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SÃO PAULO - Depois de completar 67 voltas na soma das duas sessões de treinos livres desta sexta-feira em Hungaroring, Bruno Senna já sabe a causa do desempenho abaixo do esperado nos ensaios que abriram a programação do GP da Hungria. Bruno terminou em 23º, mas o tempo estabelecido no período da tarde - 1min26s745 - foi apenas meio décimo de segundo melhor que o registrado pelo companheiro de equipe Sakon Yamamoto. "Erramos no acerto do carro na segunda parte. Mas já sabemos o que deu errado e como resolver o problema para amanhã", afirmou o brasileiro. Pela manhã, Bruno abriu vantagem de mais de um segundo sobre Yamamoto, que está fazendo sua segunda corrida no lugar do indiano Karun Chandhok. Mas uma mudança nas regulagens do monoposto do time espanhol comprometeu o rendimento de Bruno. "O carro ficou muito mole. Com isso, as rodas de dentro mal tocavam o solo nas curvas", explicou. Bruno não conseguiu avaliar apropriadamente as duas opções de pneus - macias e supermacias - que a Bridgestone disponibilizou para as equipes na Hungria. "Andei pela manhã com os macios quando a pista estava mais suja e lenta. Foi bastante razoável. Mas nem deu para der uma ideia mais real dos supermacios porque erramos no acerto. Os pneus dianteiros tinham pouca área de contato com o asfalto", relatou. Yamamoto, com uma receita diferente, não enfrentou o mesmo problema. Depois de travar uma disputa um pouco mais equilibrada com as demais equipes estreantes na semana passada em Hockenheim, Bruno já contava com o aumento das dificuldades em Hungaroring. "A pista aqui é mais complicada para a gente, por causa da questão aerodinâmica. Vamos ver. Amanhã é outro dia, ainda dá para trabalhar no carro para o terceiro treino livre, mas novamente não será fácil para a gente." |
Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Bruno Senna sofre com carro "mole demais" em Hungaroring
Tempos do 2º Treino Livre
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min20s087 ( 3 voltas )
2°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s497 ( 34 )
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s510 ( 36 )
4°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s899 ( 33 )
5°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1s108 ( 33 )
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1s221 (30 )
7°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1s288 ( 37 )
8°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1s536 ( 41 )
9°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1s643 ( 33 )
10°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s688 ( 31 )
11°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 1s722 ( 38 )
12°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1s757 ( 36 )
13°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s952 ( 28 )
14°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s125 ( 37 )
15°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 2s382 ( 43 )
16°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 2s420 ( 22 )
17°. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 2s515 ( 38 )
18°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 3s051 ( 36 )
19°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 4s466 ( 37 )
20°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 5s289 ( 35 )
21°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 5s582 ( 32 )
22°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 6s658 ( 33 )
23°. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth), a 6s711 ( 32 )
24°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 7s618 ( 5 )
2°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s497 ( 34 )
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s510 ( 36 )
4°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s899 ( 33 )
5°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1s108 ( 33 )
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1s221 (30 )
7°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1s288 ( 37 )
8°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1s536 ( 41 )
9°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1s643 ( 33 )
10°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s688 ( 31 )
11°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 1s722 ( 38 )
12°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1s757 ( 36 )
13°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s952 ( 28 )
14°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s125 ( 37 )
15°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 2s382 ( 43 )
16°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 2s420 ( 22 )
17°. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 2s515 ( 38 )
18°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 3s051 ( 36 )
19°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 4s466 ( 37 )
20°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 5s289 ( 35 )
21°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 5s582 ( 32 )
22°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 6s658 ( 33 )
23°. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth), a 6s711 ( 32 )
24°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 7s618 ( 5 )
Tempos do 1º Treino Livre para o GP da Hungria
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min20s976 ( 29 voltas )
2°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s130 ( 27 )
3°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1s096 ( 21 )
4°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1s468 ( 17 )
5°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1s625 ( 25 )
6°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 1s788 24 )
7°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1s796 ( 25 )
8°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1s801 ( 25 )
9°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1s816 ( 26 )
10°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 1s990 ( 25 )
