Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 11 de abril de 2009

Matéria com Bruno Senna na revista World Tennis


SANGUE DE CAMPEÃO

Sobrinho do maior ídolo do automobilismo, Bruno Senna cresce a cada ano em sua carreira e segue um caminho de conquistas com a mesma garra, porém trilhando sua própria história.

Texto Luiz Aymar

O dia 1º de maio de 1994 ficou marcado na memória dos brasileiros. Como esquecer a data em que perdemos o tricampeão mundial de F1, Ayrton Senna, no trágico acidente em Ímola? Tido como um ídolo nacional, essa história não poderia acabar assim. Felizmente, seu legado continua. Com 24 anos, filho de Viviane Senna, Bruno mantém com orgulho o nome da família nas pistas. Com DNA de campeão, desde a infância ele vivencia o meio automobilístico de perto. O primeiro contato com as pistas foi aos 5 anos, quando sentou em um kart pela primeira vez. “Desde lá, sabia que seria um piloto como meu tio”, afirma. Apesar de correr desde pequeno, o jovem nunca entrou numa competição dessa modalidade. O acidente de Ayrton traumatizou a família, e o pequeno Senna parou de correr, “Porém nunca abandonei o sonho de chegar à F1”, finaliza.
Foi então que ele se afastou das pistas, sem saber ao certo o que o aguardava no futuro. Aos 18 anos, depois de todas as atribulações do acidente, Viviane questionou o filho sobre o que ele queria fazer da vida. “Respondi que queria ser piloto. Ela ficou surpresa, achou que era apenas algo passageiro, mas quando percebeu que o negócio era para valer, passou a me apoiar integralmente.”, conta.

Não acostumado com o forte impacto exercido pelo carro, ele começou a sentir no próprio corpo como é preciso muita força de vontade. “Comecei a quebrar uma costela depois da outra, e até hoje sofro com esse problema”, diz. Ultrapassando esses obstáculos com muita motivação e o auxílio do antigo amigo da família Gerhard Berger, o brilho do sobrenome começou a reluzir nos autódromos europeus. Competiu pela primeira vez na Fórmula BMW em 2004 a partir do segundo semestre. Lá não teve grandes conquistas, e no ano seguinte ingressou na Fórmula 3 Inglesa, onde, em 2006, subiu ao pódio. “Mostrei serviço e venci 5 corridas nesse ano”, completa.
A partir daí, o espírito de campeão começou a surgir nesse garoto de grande personalidade. “Acho que estou aprendendo bastante e os resultados vêm comprovando esse crescimento. Basta olhar o que fiz desde a estréia na Fórmula BMW até as poles e vitórias na F3. Mas também reconheço que ainda me falta experiência, e que preciso continuar me esforçando para completar a formação regular que não pude ter.”, fala.

Esse processo de amadurecimento se reflete nas pistas. Em 2007 estreou na Fórmula GP2 e logo na terceira corrida, realizada em Barcelona, conseguiu sua primeira vitória. Nessa temporada ele finalizou o ano em 8º. Na atual competição já colecionou outras vitórias, e a maior de todas não poderia deixar de ser a do Grande Prêmio de Mônaco. À la Ayrton, Bruno venceu a corrida de ponta a ponta, como na incrível época de ouro de seu tio nas ruas do principado onde ganhou de 1989 a 1993, além de 1987. Ainda para provar que a descendência é verdadeira, levou a melhor sobre seus adversários em Silverstone, Inglaterra, debaixo de uma enorme chuva. “Sem dúvida, foi o meu melhor momento até agora nas pistas, por tudo que envolve essa corrida”, se orgulha.
Por ser sobrinho do campeão, compará-lo a Ayrton é inevitável. Ver o sobrenome Senna de volta às corridas aumenta a ansiedade de testemunhar a bandeira nacional no ponto mais alto do pódio. A cobrança é comum, e para o jovem se torna uma moeda de dois lados: ao mesmo tempo que as atenções estão voltadas à exigência de um bom resultado, o nome facilita a abertura de portas de equipes e patrocinadores. “Essa relação, no entanto, tende a ser minimizada na medida em que construo a minha personalidade de piloto”, complementa. Além dos pés pesados no acelerador, ele se mantém firme e focado em sua realidade de experiência como piloto. O peso de ser um Senna parece não o incomodar, pelo menos por enquanto na Fórmula GP2. “Além disso, apenas o nome não vai me sustentar em categoria nenhuma. Tenho de mostrar serviço como qualquer outro.”, afirma.

