Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 3 de julho de 2010

Bruno Senna pilota McLaren Ford MP4/8 do tio Ayrton em Goodwood

Foto: Keith Collantine/ www.f1fanatic.co.uk

Foto: Keith Collantine/ www.f1fanatic.co.uk

Foto: Keith Collantine/ www.f1fanatic.co.uk

Foto: Twitter - @karunchandhok

Após sofrer com um problema de ordem técnica na sexta-feira, Bruno Senna pilotou o McLaren Ford MP4/8 utilizado pelo tio Ayrton, em 1993, no segundo dia do Festival da Velocidade de Goodwood.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Bruno Senna fala das expectativas para a próxima corrida na Inglaterra

Através do Site Oficial da equipe HRT F1 Team, o piloto Bruno Senna falou sobre suas expectativas acerca da próxima corrida que será realizada no novo traçado do circuito de Silverstone na Inglaterra. Confira o que disse Bruno:

"Competir num circuito histórico com Silverstone é sempre muito especial. Tenho boas lembranças de Silverstone como quando venci aqui na GP2 em 2008 e também quando pude terminar no pódio na Fórmula 3. E voltar ao circuito agora em um carro de Fórmula 1 é ótimo. A pista é muito desafiadora para cada piloto e tem um monte de curvas rápidas. Você precisa de um carro com downforce e a aerodinâmica também é um fator importante. O novo setor da " Arena " é bastante interessante e algumas curvas rápidas foram criadas até você voltar novamente à pista antiga. Estou ansioso para o Grande Prêmio da Inglaterra e depois de Valência, onde pudemos novamente terminar a corrida com os dois carros, queremos fazer o melhor que pudermos. "

Fonte e Foto: HRT F1 Team

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Video - Hamilton, Button & Senna’s McLaren

McLaren have put out a video showing Lewis Hamilton and Jenson Button poking around their store of old Formula 1 cars and pulling back the covers on a 1988 MP4-4.
Both take turns sitting in the car which was driven by Ayrton Senna and Alain Prost, winning 15 of the 16 races they started. It feels a bit scripted in parts but on the whole it’s an interesting watch.
Hamilton was supposed to drive the car at the Goodwood Festival of Speed last year. But on the day before his run it broke down while being driven by Bruno Senna.
This year the Hamilton and Button will take turns driving the 1986 MP4-2C that Prost drove to the world championship, as well as the MP4-23 Hamilton won his title in two years ago.



http://www.f1fanatic.co.uk

Bruno Senna apoia o leilão de caridade da Starcards

Com o apoio de Sutton Images, a Starcards promoverá o Leilão de Caridade com artigos autografados por pilotos da Fórmula 1. Os artigos serão leiloados online durante o GP da Inglaterra no endereço www.starcard.org . A receita ajudará o Hospital infantil "Great Ormond Street Hospital Children's Charit".

O piloto brasileiro Bruno Senna da HRT apoiou a iniciativa. Clique na imagem acima para ampliá-la.

Maiores informações nos sites:

http://www.starcards.org/
http://www.gosh.org/about-us

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Bruno Senna acelera carro da última vitória de Ayrton na F1

Piloto da HRT F1 é atração do Festival da Velocidade em Goodwood, na Inglaterra

SÃO PAULO - Bruno Senna vai pilotar neste fim de semana um dos carros mais importantes da vitoriosa carreira do tio Ayrton. Convidado pelos organizadores, o piloto da HRT F1 Team conduzirá a McLaren MP4/8-Ford no Festival da Velocidade de Goodwood, na Inglaterra. O modelo de 1993 - coincidentemente, ano da primeira edição do evento em Goodwood - venceu os GPS do Brasil, Europa (Donington Park), Mônaco, Japão e Austrália. Foi em Adelaide que o tricampeão conquistou a última de suas 41 vitórias na Fórmula 1.

Será a quarta vez que Bruno integrará a lista de inscritos em Godwood. Anteriormente, havia participado em 2005, com uma McLaren, em 2006 com uma Lotus e novamente com uma McLaren em 2009. "Não vejo a hora de acelerar o carro. Ele tem um valor sentimental e histórico enorme, por tudo aquilo que representou na história do Ayrton. Foi com ele que ganhou também a sexta corrida em Mônaco", lembrou Bruno.

