Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 8 de maio de 2010

Áudio: Bruno Senna comenta os treinos deste sábado

Neste sábado o jornalista Felipe Motta da Rádio Jovem Pan publicou em seu Blog Dentro e Fora das Pistas os áudios contendo as entrevistas realizadas com diversos pilotos no Circuito de Montmeló/Barcelona. O piloto brasileiro Bruno Senna foi um dos entrevistados e falou sobre as muitas dificuldades enfrentadas não somente no Treino Oficial bem como no Treino Livre ocorrido pela manhã.

Bruno disse estar bastante insatisfeito com os problemas na traseira de seu Hispania e que estes só pioraram durante o qualifying. O piloto também acrescentou que precisará parar duas vezes para obter uma corrida dentro das expectativas.

Para ouvir a íntegra da entrevista clique no link abaixo:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/f1/audios/audios-confiram-entrevistas/

Fonte: Blog Dentro e Fora das Pistas
Foto: Sutton Images / MF2

Bruno Senna sofre na Espanha com problema desconhecido


Equipe não sabe o que está errado na traseira do carro do brasileiro

SÃO PAULO - Um grave problema na traseira do carro da HRT F1 Team continua complicando a vida de Bruno Senna no Grande Prêmio da Espanha. Com a falta de pressão aerodinâmica já crônica do F110 agravada por um defeito cujas causas permaneciam desconhecidas horas após as tomadas classificatórias, Bruno partirá em 22º neste domingo, à frente dos pilotos da Virgin, Timo Glock e Lucas di Grassi, punidos com a perda de cinco posições porque a equipe perdeu o tempo regulamentar para notificar a FIA sobre as relações de marcha.

Na verdade, as dificuldades enfrentadas por Bruno vêm-se acumulando desde a sexta-feira, quando o fraco rendimento do carro foi mais comprometido pela quebra da tampa do motor. "Há algo de completamente errado na traseira e ainda não encontramos a razão. Sei apenas que ele vem deteriorando rapidamente e acabando com os pneus. O balanço está bastante diferente do carro do Karun Chandhok", disse Bruno, cuja melhor volta no Q1 foi de 1min27s122.

A "via crucis" de Bruno recomeçou na terceira sessão de treinos livres, pela manhã. O carro apresentou uma pane hidráulica e o piloto não conseguiu completar mais do que seis voltas. "Para valer, mesmo, foram apenas duas e com o tanque cheio", explicou Bruno, que nem pôde simular as condições para o qualifying.

Sem ter passado por uma única bateria de testes de pré-temporada, os carros da HRT F1 vêm ocupando as últimas colocações do grid desde a estreia no GP do Bahrein. A novidade em Barcelona é o desnível na performance entre eles. "Os carros nunca tiveram um balanço satisfatório, mas pelo menos ele era igual. Aqui, o meu está muito mais desequilibrado. Fizemos um acerto para sair um pouco mais de frente, mas não adiantou e o carro continuou piorando", observou Bruno.

Os dados fornecidos pela telemetria não pareciam capazes de identificar o motivo do problema. "Talvez o assoalho esteja solto, mas esta é apenas uma hipótese. A equipe pretendia fazer uma checagem na carga da suspensão para buscar uma resposta. Seja lá o que for, é coisa grave", continuou Bruno, sem esconder a preocupação com as perspectivas para a corrida. "A pista de Barcelona está amplificando a falta de pressão aerodinâmica dos nossos carros. No meu caso, se não descobrirmos o que está provocando esse problema na traseira, é possível que eu tenha de fazer várias paradas porque os pneus não vão durar muito."

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Sutton Images/Hispania

Posições de Largada - GP da Espanha

Definidas as posições de largada para o Grande Prêmio da Espanha de F-1. Bruno Senna registrou a 24ª posição, porém devido as punições dadas a equipe Virgin, Bruno largará em 22º. A pole position ficou com o australiano Mark Webber da Red Bull.

Fonte: Formula 1 - The Official F1 Website

Resultado do 3º Treino Livre - GP da Espanha

Encerrado o 3º Treino Livre para o Grande Prêmio da Espanha de F-1. Com problemas Bruno Senna deu apenas 6 voltas no circuito catalão e ficou com a 24ª posição.

Fonte: Formula 1 - The Official F1 Website

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ouça: Bruno Senna analisa as dificuldades enfrentadas na sexta-feira

O jornalista Felipe Motta, da Rádio Jovem Pan, publicou no Blog Dentro e Fora das Pistas a conversa do piloto Bruno Senna com os profissionais da imprensa brasileiras presentes no circuito de Montmeló, após o término das atividades em pista nesta sexta-feira.

