Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 26 de novembro de 2011

"Contentaço", Bruno Senna diz que foi além do esperado

Piloto larga em 9º no GP do Brasil e não teme previsão de chuva em Interlagos

SÃO PAULO - O 9º lugar no grid do GP do Brasil foi recebido com surpresa por Bruno Senna. Cumprimentado efusivamente por seus familiares e pela equipe Lotus Renault GP, o piloto brasileiro admitiu que o resultado superou qualquer expectativa. Na véspera, conformado com o 12º lugar no geral dos dois treinos livres, ele chamou a atenção para a maior velocidade dos carros da Force India e das dificuldades esperadas para entrar no Q3. No entanto, com uma excelente volta na segunda parte das tomadas classificatórias deste sábado em Interlagos, Bruno avançou à fase final. "As condições da pista foram mudando e nos ajudaram a colocar tudo junto na hora que interessava", analisou, depois de fechar os ensaios da manhã apenas em 17º e distante do companheiro Vitaly Petrov, o 11º no terceiro treino livre.

"Estou contentaço", resumiu Bruno, sem esconder a excitação pelo resultado num circuito que vinha parecendo hostil ao R31 por causa de seu longo trecho de curvas baixas do miolo - o calcanhar-de-aquiles do carro ao longo da temporada. "Sinto que melhoro cada vez que ando nas pistas que conheço pouco, como ainda é o caso de Interlagos. A verdade é que experiência é tudo no automobilismo", lembrou. Sobre a comemoração nos boxes, lembrou que não foi a primeira vez que foi recebido com festa na volta do qualifying. "Na estreia pela Renault em Spa foi a mesma coisa, assim como em outros circuitos. É legal trazer um pouco de felicidade para a equipe."

Bruno disse ainda que poderia largar em posição ainda mais favorável se não tivesse "queimado" um jogo a mais de pneus de compostos macios no Q2. "Foi uma pena ter de sair na última parte com pneus usados. Mas, de qualquer forma, chegar ao Q3 foi uma vitória." Analisando a possibilidade de chuva na corrida de amanhã, considerada alta pelos serviços de meteorologia, Bruno acha que ela poderá aumentar seu cacife, embora o comportamento do carro nessas condições no traçado paulistano seja uma variável desconhecida. "Costumo me dar bem no molhado e talvez tenha uma boa chance se isso acontecer."

O diretor de operações de pista da Lotus Renault GP elogiou a atuação de Bruno. "Fizemos algumas mudanças no acerto do carro dele para hoje, notadamente na cambagem e asa dianteira. Elas funcionaram melhor na classificação do que nos treinos da manhã. E ele acabou virando rápido quando realmente importava, fazendo uma sessão classificatória muito boa", comentou Alan Permane.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Sutton Images / MF2

Bruno Senna: `Fazer top 10 tá muito acima do que eu estava esperando`



Fonte: Globo.com

Viviane Senna considera classificação de Bruno Senna para o Q3 uma façanha



Fonte: Globo.com

Bruno Senna larga na 9ª posição no GP do Brasil em Interlagos

O piloto Bruno Senna conquistou a 9ª posição no Treino Oficial que definiu a ordem do grid de largada para o Grande Prêmio do Brasil que será disputado amanhã no Autódromo de Interlagos. Com o tempo de 1.13,761 Bruno conseguiu uma boa diferença em relação ao seu companheiro de equipe Vitaly Petrov que obteve apenas o 15º lugar no grid.

Fonte: Formula 1 - The Official F1 Website

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Video: Bruno Senna onboard - Interlagos



Video: Youtube - MotorsportLiveHD1

Bruno Senna vê Force India como rival no caminho do Q3


Lotus Renault GP "raspa" no Top 10 e brasileiro fecha sexta-feira em 12º.

SÃO PAULO - A Force India deverá ser uma pedra no caminho da Lotus Renault rumo à terceira parte dos treinos classificatórios do Grande Prêmio do Brasil. Nesta sexta-feira, Bruno Senna e seu companheiro Vitaly Petrov ficaram respectivamente em 12º e 11º e foram superados pelo alemão Adrian Sutil e pelo escocês Paul di Resta, que ocuparam as últimas posições na lista dos 10 mais rápidos da sexta-feira em Interlagos. "Será difícil chegar ao Q3. O ritmo da Force India foi muito longe do nosso", comparou o piloto brasileiro. Sutil abriu sete décimos sobre o russo.

Bruno disse que os ensaios iniciais confirmaram a esperada dificuldade no trecho mais lento do circuito paulistano. "Nos outros setores, nosso carro está rápido. Temos agora de melhorar a estabilidade na entrada das curvas de baixa", explicou. Segundo ele, os dois carros da equipe entraram na pista com configurações diversas. "Tanto eu quanto o Vitaly estamos experimentando algumas soluções do carro do ano que vem, diferentes entre si", explicou.

