Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 23 de agosto de 2008

Pane seca derruba Bruno Senna no GP da Europa





Líderes do campeonato ficam sem gasolina na última volta em Valência

SÃO PAULO – Um final surpreendente marcou a abertura da rodada dupla do Grande Prêmio da Europa de Fórmula GP2 neste sábado no novo circuito urbano de Valência (Espanha). Destaques da prova até então, o pole Giorgio Pantano, cuja liderança só havia sido brevemente interrompida durante a obrigatória para troca de pneus, e Bruno Senna, quinto na corrida depois de sair em 8º, ficaram sem combustível na última volta. O líder do campeonato sequer cruzou a linha de chegada, enquanto o vice Bruno se arrastou até receber a bandeirada em 9º. O russo Vitaly Petrov herdou uma vitória que jamais pareceu ao seu alcance e subiu ao pódio ao lado do venezuelano Pastor Madonado e do francês Romain Grosjean.Bruno, no entanto, analisou o resultado com tranqüilidade. “Por um lado, foi ruim porque não consegui aproveitar um problema com o Pantano; por outro, foi bom, já que em condições normais ele ampliaria a vantagem na classificação em mais quatro pontos. Na verdade, acho que só dá para lamentar a perda da 8ª posição por muito pouco. Com o sistema de grid invertido da categoria, eu largaria na pole amanhã e teria uma enorme chance de grudar nele no campeonato”, comentou.Além de Bruno e Pantano, outros pilotos também foram vítimas da pane seca. “Saímos com 115 litros de gasolina, ou seja, com combustível até à boca. E o consumo costuma ser crítico na maioria dos circuitos. Sempre terminamos a corrida com o tanque quase vazio. O que complicou aqui é que a volta de saída dos boxes para alinhamento no grid é muito longa, muito maior que nas outras pistas”, justificou Bruno, que se manteve com os mesmos 58 pontos, nove atrás de Pantano.A confiança em um bom resultado na prova mais curta deste domingo não foi abalada pelo inesperado episódio da corrida inicial. Como Pantano partirá em 14º, com as chances comprometidas porque apenas os seis primeiros pontuam, Bruno acredita que será possível reduzir a desvantagem. “Hoje, por exemplo, ganhei três posições na primeira volta e depois preferi ficar na minha. O carro está bom. Com algumas pequenas mudanças no acerto, acho que vai dar para terminar bem”, concluiu.



O prova de complemento da rodada dupla começará às 5h30 (Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTv.



O resultado da 15ª etapa foi este:



1) Vitaly Petrov (Rússia), Campos Team, 34 voltas em 1h03min25s719



2) Pastor Maldonado (Venezuela), Piquet Sports, a 0s8



3) Romain Grosjean (França), Art Grand Prix,a 4s4



4) Lucas Di Grassi (Brasil), Campos Team, a 28s0



5) Jerome D'Ambrosio (Bégica), DAMS,a 28s7



6) Sébastien Buemi (Suiça), Arden, a 28s8



7) Andy Soucek (Espanha), Super Nova, a 36s9



8) Luca Filippi (Itália), Arden, a 46s3



9) Bruno Senna (Brasil), iSport, a 48s1



10) Diego Nunes (Brasil), DPR, a 56s9



A nova classificação: 1, Giorgio Pantano, 67 pontos; 2, Bruno Senna, 58; 3, Lucas di Grassi, 44; 4, Romain Grosjean, 42; 5, Sébastien Buemi, 37; 6, Pastor Maldonado, 35.



Márcio Fonseca

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Video: Entrevista de Bruno Senna ao site Virgula.