Senna explicou que sofreu com a queima da tampa do motor, o que comprometeu ainda mais a pouca pressão aerodinâmica do dallara-cosworth da Hispania, acentuando o desgaste dos pneus traseiros e comprometendo a estabilidade do carro. A equipe espanhola trabalhará para resolver o problema até o sábado.

Bruno também comentou que os dados passados à equipe pelo austríaco Christian Klien, que fez sua estréia como 3º piloto da HRT guiando o carro de Karun Chandhok na 1ª sessão de treinos livres, ratificaram as informações passadas pelos titulares desde o início dos trabalhos no Bahrein. Por fim, o paulista comentou que o excesso de velocidade no pit lane decorreu de um problema eletrônico, o qual não deverá mais se repetir.

Para conferir a entrevista, acesse o Blog Dentro e Fora das Pistas:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/f1/audios/audios-da-sexta-feira-em-barcelona/

Foto: Sutton Images/ MF2

Carro de Bruno Senna, enfim, começará a ser desenvolvido


Evolução aerodinâmica será iniciada em programa de computador

SÃO PAULO - A evolução do carro de Bruno Senna já tem data para começar. A partir da próxima semana, a HRT F1 Team iniciará o programa de CFD - fluidodinâmica computacional - para o desenvolvimento de novas peças antes dos testes em túnel de vento. "É uma esperança de melhoria na aerodinâmica que tanto precisamos", afirmou Bruno, que nesta sexta-feira sofreu com um problema na tampa do motor Cosworth e fechou os ensaios para o GP da Espanha, em Barcelona, na 23ª colocação e o tempo de 1min26s152.

Numa pista onde conquistou sua primeira vitória na Fórmula GP2 em 2007 e passou pelo batismo na Fórmula 1 ao testar pela Honda em 2008, Bruno reconheceu que as dificuldades foram maiores que as imaginadas. "Pela manhã, o carro estava saindo muito de traseira nas curvas de alta, aumentando o consumo dos pneus e comprometendo ainda mais o rendimento", explicou. As temperaturas abaixo das médias registradas nesta época na Catalunha também complicaram a aderência dos pneus. "Não foi fácil aquecê-los corretamente", acrescentou.

Os reparos na tampa do motor custaram 30 minutos da segunda sessão. Mesmo assim, Bruno conseguiu completar praticamente todo o programa estabelecido pela equipe. Nos ensaios livres da manhã de sábado, Bruno espera trabalhar mais na configuração de corrida. "Ficou faltando dar uma série longa de voltas com bastante combustível, mas amanhã cedo dará para avaliar o comportamento do carro mais pesado."

Hoje, a HRT F1 Team estreou o austríaco Christian Klien como piloto de testes. Ele andou no período da manhã e depois cedeu o lugar ao titular Karun Chandhok. Bruno disse que ainda não é possível saber qual será a diferença em relação aos adversários. "Não temos nenhuma novidade, enquanto a maioria das equipes trouxe evoluções para a Espanha. Amanhã teremos um quadro mais fiel", concluiu.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos

Foto: Sutton Images/ MF2

Resultado do 2º Treino Livre - GP da Espanha

Foi encerrado agora a pouco o 2º Treino Livre para o Grande Prêmio da Espanha de F-1, no Circuito de Montmeló/Barcelona. O piloto brasileiro Bruno Senna obteve a 23ª posição depois de percorrer 25 voltas no traçado catalão.

Fonte: Formula 1 - The Official F1 Website

Resultado do 1º Treino Livre - GP da Espanha

Concluído o 1º Treino Livre para o Grande Prêmio da Espanha de F-1. Depois de 27 voltas no Circuito de Montmeló, o brasileiro Bruno Senna registrou o 23º tempo.

Fonte: Formula 1 - The Official F1 Website

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Senna sugere classificação separada para novas equipes em Mônaco

As novas equipes da Fórmula 1 deveriam disputar uma classificação separada no Grande Prêmio de Mônaco da próxima semana para não representar um risco aos outros pilotos, sugeriu o estreante brasileiro Bruno Senna nesta quinta-feira.

Bruno Senna, sobrinho do tricampeão mundial Ayrton que foi um grande vencedor nas ruas do principado do Mediterrâneo, disse que vai levantar a questão num encontro dos pilotos na sexta-feira antes do Grande Prêmio da Espanha do fim de semana.

