Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Bruno Senna corre atrás da segunda vitória de endurance





 Estreia com a McLaren de GT3 será no meio do grid das 24 Horas de Spa

SÃO PAULO - Bruno Senna largará em 28º no geral e 16º na categoria Pro das 24 Horas de Spa-Francorchamps, quarta etapa da Blancpain Endurance Series cuja largada está marcada para as 11h30 (Brasília) deste sábado. Como principal piloto do trio completado por Rob Barff e Chris Goodwin, Bruno admite que não tem ideia do que poderá acontecer no duelo da McLaren MP4-12C com as Ferrari F458, Mercedes SLS AMG, Aston Martin Vantage V8, Audi R8, Porsche 997 e várias outras marcas. "É a primeira vez que estou andando com este carro e o tempo de pista até agora foi limitado. Não dá para saber como é o seu ritmo de corrida, e nem mesmo o dos outros", reconhece.

Apesar da evolução no acerto em relação aos ensaios livres da quinta-feira, a Von Ryan Racing - equipe neozelandesa que convidou Bruno para a participação especial na tradicional prova de longa duração no desafiador circuito belga - não conseguiu se colocar entre os 20 que decidiram a pole, que terminou em poder do quarteto liderado pelo alemão Stefan Mücke e integrado ainda pelos ingleses Andrew Howard, Daniel McKenzie e Jonny Adam. Mücke, encarregado de classificar o Vantage V8, cravou a marca de 2min20s675.

Sobre o comportamento do carro, Bruno comentou. "Começou muito traseiro, depois passou a sair de frente, mas no primeiro qualifying o balanço estava bom. Claro que é impossível tirar tudo do carro com tão pouca experiência, mas o que nos deixou fora da Superpole foram as bandeiras vermelhas que interromperam a sessão. Na segunda, já à noite e com a pista mais lenta, passamos a maior parte do tempo tentando regular o farol", explicou. Sua volta mais rápida no Q1 - em 2min22s370 - foi somente três décimos mais lenta que a 20º colocado no traçado de 7.004 metros.

Bruno, vencedor da abertura do calendário do Mundial de Endurance em Silverstone e segundo colocado no mesmo circuito de Spa, disse que o regulamento da categoria poderá ajudar o esforço da equipe. "Há 12 carros da classe Am à nossa frente e os pilotos amadores têm de andar pelo menos seis horas. É uma forma de evitar que uma equipe se inscreva nessa classe e os amadores pilotem apenas um pouquinho, deixando praticamente todo o trabalho para os profissionais. Se forem bem mais lentos como costuma ser o caso, dá para a gente avançar bastante na corrida", comentou.

Uma das conhecidas provas de resistência do automobilismo internacional, as 24 Horas de Spa-Francorchamps poderão ser acompanhadas com imagens pela Internet por meio do site oficial www.blancpain-endurance-series.com. Sessenta e seis carros estão inscritos.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Bruno Senna conhece terceira nova categoria em 2013





 Piloto corre como convidado nas 24 Horas de Spa da Blancpain Endurance Series.

SÃO PAULO - Convidado pela Von Ryan Racing, Bruno Senna passou por um duro mas útil batismo com a McLaren MP4-12C nos treinos livres que abriram nesta quinta-feira a programação oficial das 24 Horas de Spa-Francorchamps, quarta e principal etapa da Blancpain Endurance Series. Aproveitando a folga no calendário do WEC - Campeonato Mundial de Endurance, Bruno aceitou a proposta para conhecer uma nova categoria - disputou também as 12 Horas de Sebring da American Le Mans Series em fevereiro - ao lado do piloto oficial do time neozelandês Rob Barff e de Chris Goodwin, que acumula as funções de seu empresário com a de diretor da divisão GT da McLaren.

Bruno dividiu o cockpit com os parceiros e o trio terminou os ensaios iniciais na 39ª posição entre 66 carros que entraram no tradicional, veloz e seletivo circuito belga de 7.004 metros. "Gastei o meu tempo mais para conhecer este modelo e também para me acostumar aos pneus Pirelli, bastante diferentes dos Michelin que usamos no WEC. Foi a primeira vez que andei com esta McLaren e ela pouco tem a ver com meu Aston Martin. Não são apenas os pneus, a pressão aerodinâmica aqui é bem menor e faz com que os pontos de freadas sejam muito antecipados", comparou Bruno, que em maio conquistou o 2º lugar na corrida de seis horas da WEC realizada no mesmo traçado.

Mesmo após um limitado tempo de pista - os treinos duraram 90 minutos e os três pilotos da Van Ryan se alternaram ao volante -, Bruno sentiu que haveria um longo caminho a percorrer antes de deixar o carro em condições de competitividade para as duas sessões classificatórias à superpole de amanhã com os 20 mais rápidos de hoje. "Achei que há algo bastante errado no acerto", resumiu, depois de constatar que o hiato para o mais veloz - a Mercedes SLS AMG dos alemães Bernd Schneider-Maximiliam Buhk-Maximilian Götz - foi de 3s333. Sobre a BES, as impressões estão sendo favoráveis. "O número de carros impressiona e o nível parece ser bem elevado. Tem vários amadores, como nas 24 Horas de Le Mans, mas também muitos nomes conhecidos."

O pole e as 19 posições seguintes do grid serão conhecidos depois da tomada de 20 minutos marcada para o período das 13h15 às 13h35 (Brasília). A largada está prevista para as 11h30 de sábado e a corrida poderá ser acompanhada em tevê pela Internet pelo site oficial www.blancpain-endurance-series.com.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos