Monteblanco, onde participará de uma extensa sessão de filmagens promocionais com duração prevista até à próxima sexta-feira.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos

Foto: Williams F1/MF2

Bruno Senna destaca confiabilidade de novo modelo da Williams

Bruno Senna terminou o último dia de testes em Jerez, realizado nesta sexta-feira, com desempenho muito semelhante ao que havia apresentado na sessão anterior, quando completou 125 voltas e ficou com o oitavo melhor tempo.

No encerramento, o brasileiro da Williams dobrou o número de voltas dadas no circuito espanhol, chegando a 250, e manteve a oitava posição, embora tenha baixado consideravelmente sua melhor marca para 1min20s132.

"Foi mais um dia produtivo, no qual testamos diferentes tipos de acerto e descobrimos muito mais coisas sobre o carro", explicou Senna, contente com o progresso apresentado pelo FW34 até aqui.

Nesta sexta, Bruno enfrentou duas panes secas que o obrigaram a parar o carro no meio da pista, provocando o acionamento de duas bandeiras vermelhas.

De acordo com o piloto, os incidentes não geraram nenhuma preocupação quanto à resistência do novo modelo, que, segundo ele, é bastante confiável. "Estou feliz por fazer meus primeiros dois dias de treino em um carro da Williams de uma forma positiva", celebrou.

O engenheiro chefe da escuderia britânica, Mark Gillan, relatou que Senna conseguiu realizar a simulação de uma corrida inteira durante a manhã, aproveitando a tarde para fazer testes de desenvolvimento. "No geral, foi um bom primeiro teste aprendemos a lidar bem com o FW34", pontuou.
TAZIO - UOL

Os tempos de Bruno Senna em Jerez de la Frontera - 10/02/2012


Vídeo: a estréia de Bruno Senna na Williams F1



Vídeo: Youtube - Smigolturbo

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Bruno Senna supera os 500 km no primeiro dia em Jerez

Brasileiro estreia pela Williams e percorre distância de quase dois grandes prêmios

SÃO PAULO - Ninguém passou tanto tempo na pista quanto Bruno Senna no terceiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Jerez de la Frontera. Em sua estreia pela Williams e no contato inicial com o FW34, o piloto brasileiro completou 125 voltas e o total de 553 quilômetros, equivalente quase à distância de dois grandes prêmios - 600 km. Em sua melhor passagem, Bruno estabeleceu o tempo de 1min21s293 e terminou na 8ª posição na classificação final da sessão, logo atrás da Ferrari do bicampeão mundial Fernando Alonso.

Bruno assumiu o volante do novo carro da equipe de Grove em substituição ao venezuelano Pastor Maldonado, responsável pelo trabalho nos dois dias anteriores. E não escondeu a satisfação com os resultados alcançados. "Foi um bom dia, que representou não apenas o primeiro teste pela Williams como também a primeira chance de iniciar uma temporada completa na Fórmula 1. Tínhamos uma agenda de trabalho bastante extensa e conseguimos realizá-la inteiramente", comentou.

O carro não apresentou qualquer problema durante os ensaios desta quinta-feira. "Conseguimos andar mais do que qualquer outra equipe. Foi uma prova da resistência do FW34 e nos deu a chance de entender melhor o seu comportamento, avaliar todos os seus sistemas e também o novo motor Renault. Descobrimos algumas coisas bem interessantes sobre os pneus. Enfim, acredito que esse carro tem muito potencial. Estou ansioso para continuar trabalhando no seu desenvolvimento e aprender um pouco mais sobre ele", completou Bruno.

A primeira bateria de ensaios coletivos será concluída nesta sexta-feira, quando Bruno voltará a ocupar o cockpit do carro da organização comandada por Frank Williams. A expectativa é que o tempo - a temperatura esteve sempre na casa dos 15 graus ao longo do dia e sem ameaça de chuva - continue ajudando as equipes a acelerar o desenvolvimento dos novos carros. A Mercedes, que utilizou o modelo do ano passado, já encerrou as atividades em Jerez. A exemplo do companheiro Michael Schumacher na véspera, Nico Rosberg estabeleceu a volta mais rápida em 1min17s613.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Williams F1 Team/MF2

Bruno Senna inicia testes de pré - temporada

Bruno Senna inicia testes de pré-temporada
Piloto conduz o Williams FW34 pela primeira vez na pista de Jerez


Com temperatura ambiente em torno dos 15 graus e nenhuma ameaça de chuva, Bruno Senna iniciou nesta quinta-feira os dois dias de testes de pré-temporada pela Williams no autódromo de Jerez, na Espanha. Os ensaios estão se mostrando produtivos, já que o piloto completou 74 voltas com o FW34 antes da pausa para o almoço, a melhor delas em 1min21s293. A pista permanecerá aberta até às 14 horas (Brasília).

