Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 4 de maio de 2013

Vídeo: Bruno Senna comemora o 2º lugar nas 6 Horas de Spa


Vídeo: o pódio da classe GTE-Pro nas 6 Horas de Spa


Após duas etapas do FIA WEC, Bruno Senna é líder isolado do campeonato de pilotos da classe GT

Com a segunda posição obtida em Spa-Francorchamps (junto com Fréderic Makowieki e Rob Bell) e a vitória na etapa de Silverstone (junto com Darren Turner e Stefan Mücke), Bruno Senna é líder isolado do  campeonato de pilotos da classe GT. Confira a classificação:


Bruno Senna é o melhor brasileiro nas 6 Horas de Spa

 Piloto da Aston Martin volta ao pódio com o 2º lugar na 2ª etapa do Mundial de Endurance.

SÃO PAULO - Após uma árdua batalha contra as Ferrari F458, Bruno Senna e seus companheiros, o francês Fred Makowiecki e o inglês Rob Bell, conquistaram o 2º lugar na classe GTE Pro das 6 Horas de Spa, segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance. A vitória ficou com os italianos Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni, que completaram a prova deste sábado no tradicional circuito belga com vantagem de menos de 10 segundos sobre o Vantage V8 da marca inglesa. O pódio da categoria foi completado pela outra Ferrari F458, dividida pelo finlandês Toni Vilander e o japonês Kamui Kobayashi. A dupla cruzou a linha de chegada a um segundo do carro do brasileiro. Num dia de festa total da Audi, o trio formado pelo alemão André Lotterer, o francês Bénoit Treluyer e o tcheco Marcel Fassler levou a melhor na geral e liderou a trifeta da casa alemã na classe LMP1.

O resultado de Bruno Senna, que vinha de vitória nas 6 Horas de Silverstone na companhia de Darren Turner e Stefan Mücke, quarto colocados em Spa, foi o melhor dos brasileiros. Lucas di Grassi foi o 3º na LMP1, mesma posição de chegada de Fernando Rees com o Corvette da Larbre Competition na GTE Am. Antonio Pizzonia bateu forte na Curva Eau Rouge com o protótipo da LMP2 da Oreca-Nissan antes da primeira hora, incidente do qual escapou ileso mas que ajudou a Ferrari. O carro de Bruni e Fisichella havia acabado de retornar da primeira parada e foram beneficiados pela entrada do safety car, que os ajudou a recuperar o tempo perdido nos boxes para reabastecimento e troca de pneus.

Embora satisfeito com mais um excelente desempenho na Bélgica - foi o pole na sexta-feira e é o piloto de melhores resultados na categoria depois de duas etapas -, Bruno lamentou a pancada de Pizzonia num dos pontos de maior velocidade do circuito. "Aquela batida arruinou nossa estratégia. Perdemos 50 segundos e, a partir daí, tivemos de correr para recuperar o prejuízo. Eu e o Makowiecki não trocamos pneus e conseguimos salvar 25 segundos cada em tese, mas na parte final do turno a performance evidentemente não era a mesma por causa do desgaste. A equipe me consultou se eu topava não trocar os pneus porque corríamos o risco deles dechaparem, mas fui para o tudo ou nada e acabou funcionando", explicou.

O campeonato voltará a ser movimentado no dia 22 de junho com as lendárias 24 Horas de Le Mans. "Essa é a prova mais importante do calendário e a vitória faz parte dos planos da Aston Martin no ano em que celebra seu centenário", lembrou Bruno.

O resultado das 6 Horas de Spa na classe GTE Pro:

1 - AF CORSE - Gianmaria Bruni (ITA) e Giancarlo Fisichella (ITA) - FERRARI F458 Italia - 149 voltas em 6h02min41s632
2 - ASTON MARTIN RACING - Bruno Senna (BRA), Frédéric Makowiecki (FRA) e Rob Bell (GBR) - ASTON MARTIN Vantage V8 - a 9s090
3 - AF CORSE - Kamui Kobayashi (JPN) e Toni Vilander (FIN) - FERRARI F458 Italia - a 10s014
4 - ASTON MARTIN RACING - Darren Turner (GBR), Stefan Mücke (ALE) e Peter Dumbreck (GBR) - ASTON MARTIN Vantage V8 - a 1 volta
5 - Porsche AG TEAM MANTHEY - Romain Dumas (FRA), Richard Lietz (AUT) e Marc Lieb (DEU) - PORSCHE 911 RSR - a 1 volta
6 - ASTON MARTIN RACING - Paul Dalla Lana (CAN), Pedro Lamy (PTR) e Richie Stanaway (NZL) - ASTON MARTIN Vantage V8 - a 2 voltas
7 - Porsche AG TEAM MANTHEY - Patrick Pilet (FRA), Jörg Bergmeister (DEU) e Timo Bernhard (DEU) - PORSCHE 911 RSR - a 26 voltas

Vencedor geral - André LOTTERER, Benoit TRÉLUYER, Marcel FÄSSLER
- Audi R18 e-tron quattro - 168 voltas em 6h00min55s971

