Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 28 de agosto de 2010

Ouça Bruno: "Estar à frente da Virgin é bom começo"

Neste sábado Bruno Senna conquistou sua melhor posição no grid de largada de uma corrida no Mundial de F-1. O site Tazio, através do jornalista Luis Fernando Ramos ouviu Bruno após o qualifying que deu a ele a 18ª posição. Durante a conversa ele falou sobre o desempenho no treino e também do que espera da corrida de amanhã no circuito belga de Spa-Francorchamps.

Confira a íntegra da entrevista com Bruno Senna :

http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/20706/

Foto: HRT F1 Team

Bruno Senna consegue em Spa sua melhor posição no grid

Bruno Senna consegue em Spa sua melhor posição no grid
Piloto da HRT F1 Team larga em 19º com chances de confirmar previsão otimista



SÃO PAULO - A previsão de Bruno Senna de que a HRT F1 Team poderia viver na Bélgica o melhor fim de semana em seu ano de estreia na Fórmula 1 parece estar se confirmando. Ao final de uma sessão classificatória marcada pela instabilidade climática típica da região de Spa-Francorchamps, Bruno estabeleceu o 20º tempo do Q1. Beneficiado com a punição aplicada em Michael Schumacher por manobra temerária sobre Rubens Barrichello no GP da Hungria - perda de 10 posições no grid da prova seguinte -, subiu para 19º na ordem de largada da corrida de amanhã.

Mesmo tendo sido um dos destaques dos treinos, Bruno mostrou uma ponta de desapontamento com o resultado final. A sua volta mais rápida (2min03s612) foi registrada com pneus intermediários de chuva nos minutos finais da primeira das três tomadas, comprovando a habilidade manifestada nas categorias anteriores em asfalto com aderência mínima. Depois de freqüentar a relação dos pilotos que passariam para o Q2, Bruno foi superado pela evolução das condições da pista. "Daria para ter ido melhor. Com pneus lisos, tenho certeza que viraria na casa de 1min57 e entraria tranquilamente no Q2. O problema é que os pneus do nosso carro demoram a aquecer e com a pista ainda úmida em alguns pontos o risco de uma escapada seria grande. É sempre difícil tomar uma decisão nessas circunstâncias", lembrou.

Embora o F110 venha revelando uma melhor adaptação às longas retas de Spa em comparação com os últimos circuitos por onde a Fórmula 1 passou antes das férias das equipes, Bruno lembrou que nunca é fácil arriscar uma projeção para a corrida em Spa por causa da constante mudança de clima. "O ritmo do carro está bom. Nosso último treino livre, nesta manhã, foi bastante satisfatório", comentou Bruno, que fechou o ensaio antes do qualifying em 20º. "Em relação às pequenas, estamos competitivos, principalmente comparando com a Lotus. Mas continuamos saindo lá atrás, onde tudo é sempre mais complicado. Principalmente aqui em Spa."
MF2

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Bruno Senna vê Virgin, e não Lotus, como maior rival em Spa


Motor "zero" é aposta do piloto da HRT F1 para superar pequenas na Bélgica

SÃO PAULO - A Virgin de Lucas di Grassi e Timo Glock poderá ser o principal obstáculo à pretensão da HRT F1 de viver no GP da Bélgica o seu melhor final de semana até agora na Fórmula 1. Essa foi a avaliação de Bruno Senna depois dos treinos livres da sexta-feira em Spa-Francorchamps. "Aparentemente, eles estão mais rápidos que as Lotus", resumiu. Com as habituais e repentinas mudanças nas condições climáticas, Bruno andou com todas as opções de pneus à disposição das equipes, incluindo os de chuva pesada e os intermediários. "Foi pena que na vez dos macios só deu para completar uma volta antes da bandeira quadriculada", explicou.