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bruno Senna was the special guest Autosport live

At Jerez, the Williams driver answered questions from fans:

Senna Moeskops asks "As this is your first winter test in F1, how do you prepare yourself to give the team the necessary feedback about the new car?"
Bruno says: "The most important thing was to have lots of meetings with the engineers and to get to know the team and the car as well as possible. Then you know which points to focus on more when you drive the car depending on how the team works. It's important to understand where the team is strong so it has been useful to talk to the team and to try to address the most important points. Technically we have been very well briefed and hopefully we have a nice base to build from tomorrow."

Johnny in Macedonia asks "How do you prepare before going out on track? Do you perform any rituals like prayer, meditation, visualisation or do you maybe just listen to music?
Bruno Senna: "Whenever you sit down to get into the zone, if you think too much about the driving, it's bad news. As soon as I put the helmet on I am in the zone."

Clare from Bath asks "Do you have a picture to share of your manager [Chris Goodwin] when he used to have hair?"
Bruno Senna: "Nice question! I don't actually, but I'm sure that I can find one and post it to you guys!"

Good news for Clare from Bath, Karun Chandhok has found a photo of Senna's manager Chris Goodwin with hair.

'Long time Williams fan' Stratos Filalithis asks "What is the best race you have ever watched, excluding those you have participated in, in any category and why?"
Bruno Senna: "There are quite a few. The old classic races in the 1980s were very good because the cars broke down, the tyre strategies played a big part and cars could come from eighth to win a race. Some of Ayrton's races in the wet were very special like Brazil in 1993 and also Donington that year."

Peter Vamosi asks "Do numbers have any special meaning for you? Ayrton had 19 in the Toleman and you'll have 19 this year?"
Bruno Senna: "No, I don't have any number superstitions at all. When it's number one, that's when the number will be special!"

A long-time AUTOSPORT reader from India called Karun Chandhok asks: "Do you still shave your legs?"
Bruno Senna: "Ha! No, I don't. I should though. Every time I have physiotherapy, all of that hair hurts. Karun should know about that, he should shave his whole body because he'll lose about two kilos!"

@thegayle asks: "Do you get nervous at all driving for Williams given the history with your uncle?"
Bruno Senna: "No, not at all. I'm very excited about driving for these guys. They have a great history, my family is very excited about it so I am very much looking forward to it. Hopefully it will be nice new chapter."

Phillipe from Belgium asks "Will you have a Brazilian flag with you in the car like Ayrton did?"
Bruno Senna: "Ayrton had to grab a flag from the marshals! I don't think the team would be very happy with me if I had one and it came up in my face when I was driving!"

Borislav Kostov from Bulgaria asks :"What do you think about the future of F1 regulations and rule tweaks with the nose really do it for the fans?"
Bruno Senna: "Formula 1 is about image as much as about competition so it's important for the fans to look at the car and admire it. Sometimes you see some really beautiful cars and the regulations change. But you get used to it. And in terms of competition, the rules are making better racing."

@eddstrawf1: "There's a very good website called www.autosport.com I can recommend."
Bruno: "I go there every once in a while but there are some dodgy people there!"

Sebastian from Slovenia asks: "In what way and to what extent do you follow F1 news on a daily basis?"
Bruno Senna: "I try not to read F1 news. I try to keep up with the team's rules. It's very easy to get caught up reading the news and not concentrate on what is going on iin the paddock. It's better to focus on the news in the paddock."

Josef Grech from Malta asks "During your driving career, during a race or qualifying, have you ever thought of your uncle and said 'Yes I do it for him'?"
Bruno Senna: "No. That's not how it works. I race because I love racing not because I'm trying to bring back Ayrton's memories. But when I won GP2 in Monaco in 2008 I remembered Ayrton because it is a special place. Sometimes that happens, but it comes after, not before."

Bogata from Hungary asks "Have you talked to Rubens Barrichello about your new seat and, if so, what did he say to you?"
Bruno Senna: "Yes. I spoke to him when the team decided to take me on board. It was a bit of an awkward chat because we are friends and it's a difficult situation but Rubens is very experienced and knows how sport works. He has been great. We had a nice chat and he wished me all the best and I wish him all of the best."

