Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Grand Jeu Concours "Au Coeur Des 24 Heures"

Vivez un pur moment d’exception en participant au grand jeu « au coeur des 24 Heures » sur Oreca-Store !

Pour fêter l’engagement du Team ORECA-Matmut aux 24 Heures du Mans, La boutique en ligne dédiée aux passionnés et aux pratiquants du sport automobile vous offre la possibilité de gagner un éventail de lots exceptionnels.

En effet, un clic et quelques bonnes réponses permettront à chaque participant d’avoir une chance de faire parti des heureux élus pour vivre les 24 Heures du Mans en tant que VIP au cœur du Team Oreca-Matmut ou de se retrouver au volant d’une GT d’exception sur le circuit Paul Ricard HTTT. (Ferrari, Lamborghini, Porsche, Audi).

Quant à ceux qui n’auraient pas la chance de se voir attribuer un tel « cadeau », tout ne sera pas perdu ! Car c’est bien 100 lots qui seront distribués dans le cadre de cette opération dont des chèques cadeaux sur Oreca-Store et du merchandising officiel du Team Oreca-Matmut.

Sans plus attendre, le rendez-vous est pris sur

http://www.oreca-store.com/

http://www.oreca-store.com/jeu-lemans/?cmpid=904022

terça-feira, 12 de maio de 2009

Vídeo: Bruno Senna bate a 280km/h em Spa


Bruno Senna e o companheiro Stéphane Ortelli tiveram pneu furado, aumento de pressão de óleo e não completaram a prova após uma forte batida na perte final.

O trio Simon Pagenaud/Nicolas Minassian/Christian Klien, com um Peugeot 908 Hdi-FAP, venceu neste domingo os 1.000 km de Spa, na Bélgica.

Um acidente na Curva Blanchimont, já na parte final da segunda etapa da Le Mans Series, tirou o brasileiro Bruno Senna (equipe francesa Oreca) da corrida. Apesar do forte impacto, Bruno deixou sozinho o cockpit do Courage-Oreca LC70-AIM sem reclamar de nada além de leves dores no joelho esquerdo.

Ele e seu companheiro de equipe, o monegasco Stéphane Ortelli, só tiveram problemas. Com menos de 30 minutos de disputa, tiveram um furo no pneu esquerdo traseiro.

"Demorei uma eternidade para chegar aos boxes, já que o traçado mede sete quilômetros. Com esse pit stop extra, tudo ficou mais difícil", conta. Depois, o parceiro perdeu muito tempo nos boxes para checar um preocupante aumento na temperatura do óleo. De volta à pista na 15.ª colocação, Bruno acelerou forte e, ao forçar numa curva, não evitou uma escapada de traseira. "O volante fica pesado quando este carro escapa de traseira e torna quase impossível fazer a correção da trajetória. Naquele momento, eu estava a cerca de 280 km/h. Quando vi que a pancada era inevitável, procurei apenas arrumar o melhor ângulo para o choque e minimizar as consequências do impacto", comentou.


domingo, 10 de maio de 2009

LMS: Bruno Senna não conseguiu completar os 1000 km de Spa

Peugeot 908 confirma favoritismo e vence sem dificuldades na Bélgica.

SÃO PAULO – Bruno Senna não conseguiu completar os 1.000 Km de Spa, prova disputada neste domingo e vencida pelo Peugeot 908 Hdi-FAP do trio Simon Pagenaud/Nicolas Minassian/Christian Klien. Um acidente na Curva Blanchimont, já na parte final da segunda etapa da Le Mans Series, sepultou a corrida de recuperação do piloto brasileiro da equipe francesa Oreca. Apesar do forte impacto, Bruno deixou sozinho o cockpit do Courage-Oreca LC70-AIM sem reclamar de nada além de leves dores no joelho esquerdo.

Na verdade, a batida foi o último episódio de uma prova complicada desde o início para Bruno e seu companheiro de equipe, o monegasco Stéphane Ortelli. Quarto colocado no grid, Bruno assumiu o volante para o primeiro turno e imediatamente ganhou uma posição. No entanto, com menos de 30 minutos de disputa, o furo do pneu esquerdo traseiro comprometeu as chances da dupla.