Bruno acreditava que as características do circuito belga, com dois trechos de alta velocidade e um miolo mais lento, poderiam favorecer o F110 na luta que vem travando com Lotus e Virgin pela posição de melhor estreante. Ao menos nas classificações, a vantagem tem sido da Lotus. Hoje, no entanto, a comparação acabou prejudicada principalmente pelo fraco desempenho do motor Cosworth que o brasileiro utilizou pela última vez. "Ele já superou o limite de quilometragem e era pelo menos sete décimos mais lento que o do Sakon Yamamoto, mas amanhã terei um novinho", afirmou, depois de fechar os ensaios em 22º lugar com o tempo de 1min55s751, à frente do companheiro na HRT F1 Team e da Virgin do alemão Timo Glock, que se acidentou no início da segunda sessão.

De posse dos números que emergiram dos treinos, Bruno diz que as condições de pista seca são as que podem favorecer seu carro nas tomadas classificatórias de amanhã. "Fomos bem com os pneus duros e com os intermediários. Infelizmente, quando coloquei os macios só pude dar uma volta. Até que consegui encontrar pista limpa, apesar de todos terem saído dos boxes ao mesmo tempo nos últimos três minutos, mas o problema é que nem deu para aquecer os pneus corretamente", explicou.

Bruno chamou a atenção ao vestir um capacete diferente do seu tradicional. Com a cor amarela como base, está adesivado de forma a convidar os torcedores a participar do concurso de desenho para o capacete que usará numa das últimas provas da temporada em homenagem aos 50 anos do tio Ayrton. Os detalhes da promoção estão disponíveis no site www.brunosenna.com.br


Márcio Fonseca (MTb 14.457)
MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Instabilidade climática de Spa não assusta Bruno Senna


"Já andei bem aqui em tudo quanto foi condição de pista", diz piloto da HRT F1 Team

SÃO PAULO - As habitualmente imprevisíveis condições climáticas da região de Spa-Francorchamps, onde a alternância de chuva e tempo seco costuma roubar o sono dos engenheiros, não parecem capazes de amedrontar Bruno Senna. O piloto da HRT F1 Team lembra que já andou em diversas categorias pelos 7.004 metros do traçado mais longo da Fórmula 1 e sempre se deu bem. "Estou tranqüilo. A meteorologia indica a possibilidade de chuva para o primeiro dia de treinos, mas não será problema. Aliás, foi no molhado que fiz a pole da Fórmula GP2 em 2008", lembrou.

Bruno passou o dia envolvido com as habituais atividades promocionais das quintas-feiras de corrida antes de se reunir com os técnicos da equipe espanhola. Além disso, participou da homenagem a Rubens Barrichello, que está completando na Bélgica a marca de 300 grandes prêmios - recorde absoluto na longa história da Fórmula 1. "Espero que ele corra pelo menos mais 200 e que eu esteja lá para comemorar outra marca", brincou.

Pela manhã, Bruno e o engenheiro Xevi Pujolar fizeram a pé o reconhecimento do circuito em busca de possíveis mudanças nas condições do asfalto do ano passado para cá - em 2009, Bruno andou em Spa com o protótipo da Oreca na Le Mans Series. "Ninguém merece. A pista não é apenas extensa, como repleta de subidas", contou, divertindo-se com a própria "desventura".

Bruno manteve o discurso otimista segundo o qual a HRT F1 Team pode viver na Bélgica seu melhor fim de semana, pelo menos na disputa particular que vem travando com Lotus e Virgin pela 10ª colocação e a de melhor equipe estreante. "Em termos de pressão aerodinâmica, é o circuito que casa melhor com nosso carro. Mas, como sempre, vamos ter de esperar pela abertura dos ensaios. Como a Bridgestone trouxe os compostos mais duros, pode ser que os pneus demorem um pouco para aquecer e o desgaste cause alguma preocupação", concluiu.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos

Foto: HRT F1/MF2

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Bruno Senna: "Spa poderá ser nosso melhor circuito do ano"


