Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 28 de julho de 2012

Bruno Senna celebra melhor posição de largada em 2012

Piloto da Williams entra no Q3 pela primeira vez e sai em 9º no GP da Hungria

 SÃO PAULO - Bruno Senna comemorou o 9º lugar no grid do GP da Hungria como comprovação do progresso da Williams durante todo o fim de semana em Hungaroring. "Estou muito contente. Não deu para ficar entre os cinco, mas entrar pela primeira vez entre os 10 e ver os dois carros na equipe no Q3 foi gratificante", disse Bruno, que vem se constituindo num dos destaques da etapa - foi o 3º nos ensaios da sexta-feira e 4º nos treinos livres desta manhã. O venezuelano Pastor Maldonado, seu companheiro de equipe, partirá em 8º neste domingo.

Bruno passou para a última parte do qualifying com a 10ª posição e deu a impressão de que poderia almejar uma vaga nas três primeiras filas. Mas um pequeno erro na segunda e última saída comprometeu o resultado final. "Peguei um pouco de sujeira antes de abrir essa volta e travei o pneu na freada, o que causou um prejuízo", reconheceu. "Mas o importante é que evoluímos no ritmo de classificação e estamos fortes com os dois compostos de pneus, tanto com os médios como com os macios", explicou.

Já dentro da zona de pontos, Bruno diz que poderá entrar mais tranquilo na prova que abre a segunda fase da temporada. Numa série de circuitos em que disputou o campeonato passado pela Lotus Renault, Bruno já contava com uma evolução. Mas sabe que a corrida exibirá bastante da estratégia e da capacidade de administrar os pneus. "Sempre foi difícil passar aqui. A corrida de GP2 foi chata, ninguém passou ninguém. E nem o DRS vai ajudar, porque as retas são curtas. Quero fazer uma boa largada, quem sabe ganhar posições e somar o maior número de pontos possível." 

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Williams F1/MF2

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bruno Senna mantém pés no chão após melhor treino na F1

 Piloto da Williams, 3º na 6ª-feira, diz que meta é largar entre os 10 na Hungria

SÃO PAULO - Mesmo com o 3º lugar nos treinos livres da sexta-feira em Hungaroring, seu melhor resultado desde a estreia na Fórmula 1 em 2010, Bruno Senna manteve uma postura cautelosa ao analisar o primeiro dia do GP da Hungria. "Estamos competitivos, mas não creio que esta seja a nossa realidade. A tendência é que amanhã todos melhorem. Nossa meta continuará sendo a de ficar entre os 10 melhores e chegar ao Q3", explicou, consciente de que a chuva forte que caiu em meio à segunda sessão pode ter mascarado os resultados.

Bruno elogiou o comportamento do Williams FW34 e disse que a simulação de classificação foi bem-sucedida. "O qualifying será muito importante aqui, por causa das conhecidas dificuldades de ultrapassagem. E os pneus se comportaram bem em séries curtas de voltas. Se continuar assim amanhã será ótimo", afirmou Bruno, cujo carro apresenta poucas modificações em relação ao da semana passada em Hockenheim (Alemanha). "São apenas pequenas coisas, nada que faça grande diferença."

Como vem ocorrendo desde o início da temporada em circuitos permanentes, Bruno cedeu o cockpit ao terceiro piloto Valtteri Bottas nos ensaios matinais. O prejuízo, no entanto, acabou compensado pela melhoria no acerto e na maior familiaridade no traçado com um carro competitivo - foi lá que realizou o primeiro treino da sexta-feira pela Lotus Renault em 2011. "Perder qualquer treino faz diferença, mas hoje o carro estava mais perto do balanço que gosto. E entrar na pista já com referências mais próximas da nossa realidade sempre ajuda. E espero que continue ajudando por todo o fim de semana", acrescentou.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: WilliamsF1/MF2

Driver Diary: Bruno Senna - Friday

Versão em português:


English version:


Vídeo: Youtube - WilliamsF1TV


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Bruno Senna conta com crescimento na segunda metade do ano



Experiência nas próximas pistas anima piloto da Williams a partir do GP da Hungria

SÃO PAULO - Bruno Senna embarcou nesta quarta-feira para Budapeste levando na bagagem uma elevada dose de confiança na segunda metade da temporada da Fórmula 1, que será aberta no fim de semana com o GP da Hungria. A maior parte das 10 provas restantes será realizada em circuitos nos quais o piloto da Williams correu pela Lotus Renault em 2011. "São pistas que conheço bem e que vão me ajudar a entender melhor o funcionamento do carro", explicou.

Foi em Hungaroring que Bruno realizou a primeira sessão de treinos livres no ano passado, ainda antes da estreia pela Lotus Renault no GP da Bélgica. O local traz boas recordações para o brasileiro, que chegou duas vezes na terceira posição na campanha do vice-título da Fórmula GP2 de 2008. Já mais à vontade com o Williams FW34 e ocupando a 16ª colocação com 18 pontos, Bruno acha que a soma das experiências renderá dividendos a partir de agora. "Estou aprendendo bastante desde o ano passado e aumentei meu conhecimento do carro e dos pneus, que na verdade vêm sendo a questão mais importante neste campeonato", lembrou.

Bruno diz que a tendência é de uma evolução geral, mas acha que os resultados abaixo do potencial nos treinos classificatórios - notadamente nos últimos grandes prêmios - foram circunstanciais. "Em Silverstone, eu estava no último setor e com parciais que me levariam ao Q3, mas encontrei uma bandeira amarela no ponto em que o Romain Grosjean estava parado na brita; em Hockenheim, o carro estava bom no seco, mas houve algo com os pneus no molhado", lembrou.

De qualquer forma, Bruno sabe que uma boa colocação no grid em Hungaroring será fundamental aos seus planos de entrar na zona de pontos pela sexta vez em 2012. "Entre as pistas permanentes, a da Hungria é a que mais se assemelha às de rua. Não há pontos de ultrapassagem e ganhar posições será bastante complicado", lembrou, acrescentando outro aspecto do autódromo do leste europeu que sempre preocupa os pilotos. "As temperaturas altas desta época aumentam o desgaste físico e o cansaço vem mais rapidamente."

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: WilliamsF1/MF2

domingo, 22 de julho de 2012