Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 27 de agosto de 2011

Bruno Senna: "Também estou com a boca aberta!"

Alegre com 7º lugar no grid do GP da Bélgica, piloto adota discurso cauteloso para a prova

SÃO PAULO - Acima de qualquer expectativa mais otimista, Bruno Senna largará em 7º no Grande Prêmio da Bélgica em sua estreia como piloto titular da Lotus Renault. O piloto brasileiro foi um dos grandes destaques das sessões classificatórias que definiram o grid da prova deste domingo em Spa-Francorchamps. Além de garantir sua melhor posição de largada na Fórmula 1, depois da temporada complicada pela fragilidade da HRT em 2010, Bruno superou o companheiro de equipe Vitaly Petrov e até o bicampeão Fernando Alonso. "Eu também estou de boca aberta", brincou, ao comentar a repercussão do resultado no paddock e entre os torcedores em todo o mundo.

Bruno brilhou tanto nas duas primeiras partes das tomadas de tempo, realizadas com pista molhada, quanto na terceira e última, quando o asfalto praticamente seco permitiu a utilização dos pneus lisos. Mas reconheceu que a quarta fila foi muito mais do que poderia sonhar: além das condições climáticas sempre traiçoeiras do circuito belga, ainda está se adaptando ao carro com o qual andou apenas num teste da pré-temporada, em dois ensaios aerodinâmicos em linha reta e na primeira sessão de treinos livres do GP da Hungria. "No molhado, eu achava que entraríamos no Q2 e ficaríamos perto do Top 10. Fiquei preocupado no Q3 porque a pista secou e eu praticamente não havia andado nessa situação. Felizmente, o carro estava bom e me ajudou."

Talvez apenas o pole Sebastian Vettel tenha recebido tantos tapinhas nas costas quanto Bruno depois do qualifying deste sábado. Aguardando pela pesagem obrigatória, mereceu os cumprimentos de Felipe Massa, que não escondeu a satisfação com o desempenho do amigo e vizinho - ambos moram em Mônaco. "Ele me deu os parabéns, assim como todo o pessoal da equipe. Estou muito contente porque o resultado serve para aliviar um pouco a pressão desta primeira corrida pela Lotus Renault e a necessidade de me sair bem", lembrou.

Na véspera, Bruno manifestara a preferência pela manutenção do mau tempo em Spa, já que desde as categorias de base tem mostrado enorme familiaridade com o piso molhado. Para amanhã, ele espera que as condições se mantenham. "Para mim, será menos difícil, porque me falta quilometragem na pista seca. Mas, o que tiver de ser, será. De uma maneira ou de outra, será uma corrida muito dura e que não permite qualquer prognóstico. Por enquanto, estou feliz com meu trabalho de hoje."

Bruno admite que precisará driblar a falta de ritmo de corrida. Depois do vice-campeonato da Fórmula GP2 de 2008 e do ótimo teste pela extinta Equipe Honda no final daquele ano, quando ficou a apenas dois décimos de Jenson Button, campeão na temporada seguinte, Bruno fez apenas três provas de esporte-protótipo em 2009 e se arrastou pelas últimas posições com o carro da HRT no último campeonato. "Faz tempo que não disputo posição para frente, só para trás", disse, rindo. "Mas corrida é corrida, vamos procurar fazer as coisas passo a passo. Hoje foi tudo muito bem, vamos ver se continuamos assim até amanhã."

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Lotus Renault GP/LAT/MF2

Vídeo: Bruno Senna se destaca e largará em 7º no GP da Bélgica



Vídeo: Globo.com


Satisfeito com o desempenho, Bruno assim comentou o qualifying em sua página oficial no facebook:

"Não tenho como expressar o quao feliz eu to com o resultado deste quali. Eu estou extremamente contente com o trabalho da equipe e com como as coisas concluiram-se! Estou muito grato pela oportunidade e suporte que a equipe esta me dando.. especialmente num final de semana como este!Todos estao muito contentes com o resultado e nao vejo a hora de chegar amanha. Obviamente estou torcendo para chover, ja que ainda nao tive muita chance de testar no seco.. mas o que vier ta otimo!".

Senna também aproveitou para agradecer todo o apoio e carinho dos torcedores:

"Muito obrigado pelo suporte, msgs e boas vibracoes! com certeza elas ajudaram durante todo este processo".

Bruno Senna - 26/08/2011 - BELGIAN GP - PRACTICE 2 - LOTUS RENAULT GP REPORT

Bruno Senna, R31-01 P17, 1:53.835, 21 laps




Vitaly Petrov, R31-05 P24, 2:02.234, 12 laps



Bruno Senna emerged as the faster Lotus Renault GP race driver after ongoing variable weather conditions at the Spa Francorchamps circuit during the second practice session for the Belgian Grand Prix.



Bruno enjoyed a trouble-free run to set a 1min 53.835secs lap whilst Vitaly Petrov had his session curtailed as the team investigated an issue with the power steering system on his R31.



