Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 3 de abril de 2010

Grid de largada para o Gp da Malásia

1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min49s327 ( 18 voltas )
2°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min50s673 ( 22 )
3°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min50s789 ( 19 )
4°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min50s914 ( 21 )
5°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 1min51s001 ( 22 )
6°. Robert Kubica (POL/Renault), 1min51s051 ( 19 )
7°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min51s511 ( 21 )
8°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min51s717 ( 24 )
9°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min51s767 ( 21 )
10°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 1min52s254 ( 21 )
11°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min48s760 ( 15 )
12°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 1min48s771 ( 13 )
13°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min49s207 ( 15 )
14°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min49s464 ( 16 )
15°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), 1min52s270 ( 16 )
16°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1min52s520 ( 13 )
17°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), sem tempo ( 3 )
18°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 1min52s884 ( 6 )
19°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min53s044 ( 8 )
20°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min53s050 ( 8 )
21°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min53s283 ( 7 )
22°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), 1min56s299 ( 9 )
23°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 1min57s269 ( 9 )
24°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), 1min59s977 ( 4 )

"Rios" de Sepang são a nova preocupação de Bruno Senna


SÃO PAULO - A nova preocupação de Bruno Senna no GP da Malásia são os "rios" que cortam o circuito de Sepang com as fortes chuvas que há dias vêm castigando a região do autódromo, como ocorreu neste sábado durante os treinos classificatórios. "É muito difícil se manter no traçado nessas condições, mesmo dirigindo com todo cuidado. A água também se acumula em diversos outros pontos. Aliás, nunca vi uma pista para aquaplanar tanto", explicou o piloto da HRT F1 Team, uma das vítimas das armadilhas da falta de aderência. Bruno rodou no Q1 e, embora tenha conseguido retirar o carro da brita e levá-lo de volta aos boxes, partirá da 23ª posição com o tempo de 1min57s269 estabelecido na primeira sessão.

Bruno e a HRT F1 Team também foram apanhados de surpresa pelo aumento da chuva ao longo do Q1, ao contrário do que indicava a previsão da meteorologia. "Como quase todos, saí com pneus intermediários. Meu engenheiro até pediu para eu tentar economizá-los nas voltas iniciais porque havia a tendência da diminuição da chuva. Mas aconteceu o contrário: caiu mais água e acabei escapando depois de perder o contato das rodas com o solo. Depois, ainda voltei com pneus de chuva intensa, mas a pista estava muito mais lenta e perigosa", completou.

"Nunca vi uma pista para aquaplanar tanto", diz piloto da HRT F1 Team
Embora admita que o acerto não era o ideal para o estado do circuito, Bruno lembra que as dificuldades atuais da HRT F1 Team são bem maiores. "Erramos na altura, mas não tínhamos experiência aqui nestas condições. O carro estava um pouco baixo, mas esse não é nosso maior drama. Estamos com problemas para fazer os pneus trabalharem corretamente e nos falta pressão aerodinâmica. O que um carro tem de deficiente no seco é muitas vezes amplificado no molhado", lembrou.

Equipes e pilotos contam com a quase inevitável volta das chuvas fortes na prova deste domingo. Saindo da última fila, Bruno sabe que terá uma jornada difícil pela frente. Até mesmo o projeto de levar o carro até á bandeirada quadriculada está novamente ameaçado. "Se continuar chovendo desse jeito, não será fácil se manter na pista. Gosto de pilotar na chuva, mas na quantidade que vem caindo é muito complicado."

Márcio Fonseca


Bruno, 23º diz: "O que vier está valendo"; escute



Piloto da Hispania afirma que não tem preferência por chuva ou pista seca

Bruno Senna, 23º colocado no grid para o GP da Malásia, mantém o foco em apenas terminar a corrida deste domingo, em Sepang. Para ele, tanto faz se chover ou se fizer tempo bom, o importante é receber a bandeirada.

"Foi um treino difícil, as condições estavam mudando o tempo inteiro e quem tem mais experiência nessa pista tem uma ligeira vantagem", disse o parceiro de Karun Chandhok.

"Estava tentando fazer o máximo para não sair da pista, mas quando veio uma chuva mais forte não teve chance. Aquaplanou mesmo."

