Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Vídeo: Bruno Senna is the new driver for Aston Martin Racing

 
Vídeo: Youtube - PolePositionP1

Saiba mais sobre o FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA



 Aston Martin Vantage GTE que Bruno Senna pilotará (Foto: MF2/Divulgação)

O Campeonato:

O FIA WEC é o campeonato mundial de elite das corridas de resistência, resgatando a linha histórica do Campeonato Mundial de Marcas dos anos 50, 60 e 70, o Campeonato Mundial de Endurance Grupo C da década de 80, o Campeonato Mundial de Carros Esporte dos anos 90 e, mais recentemente o Intercontinental Le Mans Cup (ILMC), da ACO. Teve a sua primeira temporada no ano de 2012.

O WEC FIA representa a popularidade e atração que as corridas de resistência têm hoje, competindo em circuitos lendários (Interlagos, Sebring, Spa-Francorchamps, Le Mans, Fuji, Silverstone), e em destinos onde a história do esporte a motor ainda está por se desenvolver (Oriente Médio, China). Estas são corridas longas, onde tudo pode acontecer: carros protótipos e GTs na mesma corrida, nas mãos de pilotos profissionais e amadores, que tanto contribuíram para a história desta disciplina.

Além dos vários títulos, troféus e taças atribuídas aos vencedores de diferentes categorias, o FIA WEC vai conceder o título de Piloto Campeão Mundial de Endurance FIA e Fabricante Campeão Mundial de Endurance FIA. Em qualquer prova do calendário pode-se esperar batalhas emocionantes na pista, com alguns dos melhores pilotos e equipes de resistência – incluindo vencedores das 24 Horas de Le Mans das últimas duas décadas – demonstrando a sua motivação para adicionar este prestigioso título inaugural a currículos já gloriosos.

Classes:

1. Protótipos Le Mans:
Composta por carros com cockpit abertos ou fechados, sem mínimo de produção necessário. Geralmente produzidos especialmente para as 24 Horas de Le Mans, mas também para provas do FIA WEC Endurance Championship / ELMS / ALMS, esses carros são desenvolvidos exclusivamente para competições em pista, cumprindo as exigências dos regulamentos técnicos do Automobile Club de l’Ouest. Subdivide-se em:

1.1 LMP1: Destinada para fabricantes
1.2 LMP2:  Destinado apenas para as equipes independentes de fabricantes e / ou fornecedores de motores

2. Le Mans Grand Touring Endurance:

Os carros da classe “Le Mans” Grand Touring Endurance são carros esporte com 2 portas, 2 ou 2 +2 lugares, abertos ou fechados, que podem ser utilizados de forma perfeitamente legal nas estradas e disponíveis para venda em uma rede de revendedores de um fabricante reconhecido pelo Comitê de Resistência.

Será permitida a participação de carros na competição assim que sejam produzidos um mínimo de 100 carros de passeio para os “grandes fabricantes”  e 25 carros de passeio para os “pequenos fabricantes” . (Grandes fabricantes são empresas que produzem mais de 2000 carros em um ano. Os fabricantes de pequeno porte são aqueles que produzem menos de 2.000 carros em um ano). Subdivide-se em:

2.1 LM GTE-Pro: destinada a pilotos profissionais. É a categoria que Bruno Senna disputará como piloto oficial da Aston Martin. Ele dividirá um Aston Martin Vantage GTE com o piloto francês Frédéric Makowiecki. A dupla receberá o reforço do britânico Robert Bell nas 6 Horas de Spa-Francorchamps e nas 24 Horas de Le Mans.

