Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Bruno Senna impressiona nos treinos extras da Stock Car




Piloto da Equipe Raízen anda rápido e faz até simulação de corrida em Interlagos

SÃO PAULO - Depois do breve "shakedown" da véspera, quando apenas checou o funcionamento de todos os sistemas do carro, Bruno Senna pôde começar a explorar todo o potencial da Stock Car nos treinos extras da Corrida do Milhão. Convidado especial da organização, o piloto da Equipe Raízen completou 73 voltas ao longo das três sessões de uma hora exclusivas a que teve direito e impressionou positivamente ao estabelecer o tempo de 1min39s691 na melhor passagem pelo circuito de Interlagos. "Estou contente com os resultados. Estou apenas no começo do trabalho, mas acho que estamos indo bem", resumiu.

O treinamento do ex-piloto da Fórmula 1 chamou a atenção na manhã desta sexta-feira em Interlagos e foi acompanhado atentamente pelos colegas, inclusive pelos quatro candidatos ao título neste domingo - Thiago Camilo, Daniel Serra, Ricardo Maurício e Cacá Bueno. De uma forma geral, todos elogiaram o que parece estar sendo uma tranquila adaptação do piloto da Equipe Raízen à principal categoria do automobilismo nacional.

Bruno entrou na pista pouco depois das 8 horas e aos poucos foi aumentando o ritmo. Mesmo sem usar o botão de ultrapassagem, que chega a gerar uma potência adicional de 120 cavalos aos 480 regulares do motor V8, Bruno cravou a melhor volta no segundo turno. No último, realizou uma simulação de corrida, girando 21 voltas antes de parar para o reabastecimento e prosseguir até o limite das 31 que durarão a última prova do ano.

Mesmo satisfeito com a evolução apresentada a cada saída dos boxes, Bruno reconheceu que ainda há muito a aprender. "Ainda não estou totalmente confortável. Estes pneus não têm a mesma aderência à que eu estava acostumado no Mundial de Endurance. Ainda não cheguei ao meu limite, também porque é muito fácil sair de traseira quando se passa do ponto. Ainda bem que este carro aceita mais essas traseiradas, porque no Endurance elas podem resultar em batidas", comparou.

Bruno disse que sentiu dificuldades também com a chicane da Subida do Café, utilizada apenas em competições nacionais. "Acho que estou perdendo uns dois décimos ali. Nunca corri aqui com essa chicane e ainda estou me entendendo com ela", explicou. Bruno acrescentou que os comandos do volante também são um complicador adicional, pelo posicionamento diferente em relação ao modelo da Aston Martin. "O botão do rádio fica na parte de baixo do volante e faz com que eu tenha de baixar a mão esquerda para acioná-lo". Sobre o botão de ultrapassagem, Bruno elogiou o ganho de performance. "Dá para sentir claramente a diferença. Acho que deve render pelo menos meio segundo por volta."

No período da tarde, a partir das 16 horas, Bruno travaria o primeiro confronto com os 34 pilotos que correrão atrás da premiação milionária deste fim de semana.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Miguel Costa Jr/MF2

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Bruno Senna inicia treinos e elogia carro da equipe Raízen



 Piloto vai com número 2G na Corrida do Milhão para lançar segunda geração do etanol

SÃO PAULO - Foi muito mais tranquilo que o esperado o contato inicial de Bruno Senna com o Stock Car que pilotará na Corrida do Milhão neste domingo em Interlagos, prova que complementará o calendário e apontará o campeão da 35ª temporada da categoria. Diferentemente dos colegas oriundos da Fórmula 1 que sofreram com a visibilidade reduzida no interior do carro, Bruno disse que a passagem pelo Mundial de Endurance neste ano o está ajudando na adaptação a uma nova série. "Dá para enxergar bem mais que o Aston Martin que dirigi em 2013. Até mesmo a ventilação é melhor", elogiou, depois de percorrer apenas duas voltas exploratórias pelo circuito paulistano na manhã desta quinta-feira.

