Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Endurance: pole garante vitória de Bruno Senna em Fuji


Sob forte chuva, carros completam apenas 16 voltas atrás do safety car


SÃO PAULO - A pole conquistada no sábado foi decisiva para a vitória que Bruno Senna conquistou neste domingo nas 6 Horas de Fuji, a sua terceira pela equipe oficial da Aston Martin no Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. Em sua única aparição na categoria GTE Am, ao lado dos dinamarqueses Kristian Poulsen e Christoffer Nygaard, Bruno acabou beneficiado pelo mau tempo que castigou a região durante toda a prova, iniciada e encerrada depois de duas longas paralisações, sempre com os carros atrás do safety car. Como foram completadas apenas 16 voltas, muito abaixo do limite mínimo estabelecido pelo regulamento, os pontos foram concedidos pela metade.

A participação de Bruno foi fundamental para o sucesso da marca britânica e coroou a estratégia do chefe de equipe John Gaw. Ele pediu ao brasileiro para ajudar os dinamarqueses na luta pelo título da categoria, e o resultado não poderia ser mais positivo. Apesar da força demonstrada pela Porsche nos ensaios livres, Bruno brilhou com uma volta perfeita no qualifying e colocou o Vantage numa posição no grid que garantiria a vitória neste domingo.

"A pole salvou a pátria!", comemorou Bruno, que apoiou a decisão da direção de prova de suspender definitivamente a corrida depois de duas paralisações e intervenções do carro de segurança por aproximadamente 25 minutos cada. "A chuva mudava de intensidade o tempo todo. Não dava para ver nada. Acho que parar a prova foi acertada, porque as condições de segurança estavam muito precárias. Sinto apenas pelos fãs, que vieram em grande número e ficaram o tempo todo aguardando pela melhoria do tempo e reinício da corrida", comentou.

Apesar da alegria por mais um resultado positivo em seu ano de estreia na série de longa duração da FIA - ganhou na abertura do calendário em Silverstone e em Austin, ambas pela GTE Pro, além de somar quatro poles no geral -, Bruno disse que a festa no pódio foi moderada por causa da recente morte do piloto britânico Sean Edwards, em acidente na última semana na Austrália. "Nem estouramos o champanhe em respeito à sua memória", explicou.

A vitória na classificação geral foi do protótipo LMP1 Toyota TS030 do trio Alexander Wurz-Nicolas Lapierre-Kazuki Nakajima, a primeira da casa japonesa na temporada.


Márcio Fonseca MF2

Bruno Senna fala da vitória nas 6 Horas de Fuji