11°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 2s2027 ( 19 )
12°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 2s031 ( 26 )
13°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 2s273 ( 24 )
14°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 2s351 ( 23 )
15°. Paul di Resta (ITA/Force India-Mercedes), 2s544 ( 19 )
16°. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 2s804 ( 22 )
17°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 2s892 ( 28 )
18°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 3s099 ( 15 )
19°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 4s056 ( 22 )
20°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), 4s234 ( 23 )
21°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 5s014 ( 21 )
22°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), 5s710 ( 17 )
23°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 6s014 ( 34 )
24°. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth), 7s181 ( 24 )
2°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s130 ( 27 )
3°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1s096 ( 21 )
4°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1s468 ( 17 )
5°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1s625 ( 25 )
6°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 1s788 24 )
7°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1s796 ( 25 )
8°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1s801 ( 25 )
9°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1s816 ( 26 )
10°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 1s990 ( 25 )
11°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 2s2027 ( 19 )
12°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 2s031 ( 26 )
13°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 2s273 ( 24 )
14°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 2s351 ( 23 )
15°. Paul di Resta (ITA/Force India-Mercedes), 2s544 ( 19 )
16°. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 2s804 ( 22 )
17°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 2s892 ( 28 )
18°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 3s099 ( 15 )
19°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 4s056 ( 22 )
20°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), 4s234 ( 23 )
21°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 5s014 ( 21 )
22°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), 5s710 ( 17 )
23°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 6s014 ( 34 )
24°. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth), 7s181 ( 24 )
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Bruno Senna está preocupado com desgaste de pneus na Hungria
SÃO PAULO - Como faz habitualmente toda quinta-feira de grande prêmio, Bruno Senna realizou hoje o reconhecimento do circuito da corrida deste fim de semana. Após percorrer o traçado de Hungaroring de bicicleta, inicialmente sozinho e pouco depois na companhia dos engenheiros da HRT F1 Team, o piloto brasileiro manifestou preocupação com a possibilidade de degradação acelerada dos compostos de pneus que a Bridgestone levou para o Grande Prêmio da Hungria.
Bruno esteve em Hungaroring pela última vez em 2008, quando conquistou dois terceiros lugares na Fórmula GP2. "O asfalto está praticamente do mesmo jeito, talvez esteja apenas um pouco mais gasto, o que é normal. O problema aqui é que a previsão do tempo está indicando sol e calor para todos os dias. Como as versões de pneus que teremos são os macios e os supermacios, o risco é que a pista muito quente provoque o aparecimento de bolhas", explicou.
Além da possibilidade de temperatura elevada antecipada pela meteorologia, Bruno lembra que o traçado húngaro já apresenta desgaste alto por causa das curvas de raio longo e da sobrecarga proporcionada pelas retomadas nos trechos de baixa velocidade. "Os pneus traseiros são muito exigidos", avisou. Depois de participar das reuniões técnicas iniciais com vistas à abertura dos treinos livres, Bruno afirmou que os primeiros ensaios poderão não oferecer base para uma margem fiel do potencial de cada carro. "A sexta-feira é sempre o dia mais complicado, porque a pista é pouco usada durante o ano e começa bastante suja. O asfalto melhora e vai ficando cada vez mais rápido ao longo do fim de semana."
Antigo, estreito, travado e reconhecidamente de difícil ultrapassagem, Hungaroring está longe de ser um circuito ao qual o carro da HRT F1 melhor se adapte. "Aqui conta muito a pressão aerodinâmica, uma das grandes deficiências do F110. Depois de Mônaco, Hungaroring é a pista que mais pede downforce. Por isso, nossa luta contra as outras equipes estreantes mais uma vez não será fácil", concluiu Bruno.
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: HRT F1/MF2
Bruno esteve em Hungaroring pela última vez em 2008, quando conquistou dois terceiros lugares na Fórmula GP2. "O asfalto está praticamente do mesmo jeito, talvez esteja apenas um pouco mais gasto, o que é normal. O problema aqui é que a previsão do tempo está indicando sol e calor para todos os dias. Como as versões de pneus que teremos são os macios e os supermacios, o risco é que a pista muito quente provoque o aparecimento de bolhas", explicou.
Além da possibilidade de temperatura elevada antecipada pela meteorologia, Bruno lembra que o traçado húngaro já apresenta desgaste alto por causa das curvas de raio longo e da sobrecarga proporcionada pelas retomadas nos trechos de baixa velocidade. "Os pneus traseiros são muito exigidos", avisou. Depois de participar das reuniões técnicas iniciais com vistas à abertura dos treinos livres, Bruno afirmou que os primeiros ensaios poderão não oferecer base para uma margem fiel do potencial de cada carro. "A sexta-feira é sempre o dia mais complicado, porque a pista é pouco usada durante o ano e começa bastante suja. O asfalto melhora e vai ficando cada vez mais rápido ao longo do fim de semana."
