Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re
sábado, 8 de setembro de 2012
Bruno Senna aposta nos pneus duros para chegar aos pontos
Piloto da Williams fica no Q2 e sai em 13º no GP da Itália
SÃO PAULO - Bruno Senna largará a três posições da zona de pontos no
Grande Prêmio da Itália, mas acredita que poderá sair neste domingo do
Autódromo de Monza com mais do que os 24 que marcou até agora e lhe dão o
16º lugar na classificação do campeonato. "Acho que as chances são
boas. Se não cometermos erros, dá para chegar bem. Estamos fortes com os
pneus duros, como mostramos no Q1", afirmou Bruno, 9º colocado na
primeira parte dos treinos classificatórios.
A Pirelli levou os compostos duros e médios para a prova. Bruno terminou o qualifying em 14º, mas foi beneficiado com a punição aplicada ao companheiro Pastor Maldonado em função dos incidentes na semana passada no GP da Bélgica. O venezuelano fez o 12º e tempo e, com a perda de 10 posições, partirá apenas em 22º. Bruno admitiu que a sua classificação poderia ter sido melhor. "Faltou um pouquinho no carro, faltou um pouquinho na volta. Não acertei a volta inteira. Passei em cima da zebra e, numa sessão tão equilibrada como essa, qualquer coisinha faz diferença", comentou.
Bruno foi eliminado no Q2, mas virou apenas oito décimos mais lento o inglês Jenson Button, o mais rápido da segunda parte. Sobre as perspectivas na corrida, Bruno disse que a Williams ainda não se decidiu sobre a estratégia mais adequada. "Temos bastante jogos de pneus novos, mas a possibilidade de fazermos apenas uma parada também será considerada. Não será uma escolha fácil e dependerá das análises do consumo de pneus", explicou. Foi em Monza, no ano passado, que Bruno conquistou os primeiros pontos na Fórmula 1 ao cruzar a linha de chegada em 9º.
A Pirelli levou os compostos duros e médios para a prova. Bruno terminou o qualifying em 14º, mas foi beneficiado com a punição aplicada ao companheiro Pastor Maldonado em função dos incidentes na semana passada no GP da Bélgica. O venezuelano fez o 12º e tempo e, com a perda de 10 posições, partirá apenas em 22º. Bruno admitiu que a sua classificação poderia ter sido melhor. "Faltou um pouquinho no carro, faltou um pouquinho na volta. Não acertei a volta inteira. Passei em cima da zebra e, numa sessão tão equilibrada como essa, qualquer coisinha faz diferença", comentou.
Bruno foi eliminado no Q2, mas virou apenas oito décimos mais lento o inglês Jenson Button, o mais rápido da segunda parte. Sobre as perspectivas na corrida, Bruno disse que a Williams ainda não se decidiu sobre a estratégia mais adequada. "Temos bastante jogos de pneus novos, mas a possibilidade de fazermos apenas uma parada também será considerada. Não será uma escolha fácil e dependerá das análises do consumo de pneus", explicou. Foi em Monza, no ano passado, que Bruno conquistou os primeiros pontos na Fórmula 1 ao cruzar a linha de chegada em 9º.
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: WilliamsF1/MF2
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
Bruno Senna diz que falta de treino da manhã cobrou preço
"Aqui é preciso entrar ligadaço", afirma o 17º no primeiro dia em Monza
SÃO PAULO - Bruno Senna disse nesta sexta-feira que a falta da primeira
sessão de treinos, prática que vem se repetindo desde o início da
temporada, foi particularmente cruel em Monza, na abertura da
programação do Grande Prêmio da Itália. "Só não foi pior do que em
Barcelona, onde a pista acaba rapidamente com os pneus. Mas aqui é
preciso entrar ligadaço, por causa da variável da pressão aerodinâmica.
Eu tinha muita coisa para experimentar e o tempo não foi suficiente.
Tivemos de deixar várias coisas para amanhã", explicou o piloto da
Williams depois de fechar a segunda parte dos ensaios na 17ª colocação.
Pela manhã, Bruno se limitou a acompanhar o trabalho do piloto reserva
Valtteri Bottas com o seu carro.
Sem ter uma noção clara do potencial do Williams FW34-Renault no veloz circuito italiano, onde no ano passado alcançou pela Lotus o pico de velocidade da categoria no final de semana com 347 quilômetros de máxima, Bruno afirmou que ainda é cedo para prever o que a equipe poderá fazer na comparação com o GP da Bélgica, disputado domingo em Spa-Francorchamps. "É difícil estimar. Hoje foi um dia difícil. Não conseguimos encontrar um acerto satisfatório e ainda sofremos com alguns problemas técnicos", relatou.
