Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 21 de abril de 2012

Bruno Senna larga em 15º e prevê "dureza" no Bahrein

Desafio será fazer com que os pneus durem o máximo possível", diz piloto da Williams

SÃO PAULO - Em sessão classificatória novamente marcada pelo equilíbrio que vem caracterizando a temporada, Bruno Senna ficou com o 15º lugar no grid do Grande Prêmio do Bahrein, quarta etapa da Fórmula 1 em 2012 e que viu o bicampeão Sebastian Vettel (Red Bull) conquistar sua primeira pole do ano. Bruno abrirá a 8ª fila, logo atrás da Ferrari de Felipe Massa, e já sabe o espera neste domingo no circuito de Sakhir, onde a areia do deserto, o vento e o asfalto abrasivo são outros grandes complicadores. "Será uma corrida dura", prevê.

Bruno sairá à frente do companheiro Pastor Maldonado, que nem participou da segunda parte do qualifying por causa de um problema no KERS e ainda terá de partir cinco posições além do 17º que obteve no Q1 como punição por ter trocado a caixa de câmbio. "Fiz o possível para entrar na última parte do treino. Gostei do equilíbrio do carro, mas os tempos estão incrivelmente apertados aqui que qualquer pequena diferença faz toda a diferença em termos de posições", lembrou.

A pista barenita foi o palco da estreia de Bruno na Fórmula 1 pela pequena HRT em 2010. No ano passado, ainda como piloto reserva da Lotus Renault GP, não participou da prova. Desta vez, voltou a pagar o preço de ficar de fora da primeira sessão de treinos livres na sexta-feira. Como acontecerá ainda ao longo do campeonato, com exceção dos circuitos de rua, o finlandês Valtteri Bottas, reserva da equipe, andou com o carro número 19 pela manhã. Um problema elétrico na segunda parte atrasou seu início de atividades e Bruno terminou a sexta-feira como o piloto com menor número de voltas. Ao todo, teve pouco mais de 40 minutos para se readaptar ao traçado, deixar o carro mais próximo do seu gosto e trabalhar no acerto. Por isso, usou o terceiro treino livre, na manhã deste sábado, para continuar fazendo experiências tanto para a sessão classificatória quanto para a corrida. Compensar o menor tempo de pista num campeonato mais apertado que os anteriores tem sido o grande desafio de Bruno neste início de calendário.

Bruno conta com uma boa estratégia de corrida para tentar chegar à zona de pontos pela terceira vez seguida. "Não será fácil partir de onde estou e com carros muito iguais à minha frente. Como sempre, temos de procurar um compromisso de acerto que faça os pneus durarem o máximo possível. Espero que a gente faça as escolhas certas", concluiu.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos


Foto: Williams F1/MF2

Video: Bruno Senna after Friday practice in Bahrain



Video: Youtube - WilliamsF1TV

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Goodyear e Instituto Ayrton Senna.

Como acelerar a educação no Brasil? Parceria Goodyear e Instituto Ayrton Senna. Ta rolando um concurso: O concurso é do Instituto Ayrton Senna em parceria com a Goodyear, os ganhadores vão visitar o Instituto e tirar fotos com a McLaren do próprio Ayrton. É só curtir a fan page da Goodyear e responder "Como acelerar a Educação no Brasil?". As 2 respostas mais criativas ganharão prêmios e a visita ao Instituto Ayrton Senna e as 8 demais, ganham outros prêmios. http://www.facebook.com/goodyearbr/app_201742856511228

Bruno Senna e MRV: a nova parceria da F1

Bahrain Grand Prix 2012

domingo, 15 de abril de 2012

Bruno Senna, 7º no GP da China: "Foi muito divertido!"

Brasileiro volta a pontuar e sobe para 9º na classificação de pilotos

SÃO PAULO - Com uma corrida bem-planejada, agressiva no início e cautelosa no final em função do desgaste dos pneus, Bruno Senna voltou a pontuar ao conquistar um excelente 7º lugar no GP da China, encerrado com a inédita vitória do alemão Nico Rosberg (Mercedes). Com mais seis pontos, o piloto da Williams chegou aos 14 e subiu para 9º na classificação de pilotos. "Foi muito divertido. Não tive praticamente um momento de tranquilidade, com gente à frente e atrás, mas foi legal pra caramba, apenas um pouco no limite em termos de estratégia", disse.