O sobrinho do tricampeão Ayrton Senna evitou fazer prognósticos para a corrida deste domingo e disse que seu time ainda tem muito a melhorar para conseguirem traçar planos.

"O que vier está valendo. A gente precisa terminar a corrida com dois carros e começar a focar em performance. Com certeza não estamos preparados para a chuva. O carro estava muito baixo, mas são coisas que a gente tem que aprender e ir melhorando na temporada."

"Precisamos melhorar bastante com o acerto de carro e organização, mas passo a passo a gente chega lá", encerrou.

Ouça, na íntegra, a entrevista com Bruno Senna:
http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/17433/

Fonte:Tazio
Foto: Hispania Racing F1 Team Website

Classificação: Ordem de largada para o GP da Malásia


Terminado o Treino Oficial que definiu a ordem de largada para o GP da Malásia de F-1. Bruno Senna enfrentou uma saída de pista e largará na 23ª posição do grid. O pole position será o australiano Mark Webber.

Fonte: Formula 1 - The F1 Official Website

Resultados do 3º Treino Livre - GP da Malásia

Concluído o 3º Treino Livre em Sepang na Malásia. Bruno Senna registrou a 23ª posição após 19 voltas no circuito malaio.

Fonte: Formula 1 - The Official F1 Website

Uma volta em Sepang com Bruno Senna

Acompanhe a Hispania de Bruno Senna em uma volta no circuito de Sepang, durante o primeiro treino livre para o GP da Malásia.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Nos treinos, Bruno Senna completa seu primeiro grande prêmio


Finalmente sem problemas, carro da HRT F1 Team percorre mais de 300 km na Malásia

SÃO PAULO - Em seu melhor dia desde a conturbada estreia no Bahrein, Bruno Senna finalmente completou a quilometragem integral de uma corrida na abertura dos treinos livres do GP da Malásia. Somando-se as duas sessões desta sexta-feira, o piloto da HRT F1 Team percorreu 59 voltas pelo circuito de Sepang, acumulando o total de 326 km - acima do que deverá ser alcançado na prova deste domingo, que terá 56 giros e mais um de apresentação.

Para uma equipe novata, foi um feito digno de - ainda que discretas - comemorações. Afinal, a HRT F1 só colocou seus dois carros na pista às vésperas da etapa inaugural no autódromo de Sakhir, depois de perder toda a fase de testes de pré-temporada na Espanha. Nesse aspecto, o dia foi tão animador que Bruno já consegue olhar adiante. "O foco era a confiabilidade e a quilometragem foi atingida. Agora, acho que já podemos pensar em melhorar a performance", disse o piloto, cujo melhor tempo - 1min41s481 - foi assinalado nos ensaios da tarde na Malásia.

Bruno avaliou as duas opções de pneus que a Bridgestone levou para Sepang. A versão mais dura não agradou e o carro da HRT F1 Team, a exemplo de grande parte das demais equipes, sofreu com a falta de aderência. Ao longo do dia, diversos pilotos se revezaram em escapadas da pista. "Funcionamos melhor com os pneus macios. Com estes não faltou grip", comparou.

O resultado satisfatório do companheiro de equipe sugere que a HRT F1 Team pode mesmo estar avançando na resistência do F110. O indiano Karun Chandhok fechou a jornada com 51 voltas e também não relatou qualquer problema com o carro. "Foi muito legal entrar na pista logo que ela abriu e completar todo nosso programa de testes. Isso nos deixa ansiosos pela terceira sessão de treinos e, quem sabe, numa boa classificação amanhã", concluiu Bruno.

Fonte:MF 2
Foto:HRT F1-Hispania Racing F1 Team Website


Resultados do 2º Treino Livre -GP da Malásia

Foi encerrado agora a pouco o 2º Treino Livre em Sepang na Malásia. Bruno Senna completou 32 voltas registrando o 24º tempo.

Fonte:Formula 1 - The Official F-1 Website

"Foi uma sessão boa", diz Senna; ouça a entrevista

Brasileiro afirmou não se incomodar com previsão de temporal em Sepang

Em entrevista aos jornalistas brasileiros, Bruno Senna afirmou ter gostado do comportamento do carro após o primeiro treino livre em Sepang.

