Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 29 de maio de 2010

Áudio: Bruno Senna comenta o qualifying

Neste sábado foi realizado o Treino Oficial para o GP da Turquia no circuito de Istambul. O jornalista Felipe Motta da Rádio Jovem Pan divulgou em seu Blog Dentro e Fora das Pistas alguns áudios com os pilotos após o fim do treino.

Bruno Senna foi um dos entrevistados e falou que está satisfeito com o trabalho da equipe e que alguns ajustes melhoraram o carro. Bruno está confiante para a prova e discorreu sobre o desafio que a curva 8 proporcionou a ele.

Ouça a entrevista de Bruno Senna:

Bruno Senna faz melhor classificação do ano na Turquia

Problema no tanque de combustível é preocupação para a corrida

SÃO PAULO - Confirmando o bom início de trabalhos da véspera, quando superou com folga o companheiro de equipe Karun Chandhok apesar de ter participado apenas da segunda sessão de ensaios livres, Bruno Senna conquistou neste sábado seu melhor resultado em treinos classificatórios em sua temporada de estréia na Fórmula 1. Bruno largará amanhã no GP da Turquia da 22ª colocação, depois de impor uma confortável vantagem sobre Lucas di Grassi, da Virgin, e Karun Chandhok, seu companheiro na HRT F1 Team.

Embora consciente das limitações de um carro sem atualizações desde a primeira corrida, Bruno não escondeu a satisfação com sua performance em Istambul Park, um dos traçados mais seletivos e apreciados pelos pilotos da Fórmula 1. "Foi mesmo uma boa volta. Fomos melhorando o carro a cada sessão e ele estava bastante na mão durante o Q1", disse Bruno, que parou o cronômetro em 1min31s266 em sua passagem mais rápida.

Mas não foi um dia apenas de boas notícias nos boxes da HRT F1 Team. A satisfação pela ótima apresentação de Bruno dividiu as atenções com o que o brasileiro classificou de "grave problema" com o tanque de combustível. "A pressão de combustível está caindo e cheguei a sofrer com uma falhação na segunda volta dos pneus. Não seria uma volta mais rápida que a primeira, mas passou a ser uma preocupação", comentou.

Para não correr o risco de uma pane seca no final das 58 voltas do grande prêmio, Bruno largará com 20 quilos extras de gasolina no tanque do F110. Para um carro já pouco competitivo, com enorme déficit de pressão aerodinâmica, o peso adicional é um complicador a mais. Mesmo assim, a meta de Bruno continuará sendo a mesma de antes da abertura dos treinos. "Continuar acumulando quilometragem, ganhando experiência e tentando ajudar a equipe a levar os dois carros ao final da prova", reiterou.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos Foto: HRT F1/MF2

Bruno Senna lamenta ano parado e diz que ainda luta para se adaptar à F-1

Piloto da Hispania, Bruno Senna disse que ainda está lutando para se adaptar à Fórmula 1 por ter passado um ano longe dos monopostos em 2009. O brasileiro disputou algumas provas da Le Mans Series (LMS) após perder a vaga na ex-Honda (depois Brawn GP) e confessou que está pagando o preço por sua opção do ano passado.

- Ainda tenho muito o que melhorar e o que ganhar em termos de finesse. É complicado voltar após um ano afastado. Está voltando e acho que estarei competitivo após algumas corridas. Em Mônaco, não foi fácil juntar todos os melhores setores. Na Turquia, esperamos fazer isso de novo e trabalhar no acerto de prova - diz Bruno, em entrevista à imprensa inglesa.

O brasileiro acha que o grande problema dele e da equipe é entender o limite dos pneus slicks. Segundo ele, a falta de atividade na pista faz com que a sensibilidade do carro seja perdida.

- Toda a sensibilidade de pneus, freios e limite vão embora se você não corre. Na GP2, estava no auge do entendimento dos pneus; agora, estou um pouco abaixo disso e exagerando no limite deles. E é daí que vem a velocidade, em estar no limite, não acima, nem abaixo. No momento, estou no limite dos pneus por 75, 85% do tempo. Sei que pode ser 95%, e apenas o treino vai me levar lá. Sei que preciso de mais quilometragem.

GLOBOESPORTE.COMIstambul, Turquia

Clima descontraído na sessão de autógrafos


O indiano Karun Chandhok, companheiro de equipe de Bruno Senna, postou algumas fotos das sessões de autógrafos em seu twitter.

Karun ficou impressionado com a admiração do público feminino local pelo brasileiro Felipe Massa (que já venceu na Turquia em três oportunidades) e brincou com Senna, legendando a foto acima com a seguinte frase: "Rivalidade brasileira. Bruno pergunta por que todas as mulheres amam mais o Felipe".

Chandhok vem se notabilizando não só por sua constante participação no twitter, como também pelo seu alto astral. Fica aí a dica para quem ainda não o segue. (@karunchandhok)

Foto: Twitter @karunchandhok

Posições de Largada - GP da Turquia

Fonte: Formula 1 - The Official F1 Website

Vídeo: Bruno Senna satisfeito com o acerto do seu carro

Bruno Senna fez um ótimo qualifying. O brasileiro cravou a sua melhor marca em 1:31.266 e largará na 22ª posição, contra 1:31.989 de Lucas di Grassi (Virgin) e 1:32.060 de Karun Chandhok (Hispania). Ressalte-se que Senna ficou apenas 0,5s atrás do experiente alemão Timo Glock.

Bruno mostrou-se satisfeito com o acerto do carro e com seu desempenho, especialmente, pelo fato de bater uma Virgin e andar próximo de outra, ambos os carros já com atualizações aerodinâmicas, ao contrário da Hispania.


Resultado do 3º Treino Livre - GP da Turquia

Encerrado o 3º Treino Livre para o Grande Prêmio da Turquia. Após 22 voltas, Bruno Senna com seu Hispania marcou o 22º tempo, muito próximo aos carros da Virgin.

Fonte: Formula 1 - The Official F1 Website

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Bruno Senna encosta na Virgin nos treinos da Turquia

Brasileiro volta a bater o companheiro e diminui vantagem para as equipes novatas

SÃO PAULO - Mesmo tendo treinado apenas na segunda parte dos ensaios que abriram a programação do GP da Turquia, Bruno Senna voltou para os boxes de Istambul Park razoavelmente satisfeito com o desempenho do carro da HRT F1 Team. No confronto interno com o companheiro de equipe, Bruno superou o indiano Karun Chandhok por três décimos e ficou a apenas um da Virgin do alemão Timo Glock. "Foi um dia normal. Conseguimos completar nosso programa de testes sem maiores problemas e acho que dá para pensar em chegar ao final da corrida com os dois carros", comentou.

Embora sem evoluções técnicas significativas desde a estreia no Bahrein, a equipe espanhola emite sinais de que está conseguindo se aproximar das demais novatas. A comparação com a Lotus, a melhor das três novidades do grid em 2010, também foi menos desfavorável nesta sexta-feira. "Acho até que dava para virar mais rápido que o Glock, mas cometemos um erro no acerto quando colocamos os pneus moles", explicou Bruno.

O rendimento inicial na Turquia levou Bruno a especular sobre um possível crescimento na próxima etapa. "A pista do Canadá é uma daquelas que não exige tanta pressão aerodinâmica, a principal deficiência do nosso carro. Mas, por enquanto, temos de nos concentrar no trabalho aqui. Acredito que ainda é possível melhorar o carro para a corrida."

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: HRT F1/MF2

Ouça: Bruno Senna fica satisfeito com balanço do carro


Em entrevista ao repórter FELIPE MOTTA, da Rádio Jovem Pan, Bruno Senna demonstrou satisfação com o balanço de seu carro na Turquia. Apesar da carência de pressão aerodinâmica, o que dificulta especialmente a curva 8, Senna acredita que as características de pista favorecem o carro da Hispania.