As novas escuderias -- Hispania, Virgin Racing e Lotus -- estão muitos segundos atrás das equipes antigas e normalmente ocupam as últimas posições tanto no grid de largada quanto nas corridas.

"Temos que discutir isso com Charlie (Whiting, diretor de provas), como vamos fazer isso", disse Senna a jornalistas no motorhome da Hispania (HRT), que já pertenceu às ex- equipes Jordan e Super Aguri.

Estadão.

"Não é uma má ideia, para ser honesto, se eles tirassem seis ou oito carros do grupo... os carros mais lentos, e então os outros pilotos participam de uma sessão separada. Provavelmente será uma boa ideia para ambos", acrescentou.

"Não queremos alguém muito mais rápido que a gente nos passando, e eles não querem ter gente mais lenta à frente em todas as voltas. Isso é algo que estou pensando agora. Vou sugerir isso a eles e ver o que eles pensam."

Outros pilotos, com carros rápidos ou lentos, apoiaram a sugestão.

"Não sei como seria feito, mas acho que 24 carros na pista (de Mônaco) será complicado. Vai ser realmente difícil", disse o italiano Jarno Trulli, da Lotus.

Robert Kubica, da Renault, disse que a classificação será um enorme desafio nas ruas apertadas de Mônaco, onde ultrapassar é quase impossível.

"Este ano, com três equipes num ritmo muito mais lento, será muito mais difícil", disse o polonês a repórteres.



FIA Thursday press conference - Spain

Reproduced with kind permission of the FIA

Drivers: Fernando Alonso (Ferrari), Jaime Alguersuari (Toro Rosso), Pedro de la Rosa (BMW Sauber), Bruno Senna (HRT), Sebastian Vettel (Red Bull).

*Q: Bruno, what are the modifications for HRT?
Bruno Senna: We don’t have an aero update on the car. We are still a bit late on that side. We have a few chassis updates. We have managed finally to get the car on the rig and get some new dampers, new parts, that will make the car better to drive. I think the lap time gains won’t be as large as the guys who are getting aero updates but it is good for us that we can make the tyres last a bit longer and it is a bit easier to drive the car. We have to see to quantify the lap time, we will only see tomorrow, but I think we can expect an update maybe for Silverstone and then we can look at a big step forward and we hope we can see that.
*Q: Another question to all of you. What is your target at this stage of the season? What are you looking to do to improve over the next few races? Jaime, would you like to start again.
BS: For us it is to gain big chunks of performance. I think we still have a lot to do in terms of development inside the team, even on the electronic control side, they need to be much more refined. But the focus is to continue finishing the races as it has been good for us the last two rounds. We finished with both cars and I think with more experience we can develop better but in terms of performance we need to look a bit further into the year.
*Q: Bruno, do you feel this is a lucky circuit for you?
BS: Absolutely. Every time I have been here I have finished on the podium at least. I don’t think this time I will be on the podium. If we can finish the race, have a strong race, it is good for us. We have to be realistic about our performance targets and try not to get in the way of these quick guys too much. In China we had a decent performance in the race and if the weather is playing up then we can still have a more fun race. It seems like the weather is like it is in England, so we might get lucky.

*(Trechos extraídos)

Fonte: Formula 1 - The Official F1 Website
Foto: Sutton Images

Ouça: Bruno Senna comenta a contratação de Klien e fala das poucas novidades no carro


O jornalista Felipe Motta, da Rádio Jovem Pan, publicou no Blog Dentro e Fora das Pistas a entrevista concedida por Bruno Senna aos jornalistas brasileiros em Barcelona. O piloto assegurou que o seu contrato com a Hispania está "firme e forte" e que a contratação do austríaco Christian Klien como terceiro piloto do time não é uma ameaça a sua vaga de titular.
Senna também comentou que ainda não foi definida a forma como funcionarão as sextas-feiras, porém, expôs que em Mônaco é fundamental que os titulares guiem em todos os treinos.

Por fim, Bruno explicou que, como a terceira versão do tanque de gasolina não ficou pronta (principal modificação prevista para Montmelo), utilizará o mesmo tanque da China e que nem mesmo a suspensão em fibra de carbono foi implementada para a prova catalã.

