Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

quarta-feira, 22 de abril de 2009

"Oreca 01 AIM" faz sua estréia no circuito francês de Paul Ricard




Team Oreca Matmut apresenta carro com o qual Bruno Senna disputará as 24 horas de Le Mans.

A equipe Oreca promoveu a aguardada estréia do "Oreca 01 AIM" no circuito de Paul Ricard, nas mãos dos pilotos Olivier Panis e Nicolas Lapierre.

O Oreca 01 é o primeiro protótipo totalmente desenvolvido pela Oreca após esta ter comprado, no final de 2007, a equipa Courage Compétition de Yves Courage.

O primeiro protótipo da Oreca é diametralmente diferente do anterior modelo (baseado no Courage LC75 mas com uma aerodinâmica totalmente nova) mas as soluções apresentadas acabam por não fugir muito ao já utilizado em modelos de outras marcas.

Como é visível nas imagens, algumas das soluções aerodinamicas são muito próximas das usadas pela Acura e pela Porsche, mas também há aspectos que parecem ter sido retirados da Pescarolo e da Audi. O nariz, é muito semelhante ao Acura ARX-01 (LMP2) e as placas (não possuem perfis de asa) entre a cobertura das rodas da frente e o corpo central, são quase idênticas às do Porsche RS Spyder. Os flancos são também parecidos com os da Pescarolo e a cobertura dos faróis parecem ter com as do Audi R15, como o mesmo elemento no Oreca-Courage LC70 pareciam com os R10.

Na oportunidade, Mr. Hugues de Chaunac, o presidente da escuderia, mostrou-se orgulhoso do trabalho desenvolvido: "a emoção é grande, é uma pequena equipe que conseguiu produzir um excelente resultado final. Ninguém pode suspeitar da energia e do investimento que este modelo representa para ORECA. Os mínimos detalhes foram tratados e a diferença de desempenho em relação ao carro 2008 é enorme. Aguardo ansiosamente para vê-los disputando os 1000 km de Spa ".

Os pilotos Nicolas Lapierre e Olivier Panis teceram suas primeiras impressões sobre o bólido:

Nicolas Lapierre: "Ao volante, você pode sentir o progresso com a nova aerodinâmica, especialmente nas curvas de média velocidade. Fomos capazes de acumular quilometragem e visualizar o seu potencial. Agora estamos ansiosos para explorá-lo em corrida! ".

Olivier Panis: "O novo carro nos deu confiança imediata. A sensação era boa desde as primeiras voltas. O desempenho geral está melhor, com um ganho líquido de tração. Portanto, existe um grande potencial para ser explorado".

Os testes privados continuam até os 1000 km de Spa, onde os dois novos "Oreca 01" estarão presentes com as duplas Bruno Senna/ Sthépane Ortelli e Nicolas Lapierre/ Olivier Panis.

Fotos: ORECA - Julie Sueur



Imagens: ORECA TV

terça-feira, 21 de abril de 2009

Nome de Bruno Senna vem novamente à baila


Curiosamente, mesmo não estando na Fórmula 1, Bruno Senna acaba por ser dos pilotos mais falados paddock da disciplina. Desta feita, um pouco por toda a Europa, refere-se a possibilidade do jovem piloto brasileiro ingressar na Renault, Brawn GP ou Scuderia Toro Rosso, alegadamente substituindo Nelson Piquet Jr, Rubens Barrichello ou Sébastien Bourdais.

Dois jornais espanhóis, "Marca" e "AS", escrevem que apesar de Romain Grosjean ser o terceiro piloto da Renault, os seus responsáveis temem a falta de experiência do piloto. Tendo em conta que Senna realizou bons testes com a Honda, o seu nome foi falado juntamente com o do japonês Takuma Sato.

De acordo com a agência de notícias alemã "SID", Rubens Barrichello não está a conseguir fazer frente a Jenson Button, o que pode abrir o caminho para Bruno Senna. Por fim, Sébastien Bourdais, que tem tido uma época abaixo das expectativas poderá sair para dar o lugar a Senna.