O piloto da Hispania foi 23º, logo à frente do parceiro Karun Chandhok e quase sete segundos atrás da McLaren de Lewis Hamilton, o mais veloz, e só reclamou um pouco do equilíbrio do carro.

"Foi uma sessão boa. Conseguimos cumprir nosso programa, não perdemos volta problemas e o carro foi confiável. Precisamos trabalhar no balanço, que está fora do alvo. Agora é trabalhar", disse.

Senna, aliás, não se mostrou incomodado com a ameaça de chuva. "Para mim é tranquilo, gosto bastante de chuva. O problema é que aqui é dilúvio, fica impossível de andar. Se tiver chuva normal, porque não? Aqui no seco faz muito calor."

Por fim, o piloto brasileiro afirmou que o novo tanque de combustível com separador não será usado nos treinos desta sexta: "O tanque novo só chega hoje, para amanhã."

Ouça a entrevista com Bruno Senna:
http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/17396/


Fonte:Tazio
Foto:HRT F1-Hispania Racing F1 Team

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Bruno Senna terá novo tanque nos treinos classificatórios

"Tinha um gordão de 150 quilos dançando no carro", diz piloto da HRT F1 Team

SÃO PAULO - Se não é uma evolução técnica capaz de aumentar a velocidade do carro, pelo menos vai melhorar o conforto do piloto. É mais ou menos essa a avaliação de uma das raras modificações, a troca do tanque de combustível, que o carro de Bruno Senna ganhará neste sábado a partir da terceira e última sessão de treinos livres do GP da Malásia. O reservatório é igual ao que já vem sendo utilizado pelo companheiro de equipe, o indiano Karun Chandhok.

Bruno diz que a condução do carro da HRT F1 Team deve ficar mais fácil. "Esse novo tanque tem divisórias no fundo que impedem a movimentação da gasolina nas acelerações e, principalmente, nas freadas. No Bahrein e na Austrália, parecia que tinha um gordão de 150 quilos dançando dentro do carro no começo das corridas. Imagina só frear com aquele peso todo se movendo", comparou Bruno, que também deve testar já nos ensaios iniciais desta quinta-feira um sistema que permite a troca de marchas sem perda de tempo.

Nesta quinta-feira, debaixo do sol forte do meio-dia, Bruno fez o reconhecimento do traçado de Sepang na companhia dos engenheiros da equipe espanhola. Ficou surpreso com o emborrachamento da pista provocado pelos carros da Fórmula BMW, mas a tempestade que desabou sobre o autódromo depois do meio da tarde acabou lavando o asfalto. "Foi impressionante, parecia a chuva de Angra dos Reis na passagem do ano."

As previsões mais preocupantes da meteorologia começam a se confirmar. O aguaceiro da véspera da abertura dos treinos deve ser apenas o primeiro de uma série que poderá castigar Sepang ao longo do fim de semana. Habilidoso na pista molhada, Bruno espera que a água não passe da conta. "Uma coisa é correr com chuva; outra é enfrentar esses dilúvios que costumam despencar por aqui. Se chover domingo o mesmo de hoje nem dá para ter corrida."

Fonte:MF2
Foto: HRT F1-Hispania Racing F1 Team Website

Ouça: Entrevista de Bruno Senna na quinta-feira em Sepang


O jornalista Felipe Motta, da rádio Jovem Pan, disponibilizou o áudio da conversa de Bruno Senna com os jornalistas brasileiros nesta quinta-feira, em Sepang.

O piloto esclareceu que o carro deverá se comportar melhor do que em Melbourne, haja vista as temperaturas mais elevadas e a pista ter menos ondulações. Porém, Bruno mantém os pés no chão e reitera que uma melhora significativa em termos de performance deverá ocorrer na parte européia da temporada, a qual se inicia com o GP de Barcelona, quinta etapa do mundial.

Senna também comentou sobre a preparação física feita nos últimos dias . O paulista fez natação, wakeboard com seu companheiro Karun Chandhok e jogou tênis, confessando não ter muita habilidade no último esporte.