Bruno chegou cedo ao autódromo e conversou com os técnicos da equipe Raízen para se familiarizar com os comandos do carro. O seu banco, no entanto, só seria concluído no fim da tarde, depois dos trabalhos de ajuste às suas medidas. Bruno usou pneus usados de pista molhada, embora o asfalto já estivesse seco em sua maior parte. Para quem imaginava que estranharia o modelo da principal série nacional, Bruno demonstrou uma surpreendente naturalidade que impressionou quem considerou o seu ritmo já bastante rápido. "Nem abusei muito dos freios. A verdade é que este é um carro de corrida. Estou apenas começando a me entender com ele, temos muito o que aprender antes de tirar todo o seu potencial, mas está tranquilo. Estou me divertindo e não vejo a hora de acelerar mais amanhã nos meus treinos exclusivos", afirmou.

A previsão da meteorologia deverá contribuir para a adaptação. A previsão é de tempo firme ao longo nos próximos três dias. Bruno esperava entrar na pista amanhã para as três horas de ensaios, a partir das 8 h, com os pequenos problemas que verificou durante o "shakedown" - o mau funcionamento do rádio e o posicionamento do volante - já solucionados. Embora visivelmente contente com a nova experiência, Bruno admite a prioridade na Corrida do Milhão será conhecer o máximo da Stock Car. "O nível aqui é muito elevado, há a disputa pelo título, e não quero interferir nessa briga", disse. Segundo ele, até mesmo uma nova leitura do traçado está sendo necessária. "Andei três vezes aqui de Fórmula 1 e uma de Endurance, mas sem a chicane da subida do Café. Ela é meio esquisita na entrada, parece que o carro vai sair de traseira", afirmou.

Bruno é o convidado especial da organização e correrá com o apoio da Raízen, empresa líder em energia renovável no Brasil, que vai usar a prova como lançamento do projeto do etanol de segunda geração. Por isso, numa iniciativa pioneira em toda longa história da Stock Car, Bruno está usando um número que reúne o numeral 2 e a letra G - 2G. "É uma ação para chamar para este projeto que produz um combustível eficiente de maneira ainda mais sustentável, que é chamado de segunda geração (2G) justamente por ser feito da palha e bagaço da cana-de-açúcar", diz Bruno.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Miguel Costa Jr/MF2

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Bruno Senna terá número-surpresa na Corrida do Milhão





 Piloto volta dos Estados Unidos e se prepara para a estreia na Stock Car

SÃO PAULO - A estreia na Corrida do Milhão, cereja no bolo da temporada da Stock Car e que apontará o campeão no próximo domingo, não será a única surpresa que Bruno Senna levará à pista de Interlagos no fim de semana. Com apoio da Raízen, empresa líder em energia renovável no Brasil, Bruno alinhará no grid com um número jamais usado nos 35 anos de história da principal modalidade do automobilismo nacional. "Tem tudo a ver com o projeto que me trouxe à Stock Car, mas no momento é só o que posso adiantar. Garanto apenas que foi uma bela sacação da Raízen", resumiu o piloto.

Depois da assinatura do contrato na última quarta-feira, Bruno viajou para o exterior e retornou na manhã desta terça a São Paulo. A partir de agora, vai entrar no clima da prova que, entre os diversos atrativos, pagará ao vencedor a cobiçada premiação de um milhão de reais. Será a quinta edição da corrida, conquistada em 2008 por Valdeno Brito, atualmente defendendo a Shell Racing, por Ricardo Maurício (RC) em 2010 e nas últimas duas vezes por Thiago Camilo (RCM), líder e forte candidato a um inédito título.

Bruno já conversou por telefone com Rodolpho Mattheis, engenheiro da GT Competições, e na quinta-feira estará em Interlagos para os ajustes do banco e começar a conhecer mais detalhadamente o carro que conduzirá a partir dos treinos exclusivos que realizará no dia seguinte. "Estou ansioso para entrar no cockpit e não vejo a hora de acelerar para valer. Também vou torcer para o tempo colaborar e não chover. As três horas que terei somente para mim ajudarão bastante na minha adaptação, mas sabe como é: piloto sempre está querendo mais", brincou.

Depois dos ensaios privados, Bruno começará a medir forças com os demais 34 rivais nos treinos livres da tarde da sexta-feira. Em 2013, Bruno foi um dos destaques do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, com quatro poles, duas vitórias na classe GTE Pro e uma na GTE Am.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Miguel Costa Jr/MF2