O paulista que só guiou na 2ª sessão de treinos livres, fechou o dia com a marca de 1:33.420, enquanto seu companheiro Karun Chandhok cravou 1:33.740. Ressalte-se, também, que a marca obtida por Bruno está próxima aos tempos dos carros da equipe Virgin, que já possuem atualizações aerodinâmicas em relação ao início do campeonato, diferentemente da HRT. Tal fato valoriza ainda mais o trabalho do brasileiro e da equipe Hispania.

Para conferir a entrevista acesse o BLOG DENTRO E FORA DAS PISTAS:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/f1/audios/o-dia-da-hispania-em-istambul/

Foto: HRT F1/MF2

Resultado do 2º Treino Livre - GP da Turquia

Terminou agora a pouco o 2º Treino Livre para o Grande Prêmio da Turquia em Istambul. Depois de completar 35 voltas na pista turca, Bruno Senna registrou o 23º tempo. Pela manhã, durante a primeira sessão, o japonês Sakon Yamamoto piloto reserva da equipe Hispania esteve no carro de Bruno.

Fonte: Formula 1 - The Official F1 Website

Bruno Senna pronto para iniciar o seu final de semana

"Sakon teve boa quilometragem e o meu carro comportou-se de forma confiável, por isso estou pronto para iniciar o meu final de semana. Mas antes, o almoço...", declarou Bruno Senna em seu twitter (@BSenna).

Sakon Yamamoto guiou o carro de Bruno Senna na 1ª sessão de treinos livres

Dando continuidade ao rodízio promovido pela equipe Hispania e iniciado no GP de Barcelona, o test driver japonês Sakon Yamamoto assumiu o carro #21 de Bruno Senna na 1ª sessão de treinos livres. Bruno acompanhou as atividades do pitwall e retomará o bólido na 2ª sessão de treinos a ser disputada logo mais.

"Assistindo ao Sakon ganhar alguns quilômetros na primeira sessão de treinos da F1, aqui na Turquia. Bastante descontraído no pitwall, mas eu vou pilotar durante o resto do fim de semana", esclareceu o brasileiro em seu twitter.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ouça: Bruno Senna conversa com os jornalistas brasileiros na Turquia


O sempre competente jornalista Felipe Motta, da Rádio Jovem Pan, já disponibilizou em seu blog o áudio da conversa de Bruno Senna com a imprensa brasileira presente no autódromo de Istambul.

O piloto brasileiro comentou sobre a relação conturbada da sua equipe com a Dallara, o que atrasou o desenvolvimento do carro. Segundo, o paulista a partir de agora a HRT terá condições de focar nos progressos do carro. Bruno ressaltou que o carro não é de todo ruim e acredita que ainda há muito a ser tirado. A equipe trabalha com o CFD (programa de computador) no desenvolvimento de uma pequena atualização na asa dianteira, a qual deverá ficar pronta para a etapa subsequente ao GP do Canadá. Senna informou que um grande pacote aerodinâmico deverá ser implementado no GP da Alemanha.

Ao ser questionado sobre um possível acordo da HRT com a Mercedes para a utilização do seu túnel de vento, Bruno revelou que ainda faltam alguns ajustes para que o acerto seja firmado, mas, obviamente, disse que seria ótimo pode contar com o túnel de vento dos alemães para o desenvolvimento do carro.

O brasileiro também comentou sobre sua relação com o companheiro de equipe Karun Chandhok, sobre o traçado do autodrómo de Istambul, especialmente, as dificuldades que enfrentará na curva 8 e muito mais.