Para ouvir a entrevista acesse o BLOG DENTRO E FORA DAS PISTAS:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/f1/audios/balanco-da-quinta-feira-e-muitas-entrevistas/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Foto: Sutton Images/ MF2

quarta-feira, 31 de março de 2010

Bruno Senna reitera confiança de crescimento só na Europa

Equipe do brasileiro já sabe o que causou pane hidráulica no GP da Austrália

SÃO PAULO - Enquanto a fase européia da Fórmula 1 não começar, não dá para contar com uma grande evolução no desempenho dos carros da HRT F1 Team. A avaliação realista é de Bruno Senna, que nesta quinta-feira fará o reconhecimento do circuito de Sepang e participará das primeiras reuniões técnicas da equipe espanhola visando ao GP da Malásia.

Bruno, que passou a quarta-feira em meio a atividades promocionais, disse que apenas na volta à base em Murcia é que os trabalhos de desenvolvimento do carro serão iniciados. "Só quando começarmos a mexer nos amortecedores é que poderemos estabelecer o acerto básico. Aqui, isso não é possível", comentou Bruno, que praticou wakeboard com o companheiro de equipe, Karun Chandhok, no Centro Aquático Nacional em Kuala Lumpur. "Tanto aqui quanto na China, precisaremos ter paciência, procurar aumentar a quilometragem e melhorar a resistência dos carros", continuou.


A HRT F1 Team investigou e descobriu a causa da pane hidráulica que provocou o abandono de Bruno Senna nas primeiras voltas do GP da Austrália no domingo passado em Melbourne. "Quebrou um bico que pluga nas mangueiras que se conectam à caixa de câmbio - provavelmente por um colapso do material de tanto que o assoalho bateu no chão. Mas essa peça era de alumínio e já foi substituída por uma de aço. Na verdade, isso já poderia ter sido feito na Austrália, mas não tínhamos nenhuma indicação de um problema. Tanto que o Chandhok correu com uma peça igual e completou a corrida", lembrou.

Bruno mostrou-se indiferente à previsão da meteorologia, que indica a possibilidade de chuvas - até de forte intensidade - durante todo o fim de semana. Segundo ele, as condições do asfalto não fazem diferença em relação ao desenvolvimento do carro. Mas admite que o imponderável possa representar uma ajuda extra. "Quanto maior o número de variáveis, maior a chance de acontecer algo imprevisto que nos beneficie", observou. A HRT F1 Team recebeu a bandeira quadriculada pela primeira vez em Melbourne com Chandhok e desta vez quer levar os dois carros até o final. Bruno está seguro que em algumas provas estará brigando de igual para igual com as demais novatas - Virgin e Lotus. "Vamos chegar nelas, é só uma questão de tempo."

Fonte: MF2

Fotos: Sutton Images/MF2

Mark Webber and Bruno Senna on a full lap

Belo video com comparativo On Board entre Bruno Senna e Mark Webber

terça-feira, 30 de março de 2010

Malaysian Grand Prix - A Virtual Drive

Conheça o circuito de Sepang, na Malasia, palco do proximo GP de formula 1

Programação do GP da Malásia


Quinta-Feira (01.04):
1ª Sessão de Treinos Livres: 23:00 hs - Canais SPORTV

Sexta-Feira (02.04):
2ª Sessão de Treinos Livres: 03:00 hs - Canais SPORTV

Sábado (03.04):
3ª Sessão de Treinos Livres: 02:00hs - Canais SPORTV
Qualificação: 05:00 hs - TV GLOBO

Domingo (04.04):
Corrida: 05:00 hs - TV GLOBO
* Horário de Brasília

HRT F1 confiante em concluir o GP da Malásia com seus dois carros



Múrcia (Espanha), Domingo, 28 março, 2010 - Hispania Racing Team (HRT F1 Team), a mais nova equipe de F1 no paddock, adquirida por José Ramón Carabante em fevereiro e liderada pelo chefe da equipe, Dr. Colin Kolles já foca a Malásia, o seu terceiro Grande Prêmio. O próximo desafio vem apenas uma semana depois que a equipe atingiu seu objetivo de completar uma corrida inteira,já na sua segunda tentativa em Melbourne, Austrália.