Glenn Freeman asks: "What do you have against AUTOSPORT journalists? Remember what happened at Snetterton in British Formula 3 when you threw your car at me and [then AUTOSPORT man] Richard Asher?"
Bruno Senna: "They had written some bad things about me and I was trying to hit them at over 200km/h! I didn't manage it because they saw me as you can see from the picture! Glenn is at least prepared to move, Richard is just looking at the car asking 'what is that?'"


@eddstrawf1: "What did you have for breakfast this morning?"
Bruno: "Cereal, honey and fruit!"

@f1_seat4senna asks "Are you aware of the growing support for him on twitter by fans sites such as @f1_seat4senna and do accounts like this help you to see the support he has?"
Bruno Senna: "Yeah. I've been following the progress on that. They have been getting more and more supporters every time. My Twitter account has also grown since I signed for Williams as well. I've been trying to post a lot on Twitter, but sometimes have to hold back contentious information about what I had for dinner! And I don't post personal stuff on Twitter about what I had for breakfast, it's for the information on motor racing."

Ademir B Junior asks "You have spent a lot of time working in the factory. How have you integrated with your new team, in particular with Tom McCullough your race engineer?"
Bruno Senna: "It has been very straightforward. Sometimes you get to work with people who aren't compatible but Tom has been extremely welcoming and nice. We are getting along very well and trying to learn as much as possible from each other. These guys have great experience which is very important for me. We have been talking about procedures I've learned in the past from other teams so I'm trying to give as much of what I know to them as well. Tomorrow, let's hope Tom isn't too frustrated when I get in the car!"

Rogerio Tuxen from Santa Catarina in Brazil asks: "Do you think that the improvements with this year’s Williams will allow you to fight for victories?"
Bruno Senna: "It's difficult to say. It's very early days for testing. I definitely hope that we can fight for points. If we can fight for victories, that would be absolutely stunning but we have to take it step by step. Points are the main goal."

Daniel Pettit asks: "How much input does a driver get on the test programme the team follows?"
Bruno Senna: "Actually more than I ever imagined. Today we have been looking at a few different bits and pieces while Pastor is driving and even looking at the data can help you to learn some things. Once you drive the car you can start learning what the deficiencies are from a driver's perspective and you can start having input in terms of leadership. If the driver can be a good leader for the team, it's a great motivator."

James Newbold asks "You haven’t been up against a really experienced team-mate yet (except for Christian Klien briefly). Would it help you to have a more experienced team-mate to learn from?"

Bruno Senna: "I'm sure that in the first year it helps a lot to have an experienced team-mate. But I have worked with Nick Heidfeld last year on the technical side so I managed to see how different drivers work. It's true that you learn a lot, but there are a lot of new experiences coming along and that mitigates against experience a bit."

Mikael from Sweden says "We are a group of Formula 1 fans in Sweden travelling to Barcelona for the Spanish Grand Prix. What hopes do you have for that race?"
Bruno Senna: "Barcelona is one of my favourite tracks. Historically, I have been very competitive there. I won there in GP2 in 2007, I got a podium in 2008. In the Le Mans Series I've been on the podium there. In 2010 in F1 I raced there and it was okay. Historically, I have done well there so hopefully I can do a good job."

Fabricia Celis asks "Do you have a message for your fans?"
Bruno Senna: "For me, it's very important that everybody has been giving me such great support. Last year was tough, the winter was tough and I had so much great support. So thanks very much for that. Hopefully we will have a nice year with good results for you guys to enjoy."

Fonte: http://live.autosport.com/commentary.php/id/436

Foto: Williams F1/MF2/Divulgação

Bruno Senna recebe a visita surpresa do craque Kaka

Foto: Facebook - Bruno Senna Fans Page

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Williams lança o FW34 em Jerez

A equipe Williams apresentou hoje em Jerez de la Frontera, Espanha o modelo com que vai disputar a temporada de F-1 em 2012. O FW34 foi apresentado pelos pilotos Bruno Senna e Pastor Maldonado.

Desejamos todo sucesso à equipe e ao nosso piloto Bruno Senna nessa nova etapa !

Foto: Williams F1 Team

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Contagem regressiva para a apresentação oficial do FW34 da Williams F1

Lembrando que nesta terça-feira, dia 07, por volta das 05:45 (horário de Brasília), a equipe Williams F1 apresentará o modelo FW34 com o qual Bruno Senna disputará a temporada.

Foto: Twitter - @rubensmenin (Presidente da @mrvengenharia)