Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ouça: Entrevista de Bruno Senna ao Programa Eldorado Esportes

Nesta sexta, 22 de maio, Bruno Senna esteve nos estúdios da Rádio Eldorado em São Paulo e participou ao vivo do programa Eldorado Esportes, falando sobre Le Mans Series, Fórmula 1 e seu futuro na categoria máxima. Ouça:

http://int.limao.com.br/eldorado/audios!getPlayerAudio.action?destaque.idGuidSelect=39BCEAA6D5884B4C946F98DB9CB8FDB9

Motorsport-Magazin.com: Visando uma vaga na F1 em 2010, Bruno Senna acompanha atentamente as discussões políticas entre FIA e equipes


Motorsport Magazin.com – Bruno Senna acompanha atentamente as discussões políticas entre as equipes e a FIA, especialmente, com relação ao teto orçamentário proposto e a possibilidade de regulamentos distintos para aqueles times que não aderirem o limite proposto.

É evidente que para desenvolver um projeto para 2010, os times precisam ter certeza do regulamento que será aprovado. Assim, no momento, só me resta aguardar que as questões entre a FIA e os times sejam realmente esclarecidas”.



Passando uns dias no Brasil, o piloto mostrou-se impressionado com a posição tomada pela Ferrari, a qual após perder a ação intentada contra a FIA visando a anulação do novo regulamento, reiterou sua ameaça de deixar a categoria: "Estou um pouco surpreso com a posição extrema tomada pela de Ferrari, especialmente, porque penso que existe a necessidade de se limitar os gastos no esporte”.


Você precisa olhar para a realidade econômica mundial e entender que precisam ser tomadas medidas para permitirem às equipes privadas trabalharem na Fórmula 1, operando com custos menores do que os exorbitantes orçamentos atuais. Mas estou confiante de que a FIA fará um acordo com os atuais times, pois a maioria das equipes parece disposta a assumir um compromisso visando a redução dos gastos”.


Somente quando tudo estiver resolvido é que poderei reunir com o pessoal que cuida da minha carreira para iniciarmos sérias negociações para o próximo ano. Usaremos todos os nossos contatos acumulados no ano passado. Até agora tudo não faz muito sentido, haja vista as incertezas sobre o futuro da F1 em 2010. E, logicamente, os times só passarão a pensar na contratação de pilotos, após definirem a sua própria situação na categoria”.



Bruno demonstra confiança de que conseguirá um bom contrato para 2010: "Mesmo se o limite orçamentário não vingar, acho que tenho boas opções."




Uma das possibilidades levantadas nas últimas semanas, envolve a provável entrada da equipe iSport, seu ex-time na GP2. Inclusive, o próprio Paul Jackson, chefe da equipe, deixou claro que, caso o limite orçamentário seja mantido e consiga o suporte para ingressar na categoria máxima, faria questão de contar com os serviços de Bruno.


O brasileiro comentou sobre a possibilidade: "Eu não sei a posição atual deles. No entanto, tive ciência de que nas últimas semanas Paul Jackson esteve reunido com investidores e sei que seu projeto é realmente sério. Eles são muito bons e já conheço a forma como trabalham e eles a minha. No entanto, naturalmente, existem outros fatores fundamentais, a começar pela definição das regras para o campeonato. Montar uma equipe competitiva na Fórmula 1 não é uma tarefa fácil. Assim, tão logo as coisas comecem a se definir em termos políticos, deverei me reunir com Paul e a direção do time para analisar o seu projeto proposto, mas não posso te precisar uma data específica”.



Muitos rumores têm sido veiculados na imprensa sobre a possibilidade de Bruno Senna ocupar o lugar dos “vulneráveis” Fisichella e Bourdais ainda nesta temporada: "É uma questão muito delicada, pois com a proibição da realização dos testes durante a temporada e sem qualquer preparação, correria o risco de arruinar a minha carreira. Ainda mais porque na Fórmula tudo é muito imediatista, você precisa de resultados a curto prazo”.


Todavia, Senna não descartaria a possibilidade de aceitar um convite de uma equipe de ponta ainda para 2009, atrelado a uma sólida perspectiva para 2010, desde que fosse alguma proposta muito especial. Nesse particular, cabe lembrar que as relações entre Brawn e Barrichello mostraram-se um tanto estremecidas com as declarações do piloto após o GP de Barcelona.



Bruno aproveita sua passagem pelo Brasil não só para reuniões com patrocinadores ou compromissos com a mídia, como também para tratar de seu joelho esquerdo machucado no acidente de Spa-Francorchamps: “Meu retorno para as 24 Horas de Le Mans é absolutamente certo, porque não tenho maiores problemas. Ainda sinto um desconforto no joelho esquerdo, mas a fisioterapia me permitirá retornar em perfeitas condições. Lá não só o desgaste físico, mas principalmente o psicológico será enorme, pois é preciso de concentração máxima para guiar por um longo período, especialmente, a noite”, completou.


No máximo, no início de junho o piloto brasileiro retornará à Europa: “A data exata eu ainda não sei, assim que o novo carro estiver pronto retornarei para testá-lo em Magny-Cours”. Inicialmente três ensaios foram programados pela equipe Oreca, no entanto, após a forte batina curva Blanchimont, a 280 km/h, o time precisou construir um chassis completamente novo, logo os planos poderão ser alterados.


A participação de Bruno nas próximas corridas da Le Mans Series, após a prova tradicional, ainda não foi definida, “mas é provável que haja alguma coisa nesse sentido, pois realmente gostaria de disputar tais provas. No entanto, antes de acertar a continuidade, ficarei no aguardo de alguma definição da F1”.



