Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Entrevista de Bruno Senna ao programa Pit Stop do Uol Esporte

Fábio Seixas e Rafael Krieger entrevistaram o piloto Bruno Senna para o Pit Stop desta terça-feira. O brasileiro comentou sobre o teste com o R31 da Lotus-Renault, no último domingo em Jerez, na Espanha, bem como, esclareceu o funcionamento da asa móvel e comentou sobre os compostos da Pirelli.



Fonte: TV UOL

Exclusive interview with F1 driver Bruno Senna

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Bruno Senna: "Trabalho em Jerez vai me dar novas chances"

Bruno Senna: "Trabalho em Jerez vai me dar novas chances"
Brasileiro estreia como reserva da Lotus Renault GP com o 5º tempo nos ensaios na Espanha

SÃO PAULO - Quinto colocado no quarto e último dia de testes coletivos da Fórmula 1 em Jerez de la Frontera, Bruno Senna deixou a pista espanhola com a sensação de que o primeiro treino como piloto reserva da Lotus Renault GP pode ser apenas o início de uma nova fase na carreira. "O trabalho que fiz hoje deve me dar novas chances na equipe no futuro", resumiu Bruno. "Estou contente por ter passado novas informações sobre o carro e ajudado no desenvolvimento do acerto. A equipe gostou muito do resultado final", completou.


Bruno percorreu 68 voltas pelo traçado andaluz e completou sua melhor volta com o tempo de 1min21s400. "Foi apenas o meu segundo teste na Fórmula 1 e mais de um ano depois daquele pela Honda em Barcelona", lembrou Bruno, que estreou em 2010 pela HRT F1 Team e passou a temporada inteira penando com um carro sem os padrões mínimos de competitividade exigidos pela principal categoria do automobilismo mundial. "Levando em conta minha quilometragem na Fórmula 1, e a equipe fez questão de ressaltar esse ponto, foi um ótimo resultado."


A Lotus Renault GP deve anunciar nos próximos dias o substituto do polonês Robert Kubica, ainda internado em hospital na Itália em decorrência do acidente em prova de rali no domingo passado e sem previsão de retorno ao cockpit. Nos dois primeiros dias, o modelo R31-01 foi à pista com o russo Vitaly Petrov e no sábado foi a vez do alemão Nick Heidfeld ocupar o seu lugar. Piloto com mais de 10 anos de experiência e passagem por diversas equipes importantes, como Williams e BMW, Heidfeld é apontado como principal favorito à vaga. "Eu não estava competindo com ele", lembrou Bruno. "Vim aqui dentro de minhas atribuições de terceiro piloto", lembrou.


Bruno não conseguiu aproveitar o jogo de pneus supermacios que deveria usar no final da tarde. Uma bandeira vermelha interrompeu a sessão logo que deixou os boxes com os compostos mais moles e velozes produzidos pela Pirelli e antes de nova tentativa a chuva acabou com qualquer possibilidade de baixar sua marca. Na véspera, Heidfeld foi o mais veloz da sessão com a volta fechada em 1min20s361 e pneus supermacios. "O importante é que nossa diferença com o primeiro jogo de pneus macios foi pequena, de apenas 1,5 décimo favorável a ele. Acho que essa é uma excelente referência. Afinal, além de ter mais de 10 anos de experiência e ser um grande piloto, Heidfeld foi o responsável pelo desenvolvimento destes pneus", observou.


As condições climáticas em Jerez também não eram iguais às da véspera. "Ventou bastante e o balanço do carro mudou. Além disso, perdi muito tempo nos boxes, mais de duas horas, porque o carro apresentou alguns problemas e precisamos mexer na suspensão traseira", disse Bruno. Na próxima sexta-feira ele estará em Barcelona acompanhando o últimos ensaio das equipes antes do embarque para os testes finais no Bahrein, uma semana antes da abertura do campeonato.
Fonte MF2

Apesar de dar poucas voltas à tarde, Bruno Senna baixa o tempo e termina o dia na 5ª posição

Brasileiro marcou 1.21.400, na sua 7ª volta vespertina.

Após permanecer um longo tempo na garagem para que os mecânicos pudessem corrigir algum problema no R31, Bruno Senna cravou 1.21.400, o que lhe rendeu a 5ª posição na tabela de tempos.

A sessão vespertina foi tumultuada. Além de sofrer com o problema mecânico, Senna deu azar de sofrer duas bandeiras vermelhas nos momentos em que acabava de deixar o pit. A primeira foi causada por um problema mecânico na Williams de Rubens Barrichello, que ficou parada entre as curvas 5 e 6 da pista de Jerez. A segunda foi causada por uma escapada da Force India de Paul di Resta.

Nos minutos finais, a pista foi liberada, porém, a chuva que tanto prometeu, resolveu dar as caras em Jerez, impedindo qualquer tentativa do brasileiro em baixar o seu melhor tempo.