Se depender do incentivo familiar, ele já seria o primeiro em todas as categorias. “Minha irmã Bianca é minha empresária e vai praticamente a todas as corridas. Minha mãe também está quase sempre nos autódromos, e várias vezes levam a Paulinha, minha irmã mais nova”, comenta.


Dessa forma, Bruno caminha para um futuro certo, que será a conquista do campeonato. Porém, ele é ponderado ao se tratar desse assunto. Por isso, não foi à toa que Bruno conquistou o segundo lugar na temporada 2008. O garoto prodígio ficou atrás apenas de seu maior rival, Giorgio Pântano, que possui 4 anos de experiência na categoria, mesmo período de toda a carreira de Bruno. Pântano, de 29 anos, 4 a mais que Senna, já tem em seu currículo passagem pela F1, portanto o segundo lugar pode ser considerado uma vitória. O título não chegou por pouco, falhas técnicas e acidentes como o atropelamento do cachorro na corrida da Turquia, tiraram a possibilidade de Bruno ultrapassar os 11 pontos de diferença de Pântano.

Mas isso não foi o problema. Mesmo como vice-campeão, segue querendo dar passos largos, e o sonho de chegar à F1 está cada vez maior. Leva uma rotina pesada de treinos, focando na preparação física e nas habilidades. Entrar na primeira categoria do automobilismo é para poucos. São 10 equipes e apenas 20 pilotos, em que a cada ano a renovação é muito pequena. “Estou procurando me preparar da melhor maneira possível para merecer uma chance, e se isso acontecer, agarrá-la com unhas e dentes.”, afirma.

Logo após o término do campeonato da GP2, o piloto declarou em seu site particular que “ser campeão poderia ter aberto mais portas nos meus passos futuros no automobilismo, mas pelo menos nenhuma se fechou”. Todas as escuderias estão atrás desse talentoso piloto, apenas Ferrari, Renault e Red Bull não manifestaram interesse. “Espero sentar em um assento competitivo da F1 ano que vem”, afirma.

Os brasileiros, acostumados a ser os primeiros, poderão, quem sabe daqui a alguns anos, se alegrar com a garra e a humildade de outro Senna no ponto mais alto do pódio. Se depender do empenho de Bruno, isso ocorrerá num futuro não tão distante. Para isso, ter o tio como referência é muito importante. “Mas estou procurando construir minha própria história”, termina.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Felipe Massa joga suas fichas entre Bruno Senna e Nelsinho Piquet


Em entrevista concedida à Rádio Trip FM, Felipe Massa falou sobre as promessas do automobilismo brasileiro, e disse em quem aposta suas fichas.



 Trip FM - Entrevista com Felipe Massa - Rádio Trip FM

domingo, 5 de abril de 2009

Vídeo: 1000 km da Catalunha - Chegada


1000 Km of Catalunya - Race Finish - 2009

Vídeo: Dailymotion - webmasterlms

Vídeo: 1000 km da Catalunha - Largada


LMS 2009 1000 km of Catalunya Start race

Vídeo: Dailymotion - ttcs44

Bruno Senna estréia com pódio na Série Le Mans




Bruno Senna estréia com pódio na Série Le Mans

SÃO PAULO – Mesmo com o carro rendendo menos que os dos principais rivais, Bruno Senna liderou o Courage-LC70 AIM da equipe Oreca a um excelente 3º lugar nos 1.000 Km da Catalunha, prova que abriu neste domingo o calendário da Série Le Mans em Barcelona (Espanha).

Em parceria com o monegasco Stéphane Ortelli, Bruno estreou em corridas de longa duração e colocou fim a um jejum de mais de seis meses desde sua última corrida oficial na Fórmula GP2 em setembro, quando assegurou em Monza o vice-título de 2008.

A vitória foi do trio Stephan Muck/Tomas Enge/Jan Charouz, que dividiu o cockpit do Lola Aston Martin."Dentro de nossa realidade, acho que fizemos o possível”, comentou Bruno, satisfeito com o resultado de seu batismo na categoria.