Nesta quarta-feira, Bruno foi a Genebra (Suíça) buscar uma nova bicicleta que passará a utilizar em seus treinamentos físicos pelas estradas do sul da França. A partir da sexta-feira, iniciará as atividades na pista em subida de Goodwood, que receberá outros astros da Fórmula 1 como o líder Lewis Hamilton e o segundo colocado da temporada, Jenson Button. "Devo andar duas vezes por dia até domingo. O MP4/8 é praticamente original. A maior diferença são os pneus, que serão os Avon desenvolvidos especialmente para subidas de montanha", explicou.

Na Inglaterra, Bruno estará com um olho nos carros e outro na televisão. Depois de assistir à primeira fase da Copa do Mundo em Mônaco, onde também viu a vitória sobre o Chile nas oitavas-de-final na companhia de Felipe Massa e Lucas di Grassi, Bruno estará ligado no "mata-mata" das quartas-de-final entre Brasil e Holanda. "Será uma partida difícil, mas acredito na vitória da seleção no tempo normal. Vamos passar às semifinais, tenho certeza", concluiu.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: HRT F1/MF2

Geoff Willis Reflects On Hispania’s Season So Far

Hispania techinical chief Geoff Willis has been discussing the team’s late arrival to the grid at the beginning of the season, and how the Spanish outfit has moved on from Bahrain to the halfway point of the season.
“We started [preparations for 2010] quite late and the first race was a huge logistical challenge and more of a shakedown,” said Willis. “We’ve been steadily improving our organisation because hardly any of the team had actually worked together before and certainly not in an F1 context.
“I think overall we’ve had a reasonable period of reliability and have been pushing the car harder as the drivers have got up to speed. Most of our problems have been related to transmission hydraulics, which is a complicated part of the car. It is the first time that Xtrac has been involved as a supplier of the whole system.
“It’s tough considering that we don’t have testing and we therefore have to try and find fixes on the dyno. I think to date we have generally kept level with the other start-up teams which are developing the cars.
“I think the drivers have found their way around the car pretty well and from race two or three we have been more or less fixed on set-up and are getting slicker at operating the car and getting the best out of the race weekend.”
The testing ban was introduced as part of the FIA cost-cutting measure, led by former president Max Mosley. However, despite working for one of the smallest teams on the grid, Willis believes a complete season-long ban is not the way forward:
“From a purely engineering point of view, if we don’t have testing we have to compensate with rig testing and analysis,” he explained. “The money you don’t spend on testing you spend on that. The mistake, for me, is that while it was sensible to stop unrestricted testing, a better balance would have been to have certain fixed testing times common to all teams and wrap up a commercial operation around it.
“You have to remember that there are often fairly large gaps when there is no F1 in Europe and we could have one test in Spain, one in Italy, one in the UK, something like that. The downside is that to do that, unless the calendar was particularly sympathetic, would mean going back to requiring an additional test team.”
Hispania began the season in partnership with Dallara, but split with the chassis supplier at the end of May. Willis explained the problem of buying a customer chassis. “[They were] two different types of problem for us, the main one being that you need to understand how the car arrived at its current specification in order to know how to develop it. If you don’t develop you effectively go backwards.
“There are quite a few bits on the car that need bringing up to F1 level and quite a lot of detail bits and pieces on it to improve reliability and longevity of components. Then we have to add performance to the car and it’s important for us to choose the best things we can do to the car for the minimum amount of time and money.”
Willis also stated the teams development direction for the remainder of their debut season. ”In the short term we will be using hired wind tunnel time and will be doing a balanced programme of wind tunnel and CFD,” he said. “For in-season development right now, with the time pressures it’s almost certainly going to be a 100% CFD programme, which has its slight risks, but I think from where we are, is sensible.”
Willis thinks that Karun Chandhok and Bruno Senna are one of the main reasons for the progress the team have made this season, and is not too bothered about the introduction of the 107% rule next year. “You can clearly see we have been maintaining pace and if anything compared to the leading cars, closing up. We were 6.5% off the pace and now we are typically 4.8-5% off with qualifying time. The car is fundamentally the same, so I think that has come from the drivers. Both of them have worked well with the team and have a good working relationship.
“I think at one race [the 107% rule] would have been an issue,” he added. “But from an F1 engineering point of view the limit should actually be closer than that, more like a 5% rather than a 7% rule. I think you have to expect the teams to operate at a certain level, that’s what we want from Formula 1.
“Obviously we would be a little bit uncomfortable with 105% in our current position but it wouldn’t surprise me in the future. It’s just the nature of Formula 1. Go back 20 years and it was much more scattered.”
Willis also had praise for the team’s engine supplier: “It’s always good to partner Cosworth, we’ve got a very good relationship with them. We know the engine is competitive and they’ve helped us out a lot with the fact that we had such a short run-up into the season.
“I think now we’ve got to do a little bit more in terms of bench dyno and calibration, there’s some race modes that we cannot use because we haven’t done enough, that sort of thing, but overall a good, reliable engine with very few problems that weren’t self-inflicted. But we’ve not had repeats of those and that’s a good thing.”
http://www.thecheckeredflag.co.uk

Bruno Senna: the Hispania inquisition


I've been chatting with Brazil's favourite nephew, and asked a few pertinent questions.