A classificação do dia:

1º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min19s832 ( 103 )
2º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 0s769 ( 86 )
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s242 ( 115 )
4º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1s381 ( 90 )
5º. Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), a 1s568 ( 68 )
6º Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 1s800 ( 43 )
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 2s271 ( 45 )
8º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 2s390 ( 90 )
9º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s446 ( 70 )
10º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 3s153 ( 45 )
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 3s279 ( 99 )

Mais informações a seguir, com a divulgação dos comunicados oficiais da equipe Lotus Renault e do próprio piloto Bruno Senna.

Foto: LRGP

Bruno Senna retorna à pista


Após um longo período na garagem para reparar algum problema ainda não esclarecido pela equipe, Bruno Senna retorna à pista faltando pouco menos de 1 hora para o final da sessão. Saliente-se que as nuvens escuras sobre a pista de Jerez sugerem que a chuva cairá em instantes.

Foto: LRGP


Bruno Senna deverá retornar à pista em 15 minutos

Alguns problemas mecânicos mantiveram o Bruno na garagem por um tempo. Ele deve voltar em breve. Daqui a 15 minutos, aproximadamente, segundo a equipe informou via twitter - @OfficialLRGP .

Foto: Keith Collantine/f1fanatic.co.uk

Bruno Senna encerra manhã com a 5ª marca




Brasileiro completou 55 voltas na pista de Jerez, com a melhor passagem em 1.21.990, o que lhe rendeu a 5ª marca na tabela de classificação.

Mais importante do que o tempo, foi a rápida adaptação do piloto com o modelo R31 e a integração com a equipe Lotus Renault GP.

Satisfeito com o seu ritmo, Bruno acredita que poderá melhorar à tarde:

"Manhã bem sucedida com a Lotus Renault. Programa de testes bem cheio, mas boa sensação com o carro. Ritmo bom, mas vamos melhorar!", comentou Senna via twitter.

Foto: LRGP

Fotos : Bruno Senna em Jerez testando o R31



Valeu!!



Tempos em Jerez de Bruno Senna.