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: AMR Divulgação/MF2

Video:Nos boxes, Aston Martin aquecendo os motores - Bruno Senna

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Bruno Senna leva Aston Martin à pole nas 6 Horas de Spa





 Trio do brasileiro domina classe GTE Pro no qualifying da 2ª etapa do Mundial de Endurance

SÃO PAULO - Com direito à volta mais rápida entre todos os pilotos que foram à pista, Bruno Senna liderou o trio da Aston Martin, completado pelo francês Fred Makowiecki e o inglês Rob Bell, na conquista da pole da classe GTE da segunda etapa do WEC - Campeonato Mundial de Endurance. Nesta sexta-feira, durante os treinos classificatórios das 6 Horas de Spa-Francorchamps, a equipe do Vantage nº 98 conseguiu a melhor média das quatro voltas percorridas por dois de seus pilotos - Makowiecki foi o outro a classificar - e superou o segundo colocado, a Ferrari F458 dos italianos Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella, por apenas 43 milésimos.

Bruno vem de vitória no mês passado nas 6 Horas de Silverstone ao lado do inglês Darren Turner e do alemão Stefan Mücke, que agora na companhia do escocês Peter Dumbreck ficaram em 4º no grid e foram superados ainda pela outra Ferrari F458 da dupla formada pelo finlandês Toni Vilander e o japonês Kamui Kobayashi. Em sua primeira tentativa, cravou a marca de 2min19s203,a mais veloz da sessão. De volta aos boxes da lendária marca de veículos de luxo, Bruno era só alegria. "Foi uma classificação difícil, mas valeu. O carro está muito bom", elogiou o brasileiro, o primeiro do time a marcar tempo.

Apesar da longa distância da corrida, do equilíbrio revelado pelo cronômetro e pelas conhecidas incertezas climáticas que marcam a região, Bruno está confiante em um bom resultado neste sábado - a prova começará às 9h30 (Brasília) e o SporTv3 mostrará a primeira hora e a hora final ao vivo. Pelo site da organização, www.fiawec.com, a corrida poderá ser acompanhada em toda a sua duração. "Estamos com um bom acerto, um pouco dianteiro, porque é o melhor para começar a prova", explicou.

A maior preocupação de Bruno diz respeito ao consumo de combustível. No confronto com a Ferrari e a Porsche em Silverstone, o time inglês não mostrou a mesma eficiência. Num traçado longo, com sete quilômetros de comprimento e onde a disparidade do mais veloz para o mais lento no qualifying foi de somente quatro décimos, uma hipotética maior autonomia dos rivais pode fazer a diferença. "Uma parada a mais ou a menos para reabastecimento decide uma corrida", lembrou.

De acordo com o planejamento da Aston Martin, Bell será encarregado de largar e Bruno fará o segundo e o quinto turnos. A meteorologia anuncia tempo firme para amanhã, mas as previsões do tempo na região nunca foram confiáveis por causas das rápidas mudanças climáticas. "Hoje, por exemplo, havia expectativa de chuva e ela não apareceu. Tomara que continue assim", concluiu Bruno.

Outros três brasileiros estão na Bélgica e todos têm chances de brigar pela vitória em suas classes. Lucas di Grassi partirá em 2º com o Audi R18 e-tron quatro entre os protótipos da LMP1, enquanto Antonio Pizzonia, do trio conduzindo o Oreca 03-Nissan, será o 5º no grid da LMP2 e Fernando Rees, com o Corvette C6-ZR1, largará em 4º na GTE Am.

Os tempos da GTE Pro:

1 - ASTON MARTIN RACING - Bruno Senna (BRA), Frédéric Makowiecki (FRA) e Rob Bell (GBR) - ASTON MARTIN Vantage V8 - 2MIN19S811
2 - AF CORSE - Gianmaria Bruni (ITA) e Giancarlo Fisichella (ITA) - FERRARI F458 Italia - 2MIN19S937
3 - AF CORSE - Kamui Kobayashi (JPN) e Toni Vilander (FIN) - FERRARI F458 Italia - 2MIN20S089
4 - ASTON MARTIN RACING - Darren Turner (GBR), Stefan Mücke (DEU) e Peter Dumbreck
GBR) - ASTON MARTIN Vantage V8 - 2MIN20S107
5 - ASTON MARTIN RACING - Paul Dalla Lana (CAN), Pedro Lamy (PRT) e Richie Stanaway (NZL) - ASTON MARTIN Vantage V8 - 2MIN20S241
6 - Porsche AG TEAM MANTHEY - Patrick Pilet (FRA), Jörg Bergmeister (DEU) e Timo Bernhard (DEU) - PORSCHE 911 RSR - 2MIN20S243
7 - Porsche AG TEAM MANTHEY - Romain Dumas (FRA), Richard Lietz (AUT) e Marc Lieb (DEU) - PORSCHE 911 RSR - 2MIN20S860

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: AMR Divulgação/MF2

Bruno Senna crava voltas mais rápidas do qualifying e é pole em Spa Francorchamps



Bruno Senna e Fréd Makowiecki conquistam a pole position para as 6 Horas de Spa-Francorchamps na classe GTE-Pro - Equipe Aston Martin Racing.