Bruno Senna larga em 8º no GP de Valência

Problema no acelerador e tráfego complicam treinos do vice-líder
SÃO PAULO – Depois de enfrentar problemas com o mau funcionamento do acelerador nos treinos livres, Bruno Senna reagiu na tomada classificatória e garantiu o 8º lugar no grid da abertura da rodada dupla do GP de Valência de Fórmula GP2. Pela manhã, o brasileiro perdeu 10 preciosos minutos dos 30 dos únicos ensaios na nova pista de rua da cidade espanhola, enquanto os mecânicos trabalhavam no carro. Mesmo com o pouco tempo para adaptação ao circuito comprometido pelas bandeiras amarela e vermelha, Bruno cresceu no qualifying e fechará a quarta fila na prova deste sábado, que terá o italiano Giorgio Pantano na pole.Com os dois pontos extras da volta mais rápida, Pantano ampliou a vantagem no campeonato sobre o vice-líder Bruno em mais dois pontos – 67 a 58. “Foi um dia complicado. O curso do acelerador não estava legal pela manhã e ficou difícil dirigir daquele jeito. À tarde, o acerto também não estava bom e ainda peguei tráfego com os dois jogos de pneus”, comentou.Bruno disse que o novíssimo circuito urbano da cidade espanhola ainda está muito sujo e que poderá provocar erros na corrida. “Está mais fácil de escapar aqui do que em Mônaco ou na Hungria, porque quem sair do traçado vai pagar caro. O safety car vai ter trabalho. Por isso, será importante fazer uma boa estratégia, talvez antecipando ao máximo a parada para troca obrigatória dos dois pneus, e aproveitar as oportunidades.”Os melhores no grid de Valência:


1) Giorgio Pantano (Itália), Racing Engineering, 1min45s640
2) Pastor Maldonado (Venezuela), Piquet Sports, a 0s071
3) Vitaly Petrov (Rússia), Campos Team, a
4) Romain Grosjean (França), ART Grand Prix, a 0s372
5) Andreas Zuber (Áustria), Piquet Sports, a 0s450
6) Jerome D'Ambrosio (Bélgica), DAMS, a
7) Sebastien Buemi (Suiça), Arden, a 0s732
8) Bruno Senna (Brasil), iSport, a 0s889
9) Mike Conway (Inglaterra),Trident, a 0s952
10) Luca Fillipi (Itália), Arden, a 0s963
11) Lucas Di Grassi (Brasil), Campos Team, a 0s967
20) Diego Nunes (Brasil), DPR, a 2s116
23) Alberto Valério (Brasil), Durango, a 2s539
24) Carlos Iaconelli (Brasil), BCN, a 2s609
Márcio Fonseca (MTb 14.457)

