sábado, 3 de julho de 2010
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Bruno Senna fala das expectativas para a próxima corrida na Inglaterra
"Competir num circuito histórico com Silverstone é sempre muito especial. Tenho boas lembranças de Silverstone como quando venci aqui na GP2 em 2008 e também quando pude terminar no pódio na Fórmula 3. E voltar ao circuito agora em um carro de Fórmula 1 é ótimo. A pista é muito desafiadora para cada piloto e tem um monte de curvas rápidas. Você precisa de um carro com downforce e a aerodinâmica também é um fator importante. O novo setor da " Arena " é bastante interessante e algumas curvas rápidas foram criadas até você voltar novamente à pista antiga. Estou ansioso para o Grande Prêmio da Inglaterra e depois de Valência, onde pudemos novamente terminar a corrida com os dois carros, queremos fazer o melhor que pudermos. "
Fonte e Foto: HRT F1 Team
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Video - Hamilton, Button & Senna’s McLaren
Both take turns sitting in the car which was driven by Ayrton Senna and Alain Prost, winning 15 of the 16 races they started. It feels a bit scripted in parts but on the whole it’s an interesting watch.
Hamilton was supposed to drive the car at the Goodwood Festival of Speed last year. But on the day before his run it broke down while being driven by Bruno Senna.
This year the Hamilton and Button will take turns driving the 1986 MP4-2C that Prost drove to the world championship, as well as the MP4-23 Hamilton won his title in two years ago.
http://www.f1fanatic.co.uk
Bruno Senna apoia o leilão de caridade da Starcards
O piloto brasileiro Bruno Senna da HRT apoiou a iniciativa. Clique na imagem acima para ampliá-la.
Maiores informações nos sites:
http://www.starcards.org/
http://www.gosh.org/about-
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Bruno Senna acelera carro da última vitória de Ayrton na F1
SÃO PAULO - Bruno Senna vai pilotar neste fim de semana um dos carros mais importantes da vitoriosa carreira do tio Ayrton. Convidado pelos organizadores, o piloto da HRT F1 Team conduzirá a McLaren MP4/8-Ford no Festival da Velocidade de Goodwood, na Inglaterra. O modelo de 1993 - coincidentemente, ano da primeira edição do evento em Goodwood - venceu os GPS do Brasil, Europa (Donington Park), Mônaco, Japão e Austrália. Foi em Adelaide que o tricampeão conquistou a última de suas 41 vitórias na Fórmula 1.
Será a quarta vez que Bruno integrará a lista de inscritos em Godwood. Anteriormente, havia participado em 2005, com uma McLaren, em 2006 com uma Lotus e novamente com uma McLaren em 2009. "Não vejo a hora de acelerar o carro. Ele tem um valor sentimental e histórico enorme, por tudo aquilo que representou na história do Ayrton. Foi com ele que ganhou também a sexta corrida em Mônaco", lembrou Bruno.
Nesta quarta-feira, Bruno foi a Genebra (Suíça) buscar uma nova bicicleta que passará a utilizar em seus treinamentos físicos pelas estradas do sul da França. A partir da sexta-feira, iniciará as atividades na pista em subida de Goodwood, que receberá outros astros da Fórmula 1 como o líder Lewis Hamilton e o segundo colocado da temporada, Jenson Button. "Devo andar duas vezes por dia até domingo. O MP4/8 é praticamente original. A maior diferença são os pneus, que serão os Avon desenvolvidos especialmente para subidas de montanha", explicou.
Na Inglaterra, Bruno estará com um olho nos carros e outro na televisão. Depois de assistir à primeira fase da Copa do Mundo em Mônaco, onde também viu a vitória sobre o Chile nas oitavas-de-final na companhia de Felipe Massa e Lucas di Grassi, Bruno estará ligado no "mata-mata" das quartas-de-final entre Brasil e Holanda. "Será uma partida difícil, mas acredito na vitória da seleção no tempo normal. Vamos passar às semifinais, tenho certeza", concluiu.
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: HRT F1/MF2
Geoff Willis Reflects On Hispania’s Season So Far
Bruno Senna: the Hispania inquisition
Foto Inédita de Bruno Senna - Livro Centenário do Corinthians
Pessoal, segue em primeira mao a foto que foi publicada no livro do centenario do Corinthians.
