Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

domingo, 14 de junho de 2009

Bruno Senna abandona as 24 Horas de Le Mans

Dobradinha da Peugeot quebra cinco anos de domínio da Audi

SÃO PAULO – Uma decisão da equipe antecipou a participação de Bruno Senna nas 24 Horas de Le Mans, encerradas neste domingo com a vitória do trio da Peugeot formado pelo espanhol Marc Gene, o austríaco Alexander Wurz e o australiano David Brabham. No início da madrugada e pouco depois da metade da prova, em função de novo acidente envolvendo o monegasco Stéphane Ortelli, o dono da Oreca Racing determinou que o carro não saísse mais dos boxes para que as peças de reposição ficassem disponíveis para o outro protótipo da equipe. Liderado por Olivier Panis, o segundo Oreca-AIM terminou na 5ª colocação.

"Foi uma medida acertada, porque as chances do Panis eram bem maiores do que as nossas”, concordou Bruno, que também acabaria se envolvendo em acidente em sua segunda entrada na pista. "Botei uma roda na grama e o carro escapou do controle”, explicou. Com a segunda colocação da trinca francesa integrada poles Franck Montagny, Stéphane Sarrazin e Sébastien Bourdais, que comandaram as primeiras horas da corrida, a Peugeot comemorou não apenas a dobradinha, mas também o fim dos cinco anos de domínio da Audi. A marca alemã terminou em 3º com o novo R15 TDI conduzido pelo octacampeão Tom Kristensen e os companheiros Allan McNish e Rinaldo Capello, enquanto os três 908 oficiais de Peugeot – Nicolas Minassian, Pedro Lamy e Christian Klien fecharam em 6º - recebiam a bandeirada em fila indiana.

Campeão em 1998 e mais experiente do Oreca-AIM de número 10, Ortelli saiu da 15ª posição, mas bateu sozinho pouco antes de entregar o volante para o primeiro turno de Bruno. O brasileiro esperou por mais de 20 minutos para entrar na pista até que os mecânicos completassem os reparos e a troca do aerofólio traseiro. Caiu para 23º e, pouco mais de duas horas depois, cedeu o cockpit ao português Thiago Monteiro em 19º.

O abandono de Bruno veio na esteira de um choque entre Ortelli e uma Ferrari da classe GT2. Com a dianteira danificada e a perspectiva de mais um longo período de permanência nos boxes, o dirigente Hughes de Chaunac resolveu priorizar o carro de Panis e os parceiros Nicolas Lapierre e Soheil Ayari.

Para Bruno, que deveria assumir a direção logo em seguida, a experiência na mais tradicional prova de longa duração do automobilismo mundial foi proveitosa. "Foi legal conhecer outro tipo de competição, no qual tudo é muito diferente do que eu fiz até agora. Infelizmente, pagamos por erros que nos serviram de lição. Em corridas de resistência o importante é chegar ao final. No início, estávamos na frente do Panis. Essa posição poderia ser nossa”, comentou.

A 77ª edição da prova confirmou a superioridade dos protótipos movidos a diesel. O melhor resultado dos motores à gasolina foi o quarto lugar do Lola Aston Martin, que demonstrou regularidade e contou com os problemas de outros dois Audi R15 turbodiesel e do Peugeot de Minassian, Lamy e Klien.

Os 10 melhores colocados em Le Mans:

1 – Marc Gene/Alexander Wurz/David Brabham, Peugeot 908 Hdi FAP, 382 voltas
2 – Sébastien Bourdais/Stéphane Sarrazin/Franck Montagny, Peugeot 908 Hdi FAP, a uma volta
3 – Tom Kristensen/Allan McNish/Rinaldo Capello, Audi R15 TDI, a sete voltas
4 – Thomas Enge/Jan Charouz/Stephan Muck, Lola Aston Martin, a nove voltas
5 – Olivier Panis/Nicolas Lapierre/Soheil Ayari, Oreca-AIM, a 12 voltas
6 – Nicolas Minassian/Pedro Lamy/Christian Klien, Peugeot 908 Hdi FAP, a 13 voltas
7 – Andre Lotterer/Narain Karthikeyan/Charles Zwolsman, Audi R10 TDI, a 13 voltas
8 – Christophe Tinseau/João Barbosa/Bruce Jouanny, Pescarolo Judd, a 14 voltas
9 – Christian Albers/Christian Bakkerud/Giorgio Mondini, Audi R10 TDI, a 22 voltas
10 – Casper Elgaard/Kristian Poulsen/Emmanuel Collard, Porsche RS Spyder, a 25 voltas

Fonte: Márcio Fonseca

Dobradinha da Peugeot; Oreca # 11 termina em 5º

Confira os cinco primeiros colocados:

1) David BRABHAM/Alexander WURZ/Marc GENÉ
Peugeot Sport Total - Peugeot 908 #9

2) Stéphane SARRAZIN/Franck MONTAGNY/Sébastien BOURDAIS
Team Peugeot Total - Peugeot 908 #8

3) Tom KRISTENSEN/Dindo CAPELLO/Allan McNISH
Audi Sport Team Joest - Audi R15 #1

4) Stefan MÜCKE/Tomas ENGE/Jan CHAROUZ
Aston Martin Racing - Lola Aston Martin B09/60 #007

5) Olivier PANIS/Nicolas LAPIERRE/Soheil AYARI
Team Oreca-Matmut - Oreca 01 AIM #11

Oreca #10 abandona a prova

Infelizmente, o Oreca #10 foi obrigado a abandonar a prova, após novo acidente, desta vez com uma Ferrari da categoria "LMGT2". Ortelli conduziu o carro até o pit, Bruno Senna chegou a instalar-se no cockpit, mas a equipe francesa não liberou o retorno à pista.

Apesar da tristeza, fica o reconhecimento aos três pilotos Bruno Senna, Stéphane Ortelli e Tiago Monteiro e a todos os mecânicos pelo trabalho duro realizado.

O Oreca #11 ocupa uma ótima 5ª colocação, no momento sendo pilotado pelo francês Olivier Panis.

Bruno comentou a saída no Twitter:

"Ortelli levou um toque de outro carro e a equipe decidiu guardar as peças de reposição para o segundo carro da equipe e tivemos de desistir. É triste, porque poderíamos ter um resultado melhor nesta corrida, mas essas coisas fazem parte do automobilismo".