* Texto original em alemão, traduzido com auxílio de um tradutor eletrônico, logo poderá conter algumas imprecisões. Para conferir a matéria original, acesse o site da MOTORSPORT-MAGAZIN.COM:


http://www.motorsport-magazin.com/formel1/news-77857-exklusiv-senna-wundert-sich-ueber-ferrari.html

terça-feira, 19 de maio de 2009

Bruno Senna no Programa Linha de Chegada do SPORTV - 21.05

Bruno Senna será um dos convidados do "Linha de Chegada", do Sportv. A confirmação vem do Blog "A Mil Por Hora", do jornalista Rodrigo Mattar, editor do programa.

O programa irá ao ar no SPORTV 2, na próxima quinta-feira (21.05), às 21:30 horas. Com apresentação de Sérgio Maurício, serão abordados os seguintes assuntos: a GP2 e a Fórmula 1 em Mônaco, além do Mundial de Motovelocidade em Le Mans. Participações dos convidados Bruno Senna e Lucas Barros (filho de Alex Barros) e dos jornalistas Lito Cavalcanti e Fábio Seixas.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

S.Ortelli : “Au Mans, on ne va pas s’ennuyer !”


Je suis désolé d’avoir autant tardé à vous raconter les 1000Km de Spa, mais j’étais tellement déçu et on était tellement occupés en début de semaine à analyser ce week-end frustrant que j’ai préféré attendre pour vous faire le résumé de la situation. En fait, j’étais surtout déçu parce qu’on a mal fini (la n°10 cassée et pas de podium avec la n°11) un week-end qui aurait dû se terminer aussi bien qu’il avait commencé. Notre Oreca-AIM, pour sa première sortie officielle en configuration 2009, était très performante aux essais (2ème ligne de la grille de départ, à côté d’une Lola-Aston Martin et juste derrière les Peugeot). En début de course, Bruno Senna était dans le peloton de tête, derrière les deux intouchables 908, puis Bruno et moi nous avons réussi à remonter deux fois de la 12ème à la 7ème place, après deux problèmes imprévisibles mais pas insolubles (crevaison, puis température d’huile).



Mais Spa n’est pas pour rien un circuit mythique, un circuit très exigeant où la moindre erreur se paie cash et où chaque sortie du Safety Car oblige à beaucoup réfléchir, vu la longueur du circuit. Il y en a eu cinq dimanche et la dernière, provoquée par la glissade de Bruno sur un vibreur mal placé, a eu pour conséquence que la 11 de Panis-Lapierre est restée bloquée dans les stands, au feu rouge, en attendant le passage du peloton, au lieu de retrouver sa 3e place bien méritée: pas de chance ! Voilà, c’est tout pour Spa et il faut se dire que ça servira forcément au Mans, comme expérience supplémentaire. Les 24 Heures, c’est déjà dans moins d’un mois et on va avoir beaucoup de travail pour les préparer au mieux. Je les ai ratées en 2008, vous savez pourquoi, et je les retrouverai dans un proto pour la première fois depuis l’Audi-Oreca de 2005, avec comme coéquipiers Bruno Senna et Tiago Monteiro. On ne va pas s’ennuyer !




En attendant, je vais enfin pouvoir débuter, comme prévu, le Championnat de France GT3 dans la nouvelle Audi R8 LMS. Ce sera le dernier week-end de mai (30-31) à Magny-Cours, un autre circuit que je connais bien, et dans une voiture qui vient de faire un podium à Dijon pour sa première sortie en France, avec Frank Biela et Yvan Lebon au volant (cf communiqué). J’ai hâte d’y être, surtout après avoir testé cette R8 LMS au Paul Ricard HTTT juste avant de partir à Spa. Elle est phénoménale et je vais vraiment me faire plaisir dans ce championnat, avec Yvan Lebon ou David Hallyday comme coéquipier, selon les courses. Les deux sont très bons, donc ça va continuer à aller très vite toute la saison, et tant mieux. Voilà, c’est tout pour aujourd’hui mais je ne peux pas terminer cette chronique sans évoquer le Grand Prix de Monaco, le week-end prochain en Principauté. Malheureusement, je ne pourrai pas y courir en Porsche SuperCup, car il n’y a plus de pilotes invités cette année, mais je serai sur place et très occupé toute la semaine. Pour moi, ce sera beaucoup plus agréable que l’an dernier, comme vous pouvez l’imaginer, donc je vais en profiter au maximum et rencontrer beaucoup de gens que j’aime beaucoup, venus de Belgique et d’ailleurs pour participer à l’événement de l’année à Monaco. Dès le mardi soir, il y aura le match de football du Stars Team for Children, avec Schumi, Trulli et compagnie, auquel je ne pourrai pas participer à cause de ma cheville encore un peu douloureuse. Et le mercredi soir à La Rascasse il y aura une grande fête en l’honneur de mon pote Allan McNish et de sa deuxième victoire au Mans, en 2008, organisée par le British Racing Drivers Club (BRDC) en présence de toute la crème des pilotes britanniques (Damon Hill, David Coulthard, Jenson Button, etc.). Comme on avait gagné ensemble en 1998 et que j’habite à Monaco, comme lui, Allan a été obligé de m’inviter, et Tom Kristensen aussi. Vu l’heure à laquelle on va se coucher, heureusement qu’on n’aura pas besoin de rouler le lendemain dans une F1 !

Fonte: http://www.endurance-series.com/sortelli-au-mans-on-ne-va-pas-sennuyer/914/