Bruno vai utilizar os treinos da manhã do sábado para trabalhar no acerto mecânico e sentir o que pode ser melhorado na forma como o carro ataca as zebras de Monza. "Também precisamos ganhar alguma coisa na tração", explicou. Bruno acrescentou que a diferença em relação ao companheiro Pastor Maldonado, que terminou em 14º com uma volta três décimos mais veloz, foi mais do que aceitável. "Com os problemas que tive, até que foi bom. E (a diferença) só não foi ainda menor porque peguei uma Toro Rosso pela frente na minha melhor volta que me custou pelo menos dois décimos."
Sem ter uma noção clara do potencial do Williams FW34-Renault no veloz circuito italiano, onde no ano passado alcançou pela Lotus o pico de velocidade da categoria no final de semana com 347 quilômetros de máxima, Bruno afirmou que ainda é cedo para prever o que a equipe poderá fazer na comparação com o GP da Bélgica, disputado domingo em Spa-Francorchamps. "É difícil estimar. Hoje foi um dia difícil. Não conseguimos encontrar um acerto satisfatório e ainda sofremos com alguns problemas técnicos", relatou.
Bruno vai utilizar os treinos da manhã do sábado para trabalhar no acerto mecânico e sentir o que pode ser melhorado na forma como o carro ataca as zebras de Monza. "Também precisamos ganhar alguma coisa na tração", explicou. Bruno acrescentou que a diferença em relação ao companheiro Pastor Maldonado, que terminou em 14º com uma volta três décimos mais veloz, foi mais do que aceitável. "Com os problemas que tive, até que foi bom. E (a diferença) só não foi ainda menor porque peguei uma Toro Rosso pela frente na minha melhor volta que me custou pelo menos dois décimos."
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: WilliamsF1/MF2
domingo, 2 de setembro de 2012
Bruno Senna: "Furo no pneu foi último prego no caixão"
Williams ainda não sabe o que causou a perda de pressão nas voltas finais na Bélgica
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: WilliamsF1/MF2
SÃO PAULO - A boa e combativa corrida de Bruno Senna no GP da Bélgica
não mereceu a devida contrapartida na conquista de pontos. A estratégia
de uma única troca de pneus, depois do início de prova com os compostos
médios e a posterior substituição pelos duros, já dava sinais de que não
renderia os frutos esperados nas últimas voltas e o furo no traseiro
direito provocou uma segunda e não prevista parada. "Foi o último prego
no nosso caixão", resumiu o piloto da Williams. Sem tempo para recuperar
as posições perdidas, Bruno completou as 44 voltas em 12º lugar.
Nem
Bruno nem a Williams sabem com certeza o que causou o furo. "Quando
passei o Paul di Resta, houve um choque, mas a perda de pressão não foi
imediata. Então, não dá para dizer que foi o toque que provocou o
problema", reconheceu Bruno, que ao longo de grande parte da prova
travou disputas acirradas com as Red Bull - inicialmente a do
australiano Mark Webber e mais tarde com a do alemão Sebastian Vettel.
Bruno
saiu em 17º e soube tirar proveito da confusão provocada pelo francês
Romain Grosjean na largada e que, além do próprio piloto da Lotus,
deixou fora da prova ainda na primeira curva a Ferrari de Fernando
Alonso, a McLaren de Lewis Hamilton e a Sauber de Sergio Perez. "Larguei
bem, fui por fora e freei mais tarde quando percebi que os carros à
minha frente tiraram o pé por causa da batida. A pista deu uma clareada e
consegui passar as duas Red Bull e a Ferrari do Felipe Massa."
Mesmo
"zerando" num dos seus circuitos favoritos e onde fez no ano passado
sua primeira corrida pela Lotus, Bruno saiu de Spa-Francorchamps com a
sensação de que fez tudo o que estava ao seu alcance e que o saldo de
sua atuação foi positivo. "Acho que fui bem, tanto me defendendo quanto
atacando e fazendo as ultrapassagens. Adotamos uma estratégia mais
arriscada, decidida nesta manhã. Na China deu certo, aqui não funcionou
da maneira imaginada. No início, até deu a impressão que seria possível,
mas antes mesmo do problema no pneu o rendimento não era o mesmo com os
pneus duros", comentou. "Talvez a sexta-feira sem treinos, por causa da
chuva, tenha feito falta em termos de maior experiência com os pneus."
No
próximo fim de semana, a Fórmula 1 voltará a ser movimentada no GP da
Itália. Foi na veloz pista de Monza que Bruno alcançou no ano passado,
graças ao 9º lugar, os primeiros dois pontos na categoria.
Foto: WilliamsF1/MF2
Assinar:
Postagens (Atom)