O piloto brasileiro Bruno Senna marcou 2:19.929 e 2:19.203, cravando a volta mais rápida dos carros GT do qualifying.

Amanha a corrida terá a primeira e ultima hora transmitida pela SporTV 3.

2 Treino livre Spa 6 horas - Bruno Senna

Bandeira verde, está aberta a 2ª sessão de treinos livres para as 6 Horas de Spa-Francorchamps. Após a 1ª sessão, Bruno mostrou-se tranquilo quanto ao desempenho do Vantage GTE #98: "Tem muito tempo ainda para tirar do carro. Na última volta por exemplo, já estava 6 décimos mais rápido antes de pegar tráfego. Também percebemos que o pneu macio que eu usei, não era o melhor para a pista, pois esquentou demais. Mas no geral, está tudo tranquilo."
Photo: FIA WEC

Treino livre - 6 Horas de Spa-Francorchamps


Apos o primeiro treino livre,
Bruno Senna estava bem tranquilo e o carro não apresentou problemas, "Tem muito tempo dentro ainda. Na ultima volta por exemplo, já estava 6 décimos mais rápido, antes de pegar transito. Também percebemos que com o pneu macio. O que eu usei, não foi o melhor para esta pista, esquentou demais. Mas em geral, tudo tranquilo."
Lembrando que, a ultima hora da corrida sera transmitida pela SporTV 3
3 de maio (sexta-feira):
1º Treino Livre: 4h
2º Treino Livre: 9h30min
Qualifying: 14h
4 de maio (sábado):
Warm Up: 4h
Corrida: 9h30min
* Horário de Brasília
** Programação sujeita a alteração pelos organizadores do evento

Bruno Senna - WEC 2013 - Preview 6 Horas de Spa

Bruno Senna - WEC 2013 - Preview 6 Horas de Spa

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Com novos parceiros, Bruno Senna tenta 2ª vitória no WEC



 6 Horas de Spa voltam a movimentar Mundial de Endurance no fim de semana; SporTv 3 transmite

SÃO PAULO - Bruno Senna terá novos companheiros de equipe nas 6 Horas de Spa neste fim de semana. Depois de dividir o cockpit do Vantage GTE do time oficial da Aston Martin com o alemão Stefan Mücke e o inglês Darren Turner na estreia no WEC - Mundial de Endurance no mês passado em Silverstone, o brasileiro correrá no desafiador circuito belga ao lado do francês Fred Makowiecki e do inglês Rob Bell em busca da segunda vitória na nova categoria.

Com a decisão da fábrica inglesa de inscrever um terceiro carro na classe GTE Pro, exclusiva a pilotos profissionais, Bruno ganhou um forte oponente dentro da própria casa. Mucke e Turner receberam o reforço do experiente escocês Peter Dumbreck, que se destacou nas séries de monopostos britânicas na década de 90 e sobreviveria sem praticamente um arranhão a um pavoroso acidente com a Mercedes-Benz nas 24 Horas de Le Mans de 1999. "Sem dúvida, eles serão um adversário de respeito", admitiu Bruno, que não vê risco de uma disputa fratricida entre representantes da mesma marca. "Sabemos que o mais importante é conquistar o melhor resultado possível para a Aston Martin. A competição será livre e todos saberão respeitar os limites, pensando sempre nos objetivos da equipe", ressaltou.

Os treinos livres, duas sessões de duas horas cada, e a tomada classificatória estão marcadas para sexta-feira. A pista é uma das favoritas de Bruno, dono de um surpreendente 7º lugar no grid do GP da Bélgica em sua primeira prova pela Lotus Renault em 2011. Ele acha que o Vantage tem tudo para reeditar o excelente rendimento de Silverstone. "Nosso carro gosta de curvas rápidas, como as Spa e como mostrou em Silverstone. A maior preocupação, na verdade, é quanto à conhecida instabilidade climática. O tempo muda rapidamente na região e o equilíbrio do Vantage não esteve tão bom na pista molhada na Inglaterra", lembrou.

Nesta semana, a organização do Mundial de Endurance anunciou um acordo com o SporTv para a transmissão das provas a partir das 6 Horas de Spa. A corrida deste sábado será exibida pelo SporTV 3, que entrará ao vivo na primeira e na última horas da competição. A largada está marcada para as 9h30 (Brasília) e outros três brasileiros estão inscritos na etapa: Lucas di Grassi, que estreará pela equipe oficial da Audi com o protótipo R18 e-tron quattro da classe LMP1, Antonio Pizzonia, outro vencedor em Silverstone e novamente com o Oreca 03-Nissan da LMP2, e Fernando Rees, com o Corvette C6-ZR1 da Larbre Competition na categoria GTE Am.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: AMR Divulgação/MF2