2.2 LM GTE-Am: destinada apenas a pilotos amadores


O Calendário:  

+ 6 Horas de Silverstone: 14 de abril
+ 6 Horas de Spa-Francorchamps: 4 de maio
+ 24 Horas de Le Mans: 22 e 23 de junho
+ 6 Horas de São Paulo: 1º de setembro
+ 6 Horas das Américas: 22 de setembro
+ 6 Horas de Fuji: 20 de outubro
+ 6 Horas de Xangai: 10 de novembro
+ 6 Horas do Bahrein: 30 de novembro



Sistema de Pontuação:

Cada classe terá a seguinte pontuação:
  • 1º colocado – 25 pontos
  • 2º colocado – 18
  • 3º colocado – 15
  • 4º colocado – 12
  • 5º colocado – 10
  • 6º colocado – 8
  • 7º colocado – 6
  • 8º colocado – 4
  • 9º colocado – 2
  • 10º colocado – 1
  • 11º colocado em diante – 0,5 ponto
Pontuação diferenciada nas 24 Horas de Le Mans: a pontuação acima será dobrada nesta corrida. 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Bruno Senna participará do Mundial de Endurance



 A convite da Aston Martin, estreia pela centenária marca inglesa será no mês que vem em Sebring

SÃO PAULO - Depois de receber convite irrecusável de um projeto promissor, Bruno Senna assinou com a Aston Martin e pilotará um dos Vantage GTE no Campeonato Mundial de Endurance - WEC. A tradicional marca inglesa está completando 100 anos em 2013 e também inscreveu seus carros nas 12 Horas de Sebring, prova que abrirá o calendário da American Le Man Series no dia 16 de março. Com o propósito de vencer não apenas o WEC, mas também as 24 Horas de Le Mans, a Aston Martin aproveitará a corrida na Flórida como preparação à mais prestigiosa prova de longa duração do automobilismo mundial.

Bruno dividirá o cockpit com o francês Frédéric Makowiecki e a dupla receberá o reforço do britânico Robert Bell nas 24 Horas de Le Mans e nas 6 Horas de Spa-Francorchamps. Em Sebring, no entanto, o brasileiro formará o trio completado pelo inglês Darren Turner e pelo alemão Stefan Mücke. Turner, aliás, foi um dos responsáveis pela chegada de Bruno à Aston Martin, cuja sede está localizada em Banbury, nas proximidades de Oxford. "Foi ele quem me indicou. A equipe me ligou na semana passada e acertamos tudo nesta segunda-feira, quando fui à fábrica pela primeira vez", explicou Bruno.

As metas ambiciosas da Aston Martin casaram perfeitamente com o sonho de Bruno em voltar a ser um protagonista nas pistas. "Até 2009, sempre conquistei vitórias e pódios nas categorias por onde passei. Desde então, por uma série de circunstâncias fora do meu controle, não tive a mesma chance na Fórmula 1. As propostas que me foram oferecidas nesta temporada também não me davam essa possibilidade", justificou. "Fiquei impressionado com o que encontrei na Aston Martin. Todo o desenvolvimento do carro é feito em casa, desde o motor V8 até as peças. Parece uma equipe de Fórmula 1 em escala. Será bom dar uma diversificada na carreira e aprender mais uma categoria", lembrou Bruno, cujo ingresso no Mundial de Endurance integra um programa de atividades neste ano que ainda está sendo finalizado.

Bruno vai acelerar o Vantage GTE pela primeira vez nos testes dos próximos dias 17 e 18 em Portimão (Portugal). O carro - vencedor das 6 Horas de Xangai (China) no ano passado - foi amplamente revisado, com ênfase na melhoria da dirigibilidade e do aumento da performance. "O número de testes é notável. Depois dessa primeira sessão de ensaios, ainda teremos outra antes de seguir para os Estados Unidos. Em Sebring, vamos andar desde a segunda-feira antes da corrida. E depois dela, no dia seguinte, vamos dar apenas uma limpada no vidro antes de rodar por mais 12 horas. Será quase uma simulação de uma prova de 24 horas como Le Mans", concluiu.

O diretor-geral da Aston Martin Racing comemorou a chegada de Bruno Senna à equipe. "Desde o início de nossas negociações ficou claro que ele estava à procura de um programa que lhe permitisse vencer corridas em alto nível mundial. Isso combinou perfeitamente com os planos da Aston Martin para 2013. Esta temporada será incrivelmente competitiva no Mundial de Endurance e o Bruno será um grande reforço para nossa campanha", disse John Gaw.

A temporada do Campeonato Mundial de Endurance - WEC será inaugurada dia 14 de abril, com as 6 Horas de Silverstone.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos 

Foto: Divulgação/MF2