Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re
sábado, 1 de outubro de 2011
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Bruno Senna: “Suzuka é uma daquelas pistas clássicas que mudou muito pouco desde seu início”
Três corridas como piloto da Renault GP Lotus e Bruno não vê a hora de voltar ao cockpit e andar numa de suas pistas favoritas – Suzuka.
Qual o seu veredicto sobre o final de semana em Cingapura?
Bruno Senna: Para mim, pessoalmente, foi um fim de semana bastante positivo. Nesta última parte do aprendizado, eu consegui evitar erros e isso é muito bom. Tive um programa de trabalho bem completo com os engenheiros e estamos ficando cada vez melhor. Apesar do circuito Marina Bay não ser uma pista naturalmente fácil para o R31, pude perceber uma melhora no meu relacionamento com o carro, senti que há uma direção clara a ser seguida, e é isso que estamos fazendo. Estou cada vez mais entrosado e confortável, com a equipe e com o carro. Estou ansioso pela próxima corrida.
Com três corridas de experiência, você já está se sentindo mais nivelado com os outros pilotos?
BS: Ainda não. Sem dúvida, eles (os outros pilotos) ainda têm vantagem, porque já fizeram mais corridas do que eu. Até agora, eu corri em três circuitos bem distintos e sob condições muito diferentes. Suzuka será uma daquelas corridas tradicionais, onde ainda tenho pouca experiência. Estou aprendendo e pegando as manhas com os outros pilotos no grid, mas a experiência deles é muito maior do que a minha, inclusive sobre pneus.
GP do Japão – dizem que Suzuka é um de seus circuitos favoritos…
BS: Você está certo, é um dos meus favoritos! A mistura de curvas de alta e média velocidade faz dele uma pista muito estimulante. Suzuka é uma daquelas pistas clássicas que mudou muito pouco desde seu início. Estou realmente ansioso para correr lá, e confiante de conseguir colocar meu nome de volta na tabela de pontos para a equipe.
É um circuito que deve ser mais adequado ao carro do que o de Cingapura?
BS: Estou convencido que sim. Em Cingapura, não fomos tão bem em função da característica de baixa velocidade do circuito. Por isso, nos sentimos um pouco mal, mas com as atualizações que preparamos para Suzuka, devemos ter mais força e colocar os dois carros na zona de pontos novamente. Lá é o nosso lugar.
Estamos entrando na reta final da temporada, restando apenas cinco corridas – qual é a sua expectativa?
BS: Minha prerrogativa é somar mais pontos ao meu nome. Se ainda pudermos acrescentar ao carro algumas coisas aqui e ali, vai ser bom. Precisamos nos manter a frente das equipes que estão atrás de nós, em particular a Force India. Se pudermos diminuir a diferença com a quarta colocada, a Mercedes GP, isso será um grande empurrão para a equipe, mas devemos principalmente segurar a quinta posição.
Fonte e foto: Lotus Renault GP
Qual o seu veredicto sobre o final de semana em Cingapura?
Bruno Senna: Para mim, pessoalmente, foi um fim de semana bastante positivo. Nesta última parte do aprendizado, eu consegui evitar erros e isso é muito bom. Tive um programa de trabalho bem completo com os engenheiros e estamos ficando cada vez melhor. Apesar do circuito Marina Bay não ser uma pista naturalmente fácil para o R31, pude perceber uma melhora no meu relacionamento com o carro, senti que há uma direção clara a ser seguida, e é isso que estamos fazendo. Estou cada vez mais entrosado e confortável, com a equipe e com o carro. Estou ansioso pela próxima corrida.
Com três corridas de experiência, você já está se sentindo mais nivelado com os outros pilotos?