Capacete na Bélgica convocará fãs para homenagem ao tio Ayrton

SÃO PAULO - Não é apenas por causa do traçado ao gosto dos pilotos e das ótimas recordações de sua passagem pela Fórmula GP2 - foi pole em 2008 e 3º no grid de 2007 - que Bruno Senna aguarda com ansiedade maior que a de costume o início dos treinos do GP da Bélgica nesta sexta-feira em Spa-Francorchamps. Na sua avaliação, os 7.004 metros da pista mais longa do calendário são os que melhor combinam com o carro da HRT F1 Team. "Nosso grande problema tem sido a falta de pressão aerodinâmica. Aqui, podemos priorizar os trechos rápidos para compensar o miolo com suas curvas mais lentas", explicou.

Bruno chegou à Bélgica nesta quarta-feira, depois de passar a maior parte da semana passada na França intensificando a preparação física com vistas à parte final de sua temporada de estreia na Fórmula 1. Hoje, reencontrou o conhecido clima da região das Ardenas, com temperatura baixa e frio cortante. Amanhã, fará o habitual reconhecimento de circuito.

No fim de semana, Bruno utilizará um capacete com visual bastante modificado. O amarelo permanecerá como cor básica, mas boa parte do espaço será ocupada por alusões ao concurso que está promovendo em seu site para homenagear os 50 anos que o tio Ayrton completaria em 2010. Acessando o endereço www.brunosenna.com.br, os internautas poderão participar do Helmet Challenge e apresentar um modelo de design para o capacete que Bruno usará ainda numa das provas deste ano.

Lançada nesta segunda-feira, a iniciativa está atraindo grande número de interessados de todas as partes do mundo. "Seria um ano marcante na vida do Ayrton. Sinto-me feliz de poder lembrar a data e oferecer aos seus fãs a chance de celebrar a sua memória", explicou Bruno, integrante da comissão que julgará os cinco melhores trabalhos que serão submetidos ao voto popular para a escolha do vencedor. O autor receberá também uma réplica do modelo assinada por Bruno e o original será leiloado, com o valor arrecadado repassado aos programas educacionais desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna em todo o país. O prazo para apresentação das peças vai até 12 de setembro.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos

Foto: divulgação/MF2

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Bruno Senna pronto para corrida em Spa

Piloto da HRT F1 está ansioso para correr em seu circuito favorito

Após um período de treinamento no Brasil, durante o intervalo do meio da temporada, Bruno Senna está ansioso para correr ela primeira vez na Fórmula 1 em seu circuito favorito, Spa-Francorchamps.


Quando o campeonato recomeçar na Bélgica, no próximo final de semana, Bruno está determinado a obter outro desempenho forte, como na Hungria, e focado em ajudar Hispania Racing a encontrar mais ritmo e consistência.


Tendo competido em Spa a cada ano, desde 2005, Bruno está empolgado com a perspectiva de retornar desta vez como piloto de Fórmula 1: "É meu circuito favorito e, é muito especial para mim correr lá pela primeira vez com um Fórmula 1. Eu realmente gosto das corridas em Spa, então estou ansioso para dirigir o carro pela primeira vez neste fim de semana lá."


O famoso circuito apresenta seus próprios desafios, mas Bruno está confiante na sua capacidade de lidar com as exigências da pista e acredita que seu carro combina bem com a pista de Spa: "É um circuito rápido, com curvas de alta velocidade desafiadoras e agradáveis subidas e descidas. Precisaremos encontrar equilíbrio e estabilidade nas curvas de alta, mas acredito que o nível de downforce exigido está próximo do que o nosso carro oferece, então eu estou confiante de que nós poderemos fazer um bom trabalho".


Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos


Foto: HRT F1/MF2

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Programação - GP da Bélgica


Sexta-feira, dia 27:
treino livre: Das 5h às 6h30
treino livre: Das 9h às 10h30

Sábado, dia 28:
treino livre: Das 6h às 7h
Treino oficial: Das 9h às 10h

Domingo, dia 29:
Corrida: às 9h

* Horário de Brasília