5 minutos com Bruno Senna
BS: Eu estou confortável, e cada vez mais confiante e consistente. Mas ainda não cheguei no nível onde quero chegar. Acho que tudo é uma questão de levar os pneus ao limite, e essa é a ponta da faca. O carro desliza bastante e é bem difícil encontrar esse limite. Eu acredito que estou entre 75 e 80% dos pneus, então ainda tem muito desempenho pra melhorar apenas se eu encontrar esse espaço. Isso vem com mais quilometragem e experiência. De qualquer maneira, as coisas estão evoluindo, estou conseguindo melhorar as voltas e os tempos estão bem consistentes. Mas eu sei que posso fazer melhor. Eu ainda espero sentar no carro todas as vezes, ir pra pista e encontrar esse pequeno limite, e cravar algumas voltas boas.
O carro está evoluindo rápido? Está abaixo das suas expectativas a essa altura da temporada?
BS: É difícil julgar. Nós começamos a temporada numa correria enorme e sabíamos que seria difícil nos desenvolver e alcançar os demais. Como piloto, você sempre quer partes novas no carro a cada duas horas, mas nós não temos essa condição. Nós agora estamos desenvolvendo um programa de segurança e também teremos algum tempo no túnel de vento. Temos algumas coisas boas a caminho, mas basicamente nós temos o mesmo carro que começou a temporada no Bahrein. Coisas pequenas foram melhoradas, mas não houve nenhum maior redesenho. Isso vai acontecer em breve, eu espero.
Não é meio difícil pilotar um carro que é significativamente mais lento que os outros carros, e tomar uma volta quatro vezes numa corrida?
BS: Não é agradável. Nas primeiras corridas, eu sentia como se não estivesse fazendo meu trabalho direito, eu ficava pensando demais em deixar os outros passarem e perdia muito tempo. Só que o foco não é esse, o foco é dar o máximo que você pode. Agora eu melhorei muito. Eu sou competitivo, eu realmente quero estar brigando por posições, não apenas olhando pelo retrovisor.
O fato de as expectativas com relação à equipe serem baixas ajudou de alguma forma a tirar a pressão de você?
BS: Na verdade não, porque no final das contas se você tem um carro competitivo e uma boa referência do seu companheiro de equipe ou dos engenheiros, você consegue melhorar muito rápido. Porém, quando você está aprendendo tudo junto com a equipe, fica mais difícil saber se é você ou o carro. É mais difícil ter confiança uns nos outros quando você não tem experiência. Karun e eu não tínhamos trabalhado com esses engenheiros antes. Mas agora nós confiamos bem uns nos outros, e todos se respeitam. Existe uma pressão por um bom desempenho.
Você se preocupou, no começo do ano, com a possibilidade de passar mais uma temporada fora de cena?
BS: Houve alguns momentos difíceis. Algumas vezes eu pensei que talvez estivesse tudo acabado, que era hora de ir pra casa vender coco na praia. Isso seria ótimo, ter uma vida fácil sem nenhuma pressão! Eu estou brincando, é muito difícil dizer o que eu teria feito. Meu objetivo sempre foi a Formula 1, e ser competitivo aqui. Eu acho que ainda posso fazer uma longa carreira aqui, mas eu ainda preciso melhorar, para que as pessoas me levem a sério.
Existe competitividade entre você e o Karun? Porque vocês são bons amigos...
BS: Há muita competitividade quando nós estamos na pista. Fora da pista, nós colaboramos muito. Tentamos dar uma ao outro o máximo de informação possível. Sinceramente, se nós não fizermos isso, tudo vai demorar muito mais. É bom ser amigo do seu companheiro de equipe. Nós estivemos em situações este ano em que ficamos lado a lado, e demos apoio um ao outro.
Vocês compartilham carros alugados?
BS: Sim, bastante. Nós dirigimos juntos de Barcelona a Mônaco, na verdade, e eu achei um jeito de fazer o Karun ficar quieto. Tudo que você precisa fazer é andar rápido no molhado. Quando o carro está aquaplanando, ele fica caladinho.
A F1 é mais difícil do que você imaginava?
BS: Ah, sim. A F1 é muito difícil. É extremamente competitiva. Mas também é um ambiente muito amigável.
Quantas vezes a cada fim de semana você é perguntado sobre o Ayrton?
BS: Em média, a cada 30 segundos! Em 90% das minhas entrevistas, me perguntam sobre o Ayrton. Eu estou acostumado. Eu acho que em alguns anos isso vai se esgotar. Por mais que eu tenha respondido as mesmas perguntas de novo e outra vez um milhão de vezes desde que eu comecei a correr, há sempre pessoas diferentes lendo as reportagens.
Tradução Livre
Fonte: http://en.espnf1.com/hrtf1/motorsport/story/20924.html
Foto: HRT F1 Team
terça-feira, 29 de junho de 2010
Bruno Senna está escalado no livro do Corinthians
SÃO PAULO - O piloto Bruno Senna é uma das personalidades fotografadas especialmente para o livro Corinthians - 100 Anos de Paixão, comemorativo ao centenário do clube mais popular do Estado de São Paulo e o segundo com maior número de torcedores em todo o País.
Clicado por Gal Oppido, Bruno foi um dos primeiros "craques" com escalação assegurada no projeto, ao qual foram atraídos também nomes como Marília Gabriela, Tom Zé e Heródoto Barbeiro, entre outros do mundo artístico, esportivo e jornalístico. "Toda minha família é corintiana. Para mim, é uma feliz coincidência que minha estreia na Fórmula 1 tenha acontecido exatamente no ano em que o Timão está comemorando uma data tão especial", lembrou.
O livro começará a ser vendido a partir desta quarta-feira.
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Gal Oppido
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Bruno Senna e Lucas di Grassi torcendo pelo Brasil hoje
"Eu,@BSenna @betinhovalerio, Alan, Felipe e Dudu Massa. Vamos Brasil!!!"
domingo, 27 de junho de 2010
"Situação com Glock foi desnecessária", diz Bruno
Após o término do Grande Prêmio da Europa em Valência, o piloto brasileiro Bruno Senna atendeu a imprensa. Luis Fernando Ramos através do Site Tazio conversou com Bruno, que dentro da entrevista falou sobre o incidente com o alemão Timo Glock da equipe Virgin e também da sua estratégia de corrida:
"Foi um pouco frustrante a corrida. A gente começou com uma estratégia até boa, mas acabou errando quando fiz o pit stop e pus o pneu macio no carro. Comecei a ficar para trás do Karun [Chandhok], não tinha como acompanhar. Acabou que o Timo foi lá e terminou com a corrida quando levou minha asa na ultrapassagem", explicou Bruno.
Quanto ao toque entre ele e Glock, Bruno definiu:
"É coisa de corrida, mas é aquela situação desnecessária que está acontecendo, que o pessoal passa e entra na frente do carro. Aí eles se esquecem que a gente está sempre no limite já."
Bruno encerrou falando das projeções para Silverstone, cujo novo traçado ainda permanece um mistério para os competidores:
"Deve vir algumas coisas para o carro, como tanque, materiais eletrônicos, mas por enquanto não vem nada em termos aerodinâmicos. Ainda não conheço a pista, preciso chegar lá semana que vem e ver".
Ouça a íntegra da entrevista com Bruno Senna aqui:
http://tazio1.tempsite.ws/f-1/textos/19368/
Foto: HRT F1 Team
Bruno Senna admite corrida "frustrante" em Valência
A antecipação do pit stop não foi o único contratempo enfrentado pelo piloto da HRT F1 Team. Na volta 37, quando precisou abrir passagem para o então terceiro colocado Kamui Kobayashi, Bruno levou um toque do alemão Timo Glock que danificou o bico do seu carro. Os dois disputavam posição. "Acho que foi um acidente normal de corrida, mas talvez ele tenha sido um pouco otimista demais. Aliás, essa parece uma tendência atual na Fórmula 1. Os caras mal fazem a ultrapassagem e já jogam o carro em cima. Eu já vinha pendurado no freios e não tive como evitar o toque", comentou Bruno.
A HRT F1 Team viu os dois carros completarem a prova. Bruno disse que, de fato, a confiabilidade do equipamento acabou se transformando no aspecto positivo em Valência. "Não tive qualquer problema. E no final da corrida, depois que troquei o bico e estava com os pneus certos, consegui imprimir um ritmo bem mais forte", lembrou.
A próxima etapa está marcada para 11 de julho, no GP da Inglaterra. "Com um pouco mais de informações sobre o carro, devemos nos sair um pouco melhor em Silverstone", concluiu Bruno. O autódromo foi palco da terceira vitória de Bruno na Fórmula GP2. O traçado, no entanto, recebeu modificações com a ampla reforma a que o autódromo foi submetido.
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: HRT F1/MF2