Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Entrevista com Bruno Senna - Revista Auto Esporte

ESTE SENNA É BRUNO

Brasileiro estreará na Fórmula 1 na novata Campos, primeira equipe espanhola na categoria

As feições lembram as de Ayrton Senna. Mas aos 26 anos, Bruno não vacila. acostumado às comparações com o tio, afirma que chegou à F-1 por seus méritos, a partir dos resultados em outras categorias. “ Aos poucos, as pessoas vão perceber que o Ayrton era o Ayrton e eu sou o Bruno”, diz. Ele começa na Campos Meta em 2010 e pode ter como companheiro * Kimi Raikkonen ( que não tinha acertado sua equipe até o fechamento da edição ). Após um ano que classifica como de “espera e aprendizado nas corridas de longa duração na série Le Mans”, Senna se prepara para a principal categoria do automobilismo.

Você já disse que experiência e quilometragem são igualmente importantes para um piloto. Atingiu o ponto ideal nesses aspectos para encarar a F-1?

São importantes, sem dúvida. Mas uma das minhas qualidades é aprender rapidamente. Por onde passei, meus resultados vieram depressa. Fui o brasileiro que venceu mais cedo na GP2, na terceira corrida. No meu teste de F-1 com a Honda em novembro de 2008, fiquei a dois décimos do Jenson Button, que tem dez anos na categoria. Antes da abertura da temporada, teremos quatro semanas de testes. Se não é o ideal, espero que seja suficiente para me dar a mão do carro.

Quais as suas expectativas para 2010? O que pode adiantar sobre a Campos e o seu carro?

É prematuro fazer previsão. A Campos tem uma bela história nas categorias de base e o comando do Adrian Campos, que andou na F-1 no fim da década de 80. O projeto é sério e a equipe está se cercando de profissionais capazes. O carro está sendo construído pela Dallara, que fornece para séries importantes como GP2, Fórmula Indy e Fórmula 3. Logo que fui contratado, estive na fábrica e fiz o ajuste do banco. Testei a direção hidráulica e gostei do funcionamento. Estou ancioso pelo início dos testes.

Você vai manter o “ estilo de pilotagem suave “, como descreve o seu ?

É difícil dizer o que esperar de um carro que nem foi totalmente construído. Sabemos que a Fórmula 1 será diferente em 2010, já que os carros largarão pesados e terminarão leves por causa do fim do reabastecimento. Uma freada no início da corrida será uma coisa; no final, outra completamente diversa, pois o combustível terá sido consumido.

Quais serão as suas metas?

Quero ajudar a Campos a ser a melhor das estreantes. Para um início em que não se sabe o que virá pela frente, essa pode ser uma meta viável. Quem sabe chegar nos pontos....Sei lá, só mesmo esperando pelo começo das corridas.

Após o desempenho da Brawn GP, estreantes são encaradas de outra maneira?

Acho que são situações diferentes. A Brawn manteve praticamente todo o corpo técnico e organizacional da Honda. A estrutura estava pronta. A mudança para o motor Mercedes ajudou, mas a verdade é que a equipe foi tão mal em 2008, que começou a trabalhar no carro seguinte, com regulamento bastante modificado, principalmente na aerodinâmica, o que levou a uma grande vantagem. As equipes novas de 2010 vão conhecer a Fórmula 1 a partir de agora.



Fonte: Revista Auto Esporte
Edição de Dezembro