sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Bruno Senna: "A F1 era um assunto delicado em casa"
Começando precisamente por aí, o jovem brasileiro lembra os anos seguintes ao trágico fim-de-semana de Imola em 1994, altura em que decidiu parar de competir, num interregno do automobilismo que durou vários anos, e que o levou, inclusive, a abstrair-se dos vários mundiais de Fórmula 1.
"Naqueles primeiros anos, não seguia a Fórmula 1 de forma atenta. Era um assunto delicado lá em casa. Não queria que a minha mãe ou qualquer outra pessoa me encontrasse a ver corridas, mesmo que eu quisesse", refere o jovem de 25 anos, lembrando que a competição automóvel nunca esteve longe dos seus pensamentos.
"Na minha cabeça, eu nunca desisti da ideia [de competir]. À medida que o tempo passava eu queria muito mas não sabia como o fazer, ainda que aceitasse a ideia de que não iria correr profissionalmente. Só mudei de ideias quando a minha mãe me perguntou se eu estava feliz com a minha vida ou se queria fazer algo de diferente", relembra Bruno Senna, que então confessou o seu desejo de voltar a competir, passo decisivo na sua carreira.
A partir daí, Bruno Senna pôde contar com o apoio de Gerhard Berger, amigo da família e antigo companheiro de Ayrton na Fórmula 1, e que lhe permitiu o primeiro teste com um monolugar, em 2004. "Julgo que o Gerhard se apercebeu de que se fosse ao contrário - se o Ayrton fosse vivo e ele não, e se fosse o seu sobrinho [de Berger] - o Ayrton teria feito o mesmo", explicou Bruno Senna, que no ano seguinte estava a competir na Formula 3 Britânica, a conselho do austríaco, considerando mesmo que "foi o melhor conselho" que alguma vez lhe deu.
Bruno Senna terá agora a oportunidade de testar com a Honda, marca com fortes ligações à família Senna, devido ao seu passado em conjunto, com filosofias de "trabalho e de pensar semelhantes, bem como os valores", relembrando ainda que as conversações entre ambas as partes tiveram inicio ainda antes do GP do Mónaco deste ano.
Para o próximo ano, no entanto, ainda nada está decidido, com o piloto a referir que espera ser o segundo piloto com capacete amarelo na Fórmula 1, fazendo alusão ao de Lewis Hamilton, cujo capacete envidencia uma homenagem a Ayrton Senna: "Eu sei, o capacete do Lewis tem uma espécie de tributo ao Ayrton e o meu também. Será fantástico lutar contra pilotos como ele. É isso que me motiva. (...) Sinto cada vez mais o prazer de lutar contra os melhores pilotos e a F1 é o melhor lugar para isso", concluiu o vice-campeão de GP2 em 2008.
FIA altera data do GP Brasil em 2009 - Calendário para 2009 da F1
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
RENAULT CONFIRMA A DUPLA FERNANDO ALONSO E NELSINHO PIQUET F1
"Estamos felizes em confirmar Alonso e Nelson para a próxima temporada", declarou o chefão Flavio Briatore. "Isso dá para a equipe Renault uma dupla de pilotos muito interessante, com a mistura perfeita entre experiência e juventude", completou o dirigente.Um ano - "Alonso firmou acordo por mais duas temporadas (até o final de 2010) e isso demonstra a fé que ele tem na equipe", explicou Briatore. Durante 2008, Fernando Alonso teve seu nome ligado à várias equipes como Ferrari, BMW e Honda. O mais provável é que no final do ano que vem, o bicampeão volte a negociar sua permanência."Decidi continuar na Renault", declarou o bicampeão. "Como sempre disse nessa temporada, era minha primeira escolha. Estou muito feliz e confortável aqui. É uma equipe com uma mentalidade vencedora e competitiva. E, ao mesmo tempo, relxada e tranqüila", disse."Depois de um início de temporada 2008 complicado, conseguimos melhorar o carro e nosso desempenho. As vitórias, em Cingapura e no Japão, e a segunda colocação no GP Brasil, mostram o quão competitivos poderemos ser", encerrou o bicampeão.Piquet - Em princípio, Nelsinho Piquet renovou seu acordo com a Renault por mais uma temporada. "Obviamente, estou muito satisfeito em permanecer. Tive uma temporada de estréia difícil, mas aprendi muito e colocarei toda essa experiência em meu segundo ano", falou."Quero agradecer à equipe pelo apoio neste ano e pelo confiança no meu trabalho no próximo ano. Estou animado e ansioso para começar logo a temporada 2009, com os testes de inverno, para começar o campeonato muito bem", encerrou.