BS: Ainda não. Sem dúvida, eles (os outros pilotos) ainda têm vantagem, porque já fizeram mais corridas do que eu. Até agora, eu corri em três circuitos bem distintos e sob condições muito diferentes. Suzuka será uma daquelas corridas tradicionais, onde ainda tenho pouca experiência. Estou aprendendo e pegando as manhas com os outros pilotos no grid, mas a experiência deles é muito maior do que a minha, inclusive sobre pneus.
GP do Japão – dizem que Suzuka é um de seus circuitos favoritos…
BS: Você está certo, é um dos meus favoritos! A mistura de curvas de alta e média velocidade faz dele uma pista muito estimulante. Suzuka é uma daquelas pistas clássicas que mudou muito pouco desde seu início. Estou realmente ansioso para correr lá, e confiante de conseguir colocar meu nome de volta na tabela de pontos para a equipe.
É um circuito que deve ser mais adequado ao carro do que o de Cingapura?
BS: Estou convencido que sim. Em Cingapura, não fomos tão bem em função da característica de baixa velocidade do circuito. Por isso, nos sentimos um pouco mal, mas com as atualizações que preparamos para Suzuka, devemos ter mais força e colocar os dois carros na zona de pontos novamente. Lá é o nosso lugar.
Estamos entrando na reta final da temporada, restando apenas cinco corridas – qual é a sua expectativa?
BS: Minha prerrogativa é somar mais pontos ao meu nome. Se ainda pudermos acrescentar ao carro algumas coisas aqui e ali, vai ser bom. Precisamos nos manter a frente das equipes que estão atrás de nós, em particular a Force India. Se pudermos diminuir a diferença com a quarta colocada, a Mercedes GP, isso será um grande empurrão para a equipe, mas devemos principalmente segurar a quinta posição.
Fonte e foto: Lotus Renault GP
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Bruno Senna prevê volta da Lotus Renault ao Q3 no Japão
Carro da equipe do brasileiro se adapta melhor a pistas velozes como Suzuka
SÃO PAULO - Ainda em Cingapura, onde cumpre compromissos com patrocinadores neste início de semana, Bruno Senna fez um balanço positivo de sua terceira corrida como piloto titular da Lotus Renault GP. A equipe abriu a fase asiática da Fórmula 1 sabendo que encontraria dificuldades no circuito de rua de Marina Bay e comportamento do carro ao longo de todo o fim de semana apenas confirmou as expectativas pouco animadoras dos técnicos e pilotos. "Acho que não dava para fazer mais do que fiz. A parte traseira do carro não funciona muito bem em circuitos lentos e o desgaste dos pneus de trás é muito elevado. Mas a próxima etapa é uma outra história", avisou, animado com as possibilidades no GP do Japão.
A Lotus Renault GP levará uma asa dianteira para Suzuka e o kit de carenagem que chegou a ser testado pelo companheiro de Bruno, o russo Vitaly Petrov, nos treinos da sexta-feira em Cingapura. "A carenagem é mais apertada e aumentou mesmo a pressão aerodinâmica da forma como era previsto. Mas houve um problema com o radiador que acabou comprometendo o arrefecimento e tivemos de deixar o pacote de lado para essa etapa. Como nosso carro é competitivo em traçados de alta e mais essas evoluções, estou convencido de que poderemos chegar novamente ao Q3", comentou.
Bruno explicou que o leve toque contra o muro na corrida de domingo não causou maiores danos, mas obrigou à troca do bico do carro e comprometeu suas chances de pontuar por causa da parada não prevista nos boxes. "Tive de mexer no balanço dos freios para compensar o consumo dos pneus traseiros, que estava bastante alto. Logo depois que troquei os supermacios pelos macios, os freios dianteiros travaram na curva mais lenta e acabei tocando de leve no muro."
A tração insuficiente foi a principal causa do modesto rendimento do R31 em Cingapura. "Sofremos muito com isso. O que mais esquenta os pneus na Fórmula 1 são as curvas de alta, as freadas e as acelerações. Numa pista travada como a de Cingapura e com esse problema da traseira do carro num traçado com tantas curvas lentas, foi sempre muito difícil para nós", observou Bruno, que voltou a levar vantagem sobre o parceiro no confronto direto. Saiu à frente no grid, terminou melhor colocado na corrida mesmo com um pit stop a mais e sua volta mais rápida superou a estabelecida por Petrov.