Ao contrário das outras equipes, os dois carros Hispania Racing Team não foram capazes de participar da pré-temporada de testes e só atingiram um total de 590 km (Karun Chandhok) e 615 km (Bruno Senna) nas duas primeiras corridas do campeonato 2010 de F-1 . A equipe tem feito progressos constantes após Karun Chandhok ter terminado a primeira corrida da equipe na Austrália, retornando de um fim de semana no Bahrein desafiador onde completou apenas oito voltas. Foi um grande passo a frente para a equipe recém-criada.

Diretor Dr. Colin Kolles: "Nós atingimos nosso objetivo com um de nossos dois carros indo até ao final. Agora queremos atingir um alvo novo e acabar com ambos os carros. A partir daí, estaremos nos concentrando cada vez mais na melhoria do ritmo geral do carro e no seu desempenho. "

Bruno Senna: "Eu estou ansioso para o GP da Malásia. Estou muito animado para ir para a Malásia e como pilotei lá na GP2, conheço a pista bem. Isto irá liberar a minha mente e espero que tenhamos uma corrida melhor em termos de desempenho. Então, vamos ver o que posso fazer em Sepang. "

Karun Chandhok: "Estou realmente ansioso para a minha terceira corrida da Fórmula 1. Eu já pilotei muitas vezes na Malásia e até ganhei nessa pista com a Renault V6. Eu estava na primeira fila com a iSport na GP2 Ásia e também corri lá muitas vezes na Fórmula Ásia. Minha preparação de inverno rendeu bons frutos e eu estava em forma depois do Grande Prêmio da Austrália e não senti dores depois da corrida. Este é um bom sinal para a Malásia onde as condições são geralmente quentes e exigentes.Estou procurando uma outra grande conquista para a nossa jovem equipe ".

Fonte e foto: HRT F1-Hispania Racing F1 Team Website

domingo, 28 de março de 2010

Nova quebra não abala ânimo de Bruno Senna

Depois de boa largada na Austrália, piloto diz que problemas são normais nesta fase

SÃO PAULO - Foi mais conformado do que frustrado que Bruno Senna avaliou o segundo abandono seguido do carro da HRT F1 Team, desta vez logo na terceira volta do GP da Austrália, disputado neste domingo no circuito de Albert Park, em Melbourne, e vencido pelo inglês Jenson Button, da McLaren. "É normal nesta fase, nem dá para ficar estressado. Começo é assim mesmo", afirmou Bruno, que parou por causa de uma pane hidráulica.

Bruno entrou na pista onde ganhou pela primeira vez na carreira - foram três provas da Fórmula 3 australiana na preliminar da Fórmula 1 em 2006 - com a expectativa de completar a corrida ou, pelo menos, acumular o máximo de quilometragem com o F110. E o início parecia animador: beneficiado pela saída dos carros da Virgin dos boxes, Bruno partiu da 21ª posição e se deu bem. "Passei uma galera e ainda dei sorte porque os caras começaram a se matar na minha frente", disse. Já com o "safety car" em ação, devido ao forte acidente envolvendo Kamui Kobayashi e Nico Hulkenberg, fechou a volta de abertura em 14º.

A corrida de Bruno, no entanto, terminaria pouco depois. "Assim que o safety car voltou para os boxes, aconteceu o mesmo de sábado. As marchas pararam de entrar e não deu para continuar", justificou o brasileiro, que encostou o carro numa área de escape. "Vamos olhar a telemetria, verificar o que realmente aconteceu e ver o que dá para fazer para o GP da Malásia", continuou Bruno, que segue para a Ásia já nesta segunda-feira.

Apesar da desistência prematura de Bruno, a HRT F1 Team não saiu da Austrália sem nada para comemorar. O indiano Karun Chandhok conseguiu receber a bandeirada quadriculada e levar o carro da equipe a terminar seu primeiro grande prêmio. Foi um êxito particular do único time - entre os novatos e o já existentes - ausente dos testes de pré-temporada. "Esse foi o lado bom. Temos agora muito mais informações para trabalhar", disse Bruno, que assistiu ao restante da corrida pela TV, no pit wall da HRT F1 Team, e elegeu o inglês Lewis Hamilton como destaque de uma prova que superou em muito o GP do Bahrein em matéria de emoções. "Foi uma muito difícil, pelas condições do asfalto, e o Hamilton fez uma tremenda corrida."

Fonte: MF2
Foto: Sutton Images/Hispania Racing F1 Team Website