Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 13 de abril de 2013

Bruno Senna estreia com pole no Mundial de Endurance



 Equipe do brasileiro da Aston Martin domina qualifying da GTE Pro nas 6 Horas de Silverstone



SÃO PAULO - O Vantage V8 do trio formado por Bruno Senna, pelo alemão Stefan Mücke e pelo inglês Darren Turner conquistou neste sábado a pole da categoria GTE Pro das 6 Horas de Silverstone, abertura do FIA WEC - Campeonato Mundial de Endurance. A equipe oficial da Aston Martin começou a temporada com o pé direito, já que o segundo carro da categoria - dividido pelo português Pedro Lamy, pelo francês Fred Makowiecki e pelo canadense Paul dalla Lana - sairá em segundo, também à frente das Ferrari F458 e das Porsche 911 RSR.

Bruno elogiou o trabalho dos colegas, a quem coube a responsabilidade de fazer a tomada classificatória pela maior familiaridade com o modelo do tradicional fabricante inglês e o maior tempo de pista na véspera. "Foi uma classificação difícil, porque o asfalto estava praticamente seco, mas em alguns trechos e nas zebras ainda estava molhado", comentou. Eles se recuperaram amplamente dos problemas enfrentados na véspera, quando uma pane eletrônica manteve o carro nos boxes durante a primeira sessão de treinos livres. Além disso, Bruno só conseguiu dar duas voltas na segunda, já sentindo os efeitos do mau humor habitual do clima da região - a garoa se transformou em tempestade assim que entrou na pista. Nesta manhã, o carro 97 foi o mais rápido da classe no terceiro e último ensaio antes das tomadas classificatórias.

Hoje, no entanto, as condições do tempo acabaram conspirando em favor do time de Bruno. Os carros da GTE foram os primeiros a fazer o qualifying de 20 minutos, estreando um sistema em que a média das duas melhores voltas de dois pilotos por carro determinasse o resultado. Pouco depois, logo no início da classificação das mais velozes categorias de protótipos LMP1 e LMP2, a temperatura despencou 10 graus, a chuva voltou brevemente e acabaria embaralhando o grid. O mais veloz do dia foi o Toyota TS030-Hybrid LMP1 do austríaco Alexander Wurz e do francês Nicolas Lapierre.

Os resultados finais só foram confirmados mais de uma hora depois do encerramento do qualifying, em virtude de uma falha no sistema de cronometragem. A Aston Martin Racing ainda estudava a distribuição dos turnos dos pilotos, cada um encarregado de uma tocada de duas horas. "Como eles têm mais experiência com o carro e andaram mais nos treinos, a tendência é que eu seja o segundo a pilotar", afirmou Bruno.

Os resultados completos estão disponíveis no site www.fiawec.com. A largada está marcada para as 8 horas (Brasília) e a corrida poderá ser vista pela Internet pelo site www.motorstv.com

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Divulgação AMR/MF2
 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Bruno Senna tem batismo complicado no Mundial de Endurance





Piloto da Aston Martin dá apenas duas voltas debaixo de temporal em Silverstone

SÃO PAULO - Bruno Senna encontrou muitas dificuldades em seu primeiro treino no WEC, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Um misterioso problema eletrônico, solucionado apenas no final da manhã, impediu o Vantage GTE V8 do piloto da equipe oficial da Aston Martin de deixar os boxes de Silverstone para a primeira sessão de treinos livres da prova de abertura da temporada. Na segunda, depois que a pane foi solucionada, Bruno entrou na pista quando faltavam menos de 10 minutos para o encerramento da prática, segundos antes de um temporal desabar sobre a região. "Se eu tivesse andado ou não, o resultado seria o mesmo. Estava com os pneus intermediários e mal conseguia controlar o carro quando trocava as marchas por causa do excesso de água. Mas não tinha jeito: se eu voltasse para colocar os de chuva intensa, não daria tempo para nada", explicou.

Bruno e seus companheiros - o inglês Darren Turner e o alemão Stefan Mücke - pagaram o preço da perda de quilometragem. "Ficamos para trás em relação ao acerto para os treinos classificatórios de amanhã, mas o outro carro da equipe está competitivo. Teremos de aproveitar a experiência deles. Ainda bem que temos um treino de uma hora amanhã, antes do qualifying", explicou. O segundo carro da classe GTE Pro da Aston Martin está sendo dividido pelo canadense Paul Dalla Lana, o francês Fred Makowiecki e o português Pedro Lamy.