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Gaviões da Fiel lança samba-enredo e homenageia Senna
Na letra há uma homenagem ao ex-piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, corintiano, que morreu em um acidente em 1994, além de começar com o 'Tema da Vitória'. A letra é de Fabinho do Cavaco, João 10, Moraes e Juninho Mascarenhas. Já o carnavalesco é Zilkson Reis. A música será o tema da escola do carnaval de 2009.
domingo, 2 de novembro de 2008
Bruno Senna revela negociação avançada com Honda e Toro Rosso.
VIVIANE SENNA SE EMOCIONA COM ELOGIOS AO IRMÃO AYRTON SENNA
GLOBOESPORTE.COM
ENTREVISTA À LUIS LACOMBE AO ESPORTE ESPETACULAR BRUNO SENNA.
Bruno Senna está acompanhando de perto tudo que acontece em interlagos na decisão do campeonato da F1. O GP Brasil define qual o campeão da temporada. Lewes Hamilton e Felipe Massa. O tempo instável em São Paulo não dá para ser preciso num palpite em quem será o Campeão.Por pontos Hamilton leva vantagem. Massa fez a pole e larga a frente neste domingo no autódromo Carlos Pacce. Agora seguindo a lógica de que, quem a frente está leva vantagem sobre os demais, devido a falta de visão, caso chova o que é muito forte para a previsão do tempo em São Paulo nesta tarde de domingo, Massa leva então a vantagem de vencer a corrida.
Entrevistado por Luis Lacombe reporter do programa Esporte Espetacular da Rede Globo de Televisão, o piloto vice campeão da GP2 de 2008 Bruno Senna, este mostrou se muito a vontade para responder as perguntas do reporter e falar sobre qualquer assunto ou duvida oriunda da imprensa e torcedor. Humorado Bruno Senna DESMENTIU o que foi lançado na imprensa, internet, jornais estes dias, sobre a suposta quantia oferecida as equipes das quais há interesse em ingressar na F1. Brincou com o reporter Lacombe, fazendo gestos de buscar em um bolso o talão de cheques, ironizando e fazendo disto uma piada. Um absurdo achar isso a imprensa e lançar o valor de 14 milhoes de dolares ou qualquer outro valor, foi assim que Bruno desmentiu. Bruno Senna desde quando iniciou sua carreira no automobilismo está sempre no zero quesito sálario. Quem dirá este valor a oferecer? Rico em capacidade, competencia, educação e o máximo em patrocínio e por valer. Somente ao término dos testes que ocorrerão em meados de novembro poderá sentar com todos e definir algo. Futuro próximo.
Respondeu também e com muita maturidade de entendimento sobre o quê o piloto brasileiro Rubens Barrichelo falou a respeito de dar conselhos caso pudesse ao jovem Bruno Senna, conselho este de não ir para a Honda caso o pudesse orienta lo. A educação e bom senso continua sendo ponto forte do piloto Bruno Senna.
E, sobre as chances de fechar com a equipe Honda ou a equipe Toro Rosso? Deu 50% a Honda e 50% a Toro Rosso. Equipes essas para se tornar piloto oficial a princípio. Não descarta a hipótese de piloto de testes. Mas deixa claro a prioridade é se tornar piloto OFICIAL.
No aguardo de mais noticias sobre a carreira e futuro do piloto próximo da F1, BRUNO SENNA.
E Felipe Massa que venha a glória máxima a você nesta tarde de domingo em São Paulo - Brasil.
Hamilton, me perdoe te admiro muito, mas hoje o coração brasileiro grita mais. GO MASSA!
FIA proibe torcedor comum de entrar no autódromo de interlagos com câmeras portateis.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) proibiu torcedores comuns de entrar no autódromo de Interlagos com câmeras portáteis.
As câmeras são eletrônicos comuns neste tipo de evento, quando famílias e grupos de amigos registram o final de semana ao lado dos carros mais velozes do mundo.
A decisão visa impedir que vídeos amadores caiam na web e criem constrangimentos à organização do evento. Há um ano a medida é tomada em vários países e foi motivada por um vídeo que caiu no YouTube mostrando supostos erros de direção do inglês Louis Hamilton.
Na época, registros amadores serviram de argumento para ferraristas pedirem à FIA punição contra Hamilton, que terminou a temporada 2007 como vice-campeão no mundial. Imagens no YouTube o responsabilizavam por frear de forma brusca no GP do Japão após o Safety Car entrar na pista. A freada teria causado acidentes entre os pilotos que vinham logo atrás do inglês.
Celulares com câmeras, no entanto, estão liberados.
Fonte:
Info Abril