Antigo, estreito, travado e reconhecidamente de difícil ultrapassagem, Hungaroring está longe de ser um circuito ao qual o carro da HRT F1 melhor se adapte. "Aqui conta muito a pressão aerodinâmica, uma das grandes deficiências do F110. Depois de Mônaco, Hungaroring é a pista que mais pede downforce. Por isso, nossa luta contra as outras equipes estreantes mais uma vez não será fácil", concluiu Bruno.
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: HRT F1/MF2
Ouça: Bruno Senna preocupado com o elevado nível de downforce exigido pela pista de Hungaroring
O jornalista Felipe Motta, da Rádio Jovem Pan, disponibilizou o áudio da conversa de Bruno Senna com os jornalistas brasileiros que estão em Hungaroring.
Boa parte dos questionamentos referem-se ao polêmico episódio envolvendo os pilotos da equipe Ferrari, no GP de Hockenheim. Com serenidade e inteligência, Bruno não se furtou de expôr o seu posicionamento.
No tocante ao GP da Hungria, o brasileiro acredita que enfrentará dificuldades, pois a pista exige um elevado nível de downforce, exatamente o ponto fraco do F110. No entanto, Senna espera encontrar um bom acerto mecânico para manter o bom ritmo apresentado na última semana.
Para ouvir a entrevista completa, acesse o BLOG DENTRO E FORA DAS PISTAS:
Foto: HRT F1/MF2
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Bruno Senna comenta em seu twitter sobre Hungaroring
“Tô animado. Vamos ver se dá para ir melhor que na Alemanha e apertar os caras das outras equipes novas domingo”, escreveu Bruno Senna no Twitter.
“Pistinha complicada, esta, com muita pressão aerodinâmica. Castiga carros e pilotos, mas vale também pelo ambiente”, continuou Bruno Senna, que lembrou das boas corridas que fez na Hungria quando ainda estava na categoria de acesso à Fórmula 1.
“As lembranças de Hungaroring dos tempos de GP2 são legais - dois pódios em 2008”, lembrou Bruno Senna, que disse já estar em Budapeste: “Vamos ver o que rola no finde”.
Twitter Bruno Senna
@BSenna
Bruno Senna pretende manter o bom momento na Hungria
Depois de um final de semana forte na Alemanha, Bruno Senna está determinado a apresentar outro desempenho sólido esta semana no Grande Prêmio da Hungria.
O piloto brasileiro fez a sua melhor qualificação na temporada e mostrou um bom ritmo na primeira metade da corrida em Hockenheim, superando o alemão Timo Glock da também novata equipe Virgin, até que um furo no pneu dianteiro direito acabou com o seu progresso, obrigando-o a uma parada de box não programada.
Bruno está ansioso para o desafio único que o circuito de Hungaroring lhe apresenta e pode basear-se em experiências anteriores positivas, uma vez que obteve dois pódios em 2008, na GP2 Series.
"Estou realmente ansioso para a Hungria, porque o ambiente é ótimo e o público sempre gosta do show. É um circuito que pede uma alta carga de pressão aerodinâmica e exige muito do piloto e do carro por causa dos solavancos e das curvas de raio longo. Como as oportunidades de ultrapassagens são mais limitadas do que em outras pistas, a qualificação será crucial neste final de semana".
Bruno está focado em obter outra performance forte para sustentar o seu avanço antes da pausa de verão da Fórmula 1, quando retornará ao Brasil.
"Será um teste muito difícil, mas esperamos fazer melhor do que o esperado e igualar o ritmo competitivo que encontramos na Alemanha".
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: HRT F1/MF2
terça-feira, 27 de julho de 2010
GP da Hungria 2010 Horário dos Treinos e Corrida
O circuito de Hungaroring, possui a distância de 4.381m
O G P da Hungria, será disputado em 70 voltas totalizando 306,630 km.
A volta mais rápida do circuito pertence ao alemão Michael Schumacher, com o tempo de 1:19.071 (em 2004).
A volta mais rápida do circuito pertence ao alemão Michael Schumacher, com o tempo de 1:19.071 (em 2004).