Bruno ended the day with the 17th fastest time of the session, despite being baulked when the circuit was drying; Vitaly missed out on setting a lap time on dry tyres due to his steering investigation, and ended the session with the 24th fastest time, set on intermediate tyres.



Both drivers used the soft slick Pirelli and the intermediate tyres, Bruno also used the wet tyre during the course of the 90 minutes.



On the eve of his 35th birthday, Mark Webber set the fastest lap time of the session, a 1min 50.321secs, ahead of Fernando Alonso and Jenson Button.



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Depois do "batismo", Bruno Senna torce por qualy no molhado

Na estreia na Lotus Renault GP, brasileiro chega a liderar treinos na Bélgica

SÃO PAULO - Bruno Senna enfrentou uma sexta-feira intensamente movimentada em sua estreia como piloto titular da Lotus Renault GP. Pela manhã, na abertura dos treinos livres do GP da Bélgica, acabou abreviando sua adaptação ao R31 depois de um choque de traseira com as barreiras de proteção do circuito de Spa-Francorchamps; na segunda sessão, chegou a encabeçar brevemente a folha de tempos debaixo de chuva, mas terminou com o 17º lugar no resultado geral. Depois de fazer um balanço de um dia em que as variáveis condições do tempo complicaram o trabalho das equipes e pilotos, Bruno já sabe o que quer dos treinos classificatórios: "Para mim, se a classificação for no molhado, mesmo que a corrida seja no seco, será menos difícil", afirmou.

No total, Bruno completou 28 voltas pelo traçado de pouco mais de sete quilômetros - a melhor delas em 1min53s825. "Andei muito pouco no seco. Ainda por cima, peguei tráfego e tive alguns problemas com o KERS. Por isso, não consegui focar nos pneus. Além disso, as zebras e as linhas brancas estavam molhadas. Nessa situação, você não quer cometer um erro e perder quilometragem. Andei com muito mais cuidado do que andaria normalmente", explicou, ao justificar a preferência pelo piso molhado nas tomadas de tempo deste sábado.

Bruno não escondeu a irritação com o acidente, mas, com a habitual franqueza, reconheceu o próprio erro. "Não teve nada a ver com o carro. Essas coisas acontecem, mas a equipe teve uma atitude muito positiva e me deu todo o suporte. Era tudo o que eu precisava ouvir para voltar com confiança na parte da tarde. Conseguimos passar o programa completo e trabalhar no desenvolvimento do carro em todas as condições."

Apesar da satisfação com a evolução nos ensaios da tarde, Bruno disse que ainda pode ser prematuro estabelecer qualquer comparação com as demais equipes. "Não tenho uma posição a respeito, porque as condições variaram muito e não sabemos como estava cada uma. Um piloto poderia estar usando pneus de chuva extrema e outro os intermediários num mesmo momento. Eu mesmo estava com intermediários novos quando fiz a melhor volta, o que era uma vantagem sobre aqueles que estavam com intermediários usados. De qualquer forma, claro que há carros mais rápidos em todas as condições. Se conseguirmos acertar tudo direitinho dá para ficar entre os 10 primeiros", arriscou.

Bruno também se mantém cauteloso sobre suas possibilidades ao longo do fim de semana. "É difícil estabelecer uma meta. Hoje foi muito difícil por causa das mudanças constantes da pista. O que quero é estar perto do (companheiro de equipe) Petrov. Isso já seria um grande resultado", concluiu.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Lotus Renault GP/LAT/MF2

Bruno Senna onboard em Spa



Fonte:youtube/TheFunnyLetsPlayer

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Vídeo: Bruno Senna fala como titular da Lotus Renault GP



Vídeo: Globo.com

Bruno Senna promete se entregar "de coração" à nova chance

Lotus Renault confirma presença do piloto nos GPs da Bélgica e da Itália

SÃO PAULO - Confirmado pela Lotus Renault GP não apenas neste final de semana no GP da Bélgica, mas também no GP da Itália no dia 11 de setembro, Bruno Senna prometeu se entregar "de coração" à oportunidade de retornar ao cockpit de um Fórmula 1. "Mal posso acreditar que pela primeira vez correrei com um carro competitivo", disse o piloto, que vinha trabalhando como reserva da equipe franco-britânica depois de estrear na categoria na frágil HRT em 2010.

Na volta das atividades depois do período de férias de verão na Fórmula 1, Bruno virou alvo das atenções da mídia nesta quinta-feira em Spa-Francorchamps e concentrou grande parte das perguntas na coletiva de imprensa da FIA. Com objetividade e franqueza, respondeu a perguntas que variaram da expectativa que alimenta em seu regresso ao posto de titular, às dificuldades de readaptação, estimativa de desempenho e o reencontro com a pista preferida. "Acho que não poderia voltar a correr num local mais apropriado. Spa é o meu circuito favorito e, juntamente com o de Barcelona, aquele com o qual estou mais familiarizado", lembrou. O traçado belga, famoso pelas súbitas mudanças climáticas, foi palco da pole de Bruno no molhado na etapa da Fórmula GP2 em 2008.