A tudo isto se junta o facto do brasileiro ter recusado a proposta da Mercedes para correr no DTM, disputar o Campeonato Alemão de Turismos.

Fonte: Autosport

..........................................................................................................................................................................
Onde há fumaça, há fogo. Por enquanto tudo especulação.

Bruno Senna a espera de lugar na F1 em 2009



Apesar de estar arredado da Fórmula 1, o brasileiro Bruno Senna continua expectante de que poderá vir a ter um lugar na categoria, talvez até ainda em 2009.

Apesar de ter sido preterido por Ross Brawn em prol de Rubens Barrichello no inicio da temporada, Bruno Senna mantém a confiança num possível ingresso na F1 neste ano, esperando por aquilo que possa vir a suceder a pilotos cujo inicio de época tem estado abaixo das expectativas, como são os casos de Giancarlo Fisichella, Sébastien Bourdais, Kazuki Nakajima e até Nelson Piquet Jr.
"A Fórmula 1 é o objectivo", referiu o piloto brasileiro à agência SID, admitindo que Bernie Ecclestone lhe disse para não se comprometer com nenhuma outra categoria em 2009.
"O Bernie [Eccletone] disse-me que eu não me deveria comprometer a fundo (fora da f1)", acrescentou.
A verdade é que Bruno Senna rejeitou o contrato oferecido pela Mercedes para competir no DTM em 2009. Num comunicado emitido pela Mercedes, a marca refere que "as conversas com Bruno após o teste de Hockenheim duraram até à última noite [antes do anúncio dos pilotos oficiais da Mercedes no DTM]. Entretanto, ele decidiu manter-se completamente concentrado nas suas hipóteses na Fórmula 1 e a Mercedes, obviamente, aceitou isso", refere o comunicado.
Fonte: Autosport

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Diario AS - Bruno Senna espera fazer um cockpit na Renault

Potenzielle Nachfolger stehen Schlange
Nelson Piquet jr. wird in Bahrain einen neuen Diffusor haben. Laut spanischen Medien steht der Brasilianer bei Renault dennoch auf der Abschussliste.

von Kerstin Hasenbichler
Motorsport-Magazin.com - Krampfhaft arbeiteten die Renault-Mechaniker in Shanghai an dem Boliden von Fernando Alonso. Flavio Briatore ließ in seinem Privatjet neue Teile aus dem Renault-Werk in England nach China einfliegen. Allerdings reichte die Zeit nur für einen Diffusor. "Es tut mir Leid für Piquet, dass er keinen Diffusor haben kann", erklärte Briatore vor dem China-GP gegenüber der spanischen Presse.
Bis zum Bahrain-GP am Sonntag soll nun auch der R29 von Piquet aufgemotzt werden und einen Diffusor erhalten. Es bleibt zu hoffen, dass sich mit dem neuen Unterboden die Performance des Brasilianers verbessert. In China musste der Brasilianer heftige Kritik von Flavio Briatore einstecken. "Das war ein sehr, sehr schlechtes Rennen. Ich kann verstehen, wenn man sich einmal dreht, aber für ihn war das anscheinend ein Wettbewerb: je mehr Dreher, desto mehr Punkte. Er drehte sich einige Male, aber Punkte holte er keine", erklärte der Renault-Teamchef nach dem Rennen verärgert.
Gerüchten zufolge soll Piquet wegen seiner bisherigen Leistungen bei Renault bereits auf der Abschussliste stehen. Laut Diario AS sollen die Tage des Brasilianers bereits gezählt sein. Als potenzielle Nachfolger werden Takuma Sato, Alexander Wurz, Lucas di Grassi und Romain Grosjean gehandelt. Auch Bruno Senna macht sich Hoffnungen auf ein Cockpit bei Renault.