Bruno saiu em 14º e completou a primeira volta em 12º, depois de superar uma Toro Rosso e a Lotus de Kimi Räikkönen na curva 1. A partir daí, com um jogo zero de pneus médios, passou a imprimir o ritmo forte que já antecipara na véspera, ao relativizar o resultado um pouco abaixo do esperado na sessão classificatória. "Sabíamos que a corrida seria melhor que o qualifying, porque outras equipes têm o DRS mais efetivo que o nosso e isso se manifestou na tomada de tempos", lembrou Bruno, que passou grande parte da corrida no pelotão que brigava pelo segundo lugar.

A partir da primeira troca de pneus, no entanto, as dificuldades aumentaram. "Coloquei os pneus macios e eles acabaram rapidamente. No segundo pit stop, voltamos para os médios e fiquei preocupado porque não sabia se eles resistiriam até o final. E, de fato, eles foram acabando, a ponto determinar a corrida quase no bagaço. E mesmo assim porque na parte final procurei pilotar da forma mais conservadora possível para não acelerar o consumo. O que me ajudou um pouco foi a briga do pessoal que vinha a seguir, principalmente o Maldonado e o Alonso", comentou.

Depois da primeira corrida dentro de um panorama de maior normalidade - o circuito da Austrália é montado dentro das avenidas de um parque e o da Malásia foi castigado pelo tempo chuvoso -, Bruno disse que a Williams está confirmando a expectativa de crescimento nesta temporada. "Foi uma corrida mais normal, mas o equilíbrio do nosso carro não era o ideal. Levar os dois carros à zona de pontos foi animador. Agora, temos de continuar procurando sempre chegar entre os 10, uma das metas traçadas pela equipe", observou, satisfeito com o próprio desempenho. "Estou ganhando muita bagagem, aprendendo e em divertindo bastante."

Sobre a próxima etapa, já no final de semana no Bahrein, pista onde estreou na Fórmula 1 pela minúscula HRT em 2010 e não correu no ano passado, Bruno acredita que a Williams encontrará as mesmas dificuldades de Xangai. "É outro traçado com retas longas, onde o DRS terá peso considerável nos treinos de classificação e, portanto, nas posições de largada. E deverá ter também a influência das temperaturas mais altas, ao contrário daqui na China."

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Williams F1/MF2

Bruno Senna conquista 7ª posição no GP da China

Em corrida vencida por Nico Rosberg, brasileiro se destaca por fazer a estratégia ousada de pit stops funcionar e soma 14 pontos no Mundial de Pilotos.

Bruno Senna teve ótima performance no GP da China. Partindo da 14ª posição com pneus médios, ele foi agressivo na largada e ganhou duas posições. Na manobra, Bruno tocou a traseira de Felipe Massa, danificando minimamente sua asa dianteira, o que, felizmente, parece não ter afetado o desempenho de seu FW34 Renault.

Senna foi combativo quando precisou ser, inclusive, realizando uma bela ultrapassagem sobre o campeão mundial de 2007, o finlandês Kimi Raikkonen, na parte final da corrida.

Além disso, Bruno fez funcionar a ousada estratégia de pit stops de seu engenheiro Tom e da equipe Williams F1. Após um curto segundo trecho com pneus macios, o brasileiro fez um longo stint final com os pneus médios. Bruno demonstrou muita maturidade para controlar o desgaste dos pneus de forma primorosa e muita consistência nos seus tempos de volta.

Na parte final da corrida, Senna conseguiu conter o ímpeto de seu companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado, do campeão Fernando Alonso e dos carros da Sauber, todos com pneus mais novos, completando o GP da China em uma excelente 7ª colocação.

Com o resultado, Bruno soma 14 pontos e ocupa a 9ª colocação no Mundial de Pilotos.

Pastor Maldonado completou a corrida na 8ª posição, demonstrando a força da equipe Williams F1 que ocupa a 7ª colocação no Mundial de Construtores, com 18 pontos.

A classificação do Mundial de Pilotos:

A classificação do Mundial de Construtores: