Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Bruno Senna: "A F1 era um assunto delicado em casa"

O brasileiro Bruno Senna concedeu uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, na qual aborda vários temas, desde o seu possível futuro na Fórmula 1, até aos anos que se seguiram ao desaparecimento do seu tio, Ayrton Senna.

Começando precisamente por aí, o jovem brasileiro lembra os anos seguintes ao trágico fim-de-semana de Imola em 1994, altura em que decidiu parar de competir, num interregno do automobilismo que durou vários anos, e que o levou, inclusive, a abstrair-se dos vários mundiais de Fórmula 1.
"Naqueles primeiros anos, não seguia a Fórmula 1 de forma atenta. Era um assunto delicado lá em casa. Não queria que a minha mãe ou qualquer outra pessoa me encontrasse a ver corridas, mesmo que eu quisesse", refere o jovem de 25 anos, lembrando que a competição automóvel nunca esteve longe dos seus pensamentos.
"Na minha cabeça, eu nunca desisti da ideia [de competir]. À medida que o tempo passava eu queria muito mas não sabia como o fazer, ainda que aceitasse a ideia de que não iria correr profissionalmente. Só mudei de ideias quando a minha mãe me perguntou se eu estava feliz com a minha vida ou se queria fazer algo de diferente", relembra Bruno Senna, que então confessou o seu desejo de voltar a competir, passo decisivo na sua carreira.
A partir daí, Bruno Senna pôde contar com o apoio de Gerhard Berger, amigo da família e antigo companheiro de Ayrton na Fórmula 1, e que lhe permitiu o primeiro teste com um monolugar, em 2004. "Julgo que o Gerhard se apercebeu de que se fosse ao contrário - se o Ayrton fosse vivo e ele não, e se fosse o seu sobrinho [de Berger] - o Ayrton teria feito o mesmo", explicou Bruno Senna, que no ano seguinte estava a competir na Formula 3 Britânica, a conselho do austríaco, considerando mesmo que "foi o melhor conselho" que alguma vez lhe deu.
Bruno Senna terá agora a oportunidade de testar com a Honda, marca com fortes ligações à família Senna, devido ao seu passado em conjunto, com filosofias de "trabalho e de pensar semelhantes, bem como os valores", relembrando ainda que as conversações entre ambas as partes tiveram inicio ainda antes do GP do Mónaco deste ano.
Para o próximo ano, no entanto, ainda nada está decidido, com o piloto a referir que espera ser o segundo piloto com capacete amarelo na Fórmula 1, fazendo alusão ao de Lewis Hamilton, cujo capacete envidencia uma homenagem a Ayrton Senna: "Eu sei, o capacete do Lewis tem uma espécie de tributo ao Ayrton e o meu também. Será fantástico lutar contra pilotos como ele. É isso que me motiva. (...) Sinto cada vez mais o prazer de lutar contra os melhores pilotos e a F1 é o melhor lugar para isso", concluiu o vice-campeão de GP2 em 2008.

FIA altera data do GP Brasil em 2009 - Calendário para 2009 da F1


FIA altera data do GP Brasil em 2009F-1A reunião do Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) realizada hoje em Paris, decidiu mudar a data do GP da China para a próxima temporada. Marcada inicialmente para outubro, a prova foi antecipada para abril e será a terceira corrida do ano que vem. A etapa do Bahrain também sofreu alteração e foi marcada para uma semana antes do que estava previsto. Para acontecer com apenas uma semana de diferença para a prova chinesa. Com as mudanças a temporada terminará mais cedo, já que as etapas do Brasil e de Abu Dhabi foram adiantadas em 15 dias. O GP Brasil disputado no circuito de Interlagos não será mais a etapa de encerramento da temporada. Em 2009, a prova brasileira acontecerá no dia 18 de outubro, sendo a penúltima corrida do ano. Caberá a estreante pista de Abu Dhabi a honra de finalizar o campeonato. Apesar das negociações entre o circuito de Montreal e o chefão da F-1, Bernie Ecclestone, parece que o GP do Canadá não voltará ao calendário, de modo que no ano que vem teremos 17 provas, desde que o GP da França anunciou que não iria promover a etapa em Magny-Cours.

Confira o calendário 2009 da F-1:

29/3 - Austrália

5/4 - Malásia

19/4 - China

26/4 - Bahrain

10/5 - Espanha

24/5 - Mônaco

7/6 - Turquia

21/6 - Inglaterra

12/7 - Alemanha

26/7 - Hungria

23/8 - Europa (Valência)

30/8 - Bélgica13/9 - Itália

27/9 - Cingapura

4/10 - Japão

18/10 - Brasil

1/11 - Abu Dhabi

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

RENAULT CONFIRMA A DUPLA FERNANDO ALONSO E NELSINHO PIQUET F1

Conforme antecipou o site Amigos da Velocidade e Téo José na semana passada, a equipe Renault confirmou nesta quarta-feira a permanência da dupla Fernando Alonso e Nelsinho Piquet, como titulares, na temporada 2009 de Fórmula 1.

"Estamos felizes em confirmar Alonso e Nelson para a próxima temporada", declarou o chefão Flavio Briatore. "Isso dá para a equipe Renault uma dupla de pilotos muito interessante, com a mistura perfeita entre experiência e juventude", completou o dirigente.Um ano - "Alonso firmou acordo por mais duas temporadas (até o final de 2010) e isso demonstra a fé que ele tem na equipe", explicou Briatore. Durante 2008, Fernando Alonso teve seu nome ligado à várias equipes como Ferrari, BMW e Honda. O mais provável é que no final do ano que vem, o bicampeão volte a negociar sua permanência."Decidi continuar na Renault", declarou o bicampeão. "Como sempre disse nessa temporada, era minha primeira escolha. Estou muito feliz e confortável aqui. É uma equipe com uma mentalidade vencedora e competitiva. E, ao mesmo tempo, relxada e tranqüila", disse."Depois de um início de temporada 2008 complicado, conseguimos melhorar o carro e nosso desempenho. As vitórias, em Cingapura e no Japão, e a segunda colocação no GP Brasil, mostram o quão competitivos poderemos ser", encerrou o bicampeão.Piquet - Em princípio, Nelsinho Piquet renovou seu acordo com a Renault por mais uma temporada. "Obviamente, estou muito satisfeito em permanecer. Tive uma temporada de estréia difícil, mas aprendi muito e colocarei toda essa experiência em meu segundo ano", falou."Quero agradecer à equipe pelo apoio neste ano e pelo confiança no meu trabalho no próximo ano. Estou animado e ansioso para começar logo a temporada 2009, com os testes de inverno, para começar o campeonato muito bem", encerrou.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Gaviões da Fiel lança samba-enredo e homenageia Senna


A escola de samba ligada à torcida organizada Gaviões da Fiel lançou no último fim de semana o samba-enredo “O sonho comanda a vida, quando o homem sonha o mundo avança - A fantástica velocidade da roda para a evolução humana. É pura adrenalina!”
Na letra há uma homenagem ao ex-piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, corintiano, que morreu em um acidente em 1994, além de começar com o 'Tema da Vitória'. A letra é de Fabinho do Cavaco, João 10, Moraes e Juninho Mascarenhas. Já o carnavalesco é Zilkson Reis. A música será o tema da escola do carnaval de 2009.

Bruno Senna: wanted man


domingo, 2 de novembro de 2008

Bruno Senna revela negociação avançada com Honda e Toro Rosso.


O piloto brasileiro de GP2, Bruno Senna, admitiu que está próximo de fechar com uma equipe de Fórmula 1 para a próxima temporada. O jovem corredor revelou que está negociando com três equipes, sendo duas delas como piloto titular."Estou conversando com a Honda e com a Toro Rosso e ouvindo outras equipes, mas nesse caso não por um assento de corrida. Estamos próximos de acertar um teste para novembro", contou Bruno em entrevista à Jovem Pan. "Estou mantendo essas duas opções [assento de corrida e piloto de testes] para ter certeza de que vou fechar uma delas, mas na semana que vem terei uma posição mais definida".Os rumores indicam que o teste em negociação é com a McLaren, embora Bruno prefira manter em segredo. Ainda assim, ele avisa que prefere ser titular. "Minha prioridade é correr. Não descarto ser piloto de testes, mas prefiro um assento de corrida, porque piloto de teste não faz muita coisa hoje em dia, e eu quero ganhar milhagem, experiência".
Apesar de reconhecer que sua negociação com a Toro Rosso está em estágio avançado, o piloto negou veementemente que tenha oferecido US$ 14 milhões para ficar com uma vaga na equipe. "A Toro Rosso realmente pede patrocínio aos pilotos em potencial, mas isso não significa que eu ofereci US$ 14 milhões. Nesse momento da negociação, nós estamos falando sobre testes, vamos ver o que vem pela frente. Depois vou pensar em patrocínio".Em compensação, Bruno Senna explicou que um acerto com a Honda independe de valores de patrocínio. "A gente ainda não chegou a esse assunto, mas imagino que não. A Honda nem tem patrocinadores no carro, eles trabalham mais com parceiros".
Fonte:
UOL
Foto: Sutton Images - Adrivo

VIVIANE SENNA SE EMOCIONA COM ELOGIOS AO IRMÃO AYRTON SENNA

Na última quinta-feira, o primeiro título de Ayrton Senna na F-1 completou 20 anos. Na semana do GP do Brasil, os dois candidatos ao título da temporada, Lewis Hamilton e Felipe Massa, rasgaram-se em elogios a um dos maiores ídolos da categoria. As declarações emocionaram a irmã do tricampeão, Viviane Senna. - Sinceramente, são coisas que a gente não imagina. Quando Ayrton vivia, nós não imaginávamos (o quanto ele era admirado). Saber que Felipe e Lewis o admiram até hoje é algo muito emocionante. Cada declaração dessas deixa a gente com o coração mais mole – afirma Viviane, em entrevista ao jornal “O Globo”. Amiga dos dois pilotos, a mãe de Bruno Senna, piloto da GP2, porém, não esconde a torcida por Massa. - Vamos torcer para o Brasil ter um novo campeão. A mãe do Felipe é muito fofa. Quando o Bruno corria no mesmo fim de semana, uma mãe ficava mandando mensagens para a outra. O Felipe é uma gracinha, além de excelente piloto. Se não tivessem sido tantos erros da Ferrari, ele teria maiores chances de títulos –diz.

GLOBOESPORTE.COM

ENTREVISTA À LUIS LACOMBE AO ESPORTE ESPETACULAR BRUNO SENNA.


Bruno Senna está acompanhando de perto tudo que acontece em interlagos na decisão do campeonato da F1. O GP Brasil define qual o campeão da temporada. Lewes Hamilton e Felipe Massa. O tempo instável em São Paulo não dá para ser preciso num palpite em quem será o Campeão.Por pontos Hamilton leva vantagem. Massa fez a pole e larga a frente neste domingo no autódromo Carlos Pacce. Agora seguindo a lógica de que, quem a frente está leva vantagem sobre os demais, devido a falta de visão, caso chova o que é muito forte para a previsão do tempo em São Paulo nesta tarde de domingo, Massa leva então a vantagem de vencer a corrida.
Entrevistado por Luis Lacombe reporter do programa Esporte Espetacular da Rede Globo de Televisão, o piloto vice campeão da GP2 de 2008 Bruno Senna, este mostrou se muito a vontade para responder as perguntas do reporter e falar sobre qualquer assunto ou duvida oriunda da imprensa e torcedor. Humorado Bruno Senna DESMENTIU o que foi lançado na imprensa, internet, jornais estes dias, sobre a suposta quantia oferecida as equipes das quais há interesse em ingressar na F1. Brincou com o reporter Lacombe, fazendo gestos de buscar em um bolso o talão de cheques, ironizando e fazendo disto uma piada. Um absurdo achar isso a imprensa e lançar o valor de 14 milhoes de dolares ou qualquer outro valor, foi assim que Bruno desmentiu. Bruno Senna desde quando iniciou sua carreira no automobilismo está sempre no zero quesito sálario. Quem dirá este valor a oferecer? Rico em capacidade, competencia, educação e o máximo em patrocínio e por valer. Somente ao término dos testes que ocorrerão em meados de novembro poderá sentar com todos e definir algo. Futuro próximo.
Respondeu também e com muita maturidade de entendimento sobre o quê o piloto brasileiro Rubens Barrichelo falou a respeito de dar conselhos caso pudesse ao jovem Bruno Senna, conselho este de não ir para a Honda caso o pudesse orienta lo. A educação e bom senso continua sendo ponto forte do piloto Bruno Senna.
E, sobre as chances de fechar com a equipe Honda ou a equipe Toro Rosso? Deu 50% a Honda e 50% a Toro Rosso. Equipes essas para se tornar piloto oficial a princípio. Não descarta a hipótese de piloto de testes. Mas deixa claro a prioridade é se tornar piloto OFICIAL.
No aguardo de mais noticias sobre a carreira e futuro do piloto próximo da F1, BRUNO SENNA.
E Felipe Massa que venha a glória máxima a você nesta tarde de domingo em São Paulo - Brasil.
Hamilton, me perdoe te admiro muito, mas hoje o coração brasileiro grita mais. GO MASSA!

FIA proibe torcedor comum de entrar no autódromo de interlagos com câmeras portateis.

SÃO PAULO - Quem for a Interlagos torcer por Felipe Massa não pode registrar cenas dos carros na pista com câmeras portáteis.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) proibiu torcedores comuns de entrar no autódromo de Interlagos com câmeras portáteis.
As câmeras são eletrônicos comuns neste tipo de evento, quando famílias e grupos de amigos registram o final de semana ao lado dos carros mais velozes do mundo.
A decisão visa impedir que vídeos amadores caiam na web e criem constrangimentos à organização do evento. Há um ano a medida é tomada em vários países e foi motivada por um vídeo que caiu no YouTube mostrando supostos erros de direção do inglês Louis Hamilton.
Na época, registros amadores serviram de argumento para ferraristas pedirem à FIA punição contra Hamilton, que terminou a temporada 2007 como vice-campeão no mundial. Imagens no YouTube o responsabilizavam por frear de forma brusca no GP do Japão após o Safety Car entrar na pista. A freada teria causado acidentes entre os pilotos que vinham logo atrás do inglês.
Celulares com câmeras, no entanto, estão liberados.
Fonte:
Info Abril