Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Bruno Senna sai em 5º com missão difícil nas 6 H do Bahrein



Porsche domina primeira fila da última e decisiva etapa do Mundial de Endurance

SÃO PAULO - Depois de conquistar quatro poles em sete etapas, Bruno Senna largará em 5º e terá uma dura missão nas 6 Horas do Bahrein, encerramento da segunda temporada do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. Com o Vantage V8 que lhe deu o melhor tempo da terceira e última sessão de treinos livres da classe GTE Pro, Bruno - ao lado do neozelandês Richie Stanaway e do português Pedro Lamy - precisará se superar para ajudar os companheiros da equipe oficial Aston Martin a conquistar os títulos de pilotos e construtores. O inglês Darren Turner e o alemão Stefan Mücke sairão em terceiro, atrás dos poles Marc Lieb-Richard Lietz e de Patrick Pilet-Jörg Bergmeister, que completaram a dobradinha dos Porsche 911 RSR.

Bruno espera um sábado difícil e com variáveis ainda sem uma resposta numa prova que será iniciada no meio da tarde e terminará no período noturno, com inevitáveis consequências no comportamento dos carros. "A Porsche está com um ritmo de outro planeta, cerca de meio segundo mais rápido que os outros. Eles vieram praticamente com o modelo de 2014, mas não vão poder sumir na corrida porque senão tomarão acréscimo de 20 quilos no peso mínimo no próximo ano. E ninguém sabe com certeza como está o consumo dos pneus deles", lembrou.

Primeiro a deixar os boxes para a média das duas melhores voltas de cada dupla, Bruno pagou o preço de um asfalto ainda sem a aderência ideal e um problema inesperado ao final do primeiro giro. "Reduzi de terceira para segunda na última curva e a marcha não entrou. Perdi muito tempo ali. Melhorei na segunda, mas minha média já estava comprometida", continuou.

Apesar do resultado abaixo do potencial, Bruno acredita que poderá contribuir para as conquistas sonhadas pela tradicional marca inglesa em seu centenário de existência. "O Stanaway foi o mais rápido entre os segundos pilotos. Nossa briga será com as Ferrari, porque as chances da Porsche nos dois campeonatos estão mais complicadas, e o nosso carro está bom". Embora as equipes disponham de dois compostos de pneus - médios e duros , Bruno espera por uma estratégia única. "Acho que todos vão usar apenas os médios porque a pista vai mudar do meio para o fim da prova, reduzindo o desgaste."

O campeonato chega ao fim no circuito de Sakhir sem favoritos, apesar da vantagem de 5,5 pontos de Turner-Mücke sobre os italianos Gianmaria Bruni-Giancarlo Fisichella e 14,5 em relação a Lieb-Lietz - o vencedor leva 25 e o segundo, 18. A tática da Ferrari - separar os postulantes e inscrevê-los com novos parceiros - não funcionou no qualifying e os modelos F458 partirão respectivamente em 4º e 6º. Entre as fábricas, a Aston Martin comanda a classificação com 128,5, à frente da Ferrari (120) e da Porsche (113).

Na divisão LMP1, a mais rápida das quatro do Mundial de Endurance, a Toyota surpreendeu ao monopolizar a primeira fila com os protótipos TS030-Hybrid. A melhor volta no geral ficou com a dupla Kazuki Nakajima-Alexander Qurz, que receberão o reforço de Nicolas Lapierre ao longo da prova. A largada está prevista para as 10 horas (Brasília) e o SporTv deverá transmitir a primeira e a última horas. A decisão poderá ser acompanhada por TV também pela Internet pelo site oficial www.fiawec.

Os tempos da GTE Pro:

1 - Marc Lieb-Richard Lietz, Porsche 911 RSR, 1min58s833
2 - Patrick Pilet-Jörg Bergmeister, Porsche 911 RSR, 1min58s960
3 - Darren Turner-Stefan Mücke, Aston Martin Vantage V8, 1min59s038
4 - Gianmaria Bruni-Toni Vilander, Ferrari F458, 1min59s049
5 - Bruno Senna-Richie Stanaway-Pedro Lamy, Aston Martin Vantage V8, 1min59s167
6 - Giancarlo Fisichella-Kamui Kobayashi, Ferrari F458, 1min59s459

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos 
Foto: AMR Divulgação

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Bruno Senna pode ser fiel da balança na decisão do WEC





 Aston Martin do brasileiro lidera campeonatos de equipes e pilotos

SÃO PAULO - Já sem chances de conquistar o título, consequência dos abandonos em Le Mans e Interlagos, Bruno Senna e seus companheiros no Vantage nº 99 podem ser os fieis da balança na decisão da classe GTE Pro do Mundial de Endurance. O campeonato organizado pela FIA chega à 8ª e última etapa no fim de semana com as 6 Horas do Bahrein e as três marcas - Aston Martin, Ferrari e Porsche - continuam no páreo, da mesma forma que os pilotos oficiais de cada uma - Stefan Mücke-Darren Turner, Giancarlo Fisichella-Gianmaria Bruni e Richard Lietz-Marc Lieb. Ocupando a quarta colocação de forma isolada, Bruno - que repetirá a formação da China com o neozelandês Richie Stanaway e o português Pedro Lamy - pode até terminar como vice em seu ano de estreia no calendário de corridas de longa duração, mas depende de uma improvável combinação de resultados.

Bruno chegou ontem ao Bahrein e nesta quarta-feira foi fazer o habitual reconhecimento do circuito de Sakhir. Com três vitórias (uma na divisão GTE Am) e dois segundos lugares, sabe que a Aston Martin está obcecada com a possibilidade de levantar os dois torneios para coroar a comemoração de seu centenário. E não foge da responsabilidade. "Vim aqui para marcar o maior número de pontos possível. O ideal seria ganhar e fazer a dobradinha com o Turner e o Mücke, mas todos tem chances de vencer", afirmou, lembrando que a Ferrari dominou a prova em 2012.

Como se tornou marca registrada da categoria, a corrida deverá ser pautada pelo equilíbrio desde a sessão classificatória desta sexta-feira - a largada, no sábado, está prevista para as 10 horas (Brasília). As equipes oficiais estão totalmente concentradas na decisão e não mediram esforços para alcançar os objetivos. A Ferrari, por exemplo, mudou as duplas para ampliar as chances. No deserto barenita, Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni se separarão e dividirão o cockpit, respectivamente, com Kamui Kobayashi e Toni Vilander. "Ficou ainda mais difícil para nós. Eles vão vir com tudo", afirmou Bruno, ao tomar conhecimento das novidades no time italiano.

A Porsche, que chegou a liderar o campeonato e agora ocupa a terceira posição, também se reforçou para a batalha final. O modelo 911 RSR correrá com a evolução projetada para a próxima temporada. "Eles estão trabalhando muito forte na traseira do carro", disse Bruno. "Como o regulamento permite, vieram testar o carro aqui antes da etapa de Xangai", lembrou o piloto brasileiro, dono de quatro poles até aqui.

Entre os pilotos, o alemão Mücke e o inglês Turner encabeçam a classificação com 125 pontos, contra 120 dos italianos Fisichella e Bruni e 110 do alemão Lieb e do austríaco Lietz. Bruno soma 94. No campeonato de equipes, que considera somente o melhor resultado de cada marca nas etapas, a Aston Martin lidera com 128,5, enquanto a Ferrari vem em segundo com 120 e a Porsche está em terceiro com 113.

Nesta quinta-feira, dois treinos livres com duração de 90 minutos cada abrirão a programação oficial.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: AMR Divulgação