Horários de Brasília
30/07 Sexta 05 Horas - 1º Treino Livre
30/07 Sexta 09 Horas - 2º Treino Livre
31/07 Sexta 06 Horas - 3º Treino Livre
31/07 Sexta 09 Horas - Treino Oficial
01/08 Domingo 09 Horas - Corrida
domingo, 25 de julho de 2010
Bruno Senna lamenta parada extra em Hockenheim
Pneu furado encerra disputa do piloto da HRT F1 com equipes novatas
SÃO PAULO - Dentro das possibilidades oferecidas pelo carro, Bruno Senna vinha fazendo uma boa corrida no Grande Prêmio da Alemanha. Mas o furo do pneu dianteiro direito, já na segunda metade da prova, obrigou-o a uma parada extra que o deixou distante da briga contra os rivais da Virgin e Lotus, equipes novatas como a sua HRT F1 Team. "O pneu veio esvaziando devagarinho e não teve jeito, tive de entrar nos boxes para a troca", disse Bruno, que recebeu a bandeirada em 19º.
Beneficiado pela punição aplicada ao alemão Timo Glock, que perdeu posições por ter trocado o câmbio depois dos treinos classificatórios, Bruno saiu em 20º. Quando as luzes vermelhas se apagaram, Bruno acelerou forte e ultrapassou Heikki Kovalainen e Adrian Sutil. "O problema é que o Jarno Trulli parecia que estava dormindo na primeira curva. Fui obrigado a frear com tudo para evitar o choque e acabei perdendo tudo o que tinha ganhado", explicou.
A partir daí, no entanto, Bruno aumentou o ritmo e ficou satisfeito com o rendimento do monoposto da equipe espanhola. "Meus tempos de volta estavam muito parecidos com os dos carros da Virgin e da Lotus. Foi pena que o pneu tenha furado mais tarde. Mas, levando tudo em conta, inclusive a excelente volta nos treinos classificatórios, acho que foi um dos finais de semana mais razoáveis desde o início do campeonato", analisou.
Se as características da pista alemã já indicavam que o crônico problema de falta de pressão aerodinâmica do F110 não seria tão dramático em Hockenheim, Bruno não esconde a preocupação com a etapa do próximo domingo em Hungaroring, na Hungria. Travada e com curvas lentas, será um novo desafio para Bruno em seu ano de estréia na Fórmula 1. "Não será fácil para nós", resumiu.
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: HRT F1/MF2
SÃO PAULO - Dentro das possibilidades oferecidas pelo carro, Bruno Senna vinha fazendo uma boa corrida no Grande Prêmio da Alemanha. Mas o furo do pneu dianteiro direito, já na segunda metade da prova, obrigou-o a uma parada extra que o deixou distante da briga contra os rivais da Virgin e Lotus, equipes novatas como a sua HRT F1 Team. "O pneu veio esvaziando devagarinho e não teve jeito, tive de entrar nos boxes para a troca", disse Bruno, que recebeu a bandeirada em 19º.
Beneficiado pela punição aplicada ao alemão Timo Glock, que perdeu posições por ter trocado o câmbio depois dos treinos classificatórios, Bruno saiu em 20º. Quando as luzes vermelhas se apagaram, Bruno acelerou forte e ultrapassou Heikki Kovalainen e Adrian Sutil. "O problema é que o Jarno Trulli parecia que estava dormindo na primeira curva. Fui obrigado a frear com tudo para evitar o choque e acabei perdendo tudo o que tinha ganhado", explicou.
A partir daí, no entanto, Bruno aumentou o ritmo e ficou satisfeito com o rendimento do monoposto da equipe espanhola. "Meus tempos de volta estavam muito parecidos com os dos carros da Virgin e da Lotus. Foi pena que o pneu tenha furado mais tarde. Mas, levando tudo em conta, inclusive a excelente volta nos treinos classificatórios, acho que foi um dos finais de semana mais razoáveis desde o início do campeonato", analisou.
Se as características da pista alemã já indicavam que o crônico problema de falta de pressão aerodinâmica do F110 não seria tão dramático em Hockenheim, Bruno não esconde a preocupação com a etapa do próximo domingo em Hungaroring, na Hungria. Travada e com curvas lentas, será um novo desafio para Bruno em seu ano de estréia na Fórmula 1. "Não será fácil para nós", resumiu.
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: HRT F1/MF2
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