O grid das 6 Horas de Silverstone será definido da tomada de tempos de 20 minutos marcada para as 8h10 (Brasília). Como puderam andar nesta sexta-feira, Turner e Mücke terão a responsabilidade de brigar pela pole com o carro número 97. O regulamento do Mundial de Endurance tem características especiais. "Dois pilotos por carro têm de dar duas voltas cronometradas e vale para efeito de classificação a média dessas quatro voltas. É completamente diferente de qualquer coisa que eu já tenha visto", completou Bruno, que recebeu a visita de integrantes do seu fã clube inglês no período da manhã.

A corrida poderá ser vista pela Internet pelo site www.motorstv.com

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Divulgação AMR/MF2

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Esperando "pauleira", Bruno Senna estreia no Endurance



 Abertura da segunda temporada do WEC será neste fim de semana em Silverstone

SÃO PAULO - Depois de três anos na Fórmula 1, Bruno Senna estreia neste final de semana no Campeonato Mundial de Endurance - WEC - da FIA. Tendo como companheiros o inglês Darren Turner e o alemão Stefan Mücke, Bruno conduzirá o modelo Vantage GTE da equipe oficial da Aston Martin nas 6 Horas de Silverstone, primeira das oito provas de resistência que compõem o calendário da categoria criada no ano passado. Já com uma breve experiência nas 12 Horas de Sebring, que abriu a série American Le Mans Series em março, o piloto brasileiro sabe bem o que vem pela frente. "Será pauleira o tempo inteiro, porque os carros são muito confiáveis. Em Sebring, apenas três tiveram algum problema mecânico apesar da longa duração da prova", explicou.

A programação oficial será aberta amanhã com a realização de duas sessões de treinos livres de 90 minutos cada - a primeira com início às 8h25 e a segunda, a partir das 12h25 pelo horário de Brasília. Serão quatro categorias correndo juntas e o Brasil só não estará representado na LMP1. Na LMP2, o amazonense Antonio Pizzonia dividirá o cockpit do Oreca 03 Nissan da equipe Delta ADR com os ingleses Tor Graves e James Walker, enquanto o paulista Fernando Rees correrá com os franceses Patrick Bornhauser e Julien Canal no Corvette C6-ZR1 da Larbre na GTE Am. Além de Bruno, outros pilotos com passagem pela Fórmula 1 que estarão no grid são os italianos Giancarlo Fisichella e Vitantonio Liuzzi, o japonês Kamui Kobayashi, o francês Sébastien Buemi, o alemão Nick Heidfeld e o português Pedro Lamy, entre os mais conhecidos.

Bruno espera uma briga acirrada com as Ferrari F458 e as Porsche 911 RSR. "Tem tudo para ser um ano extremamente disputado entre os carros da GTE. Em Sebring, as Ferrari demonstraram uma grande consistência e um consumo de combustível menor, o que ajuda muito em corridas deste tipo. A Porsche usou uma versão antiga, mas vai ter o carro novo aqui que certamente será rápido como são tradicionalmente os modelos da marca", comparou.

Nos Estados Unidos, a participação do Vantage foi comprometida por um acidente ainda nos primeiros estágios da prova. A permanência nos boxes para reparos no radiador acabou com as chances da equipe, mas não impediu que as avaliações do carro fossem positivas. "O Vantage é um carro fácil de colocar no limite e tem um ritmo de corrida muito bom. Mas ainda vamos ter de esperar pelos treinos para ver como ele se adaptará aqui em Silverstone por causa do grande número de curvas de alta. É um traçado bastante diferente de Sebring, cheio de curvas de baixa, principalmente em relação à pressão aerodinâmica", lembrou Bruno.

A Aston Martin está completando 100 anos em 2013 e tem duas grandes metas nesta temporada: conquistar o Troféu FIA Endurance na GTE e a vitória nas 24 Horas de Le Mans. Esta será a segunda participação de Bruno num dos principais eventos automobilísticos mundiais - ele correu pela francesa Oreca em 2009. "Le Mans será ainda mais complicado porque várias fábricas estão se preparando especialmente para essa prova", concluiu o brasileiro.

A programação das 6 Horas de Silverstone (horário brasileiro) é esta:

Amanhã
08h25-09h55 - Treino livre 1
12h25-13h55 - Treino livre 2

Sábado
05h00-06h00 - Treino livre 3
08h10-08h30 - Treino classificatório GTE Pro/GTE Am

Domingo
08h00 – Largada

A corrida poderá ser vista pela Internet pelo site www.motorstv.com

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos 
Foto: Divulgação/MF2