Tempos em Jerez de Bruno Senna. 13/02/2011 -  R31
1:21.990
1'22.771 
1'22.994
1'23.222
1'23.437
1'24.816
1'28.302
08:00 Here’s the weather latest from AUTOSPORT.com features editor @TeamAnglais: “lots of cloud around at Jerez today, forecast says there’s rain on the way. temps now – air 9, track 10, 7mph wind” (ao contrário do dia anterior, as condições estavam piores devido ao vento e previsão de chuva)
08:14 Depending on where you stand in the Lotus/Lotus row, you’ll either think the sight of a Senna helmet in a black and gold car with Lotus logos and a Renault engine is wonderfully evocative, or it will make you cross.
08:17 Senna does a 1m28.302s on his first lap in the Renault.
08:18 As his previous F1 experience comes from a test in the not-very-good 2008 Honda, a season in the not-very-good 2010 Hispania, and various demonstration runs in older cars, the 2011 Renault might come as a culture shock.
08:18 Senna improves to 1m25.201s, while Barrichello has got down to 1m21.923s.
08:19 A 1m25.4s for Senna on his second lap, while Barrichello does a 1m22.0s.
08:21 Senna is now back in the pits.
09:01 Senna is also feeling his way into the Renault R31 as he clocks a 1m23.437s to move up to fifth fastest.
09:28 Senna has left the pits to start his next run for Renault.
09:30 Renault pit board says this will be a nine-lap run for Senna.
09:32 Senna sets his best time so far, 1m22.994s.
09:33 Another improvement from Senna, a 1m22.771s. He sneaks ahead of Rosberg into fourth.
09:34 A consistent run from Senna, who does a 1m22.8s next time past.
09:37 Senna is now in the mid-1m23s, while Alonso’s run has started off in the mid-1m21s range.
09:38 Here is Renault’s schedule for Senna via @OfficialLRGP: “Bruno is doing some new tyre runs this morning and evaluating some changes to the car. Longs runs are planned after lunch.” (pneus duros pela manhã)
09:39 Senna’s times briefly went up to 1m24s, now he’s back to a mid-1m23s. He’s already logged 25 laps this morning.
09:40 Senna just went purple through the speed trap at S1. That’s the exit of the fast left hander at Turn 4, so measures high-speed cornering more than top speed.
It’s worth noting that the Red Bull and the Renault have been consistently the fastest two cars through there
09:42 It’s worth remembering that Renault’s plan to do a long run after lunch (as it mentioned in its tweet just below) is something it has intended to do for the last couple of days only to run out of time after a few glitches and red flags.
09:46 Senna is back in the Renault pits. He did an 11-lap stint, averaging 1m23.6s.
09:46 So although Renault said that was a new-tyre run, it certainly wasn’t a qualifying simulation. By the standards of this week, Senna was on a relatively big fuel load.
10:02 The session has been stopped.
10:16 The session has restarted.
10:20 Senna improves immediately, going to fourth with a 1m21.990s. (Exatamente o mesmo tempo do Heidfeld um dia anterior com os mesmos pneus duros, nessa mesma hora)
10:25 The red flag is out again. (logo após ele marcar um bom tempo)
10:36 These stoppages aren’t helping the teams get through their programmes in time to do long runs this afternoon.
10:40 Senna is also leaving the pits, so the current top four are on the circuit.
10:43 No spectacular times yet on these runs – Alonso, Buemi and Senna have kicked off in the mid-1m23s.
10:47 Fastest man on track at the moment is Senna, he’s lapping in mid-1m22s.
10:59 Senna has pitted. He did an 11-lap run with an average of 1m24s, though that was distorted by a one-off 1m32s mid-run. His best times were in 1m22s, but he went up to 1m23s later in the stint.
11:06 The session has been stopped.
11:16 Back to green.
11:25 Senna comes out again for Renault.
11:35 Current pace – Senna and Alonso are both in low 1m24s, Barrichello in mid 1m27s, di Resta in low 1m26s.
11:41 Senna and di Resta are back in from their eight-lap runs. The Renault was averaging 1m24.2s, the Force India 1m25.9s.
11:44 After that quick start with a 21.2, Buemi’s times went up to 23.3 then 22.8. (fez esse tempo com stint de qualificação)
12:17 @BSenna updates the world on his first morning in the Renault cockpit: “A successful first morning in the Lotus Renault. A very full test program, a great feeling, good pace but more work to do..” (já fora do carro, twittando no padock, só iria voltar faltando 40 minutos pra o final do treino).
12:59 The skies continue to threaten here, so the teams will be hedging their bets between some longer runs in the dry or a welcome chance to test Pirelli’s wet tyres. (O céu já estava fechando)
13:27 The wind is currently clocked at 11mph and could be giving the drivers a bit of a headache by upsetting the cars – something we often hear complaints about through qualifying when drivers are pushing to the limits. (vento apertando)
13:32 There’s still plenty of cloud around, with the odd opening of blue sky, but nothing too menacing for the moment.
13:54 Meanwhile Renault are working on getting Senna’s car back out – @OfficialLRGP: “A few mechanical problems have kept Bruno in the garage for a while. He should be back out soon. About 15 mins.” (equipe confirma o problema)
13:56 It’s been a while since we’ve seen the R31 actually – Senna last pitted at 12:40 local time, that’s over two hours ago.
14:58 Reports from the teams of a few spots of rain around as we approach the final hour. (principio de chuva)
15:05 The red flag is now out.
15:19 Senna, Vettel and Alonso head straight out with just over 40 minutes of the test remaining. (volta com pneus macios, faltando 40 minutos pro final do treino).
15:23 Senna clocks his best lap of the day with a 1m21.400s in the Renault. His follow-up, a 1m24.487s, isn’t quite so good. (fica só 1.3 décimo de segundo do Heidfeld com pneus macios, mesmo com condições piores na pista)
15:26 Senna, Rosberg, Vettel and d’Ambrosio remain on track now.
15:35 The red flag is out. (Faltando 25 minutos, quando o Bruno saia mais uma vez com pneu macio do pit, novamente a bandeira vermelha)
15:44 The rain is also falling now, quite heavily infact. (chuva desaba, acabou o treino, alguns vão testar os pneus de chuva e só).


Bruno Senna em sua 2 volta em Jerez

Bruno Senna fazendo um tempo de  1'23.437  Indo para proxima volta em Jerez.

Bruno Senna sai para sua primeira volta em Jerez.





Bruno Senna em seu primeiro dia de teste pela Renault31 em Jerez. 

Bruno Senna entra na pista em Jerez.

Bruno tem seu primeiro tempo  1'28.302 na Renault31
A manhã e muito fria em Jerez, 10 graus.
O piloto Bruno Senna retornara em instantes para um próximo tempo. Aguarde,

Bruno Senna participa do ultimo dia de testes em Jerez.


No ultimo dia de testes em Jerez Bruno Senna tem sua oportunidade de pilotar o Renault R31.


` Animado pro teste  e espero ajudar a equipe no desenvolvimento do carro!

Pilotos

Os seguintes pilotos estarao participando hoje:
EquipeCarroPiloto
Red BullRB7Sebastian Vettel
McLarenMP4-26Jenson Button
FerrariF150th ItaliaFernando Alonso
MercedesW02Nico Rosberg
RenaultR31Bruno Senna
WilliamsFW33Rubens Barrichello
Force IndiaVJM04Paul di Resta
SauberC30Kamui Kobayashi
Toro RossoSTR6Sebastien Buemi
LotusT128Heikki Kovalainen
VirginMVR-02Jerome d’Ambrosio