Bruno não escondeu a alegria com a nova chance. "Estou ansioso para começar a acelerar. Espero usar aquele treino que fiz na sexta-feira na Hungria como experiência e criar uma boa base para a segunda parte dos treinos livres no período da tarde", explicou. Reconheceu que a tarefa será árdua, já que os adversários - incluindo o companheiro de equipe Vitaly Petrov - trazem a bagagem de 11 grandes prêmios da primeira fase da temporada. "Terei de aproveitar cada volta para aprender, principalmente em relação aos pneus. Mas freqüentei todas as reuniões técnicas neste ano e essa relação com os engenheiros da equipe será um atalho nesse aprendizado", declarou.

Embora sem especular qualquer projeção de desempenho, Bruno admite que o parceiro russo fornecerá as referências. "Quero me aproximar o máximo possível dele e procurar crescer a partir desse ponto. É evidente que me falta quilometragem com este carro para saber onde estou, mas sempre aprendi rápido nas categorias em que passei", lembrou. Além disso, o conhecimento da pista deve ajudar. "Espero ter a sorte que sempre tive aqui."

À assessoria de imprensa da Lotus Renault GP, Bruno concedeu a seguinte entrevista:

Qual foi sua reação quando soube da novidade?

Fiquei muito contente, é claro. E também nervoso com a perspectiva de entrar no carro como piloto de corrida novamente, já que não é sempre que se consegue uma chance numa equipe desta estatura. Já tive algumas oportunidades neste ano - participei de um teste de pré-temporada em Jerez, fiz testes de aerodinâmica e também fiz o treino da sexta-feira de manhã em Hungaroring. Vou me entregar de coração a esta nova oportunidade e estou ansioso de pilotar um carro bom. Me sinto confiante em entregar um bom resultado à equipe no GP da Bélgica.

A combinação do amarelo do capacete com o dourado e preto do carro trará muitas lembranças para as pessoas...

Sim, é claro que as pessoas lembrarão o visual da época do Ayrton. Será realmente especial para mim. Correr em Spa, o carro preto e dourado, o capacete amarelo, verde e azul, tudo isso é uma tremenda combinação. Colocando todos os elementos juntos, é incrível.

Reconhecidamente, você é um daqueles pilotos que adora Spa. Então, deve ser um local magnífico para começar...

Seguramente, Spa está no topo da minha lista. É meu circuito favorito e um ótimo local para começar uma corrida ao volante do R31. É longa, apresenta toda sorte de desafios e exige o melhor do piloto. Leva a habilidade dos pilotos aos limites e espero me sair muito bem por aqui.

Como é sua relação com o nome Senna?

Estou acostumado a lidar com isso desde o início da minha carreira. Para mim, o nome Senna é motivo de grande orgulho. É uma fonte de inspiração ter o seu sobrenome e pensar nele e em sua carreira me traz profundas memórias. Pressão, cobranças, comparações sempre existiram e sempre existirão. Mas, ao mesmo tempo, como sempre foi assim, aprendi a conviver com isso e me tornar um piloto mais completo. Ter esse nome tem sido tanto uma oportunidade como um duro aprendizado, mas também muito importante e inspirador. Desde que comecei, procurei ser eu mesmo e deixar claro que não estava querendo ser o Ayrton ou me comparar a ele. Sei que se eu for eu mesmo, e bom o suficiente, então poderei ser um piloto bem-sucedido.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: GP/LAT/MF2



Bruno Senna Video Announcement



Vídeo: Youtube - lrgptv

Bruno Senna Race Driver Lotus Renault GP 2011


Bruno Senna confirma será titular na Bélgica e em Monza a principio.

Bruno Senna confirmou nesta quinta-feira em entrevista coletiva que está confirmado como piloto titular da Renault, por enquanto, nas próximas duas corridas da temporada 2011 da F1 na Bélgica, no  domingo, e na Itália, dia 11 de setembro.


24 de Agosto marca regresso na carreira de Bruno Senna


Bruno Senna estreava na Formula BMW pela Carly Motorsport  em 24 Agosto de 2004.

Em 2011 a Lotus Renault GP anuncia BRUNO SENNA para o cockpit do seu F1 em Spa Francorchamps

 24 de AGOSTO marca seu regresso Brunao!! 

                          Desejamos muita sorte e que você realize tudo! 


Aceleraaaaaaaaaa!!!!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Lotus Renault GP confirma Bruno Senna como titular no GP da Bélgica


Em nota curta, a equipe anglo francesa LRGP confirmou que o piloto brasileiro Bruno Senna será o companheiro do russo Vitaly Petrov durante todo o final de semana do GP da Bélgica, a ser disputado em Spa-Francorchamps.

Bruno participará da coletiva de imprensa da FIA, nesta quinta-feira, 25, às 15:00 horas (horário local).

Um comunicado oficial com maiores detalhes será divulgado pela equipe nesta quinta-feira.

Foto: LRGP