Sétimo colocado no grid, Bruno fez o turno inicial e voltou a assumir o volante no meio da corrida, quando foi ganhando as posições que permitiram ao companheiro garantir a presença da dupla no pódio. "Nosso carro ainda precisa ser mais desenvolvido. Na comparação das voltas mais rápidas, é dois segundos mais lento que o Lola Aston Martin, embora em ritmo da corrida a diferença caia para um segundo”, lembrou. A participação em provas de resistência faz parte do programa de desenvolvimento que estabeleceu para este ano enquanto continua aguardando por uma oportunidade na Fórmula 1.

Apesar das características diversas das modalidades de fórmula por onde passou, Bruno aprovou a experiência. "Foi bastante interessante. Dentro do espírito da prova, deu para me divertir bastante. Como eu já imaginava, o tráfego é complicado, principalmente quando você se aproxima de uma curva e encontra dois ou três carros mais lentos de outra classe. Nessas horas, tudo é absolutamente imprevisível”.

A Série Le Mans voltará a ser movimentada dia 10 de maio em Spa-Francorchamps, em nova prova com duração de mil quilômetros. Em um dos seus circuitos favoritos, Bruno utilizará a corrida como preparação às 24 Horas de Le Mans, programada para meados de junho em Paul Ricard.

Os 10 primeiros em Barcelona:
1 – Stephan Muck/Tomas Enge/Jan Charouz, Lola Aston Martin, 209 voltas em 6h00min05s674 (162,107 km/h)
2 – Jean-Christophe Bouillon/Christophe Tinseau, Pescarolo Judd, a 14s884
3 – Bruno Senna/Stéphane Ortelli, Courage Oreca LC70 AIM, 206
4 – Pierre Ragues/Franck Mailleux, Courage Oreca LC70 Judd, 206
5 – Danny Watts/Nick Leventis/Peter Hardman, Ginetta Zytek, 205
6 – Bruce Jouanny/João Barbosa, Pescarolo Judd, 203
7 – Andrea Piccini/Thomas Biagi/Bobbi Matteo, Lola B0
8/80 Coupé Judd, 2018 – Olivier Pla/Miguel Amaral, Ginetta Zytek 09S, 201
9 – Giacomo Piccini/Andre Ceccato/Filippo Franconi, Lola B08/80 Coupé Judd, 195
10 – Stuart Moseley/Pierre Bruneau/Nigel Greensall, Radical SR9 AER, 193

Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Tels.: (55 11) 5531 4621/ 9434 2082
E-mail:fonsecamarcio@terra.com.br

Podio na estreia de Bruno Senna dos 1000 km de Catalunha

Terceiro em Barcelona, Senna diz que fez o possível. Brasileiro afirma que protótipo da Oreca ainda precisa ser desenvolvido

Pódio em sua estreia em provas de endurance, Bruno Senna comentou sobre a prova deste domingo, os 1.000 km da Catalunha.Largando em sétimo, o brasileiro destacou o tráfego complicado de uma prova dessas e disse ter se divertido bastante durante as mais de seis horas de corrida _ele dividiu o Courage Oreca LC70 com Stéphane Ortelli.

"Foi bastante interessante. Dentro do espírito da prova, deu para me divertir bastante", disse.

"Como eu já imaginava, o tráfego é complicado, principalmente quando você se aproxima de uma curva e encontra dois ou três carros mais lentos de outra classe. Nessas horas, tudo é absolutamente imprevisível."

Segundo ele, o carro da equipe Oreca ainda precisa evoluir mais, mas garante que "dentro de nossa realidade, acho que fizemos o possível.""Nosso carro ainda precisa ser mais desenvolvido. Na comparação das voltas mais rápidas, é dois segundos mais lento que o Lola Aston Martin, embora em ritmo da corrida a diferença caia para um segundo."

Senna competirá novamente na Le Mans Series em maio, durante os 1.000 km de Spa-Francorchamps. As duas provas da série são uma preparação para as 24 Horas de Le Mans, que acontecem em junho

Fonte: Tazio/ UOL

Bruno Senna e Stéphane Ortelli em 3º nos 1000 km de Barcelona






Bruno Senna:
"Eu continuo a aprender muito com o carro e a endurance. O nível de desempenho é satisfatório, mesmo que precisando de alguns ajustes adicionais."
Até então, o carro é confiável e por isso, continuou o seu ataque para subir tão alto quanto possível.
"Eu também tinha uma boa batalha com a Audi e finalmente consegui ultrapassa lo. "
Bruno Senna está cada vez mais próximo do seu objetivo maior que é estar na F1. Deu pódio para o carro nº10. A dupla Bruno Senna e Stéphane Ortelli esteve muito bem, ficando em terceiro lugar, na sua categoria, Bruno Senna em pares com Stéphane Ortelli - Courage-Orec, após uma brilhante corrida, durante a primeira metade da corrida estiveram a frente.