"O pneu furou bem no começo da volta. Por isso, fui obrigado a percorrer todo o circuito devagar e demorei uma eternidade para chegar aos boxes, já que o traçado mede sete quilômetros. Com esse pit stop extra, tudo ficou mais difícil”, lembrou. Apesar da parada não prevista, Bruno foi crescendo na corrida e subindo na classificação até entregar o volante a Ortelli. O parceiro manteve o ritmo forte, mas precisou perder muito tempo nos boxes para checar um preocupante aumento na temperatura do óleo.

De volta à pista na 15ª colocação, Bruno acelerou forte e começou a se aproximar novamente da zona de pontos. A batida interrompeu a reação. "O volante fica pesado quando este carro escapa de traseira e torna quase impossível fazer a correção da trajetória. Naquele momento, eu estava a cerca de 280 km/h. Quando vi que a pancada era inevitável, procurei apenas arrumar o melhor ângulo para o choque e minimizar as conseqüências do impacto”, comentou.

Pagenaud, Minassian e Klien dominaram sem contestação com o modelo turbodiesel oficial da casa francesa. Largaram na pole, lideraram praticamente as 143 voltas e estabeleceram a volta mais rápida. Bruno, que encontrou na categoria de protótipos uma alternativa veloz como forma de preparação a uma futura oportunidade na Fórmula 1, voltará a correr no mês que vem. Novamente ao lado de Ortelli e contando com o reforço do português Tiago Monteiro, participará das 24 Horas de Le Mans, uma das mais importantes e tradicionais provas do automobilismo internacional.

Os 10 melhores dos 1.000 Km de Spa:

1 – Simon Pagenaud/Nicolas Minassian/Christian Klien, Peugeot 908 Hdi-FAP, 143 voltas em 5h43min35s429 (media de 173,889 km/h)
2 – Jean-Christophe Boullion-Christophe Tinseau, Pescarolo Judd, a 27s622
3 – Jan Charouz/Tomas Enge/Stefan Mucke, Lola Aston Martin, a uma volta
4 – Olivier Panis/Nicolas Lapierre, Courage Oreca LC70-AIM, a uma volta
5 – Harold Primat/Miguel Ramos/Darren Turner, Lola Aston Martin, a uma volta
6 – Narain Karthikeyan/Andy Meyrick/Charles Zwolsman, Audi R10 TDI, a duas voltas
7 – Christian Albers/Christian Bakkerud/Giorgio Mondini, Audi R10 TDI, a duas voltas
8 – Casper Elgaard/Emmanuel Collard/Christjan Poulsen, Porsche RS Spyder LMP2, a quatro voltas
9 – Jonny Kane/Benjamin Leuenberger/Xavier Pompidou, Lola Judd LMP2, a quarto voltas
10 – Andrea Belicchi/Marcel Fassler/Nicolas Prost, Lola Aston Martin, a quatro voltas

Fonte: Márcio Fonseca

Bruno Senna abandona os 1000 km de Spa





Sem dúvida os 1000 km de Spa não saíram como planejado por Bruno Senna. O piloto brasileiro que partira da 4ª colocação, pulou muito bem na largada ganhando uma posição. Contudo, recebeu um toque do Aston Martin que lhe seguia, o que lhe rendeu um furo em um dos pneus , custando a perda de 1ª volta em relação ao líder logo no início da prova.

A partir disso, Bruno e Ortelli faziam uma sólida prova de recuperação até enfrentarem um problema mecânico que custou mais algumas voltas em relação ao líder.

Há poucas voltas do final, Bruno Senna era o carro mais rápido da categoria "LMP1". Inclusive, fez uma bela ultrapassagem sobre Nicolas Prost, o que renderia belas recordações aos mais saudosistas.

Contudo, quando faltavam menos de 15 voltas para o final, Bruno Senna bateu forte no muro, deixando se Oreca 01 AIM destruído. As imagens da transmissão ao vivo não captaram exatamente o momento em que Bruno escapou, mas somente o choque com a parede. Assim, não sabemos exatamente o que aconteceu.