Para ouvir a entrevista, acesse o Blog Dentro e Fora das Pistas:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/f1/audios/problemas-para-bruno-rubinho-planeja-fim-de-semana/


quarta-feira, 5 de maio de 2010

Escala das Conferências de Imprensa - GP da Espanha

Foi divulgada pela Federação Internacional de Automobilismo a lista contendo os pilotos e dirigentes que estarão presentes às conferências de imprensa que serão realizadas no Autódromo de Montmeló, Barcelona. O brasileiro Bruno Senna participará da coletiva de quinta-feira, 06 de Maio.

Fonte: FIA - Federação Internacional de Automobilismo

Klien joins Hispania as test and reserve driver

The Hispania Racing Team has confirmed that Christian Klien has been signed as test and reserve driver. The Austrian has been out of a Formula 1 contract since BMW departed the sport at the end of last season although the former Jaguar and Red Bull racer now joins Sakon Yamamoto, who was confirmed in the middle of last month.

Hispania's F1 journey began with a rushed entrance into Bahrain although now, four races in, Team Principal Colin Kolles is pleased to be able to start transforming a survival exercise into a more structured group. New boy Klien will also be driving for the Murcia-based squad in Barcelona's first practice session on Friday morning.

"We are very proud to welcome Christian Klien to HRT F1 Team," Kolles commented on Wednesday morning. "He is a young and fast driver. I have been keeping a close eye on him since his first races in the ADAC series as I believe he has great potential.

"We look forward to having Christian alongside us in Barcelona later this week so he can spend some valuable familiarisation time with the team. As a young team we are looking for drivers who can grow with us."

Klien returns to F1 as Hispania's test driver
Klien returns to F1 as Hispania's test driver
"I am thrilled to be joining HRT F1 Team," Klien added. "This role offers me the opportunity to rejoin the Formula 1 environment and drive again, which is naturally where my longer-term ambitions lie. I was in Bahrain and China and have had a close look at the car already.

"I have also met the team members and I know quite a number of them from my previous race seasons. I would like to thank Dr. Colin Kolles for the interest he has shown in me at this stage. It is exciting and very motivating to be part of a new team structure in such a challenging sport. At only 27, with six seasons of F1 under my belt, I am sure I can bring a lot of experience and enthusiasm into HRT F1 Team."

GPUPDATE

terça-feira, 4 de maio de 2010

Bruno Senna usa experiência para andar melhor em Barcelona




Vitória na GP2 e teste pela Honda aumentam confiança no GP da Espanha


SÃO PAULO - Mais do que nas poucas novidades técnicas introduzidas no carro, é na experiência em Barcelona que Bruno Senna deposita as esperanças de um melhor desempenho da HRT F1 Team no GP da Espanha. O F110 entrará na pista de Barcelona com a terceira geração do tanque combustível, capaz de ordenar a movimentação da gasolina no reservatório. No mais, Bruno contará com novo estoque de peças sobressalentes que permitirá uma pilotagem mais agressiva nas trocas de marchas.

Se a evolução parece modesta, a familiarização com o traçado poderá compensar. Afinal, foi em Barcelona que Bruno conquistou sua primeira vitória na Fórmula GP2 em 2007 e onde fez seu batismo na Fórmula 1, no teste realizado pela Honda no final da temporada seguinte. "Conhecendo bem o circuito, e neste caso aqui tendo até já pilotado um Fórmula 1, as informações que passarei à equipe serão mais fiéis e será mais fácil encontrar a direção do acerto", lembrou.

Depois do GP da China, o carro de Bruno seguiu para a fábrica da Dallara na Itália, onde os técnicos se concentraram na busca do acerto básico. "Espero que tenham melhorado a rigidez e o sistema de amortecimento, o que traria um ganho na estabilidade", disse. O piloto está preocupado com o trecho final de Barcelona - a chicane que conduz à reta dos boxes. "É um setor que pede muita tração, exatamente um dos pontos problemáticos do nosso carro", continuou.

Nesta terça-feira, Bruno visitou o ex-astro de MotoGP Sete Gibernau, nascido na Catalunha e que mora nas proximidades de Girona, cidade da região. Apesar da chuva, andou de kart na pista particular do piloto. À noite, a convite do clube e na companhia do parceiro Karun Chandhok e do dono da HRT F1 Team, Jose Ramon Carabante, estaria nas tribunas do Camp Nou assistindo à partida do Barcelona contra o Tenerife, válida pelo Campeonato Espanhol.

Fonte: MF2 - Serviços Jornalísticos

Foto: Sutton Images/ MF2