Ordem de chegada.

1 - Charouz/Enge/Mucke (Lola Aston Martin) - Aston Martin - 209 giri
2 - Boullion/Tinseau (Pescarolo Judd) - Pescarolo - 209
3 - Ortelli/Senna (Oreca AIM) - Oreca - 206
4 - Ragues/Mailleux (Oreca Judd) - Signature - 206
5 - Watts/Leventis/Hardman (Ginetta Zytek) - Strakka - 205
6 - Jouanny/Barbosa (Pescarolo Judd) - Pescarolo - 203
7 - Biagi/Bobbi/Piccini (Lola Judd) - Racing Box - 201
8 - Amaral/Pla (Ginetta Zytek) - ASM - 201
9 - Ceccato/Francioni/Piccini (Lola Judd) - Racing Box - 195
10 - Bruneau/Moseley/Greensall (Radical AER) - Bruichladdich - 193
11 - Lahaye/Ajlani (Pescarolo Mazda) - OAK - 190
12 - Hein/Nicolet (Pescarolo Mazda) - OAK - 190
13 - Rusinov/Kox (Lamborghini Murcielago) - Spartak - 189
14 - Lieb/Lietz (Porsche 997) - Proton - 187
15 - Alphand/Goueslard/Clairay (Corvette C6.R) - Alphand - 187
16 - Bell/Bruni (Ferrari F430) - JMW - 186
17 - Simonsen/Montanari (Ferrari F430) - Farnbacher - 185
18 - Ehret/Beltoise (Ferrari F430) - Farnbacher -
- Garcia/Mansell (Ferrari F430) - Modena - 185
20 - Kane/Pompidou (Lola Judd) - Speedy - 184
21 - Hartshorne/Scheier/Ianetta (Ferrari F430) - JMB - 184
22 - Berville/Dumez/Zacchia (Saleen S7R) - Larbre -
- Ried/Felbermayr/Martins (Porsche 997) - Proton - 182
24 - Primat/Ramos/Turner (Lola Aston Martin) - Aston Martin - 181
25 - Cocker/Drayson (Aston Martin Vantage) - Drayson - 181
26 - McInerney/McInerney/Vergers (Ferrari F430) - Virgo - 181
27 - Belicchi/Fassler/Prost (Lola Aston Martin) - Speedy - 180
28 - Krumm/Meyrick/Zwolsman (Audi R10 TDI) - Kolles - 179
29 - Ojjeh/Gosselin/Peter (Ginetta Zytek) - GAC - 179
30 - Tenchini/Basso/Plati (Ferrari F430) - Easyrace - 175
31 - Salini/Salini/Gommendy (WR Zytek) - WR Salini - 163
32 - Albers/Bakkerud (Audi R10 TDI) - Kolles - 153
33 - Konopka/Edwards/Daniels (Saleen S7R) - ARC - 139
34 - Noda/Sini/Marsh (Lola Mazda) - KSM - 133
35 - Schell/Thirion (Courage AER) - Pegasus - 118
......................................................................................................................................................................
Blog Oreca -
Après 5h de course, la n°10 pilotée par Stéphane est remontée à la 4ème place.

Après son double relais, Bruno Senna conclut au 5ème rang, Stéphane Ortelli a repris la piste pour son second double relais. Le monégasque enchaîne les tours rapides ce qui lui permet de revenir dans le quarté de tête.
Bruno revient sur son double relais : " Mon deuxième relais s'est bien passé. Je continue d'apprendre à la fois sur la voiture et sur les courses d'endurance. Le niveau de performance est satisfaisant même si nous avons besoin de quelques ajustements supplémentaires. Jusque là, la voiture est fiable, donc je continue d'attaquer pour remonter le plus haut possible. J'ai d'ailleurs eu une bonne bagarre avec l'Audi et j'ai finalement réussi à la passé. "