Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 9 de junho de 2012

Mudança de pista surpreende Bruno Senna em Montreal





Com carro saindo de frente no Q2, piloto da Williams larga em 16º no GP do Canadá 


SÃO PAULO - Parecia possível, mas o sonho de Bruno Senna de conquistar uma vaga na terceira e última parte dos treinos classificatórios do GP do Canadá foi interrompido pela mudança das condições da pista do circuito da Ilha de Nôtre-Dame. Depois de fechar o Q1 em 8º, a apenas três décimos de segundo da melhor volta do bicampeão Sebastian Vettel, Bruno não conseguiu repetir o desempenho na segunda sessão e partirá em 16º na corrida deste domingo em Montreal.

Bruno disse que foi surpreendido pela mudança de comportamento do Williams FW34. "É frustrante. O asfalto emborrachou, o carro ficou mais preso e começou a sair de frente", explicou. "Temos agora de procurar entender porque isso aconteceu." Bruno disse também que o equilíbrio cada vez mais acentuado da Fórmula 1 na temporada está sendo implacável. "Esses menos de dois décimos que piorei no Q2 me dariam duas posições no grid", lembrou.

A possibilidade de completar as 70 voltas com apenas uma parada para troca de pneus deverá ser considerada pela equipe. "Saindo nas posições onde estamos, vamos ter de pensar bem na estratégia. Mas, em tese, dá sim para tentar somente um pit stop", comentou Bruno, que partirá imediatamente à frente do companheiro Pastor Maldonado.

Nos últimos segundos do Q2, Maldonado acertou o "Muro dos Campeões", exatamente o mesmo ponto onde Bruno bateu forte na véspera em sua segunda tentativa de volta rápida com os pneus supermacios. Com o DRS funcionando precariamente no início dos treinos livres na sexta-feira e sem fazer uma única volta limpa com os pneus mais rápidos no primeiro dia, Bruno foi obrigado a adiar a avaliação dos compostos. "Tive de aprender tudo hoje", resumiu. Apesar de tudo, Bruno acredita que o domingo poderá ser melhor. "Amanhã o carro estará rápido, como vimos pela simulação de corrida do Maldonado." 

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: WilliamsF1 / MF2

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Bruno Senna vê Williams "na beirada dos 10" em Montreal

 
Batida no "muro dos campeões" não quebra expectativa positiva no GP do Canadá 

SÃO PAULO - Mesmo obrigado a assistir dos boxes aos 30 minutos finais da segunda sessão de treinos livres, depois de bater forte no "muro dos campeões" na última curva do circuito Gilles Gilleneuve, Bruno Senna manteve o discurso otimista em relação às chances da Williams nas tomadas classificatórias do GP do Canadá. "Pelo que vimos hoje, acho que estamos na beirada dos Top 10. Vamos ver, ainda precisamos analisar direitinho as relações de marcha, checar o que podemos melhorar, mas estamos próximos de nossos adversários", afirmou.

Bruno perdeu o controle do carro quando fazia sua segunda tentativa de volta rápida com os pneus supermacios. Na primeira, após baixar seus tempos nas duas primeiras parciais, acabou preso no tráfego na parte final. "Acho que exagerei um pouco. Os danos foram grandes, mas não preocupam. Os mecânicos vão colocar o carro em condições para os treinos do sábado sem maiores problemas", garantiu o piloto, que deixou o cockpit sozinho e sem sofrer nenhum arranhão.

O acidente completou um dia que já começara atribulado para Bruno. Pela manhã, o DRS - sistema de asas traseiras móveis - de seu carro não funcionou e complicou ainda mais a readaptação ao traçado onde não andou no ano passado e que em 2010 conheceu a bordo da frágil HRT. "Como o DRS estava praticamente inoperante, andei com bastante combustível por toda a manhã, já que não fazia sentido tirar o combustível se o carro não estava bem balanceado", justificou Bruno, que terminou em 21º pela manhã e em 17º à tarde, quando estabeleceu sua melhor volta em 1min17s022.

Bruno elogiou a evolução doWilliams FW34-Renault depois do intervalo. "O carro ficou bem mais competitivo. O problema é que não consegui encaixar uma volta limpa por causa do tráfego. Mesmo assim, deu para sentir que de ritmo eu estava muito próximo do Pastor Maldonado." Bruno observou que as diferenças no cronômetro entre os compostos macios e supermacios não são tão significativas, mas os pneus influenciam no acerto dos carros. "Com os supermacios há um ganho de aderência na traseira", comparou.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Williams F1/MF2

Video: Bruno Senna Relishes Canada Challenge




Vídeo: Youtube - FiveeNilF1