Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 24 de setembro de 2011

Bruno Senna Driver Diary Singapore GP



Fonte: Youtube/lrgptv

Bruno Senna prevê corrida "difícil" em Cingapura

Brasileiro parte em 15º e terá missão dura para chegar à zona de pontos

SÃO PAULO - As características do circuito de rua de Marina Bay são as que menos se "casam" com o modelo R31 da Lotus Renault GP e o GP de Cingapura deve ser o mais complicado para a equipe até o final da temporada. Essa foi a avaliação realista de Bruno Senna depois de fechar as tomadas classificatórias na 15ª posição, resultado que o deixa distante da zona de pontos na largada e sugere uma corrida difícil para alcançar uma posição entre os Top 10. "Não vai ser fácil, mas acho que tudo voltará ao normal a partir das próximas provas"", resumiu.

Bruno ultrapassou a barreira da primeira sessão classificatória com uma volta com o cronômetro zerado que eliminou o companheiro Vitaly Petrov do Q2. Na segunda parte, chegou a ocupar a 11ª colocação, mas não pôde impedir a ascensão dos rivais. "Cometi um erro na minha primeira tentativa e perdi algo em torno de três décimos. Não sei, acho que daria para ganhar uma posição, mas não mais do que isso. Já sabíamos que esta pista seria difícil para nós".

Apesar de ainda insuficiente para levá-lo à fase final do qualifying, o desenvolvimento no acerto do carro deixou Bruno um pouco mais animado para a corrida. "A equipe fez um bom trabalho nos pneus traseiros, mudando a cambagem e reduzindo o desgaste. Por isso, nosso ritmo de prova deve ser melhor. Aliás, comparando com a sexta-feira, eu diria que até que o carro evoluiu", comentou.

Bruno vem da conquista dos primeiros pontos na Fórmula 1 com os dois garantidos pelo 9º lugar no GP da Itália, em Monza. Desta vez, as chances parecem limitadas pelo potencial que o carro demonstrou até agora no sinuoso traçado urbano de Cingapura, mas outras particularidades da pista poderão afetar as expectativas iniciais. "É difícil prever o que poderá acontecer, ainda vamos estudar as estratégias, mas a prova será muito longa, cansativa e os erros certamente vão acontecer. De repente..."

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos

Foto: Sutton Imges/MF2

Vídeo: Largando na 15ª posição, Bruno Senna analisa sua participação no qualifying



Vídeo: Globo.com

GP DE CINGAPURA - 3º TREINO LIVRE - LOTUS RENAULT GP

Vitaly Petrov, R31-06 16º, 1min50s229, 15 voltas


Bruno Senna, R31-04 17º, 1min50s523, 14 voltas

A Lotus Renault GP completou os preparativos para o GP de Cingapura depois da terceira sessão de treinos livres em outra noite de forte calor tropical. Embora a chuva tenha aparecido no radar nas vizinhanças do circuito de rua de Marina Bay, a pista permaneceu seca

Após a volta inicial de checagem dos sistemas, as duas Lotus Renault deixaram os boxes quando o cronômetro registrava 20 minutos. Tanto Petrov quando Bruno saíram com os pneus macios da Pirelli nas primeiras voltas no circuito iluminado artificialmente.

Restando 25 minutos, alguns carros começaram a entrar na pista com a versão supermacia, mas os pilotos da Lotus Renault GP permaneceram com os macios na segunda saída. A dupla foi das últimas a trocar os pneus para os supermacios, quando faltavam apenas cinco minutos para o encerramento da prática.

Sessão classificatória, marcada para as 11 horas (Brasília) deste sábado

http://www.lotusrenaultgp.com/6924-GP-de-Cingapura-3o-treino-livre.html


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quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Bruno Senna diz que Q3 é objetivo em Cingapura

Piloto brasileiro chega cedo à Ásia para facilitar adaptação ao fuso horário

SÃO PAULO - Confirmar a excelente impressão deixada na Bélgica e na Itália e novamente alcançar a terceira parte das tomadas classificatórias. É com esses objetivos que Bruno Senna está se preparando para o GP de Cingapura, corrida que poderá garantir com cinco etapas de antecipação o bicampeonato da Fórmula 1 ao alemão Sebastian Vettel. "A equipe vem evoluindo desde a Hungria e, se tudo funcionar direitinho, acho que poderei largar pela terceira vez entre os 10 primeiros", disse Bruno.

Bruno chegou ao país asiático nesta terça-feira. Desde então, sob a orientação do preparador físico da Lotus Renault GP, James Milligan, vem procurando se adaptar ao especialíssimo calendário da prova, marcada para o período noturno em Cingapura mas mantendo os habituais horários televisivos conhecidos do público europeu. Na prática, portanto, Bruno e seus colegas estarão trocando o dia pela noite e terão de conviver com as inevitáveis mudanças no relógio biológico. "Temos uma programação feita com antecedência. Não vou deixar de fazer meus exercícios por causa dos horários diferentes", afirmou.

Nesta quarta-feira, Bruno passou rapidamente pelo circuito de Marina Bay e participou de eventos promocionais. O reconhecimento do traçado, como de hábito, será feito na quinta-feira e na companhia dos engenheiros da equipe. "Esta é a pista que mais se assemelha à de Mônaco, onde corremos com o máximo de pressão aerodinâmica. A exemplo da Hungria, que também tem uma média de velocidade baixa, não fomos muito bem. Mas muita coisa mudou desde então e as evoluções que foram sendo incorporadas ao R31 deram resultado. Trouxemos um pacote aerodinâmico para cá que deve melhorar o downforce, mas ainda não sabemos quais serão os reflexos dessas mudanças em relação ao arrefecimento. Por isso, o (Vitaly) Petrov vai testar esse pacote na sexta-feira. Se funcionar bem, ele será incorporado ao meu carro no sábado", explicou.

Bruno lembrou ainda que as opções de pneus oferecidas pela Pirelli - macias e supermacias - podem favorecer o carro da Lotus Renault GP. "Trabalhamos melhor com as versões macias. Mesmo com os compostos médios, sofremos um pouco para gerar temperatura nos pneus. Enfim, acredito que nossas perspectivas são boas. No meu caso, porém, será a primeira vez que andarei com essa configuração de máxima pressão aerodinâmica e sei que vou precisar de um tempinho para me acostumar a ela."

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Sutton Images/MF2