Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 10 de maio de 2008

Bruno lutou arduamente para recuperar se.

Senna's woes were soon to be compounded when he was squeezed by cars on either side of him on the approach to Turn 1, damaging his front wing. Although he battled hard, he would eventually finish 15th after being forced to make two pit stops due to the pit window not opening until the sixth lap.





Toque na largada do GP da Turquia prejudica Bruno Senna.



Brasileiro termina em 15º na primeira prova e cai para 4º no campeonato

SÃO PAULO – Durou poucos metros a expectativa de Bruno Senna assumir a liderança isolada da Fórmula GP2 no GP da Turquia. Envolvido em toque logo na largada da prova de abertura do fim de semana em Istambul Park, o piloto da iSport amargou muito mais que a parada nos boxes para checar a extensão dos danos. O tempo perdido neste sábado custou ao brasileiro apenas a 15ª colocação na terceira etapa, resultado que o remeteu da ponta para a quarta posição do campeonato. O italiano Giorgio Pantano partiu na pole, venceu de ponta a ponta e agora comanda a classificação de pilotos.

O drama de Bruno Senna começou quando as luzes vermelhas se apagaram. “O Adam Carroll, que partiria em terceiro e imediatamente à minha frente, ficou imóvel e me atrasou. Quando consegui tirar o carro de trás dele, o Yelmer Buurman veio e acertou minha asa dianteira”, explicou. Com uma parte da peça presa debaixo do assoalho, a operação de substituição demorou ainda mais que o habitual, aumentando o prejuízo.

Além do toque, Bruno Senna foi vítima do novo regulamento da Fórmula GP2, que passou a determinar que o pit stop obrigatório para troca de dois pneus só deve ser realizado após a sexta volta. “Com isso, não pude aproveitar a parada e precisei voltar novamente aos boxes pouco depois”, lamentou. Depois de colocar os dois pneus, Bruno ainda tentou conquistar o ponto extra pela melhor volta, mas Buurman entrou novamente em seu caminho. “Ele estava lento e meu ritmo caiu”, observou. Com a estratégia de parar na parte final, o austríaco Andreas Zuber estabeleceu a volta mais rápida.

A corrida de complemento da Fórmula GP2 na Turquia será realizada amanhã, às 5h30 (Brasília). Com o 8º lugar e beneficiado pelo sistema de grid invertido dos oito primeiros da véspera, o irlandês Carroll largará na frente, ao lado do espanhol Javier Villa. Pantano partirá em 8º, na companhia do francês Romain Grosjean, o segundo da prova de hoje.

O resultado da prova:

1 - Giorgio Pantano (Itália), Racing Engineering, 34 voltas em 56min51s163
2 – Romain Grosjean (França), ART GP, a 1s792
3 – Andreas Zuber (Áustria), Piquet Sports, a 2s252
4 – Karun Chandok (Índia), iSport, a 11s321
5 – Vitaly Petrov (Rússia), Campos Team, a 12s474
6 – Sébastien Buemi (Suíça), Arden, a 13s773
7 – Javier Villa (Espanha), Racing Engineering, a 14s894
8 – Adam Carroll (Irlanda), FMS, a 16s675
9 – Mike Conway (Inglaterra), Tident, a 17s743
10 – Adrian Vallés (Espanha), BCN, a 19s012
15 – Bruno Senna (Brasil), iSport, a 23s765

A Nova classificação do campeonato:
1, Giorgio Pantano, 21;
2, Andreas Zuber, 13;
3, Romain Grosjean, 12;
4, Bruno Senna e Álvaro Parente, 11;
6, Sébastien Buemi, 10;
7, Kamui Kobayashi, 8;
8, Vitaly Petrov, 7;
9, Karun Chandok, 4;
10, Javier Villa, 3;
11, Yelmer Buurman, Davide Valsecchi e Pastor Maldonado, 2;
14, Adam Carroll, 1.


Imprensa Bruno Senna

sexta-feira, 9 de maio de 2008

FOTOS DESTA SEXTA FEIRA 09/05 EM STANBUL











BRUNO LARGA EM 5ª NO GP DA TURQUIA


Sem conseguir completar uma única volta perfeita com os dois jogos de pneus novos, Bruno Senna conquistou o 5º lugar no grid da terceira etapa da Fórmula GP2. A prova de abertura da rodada dupla do Grande Prêmio da Turquia será disputada neste sábado, a partir das 10 horas (Brasília), na distância de 34 voltas. O italiano Giorgio Pantano largará na pole, ao lado do austríaco Andreas Zuber.Pantano ocupa a terceira colocação com nove pontos, dois atrás de Bruno Senna e do português Álvaro Parente, que dividem a liderança com 11. O brasileiro, no entanto, se deu bem melhor na sessão classificatória de 30 minutos na veloz pista de Istambul Park, marcada pela forte batida de Davide Valsecchi contra a barreira de pneus. Apesar do susto, o piloto da Durango largará em 9º. Vencedor da corrida inaugural do campeonato em Barcelona, Parente partirá apenas em 21º.“Foi um pouco frustrante, porque peguei tráfego e perdi cinco décimos em minha volta mais rápida, o que me deixaria bem à frente. Mas o carro melhorou bastante dos treinos livres da manhã para o qualifying, quando ficou fantástico com o acerto que escolhemos. Acho que estaremos muito bem na corrida”, comentou Bruno Senna. Se Pantano surge como principal adversário na prova mais longa, Parente sofreu grande prejuízo. “Ele rodou no qualy e ficou lá para trás. Mas o importante é fazer minha parte”, lembrou.Os outros brasileiros sairão das últimas filas. Diego Nunes ficou em 20º e Alberto Valério terminou em 23º. Os tempos em Istambul:

1) Giorgio Pantano, Racing Engineering, 1min32s659
2) Andreas Zuber, Piquet Sports , 1min32s913
3) Adam Carroll, FMSI, 1min33s141
4) Romain Grosjean, ART Grand Prix, 1min33s248
5) Bruno Senna, iSport,1min33s449
6) Pastor Maldonado, Piquet Sports, 1min33s451
7) Karun Chandok, iSport, 1min33s703
8) Javier Villa, Racing Engeneering, 1min33s703
9) Davide Valsecchi, Durango, 1min33s841
10) Vitaly Petrov, Campos Team,1min33s896
11) Gerome D’Ambrosio, DAMS, 1min33s948
12) Ben Hanley, Campos Team, 1min33s957
13) Andrian Valles, BCN Competicion, 1min34s006
14) Andy Soucek, Super Nova Racing, 1min34s064
15) Mike Conway, Trident Racing, 1min34s170
16) Sebastien Buemi, Trust Team Arden, 1min34s173
17) Yelmer Buurman – Trust Team Arden, 1min34s186
18) Luca Filippi, Art Grand Prix, 1min34s36
19) Ho-Pin Tung, Trident Racing, 1min34s506
20) Diego Nunes, DPR, 1min34s617
21) Alvaro Parente, Super Nova Racing, 1min34s620
22) Kamui Kobayashi, DAMS, 1min34s667
23) Alberto Valério, Durango, 1min34s678
24)Roldan Rodrigues, FMSI, 1min34s698
25)Milos Pavlovic, BCN Competicion, 1min35s620
26) G. Ricci, DPR, 1min35s878
Imprensa Bruno Senna

Bruno Senna encara frio na Turquia, mas está confiante.

" Istambul é uma das minhas favoritas pistas, exige muito do piloto.
Existe realmente tudo, rápidas e estreitas curvas. Um circuito difícil e com interessantes ultrapassagens"


- A pista continua igualzinha, mas as condições de aderência estão muito diferentes. Estava gelado quando fiz o reconhecimento do traçado de scooter - diz o piloto. Durante um encontro entre o diretor da prova e pilotos ficou em pauta o mau comportamento de alguns destes no GP da Espanha, em Barcelona, em que Romain Grosjean foi punido por ter espremido Kamui Kobayashi. - Quem se sentir prejudicado poderá procurar o diretor de prova. Ele assistirá ao VT e checará a procedência da reclamação. Se concordar, avisou que não deixará passar em branco - diz o brasileiro.
Como se não bastasse o frio, a chuva poderá dar o ar da graça na sexta-feira em Istambul. - Essa, pelo menos, é a previsão, mas torço para que esteja errada - espera o piloto, que saiu da Turquia com um ponto em 2007. A etapa no ano passado, de qualquer forma, foi boa para a iSport, equipe inglesa de Bruno, que venceu uma das provas com o alemão Timo Glock, campeão da temporada. - O equilíbrio de Barcelona já era esperado, porque todas as equipes testaram lá antes do início do campeonato. A tendência é que daqui para frente a iSport comece a mostrar sua força - completa Bruno Senna.
Ao invés do calor de 37 graus do ano passado, um frio incômodo de 16. Foi sob essa temperatura baixa que Bruno Senna percorreu nesta quinta-feira o circuito de Istambul, às vésperas dos treinos classificatórios que definirão o grid da terceira etapa da Fórmula GP2, na abertura da rodada dupla do Grande Prêmio da Turquia.

"Istanbul tem uma grande variedade de curvas"

A GP2 está já na Turquia para a segunda etapa da temporada onde serão utilizadas as misturas dura e média dos pneus Bridgestone Potenza que enfrentarão a tremenda curva número oito bem como as restantes do difícil traçado de 5340 metros desenhado por Hermann Tilke no Grande Prémio da Turquia 2008, a realizar neste fim-de-semana. O Circuito de Istambul tem sido o palco da prova turca desde que foi inaugurado em 2005. A primeira prova da temporada corrida em sentido inverso ao dos ponteiros do relógio engloba como uma misto de quase todos os tipos de curvas que se podem encontrar num traçado

Apenas uma pequena porção da pista é plana, sendo o restante a subidas e descidas, num verdadeiro carrossel. No entanto, a curva número oito é uma das poucas planas do circuito, mas representa o maior desafio ao longo de uma volta, por ter três vértices nesta curva para a esquerda, ela inicia-se com uma entrada a descer e continua a girar para a esquerda, criando uma das maiores forças-G do ano, colocando os pneus, carros e pilotos sob uma tremenda carga. A combinação final de curvas, antes de se entrar na recta da meta, também dará muito que pensar aos pilotos. A sucessão esquerda-direita-esquerda das curvas 12 a 14 é a mais lenta de todo o circuito e surge no final de uma recta a fundo. Esta combinação é o terreno ideal para causar granulamento nos pneus, pelo que as equipas e pilotos terão de levar isto em consideração para minimizarem a situação. Altas velocidades, fortes travagens e elevadas temperaturas constituem argumentos que representam enormes dificuldades para os pneus na Turquia, pelo que verificar o desgaste e a degradação será essencial para as equipas. O Grande Prémio da Turquia terá lugar mais cedo este ano do que no passado, pelo que tudo leva a crer que deixará de ser uma das corridas mais quentes da temporada, já que as últimas edições foram corridas no pino do Verão.




Hirohide Hamashima– Responsável da Bridgestone Motorsport para o Desenvolvimento de Pneus, declarou: “Istambul tem uma grande variedade de tipos de curvas e é um traçado muito difícil em termos de afinação do carro e de maximização do potencial dos pneus. Também temos aí uma das mais elevadas forças-G de toda a temporada, por isso levamos os pneus mais duros da nossa gama para a corrida. No passado temos visto temperaturas elevadíssimas na Turquia, mas realizando-se a corrida no início de Maio, isso implicará temperaturas mais baixas. No ano passado alguns pilotos tiveram problemas com o desgaste dos pneus, por isso fizemos algumas alterações na construção do pneu para minimizar as hipóteses de isso poder voltar a suceder. Mas o circuito não é apenas exigente para os pneus, pois também os pilotos sentem dificuldades por ser o primeiro traçado da época corrido no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, em oposição ao que sucede na maioria das pistas do Mundial. ”Estatísticas e números

Alguns dos novos circuitos no calendário da GP2 fornecem menos oportunidade de ultrapassar, mas a Turquia é uma exceção na medida em que oferece oportunidades em um turno, curva 11 e curva 12. Vai ser muito interessante para ver com que rapidez os novos pilotos da GP2 pilotarão. "

Transmissão da GP2 Turquia.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

VIDEO BRUNO SENNA GP DA ESPANHA 2008 - PODIO

Video que fiz ao Bruno Senna, homenagem a mais um podio e rumo ao campeonato de 2008.
Acredito em você Brunão!
Valeuuuuuuuuuu!!!!!
É nóissssssssssss!
Vamos a Stambul.

terça-feira, 6 de maio de 2008

EQUIPES - CALENDÁRIO - CIRCUITO

EQUIPES
CALENDÁRIO DE 2008

CIRCUITOS








































WHAT´S GP2 SERIES?


GP2 has been hailed as a competitive training ground for Formula One with drivers using identical Renault engines and Dallara chassis for eleven different rounds throughout the season. Each one will have a semi auto gearbox and carbon discs at their disposal and like Formula One in 2008, there is no traction control to speak of. Power steering is also nonexistent and as such victories come down to the individual talents of the driver. GP2 cars are also equipped with V8 engines and Bridgestone rubber, like F1, however the tyres they race with are slicks, not grooved. Each car has a power output of 590bhp, the highest there is in a European monotype formula and unlike F1, development is not fixed with technology advancing each season including a new aerodynamic and mechanical upgrade for 2008 that is aimed at improving both safety for the drivers and effectiveness of the car.
Technical specifications of de GP2 /2008
Engine:
Structure: V8
Cylinder:
4 litres
Power: 590cv
Throttle: 'Fly by wire'
Gearbox:
- 6 speed semi-automatic-
F1 style paddle shift gear selection
Tyres:
Slick Bridgestone Potenza
- Chassis:
- Dallara carbon fibre monocoque
- 585kg with driver, built to FIA standards
- Ground effect- Carbon brake discs
Technical Specifications of the Brigestone Potenze

Fronts: 265/55R13
Rears: 325/45R13
Dimensions:
Dry fronts 655mm diameter, 335mm width
Dry rears 654mm diameter, 377mm width
Wet fronts 661mm diameter, 342mm width
Wet fronts 660mm diameter, 376mm width
THE BRIDGESTONE AND THE GP2 SERIES
The third evolution for 2008, 09 and 10, the GP2/08, passed FIA safety tests back in October 07 and in doing so became the only other car to match the extreme safety standards enforced in Formula One. The new car also benefits from some of the recent aerodynamic developments seen in F1 and the overall ground effect has also been increased in an effort to help promote overtaking.
2007 F1 FIA safety standards:
- Survival cell side push tests
- Survival cell fuel tank floor push test
- Survival cell side panel penetration test
- Front roll hoop push test
- Rear roll hoop push test
- Front impact structure side push test

- Rear impact structure side push test
- Front 2007 F1 impact test
- Side 2007 F1 impact test
- Rear 2007 F1 impact test
- Steering column impact test
Bridgestone has been the sole tyre supplier to the GP2 series since its inception in 2005 and has helped to produce some very thrilling racing action over the past three seasons. Renault, Dallara and Bridgestone make up the three official partners of the official Formula One feeder series, and all three work side by side in order to help the overall package grow and prosper, strengthening more and more with each passing year. The Dallara Mecachrome Bridgestone package has actually benefited from 3 major evolutions during their time together and the third chassis, introduced for the 2008 championship season and christened the 'GP2/08' is made up of the latest and most modern technical developments found in Motorsport and is therefore the closest championship contender to those used in the pinnacle of Motorsports, Formula One. This means that by being the sole supplier to both Formula One and the GP2 series, Bridgestone is heavily involved and committed to, the two biggest single-seater championships in the world and their production of Potenza slick tyres for the GP2 series has been transferred to the Bridgestone Europe Technical Centre in Rome.
As well as their dedication to supplying the best rubber possible, Bridgestone is also dedicated to promoting up and coming young talents in the world of Motorsport. GP2 was created with the long term aim of advancing these talents into the world of Formula One and Lewis Hamilton, Nico Rosberg and Timo Glock, the three champions created to date, are proof that this aim is being fulfilled.
While fans worldwide are glued to their seats, both at the track and in their lounge rooms when a Formula One race is in action, they have soon come to realize that the GP2 series has also delivered a stunning spectacle, right from the debut race and it shows no sign of slowing down, either now, or in the future!
Cost control
The GP2 series was also created to be the formula with the best ratio in comparison to overall competitiveness and cost. All teams have the same access to parts that were specifically designed to be cheap and most teams take advantage of this, such as the engine being used for several races. The series organizers also provide a joint hospitality service for all the professionals and the media, meaning that the teams themselves do not have the need to invest unnecessary facilities, as many do in Formula One, and therefore they can put all their focus into the sport.

Matéria com Bruno Senna

Na revista GP.Week










Mudança da posição dos retrovisores..." cometemos um erro"

Os organizadores da Fórmula GP2 planejam trocar a posição dos espelhos retrovisores dos carros da categoria.

A posição atual vem gerando muitas reclamações entre os pilotos. A dupla da Piquet Sports, Andreas Zuber e Pastor Maldonado (foto), disse que a culpa dos toques entre os dois na segunda corrida de Barcelona foi por causa posição deles. "O espelho provoca um ponto cego, onde não se vê se tem alguém do lado ou atrás", explicou Maldonado.

Durante os testes de fevereiro em Paul Ricard, o italiano Luca Filippi (ART) já havia alertado a categoria sobre os riscos que os pilotos poderiam ter na pista. Para enxergar alguma coisa, o piloto precisa virar completamente a cabeça, perdendo a visão dianteira da pista.

Didier Perrin, diretor técnico da Fórmula GP2, confirmou esta semana à revista virtual 'GPweek' que a posição dos espelhos será mudada antes do treino livre para as provas de Mônaco, que acontece dentro de três semanas. "Nós cometemos um erro", disse Perrin. "Consideramos que se os espelhos colocados naquela posição são bons para a Fórmula 1, eles seriam bons para a GP2... Apenas esquecemos uma coisa: quase não existe ultrapassagem na pista na F-1!".
BEM LEMBRADO!!!!!!!!!!!