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

"GP2 vai passar dos 300 km/h em Valência", Avisa Bruno Senna


Com base nas simulações da equipe iSport, os carros da Fórmula GP2 superarão a barreira dos 300 km/h já nos treinos que abrirão nesta sexta-feira a programação da rodada dupla – 15ª e 16ª etapas – do Grande Prêmio da Europa. As provas serão realizadas no novíssimo circuito urbano espanhol de Valência, inaugurado há pouco menos de um mês por séries de monopostos e turismo. Os ensaios livres estão marcados para o período das 6h55 às 7h25 e a sessão classificatória que definirá o grid de sábado será disputada das 10h55 às 11h25, sempre pelo horário de Brasília. A exemplo da maioria dos colegas, Bruno Senna fez o reconhecimento do traçado com um Fórmula 3 no mês passado. O vice-líder ficou impressionado com as dimensões da pista, cujos 5.440 metros de comprimento compreendem avenidas amplas de até quatro pistas, cercadas de muros ameaçadores e diminutas áreas de escape. “Nossos estudos indicam que a velocidade máxima chegará aos 303 quilômetros”, destaca Bruno. “É um traçado tão rápido que vai exigir acerto muito mais próximo ao dos autódromos permanentes do que o de Mônaco, onde andamos com o máximo de pressão aerodinâmica”, completa. Bruno, que venceu uma de suas duas corridas em 2008 exatamente nas históricas ruas de Montecarlo, elogiou o desenho do circuito e a beleza da região em que foi montado. “A maior parte é muito larga e não faltarão oportunidades de ultrapassagem. Há apenas alguns pontos mais estreitos, como o que cruza a ponte. O problema é que as batidas serão potencialmente violentas, por causa das características de alta velocidade do traçado”, ressalva Bruno, que chegou à Espanha já como novo embaixador da rede de hotéis Hilton, que se junta ao Santander, Embratel, Carglass e Cavalera como seus patrocinadores. As diferenças entre Mônaco e Valência serão refletidas também nos pneus escolhidos pela Bridgestone, fornecedora oficial da categoria. Se em Montecarlo a opção foi pelos supermacios, em Valência os compostos serão de dureza média. “Esses são os pneus-padrão de praticamente todas as pistas, com exceção de Barcelona”, lembra Bruno. “Já sabemos bem como funcionam em nosso carro.” Restando apenas mais quatro etapas – Bélgica e Itália – depois de Valência, somente sete pontos separam Bruno dos 65 do líder Giorgio Pantano, da Racing Engineering. Por isso, a briga pela pole deverá ser ainda mais acirrada do que nunca, já que os dois pontos oferecidos ao autor da volta mais rápida do qualifying poderão reduzir ou ampliar o prejuízo do brasileiro. Além da rápida adaptação a circuitos desconhecidos, Bruno aposta também na força da iSport, atual campeã da Fórmula GP2 com o alemão Timo Glock, segundo colocado no recente GP da Hungria de Fórmula 1. “Tenho muita confiança na minha equipe. O material humano é tão bom que o Glock vive querendo levar o pessoal para reforçar a Toyota.”
Fonte: Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Bruno Senna é o novo embaixador dos Hotéis Hilton



Astro da Fórmula GP2 assinará coluna no site da Hilton Racing
A rede de hotéis Hilton anunciou nesta quinta-feira que Bruno Senna é o novo embaixador da marca. Atualmente ocupando a segunda colocação na Fórmula GP2, Bruno tem sido alvo de comentários que o colocam na Fórmula 1 em 2009. Entre as atribuições do cargo, o piloto brasileiro escreverá uma coluna exclusiva para o site HiltonRacing.com e participará de uma série de ações de marketing para os Hotéis Hilton.“Estou alegre em me juntar à Família Hilton e me sinto privilegiado por me associar a uma marca tão reconhecida. Não vejo a hora de trabalhar com eles nos próximos meses, simultaneamente a todo esforço que venho fazendo nas pistas”, afirmou Bruno, que neste fim de semana tentará assumir a liderança da Fórmula GP2 na rodada dupla do recém-inaugurado circuito urbano de Valência, na Espanha. “É fantástico saber que os Hotéis Hilton têm essa paixão pelo automobilismo. Espero compartilhar minhas experiências de corrida com os milhares de membros do HiltonRacing.com”, acrescentou.Robin Fenwick, diretor de patrocínios esportivos do Hilton, destacou: “Bruno Senna é exatamente o tipo de embaixador a que os Hotéis Hilton querem estar associados. Ele tem ambição, é charmoso, jovem e talentoso, todas as características que desejamos difundir como marca. Não tenho dúvida que Bruno será um excelente ativo para o programa Hilton Racing e que nos ajudará a buscar uma nova geração de clientes. Seu nome tem reconhecimento imediato no mundo automobilístico. Seu inegável talento e potencial o tornam uma atração real para atuais e novos membros. Vamos acompanhar de perto seu progresso no restante da temporada da Fórmula GP2, desejando a ele todo o sucesso nas próximas provas.”
Para maiores informações sobre Bruno Senna, consulte http://www.brunosenna.com.br/.

Informações adicionais sobre Hilton Racing, contate Nick Richardson pelo telefone 00-21-44-1-327856010 ou nrichardson@justmarketing.com

Fonte: Márcio Fonseca (MTb 14.457)