Pela manhã, Bruno voltou a enfrentar dificuldades com o sistema de recuperação de energia cinética - KERS -, mas não da mesma natureza das provas anteriores. "Não tive problemas com a ativação, mas nas freadas que bloqueavam a traseira. Perdi boa parte da primeira sessão nos boxes enquanto a equipe buscava uma solução. Melhorou, mas ainda temos de trabalhar mais."

Depois de avaliar os compostos que a Pirelli trouxe para o Brasil, Bruno disse que o desgaste, acentuado pelo forte calor que levou a temperatura do asfalto a superar os 50 graus, parece acima do esperado. "A corrida deverá ter um número elevado de paradas para troca de pneus", antecipou. A meteorologia, no entanto, prevê a mudança de tempo para o restante do fim de semana, com chances maiores de chuva no domingo. Perguntado sobre se as informações coletadas hoje teriam alguma serventia em caso de pista molhada, Bruno manteve o bom-humor com o qual recebeu os resultados gerais da sexta-feira. "Aí só vamos descobrir na hora."

Pela manhã, os boxes da Lotus Renault GP ficaram ainda mais agitados com a visita de personalidades do mundo esportivo e artístico. Bruno recebeu o meia santista Paulo Henrique Ganso, com quem chegou a trocar alguns passes, e as cantoras Macy Gray e Jessy J, que se apresentaram sexta-feira no Via Funchal.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos

Foto: Sutton Images

Vídeo: Bruno Senna ensina truques de Interlagos



Fonte: Globo.com

Bruno Senna vê Force India como maior rival para treino classificatório

Piloto brasileiro, que torce por definição de seu futuro na Renault-Lotus antes do Natal, afirma que carro está limitado principalmente nas curvas de baixa
Em seu segundo ano correndo em Interlagos com um Fórmula 1, Bruno Senna espera conseguir melhorar algo em sua Renault-Lotus para o treino classificatório do GP do Brasil. Com o 12º melhor tempo do dia (1m14s931), o brasileiro encontrou dificuldades para conduzir o carro nas partes mais lentas da pista.

- Nos outros setores, nosso carro está rápido. Temos agora de melhorar a estabilidade na entrada das curvas de baixa, estamos um pouco limitados neste aspecto. Tanto eu quanto o Vitaly (Petrov, seu companheiro de equipe) estamos experimentando algumas soluções do carro do ano que vem, diferentes entre si.

Bruno acredita que terá um confronto direto com os pilotos da Force India. Nos treinos desta sexta-feira, tanto ele quanto Petrov ficaram atrás de Adrian Sutil e Paul di Resta, os últimos na lista dos dez primeiros.

- Será difícil chegar neles. O ritmo foi muito longe do nosso - disse o brasileiro, que na temporada passada correu pela Hispania.

Bruno é um dos pilotos que brigam por uma vaga na próxima temporada da categoria. Ele acredita que fazendo uma boa prova no fim de semana conseguirá antecipar um pouco a decisão dos dirigentes da equipe.

- Não tem previsão no momento, e dependemos da equipe. O fim de semana conta, o agregado do ano também conta e vamos ver. Só espero ter um Natal mais tranquilo, com tudo decidido.

GLOBOESPORTE.COM

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bruno Senna fala em fechar ano com "nota alta"

Características de Interlagos vão exigir tudo da equipe e dos pilotos da Lotus Renault GP, avisa.

SÃO PAULO - Bruno Senna estabeleceu algumas metas para o Grande Prêmio do Brasil, prova que fecha o calendário de 2011 neste domingo em São Paulo. Nesta quarta-feira, durante encontro com a imprensa em hotel na zona sul da capital paulista, Bruno mostrou que tem uma ideia bem definida do que seria um bom resultado em Interlagos."Antes de mais nada, bater o (Vitaly) Petrov, porque o companheiro de equipe é sempre a melhor referência. Também seria legal chegar na zona de pontos para terminar o ano com uma nota alta, mas será preciso que os pilotos e a equipe acertem 100%. Mesmo assim, será difícil, porque as características da pista não ajudam nosso carro e as Force India, Toro Rosso e até a Sauber, em algumas vezes, estavam mais velozes nas últimas corridas", explicou.

Pouco antes, a Lotus Renault GP havia divulgado que o polonês Robert Kubica informou à equipe que ainda não pode se comprometer a voltar a pilotar no início do próximo campeonato, apesar da recuperação animadora dos graves ferimentos sofridos em prova de rali em fevereiro. Bruno ocupa a vaga originalmente pertencente a Kubica, mas lembrou que o número de interessados em correr pela Lotus Renault GP está crescendo. Perguntado se Rubens Barrichello seria um "inimigo" nessa corrida, Bruno não fugiu à questão. "Todos os pilotos que estão no mercado em busca de um assento são meus inimigos", disse, citando o próprio piloto reseva Romains Grosjean e o alemão Adrian Sutil, cujo futuro na Force India permanece indefinido.