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Sutton Images/MF2
A Lotus Renault GP levará uma asa dianteira para Suzuka e o kit de carenagem que chegou a ser testado pelo companheiro de Bruno, o russo Vitaly Petrov, nos treinos da sexta-feira em Cingapura. "A carenagem é mais apertada e aumentou mesmo a pressão aerodinâmica da forma como era previsto. Mas houve um problema com o radiador que acabou comprometendo o arrefecimento e tivemos de deixar o pacote de lado para essa etapa. Como nosso carro é competitivo em traçados de alta e mais essas evoluções, estou convencido de que poderemos chegar novamente ao Q3", comentou.
Bruno explicou que o leve toque contra o muro na corrida de domingo não causou maiores danos, mas obrigou à troca do bico do carro e comprometeu suas chances de pontuar por causa da parada não prevista nos boxes. "Tive de mexer no balanço dos freios para compensar o consumo dos pneus traseiros, que estava bastante alto. Logo depois que troquei os supermacios pelos macios, os freios dianteiros travaram na curva mais lenta e acabei tocando de leve no muro."
A tração insuficiente foi a principal causa do modesto rendimento do R31 em Cingapura. "Sofremos muito com isso. O que mais esquenta os pneus na Fórmula 1 são as curvas de alta, as freadas e as acelerações. Numa pista travada como a de Cingapura e com esse problema da traseira do carro num traçado com tantas curvas lentas, foi sempre muito difícil para nós", observou Bruno, que voltou a levar vantagem sobre o parceiro no confronto direto. Saiu à frente no grid, terminou melhor colocado na corrida mesmo com um pit stop a mais e sua volta mais rápida superou a estabelecida por Petrov.
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Sutton Images/MF2
domingo, 25 de setembro de 2011
Bruno Senna é autor da maior velocidade no GP de Cingapura
Bruno Senna Renault | 293.3 | km/h | ||
2 | Felipe Massa Ferrari | 287.8 | ||
3 | Lewis Hamilton McLaren Mercedes | 286.8 | ||
4 | Vitaly Petrov Renault GP | 284.6 | ||
5 | Sergio Perez Sauber Ferrari | 284.4 | ||
6 | Paul Di Resta Force India Mercedes | 283.4 | ||
7 | Pastor Maldonado Williams Cosworth | 283.4 | ||
8 | Rubens Barrichello Williams Cosworth | 283.0 | ||
9 | Adrian Sutil Force India Mercedes | 282.5 | ||
10 | Mark Webber Red Bull Renault | 281.2 | ||
11 | Jaime Alguersuari Toro Rosso Ferrari | 280.9 | ||
12 | Jenson Button McLaren Mercedes | 280.7 | ||
13 | Sebastian Vettel Red Bull Renault | 280.3 | ||
14 | Kamui Kobayashi Sauber Ferrari | 280.3 | ||
15 | Sébastien Buemi Toro Rosso Ferrari | 280.3 | ||
16 | Nico Rosberg Mercedes | 280.0 | ||
17 | Fernando Alonso Ferrari | 277.7 | ||
18 | Heikki Kovalainen Lotus Renault | 276.6 | ||
19 | Michael Schumacher Mercedes | 276.5 | ||
20 | Daniel Ricclardo Hispania Cosworth | 275.9 | ||
21 | Jérôme D'Ambrosio Marussia Virgin Cosworth | 275.2 | ||
22 | Vitantonio Liuzzi Hispania Cosworth | 275.0 | ||
23 | Jarno Trulli Lotus Renault | 274.4 | ||
24 | Timo Glock Marussia Virgin Cosworth | 272.0 |
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