O mais importante é que, mesmo com a pancada forte, Bruno Senna saiu andando até o carro de segurança.

A prova foi vencida pelo trio Minassiam, Klien e Pagenaud com o Peugeot 908 HDi-FAP # 7. A dupla Olivier Panis e Nicolas Lapierre, com o Oreca 01 AIM #11, completou na 4ª colocação.


O BLOG BRUNO SENNA acabou de entrar em contato com o piloto. Ele está consciente, mas como o choque foi forte, está passando por alguns exames de rotina. Assim que tivermos algum resultado mais concreto, informaremos aqui.

Warm up cancelado devido à forte neblina sobre o circuito belga


Consoante se verifica pela imagem ao lado, uma forte neblina caiu sobre o extenso traçado belga, prejudicando a visibilidade dos pilotos, o que levou a direção de prova a cancelar o warm up.


No entanto, as últimas informações obtidas junto ao site oficial da Le Mans Series dão conta de que o sol finalmente apareceu levantando a neblina. Logo, a larga foi confirmada para o horário previsto.

Imagem: JFA - Le Mans Series Official Website

sábado, 9 de maio de 2009

Bruno Senna sai na segunda fila nos 1.000 Km de Spa


SÃO PAULO –Bruno Senna largará na 4ª posição nos 1.000 Km de Spa, segunda etapa da Le Mans Series. A prova será disputada neste domingo no veloz circuito belga e poderá até levar o brasileiro à liderança do campeonato. Ele ocupa a terceira posição na classificação geral, ao lado do companheiro Stéphane Ortelli, e partirá à frente dos líderes da classe de protótipos LMP1. Os Peugeot 908 oficiais de fábrica confirmaram o favoritismo e monopolizaram a primeira fila depois de um acirrado duelo particular, com o trio Simon Pagenaud/Nicolas Minassian/Christian Klien garantindo a pole por menos de um décimo de segundo sobre os experientes Marc Gene/Alexander Wurz/David Brabham.

Apesar da excelente posição no grid de 49 carros, Bruno não se mostrava completamente satisfeito ao final da tomada classificatória. "O carro ainda não está como eu gostaria e minha volta mais rápida não foi perfeita porque peguei tráfego. Aliás, nem consegui dar uma segunda volta boa”, afirmou Bruno, que ainda viu o motor do Lola Aston Martin dos líderes Jan Charouz/Tomas Enge/Stefan Mucke estourar à sua frente e banhar de óleo a sua sobreviseira. Vencedores dos 1.000 Km da Catalunha em abril, os três sairão em 49º e último lugar e complicaram suas chances na corrida.

A largada para as 143 voltas será autorizada às 7h50 pelo horário brasileiro e a corrida deverá ser concluída depois de cerca de seis horas. Bruno reconhece que será difícil resistir ao poderio dos Peugeot. "Eles estão em outro mundo e poderiam até aumentar a vantagem, já que hoje treinaram com muito mais asa. Ainda temos muito a corrigir no carro. Até que reduzimos bastante a instabilidade na traseira do carro, uma de nossas preocupações nos ensaios da sexta-feira. Na verdade, a origem do problema estava na suspensão dianteira. Mas ainda dá para ganhar muito mais velocidade trabalhando no acerto”, completou Bruno, que terminou em 3º em sua estréia na Espanha. Os franceses Jean-Christophe Boullion e Christophe Tinseau, segundo colocados na abertura do calendário e atuais vice-líderes, largarão em 5º.

Os 10 primeiros do grid em Spa-Francorchamps:

1 – Simon Pagenaud/Nicolas Minassian/Christian Klien, Peugeot 908 Hdi-FAP, 2min01s056 (208,287 km/h)
2 – Marc Gené/Alexander Wurz/David Brabham, Peugeot 908 Hdi-FAP, 2min01s082
3 – Harold Primat/Miguel Ramos/Darren Turner, Lola Aston Martin, 2min02s488
4 – Bruno Senna/Stéphane Ortelli, Oreca LC70-AIM, 2min02s570
5 – Jean-Christophe Bullion/Christophe Tinseau, Pescarolo Judd, 2min02s674
6 – Andrea Belicchi/Marcel Fassler/Nicolas Prost, Lola Aston Martin, 2min03s222
7 – Robbie Kerr/Guy Smith/Lawrence Tomlinson, Ginetta Zytek, 2min03s598
8 – Bruce Jouanny/João Barbosa, Pescarolo Judd, 2min04s390
9 – Narain Karthikeyan/Andy Meyrick/Charles Zwolsman, Audi R10 TDI, 2min04s478
10 – Pierre Ragues/Franck Mailleux, Oreca Judd, 2min04s614