Para ouvir a entrevista, acesse o BLOG DENTRO E FORA DAS PISTAS:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/f1/audios/dallara-karun-hispania/

Foto: HRT F1/ MF2

quarta-feira, 26 de maio de 2010

GP da Turquia : Horários

Acompanhem o Grande Prêmio da Turquia neste fim de semana. Os horários correspondem ao horário de Brasília. Os Treinos Livres são transmitidos pelos canais SPORTV e a Classificação e Corrida pela TV Globo.

Sexta- Feira 28 de Maio

Treino Livre 1 04:00 - 05:30
Treino Livre 2 08:00 - 09:30

Sábado 29 de Maio

Treino Livre 3 05:00 - 06:00
Classificação 08:00

Domingo 30 de Maio

Corrida 09:00


terça-feira, 25 de maio de 2010

Bruno Senna: "Curva 8 será um problema na Turquia"

Brasileiro chama também a atenção para o circuito anti-horário
SÃO PAULO - Às vésperas do embarque para Istambul, onde neste fim de semana disputará sua sétima corrida na Fórmula 1, Bruno Senna admitiu que as dificuldades esperadas no GP da Turquia não deverão ser menores do que as encontradas nesta primeira fase de sua temporada de estreia. E apontou a veloz curva 8 de Istambul Park como a potencialmente mais complicada para os carros de sua equipe, a também novata HRT F1 Team. "Nossa falta de pressão aerodinâmica deve pesar principalmente nesse ponto", imagina.

Bruno lembra também que o traçado turco é o primeiro no sentido anti-horário do calendário. "O pessoal vai sentir a diferença no pescoço, por causa do impacto da Força G", continua. Embora considere a curva 8 como o maior obstáculo da pista, Bruno espera que a longa reta possa compensar a provável perda de tempo no trecho anterior. "Nossos carros estão entre os 10 mais rápidos de velocidade final. Mas a freada da Curva 1 não será igualmente fácil para nós."

O F110 da HRT F1 Team segue praticamente sem qualquer "update" desde a abertura do campeonato no Bahrein. Por isso, Bruno diz que a mudança radical de características da pista - a F1 correu nas sinuosas e lentas ruas de Mônaco há duas semanas e chega agora a uma pista com muitas curvas e retas velozes - será incapaz de provocar qualquer alteração na relação de força com as demais equipes, notadamente as estreantes Lotus e Virgin. "Acho que não mudará nada, nem para cima nem para baixo", projeta.

Na verdade, a expectativa de algum avanço depende dos resultados práticos dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela equipe pelo sistema computadorizado CFD e que têm por meta reduzir o elevado déficit de pressão aerodinâmica do projeto original do carro. "Mais para frente, deveremos ter novidades na frente e no assoalho. E, quem sabe, finalmente uma evolução técnica", conclui Bruno.
MF2

Senna prevê GP difícil, mas busca manter evolução na Turquia


O brasileiro Bruno Senna prevê um fim de semana complicado para a Hispania, com o GP da Turquia de Fórmula 1. Ainda assim, afirmou que será possível manter a evolução do time, que é um dos novatos e nunca havia ido à pista em testes até a etapa de abertura do Mundial.

Segundo Senna, o problema da prova na cidade de Istambul é que o circuito não é dos mais fáceis. “Já dirigi algumas vezes na Turquia e essa experiência é boa para me dar ideia das dificuldades que teremos”, afirmou ele.

“Sabemos que será um fim de semana complicado, mas também será interessante pelas características da pista, que podem fazer nosso carro mais competitivo”, analisou Bruno Senna.

Para Colin Kolles, chefe da Hispania, a escuderia terá chance na Turquia de se aproximar das rivais, diminuindo a diferença principalmente para as outras novatas Lotus e Virgin.

“É um traçado muito distinto de Mônaco e esperamos poder conseguir a confiabilidade necessária”, explicou.

Bruno Senna ainda destacou que o nível de dificuldade da prova pode fazer da disputa dentro da pista interessante, obrigando também o time a ter uma configuração dos carros que permita brigar para entrar na tabela de classificação.

Agencias internacionais.

UOL.