How many times do you get asked about Ayrton every day?

Every 30 seconds on average! Ninety percent of the interviews I do, I get asked about Ayrton. I'm used to it. I think in a couple of years that will wear off. As much as I've answered the same questions over and over again a million times since I started racing, there are always different people reading the articles. Hopefully in a year's time I'll get some new questions.

Is F1 harder than you thought it was going to be?

Oh yes. F1 is really difficult. It's extremely competitive. But it's a friendly environment too.

Do you share hire cars with your team mate, Karun Chandkok?

Yeah quite a lot. We drove all the way from Barcelona to Monaco together actually, and I worked out how to make Karun shut up. All you have to do is go fast in the wet. When a car is aquaplaning he's very quiet.

That's a very smart watch you're wearing. What is it?

It's a Hublot Aerobang, and it's my favourite. I have a few Hublot watches as they're my sponsor, and this one is very hard to get off my wrist. My friends keep trying to steal it but they'll never succeed. It's the best freebie I've ever been given.

What's the weirdest thing you've ever received from a fan?

Some fans send me their own photos, and what am I supposed to do with them? They send me photos of their families, which I appreciate but if I did an autograph session a year ago I can't be expected to remember who they are. So I just get all these random photos of people I don't recognize.

What's the last tune you downloaded?

Kid Cudi with David Guetta - Memories. [sings] All the crazy shit I did last night....

What was the last film you saw?

Inglorious Basterds, though I didn't quite finish it. I was watching it on the plane and we landed early. Tarantino is really good.

What's the oldest VHS recording you own?

That would be the 1986 or 1987 F1 championship tape with Ayrton. But it's mouldy now, I can't watch it.

When was the last time you were in a fight, and what was it over?

I've never fought with my fists. But I fought with words maybe last weekend.

What's your dream car?

That's a complex question because you want different cars for different things. I think the McLaren F1 is pretty high on the list. I drove a Porsche 997 GT2 and that's a very nice car. The Porsche Carrera GT has the most lovely engine note, I love that car.

What's your fancy dress costume of choice?

I would go as a stick of chewing gum. In Brazil there's an advert for Trident chewing gum where a guy dresses up as a stick of gum.

What's your most treasured possession?

My PC.

You're allowed to invite three celebrities to dinner. Who do you invite?

Can they be girls? This is going to get me in trouble.... Sienna Miller, Scarlet Johansson, and the Victoria's Secret model Doutzen Kroes.
http://www.metrof1.com/

Foto Inédita de Bruno Senna - Livro Centenário do Corinthians

Em seu Twitter

Pessoal, segue em primeira mao a foto que foi publicada no livro do centenario do Corinthians.

5 minutos com Bruno Senna

O site ESPNF1.com em conjunto com a revista virtual GP WEEK entrevistaram Bruno Senna para a sessão 5 minutos. Confiram o papo com o piloto brasileiro.

Por Adam Hay-Nichols

Você sempre soube que precisaria de algumas semanas pra se sentir confortável. Você sente agora que está dominando o carro?

BS: Eu estou confortável, e cada vez mais confiante e consistente. Mas ainda não cheguei no nível onde quero chegar. Acho que tudo é uma questão de levar os pneus ao limite, e essa é a ponta da faca. O carro desliza bastante e é bem difícil encontrar esse limite. Eu acredito que estou entre 75 e 80% dos pneus, então ainda tem muito desempenho pra melhorar apenas se eu encontrar esse espaço. Isso vem com mais quilometragem e experiência. De qualquer maneira, as coisas estão evoluindo, estou conseguindo melhorar as voltas e os tempos estão bem consistentes. Mas eu sei que posso fazer melhor. Eu ainda espero sentar no carro todas as vezes, ir pra pista e encontrar esse pequeno limite, e cravar algumas voltas boas.

O carro está evoluindo rápido? Está abaixo das suas expectativas a essa altura da temporada?

BS: É difícil julgar. Nós começamos a temporada numa correria enorme e sabíamos que seria difícil nos desenvolver e alcançar os demais. Como piloto, você sempre quer partes novas no carro a cada duas horas, mas nós não temos essa condição. Nós agora estamos desenvolvendo um programa de segurança e também teremos algum tempo no túnel de vento. Temos algumas coisas boas a caminho, mas basicamente nós temos o mesmo carro que começou a temporada no Bahrein. Coisas pequenas foram melhoradas, mas não houve nenhum maior redesenho. Isso vai acontecer em breve, eu espero.

Não é meio difícil pilotar um carro que é significativamente mais lento que os outros carros, e tomar uma volta quatro vezes numa corrida?

BS: Não é agradável. Nas primeiras corridas, eu sentia como se não estivesse fazendo meu trabalho direito, eu ficava pensando demais em deixar os outros passarem e perdia muito tempo. Só que o foco não é esse, o foco é dar o máximo que você pode. Agora eu melhorei muito. Eu sou competitivo, eu realmente quero estar brigando por posições, não apenas olhando pelo retrovisor.

O fato de as expectativas com relação à equipe serem baixas ajudou de alguma forma a tirar a pressão de você?

BS: Na verdade não, porque no final das contas se você tem um carro competitivo e uma boa referência do seu companheiro de equipe ou dos engenheiros, você consegue melhorar muito rápido. Porém, quando você está aprendendo tudo junto com a equipe, fica mais difícil saber se é você ou o carro. É mais difícil ter confiança uns nos outros quando você não tem experiência. Karun e eu não tínhamos trabalhado com esses engenheiros antes. Mas agora nós confiamos bem uns nos outros, e todos se respeitam. Existe uma pressão por um bom desempenho.

Você se preocupou, no começo do ano, com a possibilidade de passar mais uma temporada fora de cena?

BS: Houve alguns momentos difíceis. Algumas vezes eu pensei que talvez estivesse tudo acabado, que era hora de ir pra casa vender coco na praia. Isso seria ótimo, ter uma vida fácil sem nenhuma pressão! Eu estou brincando, é muito difícil dizer o que eu teria feito. Meu objetivo sempre foi a Formula 1, e ser competitivo aqui. Eu acho que ainda posso fazer uma longa carreira aqui, mas eu ainda preciso melhorar, para que as pessoas me levem a sério.

Existe competitividade entre você e o Karun? Porque vocês são bons amigos...

BS: Há muita competitividade quando nós estamos na pista. Fora da pista, nós colaboramos muito. Tentamos dar uma ao outro o máximo de informação possível. Sinceramente, se nós não fizermos isso, tudo vai demorar muito mais. É bom ser amigo do seu companheiro de equipe. Nós estivemos em situações este ano em que ficamos lado a lado, e demos apoio um ao outro.

Vocês compartilham carros alugados?

BS: Sim, bastante. Nós dirigimos juntos de Barcelona a Mônaco, na verdade, e eu achei um jeito de fazer o Karun ficar quieto. Tudo que você precisa fazer é andar rápido no molhado. Quando o carro está aquaplanando, ele fica caladinho.

A F1 é mais difícil do que você imaginava?

BS: Ah, sim. A F1 é muito difícil. É extremamente competitiva. Mas também é um ambiente muito amigável.

Quantas vezes a cada fim de semana você é perguntado sobre o Ayrton?

BS: Em média, a cada 30 segundos! Em 90% das minhas entrevistas, me perguntam sobre o Ayrton. Eu estou acostumado. Eu acho que em alguns anos isso vai se esgotar. Por mais que eu tenha respondido as mesmas perguntas de novo e outra vez um milhão de vezes desde que eu comecei a correr, há sempre pessoas diferentes lendo as reportagens.

Tradução Livre

Fonte: http://en.espnf1.com/hrtf1/motorsport/story/20924.html

Foto: HRT F1 Team

terça-feira, 29 de junho de 2010

Corinthians - Livro Oficial do Centenário - Bruno Senna por Gal Oppido.













Fotos tiradas do Blog - http://corinthians100anos.wordpress.com/page/2/

Bruno Senna está escalado no livro do Corinthians

Personalidades são clicadas para obra que comemora 100 anos do clube

SÃO PAULO - O piloto Bruno Senna é uma das personalidades fotografadas especialmente para o livro Corinthians - 100 Anos de Paixão, comemorativo ao centenário do clube mais popular do Estado de São Paulo e o segundo com maior número de torcedores em todo o País.

Clicado por Gal Oppido, Bruno foi um dos primeiros "craques" com escalação assegurada no projeto, ao qual foram atraídos também nomes como Marília Gabriela, Tom Zé e Heródoto Barbeiro, entre outros do mundo artístico, esportivo e jornalístico. "Toda minha família é corintiana. Para mim, é uma feliz coincidência que minha estreia na Fórmula 1 tenha acontecido exatamente no ano em que o Timão está comemorando uma data tão especial", lembrou.