Bruno se mostrou otimista com as negociações que vem travando em todos os flancos. "Temos tido conversas animadoras com os patrocinadores e com a equipe. Atualmente, é difícil um piloto chegar à Fórmula 1 se não trouxer um patrocinador ou fizer parte do programa de uma equipe. Sei que a Lotus Renault GP está contente com meu trabalho. Fiz algumas boas corridas, outras nem tanto, mas a questão da falta de quilometragem faz diferença e foi entendida internamente." Bruno observou que um eventual resultado positivo não terá peso determinante para sua permanência na equipe. "Seria bom, mas serei julgado pelo que fiz no conjunto de todas as corridas", acrescentou. "Tudo o que eu quero agora é acertar minha situação o quanto antes possível para finalmente voltar a fazer um ano estável, o que não tenho desde 2008 na Fórmula GP2."

Durante a entrevista, Bruno revelou a bandeira da campanha Sennatri, criada para marcar os 20 anos da conquista do tricampeonato de Ayrton Senna na Fórmula 1. A peça é inspirada na bandeira brasileira e foi decorada com centenas de fotos de torcedores que aderiram ao chamado para recordar o último título mundial conquistado por um brasileiro e, ao mesmo tempo, contribuíram para os projetos educacionais do Instituto Ayrton Senna. "Ficamos impressionados com a receptividade. Tem foto de gente de todo o mundo", afirmou Bruno. Segundo ele, essa não será a única homenagem ao tio no fim de semana. "O Rubinho e o Felipe Massa também usarão um capacete com uma lembrança", adiantou. Bruno correrá novamente com o capacete com o logo da campanha.

Amanhã, Bruno deverá levantar o pé dos eventos promocionais e começar a se preocupar com a abertura dos treinos livres na sexta-feira. Pela manhã, estará no autódromo para participar da entrevista oficial da FIA. A semana tem sido cheia: na terça-feira, Bruno passou praticamente todo o dia visitando a fábrica da Renault em São José dos Pinhais, nas vizinhanças de Curitiba. Hoje, além de falar com os jornalistas, foi até à pista da Pirelli no interior paulista para gravar vídeo para o F1 Rocks juntamente com Petrov e as estrelas da música Macy Gray e Jessy J.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos

Foto: LRGP/MF2

Video: Bruno Senna - pre Brazilian GP interview



Fonte: youtube - lrgptv

Bruno Senna visita instalações da Renault do Brasil















Bruno Senna fala sobre expectativas para GP do Brasil em Interlagos



Fonte: Globo.com

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vídeo - Bruno Senna: "Estou animado de correr pela segunda vez no Brasil"



Fonte: globo.com

Bruno Senna e Thomaz Bellucci duelam nas pistas e nas quadras

Bruno Senna trocou as pistas pela quadra de tênis na manhã deste domingo, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

O local, que recebe nesta semana o ATP Challenger Tour Finals, foi palco de um desafio entre o piloto da Lotus Renault GP e o tenista brasileiro Thomaz Bellucci, 37º colocado no ranking mundial. Os dois esportistas trocaram de papel para ver quem levava a melhor entre aceleradas e raquetadas.

Inicialmente, a dupla duelou em dois simuladores de F1 montados do lado de fora do ginásio. Na pista de Interlagos, Senna se deu melhor, embora Bellucci tenha tido um desempenho que impressionou. O tenista, aficionado por jogos de vídeo-game, chegou a dar trabalho para Senna, mas não conseguiu superar o “rival”.

Nas quadras, os dois começaram batendo bola para aquecimento.

Em seguida, Senna tentou devolver um saque de Bellucci. Mas não passou de tentativa: mesmo adaptado a altas velocidades, Senna não conseguiu responder ao saque de mais de 170 km/h dado pelo paulista de Tietê e levou um “ace”. Assim, como o esperado, Senna venceu nas pistas, enquanto Bellucci levou a melhor nas quadras.

Senna está em São Paulo para disputar, no dia 27, o segundo GP do Brasil de F1 de sua carreira. No encerramento da temporada, o piloto espera deixar uma impressão positiva para ser lembrada até o início do próximo campeonato.

“Estou muito empolgado em correr em minha terra natal. Uma coisa é certa: as pessoas se lembrarão da última corrida da temporada e do rendimento de cada piloto nela”, afirmou Senna.

“Sei que os fãs serão ótimos na pista. No ano passado, eles me deram muito carinho e gostaria de retribuir isso dando um resultado de dar orgulho com o carro preto e dourado. As bandeiras estarão agitadas para nós, pilotos brasileiros, no grid, e esta será uma sensação extremamente bacana.”

*Crédito das fotos: Marcello Zambrana e Douglas Daniel , Twitter @BSenna , Twitter @BellucciOficial

Fonte: Acelerando Com Bruno Senna