O livro começará a ser vendido a partir desta quarta-feira.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos

Foto: Gal Oppido

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Bruno Senna e Lucas di Grassi torcendo pelo Brasil hoje

Lucas di Grassi postou em seu Twitter a torcida dele e de Bruno Senna pela nossa Seleção:
"Eu,@BSenna @betinhovalerio, Alan, Felipe e Dudu Massa. Vamos Brasil!!!"
Foto: Twitter @LucasDiGrassi

domingo, 27 de junho de 2010

"Situação com Glock foi desnecessária", diz Bruno

Brasileiro da Hispania explica toque com o piloto alemão da Virgin

Após o término do Grande Prêmio da Europa em Valência, o piloto brasileiro Bruno Senna atendeu a imprensa. Luis Fernando Ramos através do Site Tazio conversou com Bruno, que dentro da entrevista falou sobre o incidente com o alemão Timo Glock da equipe Virgin e também da sua estratégia de corrida:

"Foi um pouco frustrante a corrida. A gente começou com uma estratégia até boa, mas acabou errando quando fiz o pit stop e pus o pneu macio no carro. Comecei a ficar para trás do Karun [Chandhok], não tinha como acompanhar. Acabou que o Timo foi lá e terminou com a corrida quando levou minha asa na ultrapassagem", explicou Bruno.

Quanto ao toque entre ele e Glock, Bruno definiu:

"É coisa de corrida, mas é aquela situação desnecessária que está acontecendo, que o pessoal passa e entra na frente do carro. Aí eles se esquecem que a gente está sempre no limite já."

Bruno encerrou falando das projeções para Silverstone, cujo novo traçado ainda permanece um mistério para os competidores:

"Deve vir algumas coisas para o carro, como tanque, materiais eletrônicos, mas por enquanto não vem nada em termos aerodinâmicos. Ainda não conheço a pista, preciso chegar lá semana que vem e ver".

Ouça a íntegra da entrevista com Bruno Senna aqui:
http://tazio1.tempsite.ws/f-1/textos/19368/

Foto: HRT F1 Team

Bruno Senna admite corrida "frustrante" em Valência

Safety car prematuro e toque com Glock complicam estratégia promissora

SÃO PAULO - Mesmo alcançando a meta de levar o carro até a bandeirada, Bruno Senna reconheceu uma ponta de decepção com o resultado do Grande Prêmio da Europa. "Foi um pouco frustrante, sim. Tínhamos uma boa estratégia, mas a entrada do safety car logo no início por causa do acidente com o Mark Webber atrapalhou nossos planos", relatou Bruno, que esperava cumprir um primeiro longo turno nas ruas de Valência e deixar para trocar os pneus apenas no final da corrida.

A antecipação do pit stop não foi o único contratempo enfrentado pelo piloto da HRT F1 Team. Na volta 37, quando precisou abrir passagem para o então terceiro colocado Kamui Kobayashi, Bruno levou um toque do alemão Timo Glock que danificou o bico do seu carro. Os dois disputavam posição. "Acho que foi um acidente normal de corrida, mas talvez ele tenha sido um pouco otimista demais. Aliás, essa parece uma tendência atual na Fórmula 1. Os caras mal fazem a ultrapassagem e já jogam o carro em cima. Eu já vinha pendurado no freios e não tive como evitar o toque", comentou Bruno.

A HRT F1 Team viu os dois carros completarem a prova. Bruno disse que, de fato, a confiabilidade do equipamento acabou se transformando no aspecto positivo em Valência. "Não tive qualquer problema. E no final da corrida, depois que troquei o bico e estava com os pneus certos, consegui imprimir um ritmo bem mais forte", lembrou.

A próxima etapa está marcada para 11 de julho, no GP da Inglaterra. "Com um pouco mais de informações sobre o carro, devemos nos sair um pouco melhor em Silverstone", concluiu Bruno. O autódromo foi palco da terceira vitória de Bruno na Fórmula GP2. O traçado, no entanto, recebeu modificações com a ampla reforma a que o autódromo foi submetido.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: HRT F1/MF2

Final - GP da Europa

Encerrado o GP da Europa, com Bruno Senna concluindo a prova na 21ª posição. Durante a prova Bruno sofreu com um toque de Timo Glock da Virgin, porém foi ao box trocou o bico da sua Hispania e seguiu na disputa.

Fonte: Formula 1 - The Official F1 Website