Fonte: Márcio Fonseca

Bruno Senna e Stéphane Ortelli partem da 4ª posição


Dupla conquista o 4º posto com o novo "Oreca 01 AIM", menos de 1 décimo de segundo atrás do Aston Martin nº 009. A primeira fila é composta pelos favoritos Peugeot 908. Nicolas Lapierre e Olivier Panis enfrentaram problemas e partem apenas da 29ªposição com o outro Oreca.

Simon Pagenaud fez a pole-position para a equipe da Peugeot nos 1000km de Spa. Quase sem nenhuma experiência ao volante do protótipo a diesel francês (guiou pela primeira vez no LMP à menos de 2 semanas), Pagenaud foi 26 décimos mais rápido que o companheiro de time Alexander Würk. Os tempos foram obtidos logo na primeira volta lançada de ambos os carros, e embora Turner no Lola Aston Martin #009 ainda tenha dado a sensação de que iria vender caro a pole-position para a Peugeot, viu-se prejudicado pelo tráfego no último terço do circuito, após ter batido os tempos dos Peugeot nos dois primeitos setores.

O Aston Martin #007 teve problema de motor logo na sua primeira volta lançada e largará do último lugar do grid, enquanto que Bruno Senna fez um excelente trabalho no novo "Oreca 01 AIM" e colocou o #10 em 4º lugar, com o Pescarolo #16 logo atrás.

BRUNO SENNA: "A quarta posição é bastante boa, embora a minha volta não tenha sido perfeita. Eu tive um pouco de tráfego e não pude completar voltas limpas. O carro esteve muito bem, especialmente nas curvas rápidas. Poderemos andar ainda mais rápido, pois o carro tem potencial. Sei que a posição inicial não reflete obrigatoriamente a de chegada, mas eu amo Spa e iremos lutar por mais um pódio".

Hugues de Chaunac (CEO): "Os sentimentos são opostos. Por um lado estamos felizes em ver o carro de n º 10 na segunda fila. Por outro lado, estamos decepcionados de ter um problema com o de n º 11. Temos de fazer mais testes com o novo carro, mas devemos avançar passo a passo. Por outro lado fico mais tranquilo, pois sei o ORECA 01 é rápido".


Confira os tempos da classe "LMP1":

1 - Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi nº 7 - 02min01.056s

2 - Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi nº 9 - 02min01.082s

3 - Aston Martin Racing – Lola Aston Martin nº 009 - 02min02.488s

4 - Oreca-Matmut – Oreca 01 AIM nº 10 - 02min02.570s

5 - Pescarolo Sport – Pescarolo Judd nº 16 - 02min02.674s

6 - Team Sebah – Lola Coupe Aston Martin nº 13 - 02min03.022s

7 - Team LNT - Ginetta-Zytek nº 22 - 02min03.598s

8 - Pescarolo Sport – Pescarolo Judd nº 17 - 02min04.390s

9 - Kolles – Audi R10 TDi nº 14 - 02min04.478s

10 - Signature Plus – Courage Oreca Judd nº 12 - 02min04.614s

11 - Kolles – Audi R10 TDi nº 15 - 02min04.630s

20 - Scuderia Lavaggi - Lavaggi LS1 - AER nº 3 - 02min12.506s

29 - Oreca-Matmut – Oreca 01 AIM nº 11 - 02min21.146s

48 - Strakka Racing – Ginetta-Zytek nº 23 - 03min55.058s

49 - Aston Martin Racing – Lola Aston Martin nº 007 - sem tempo

Photos: Blog Oreca

Bruno Senna e Stéphane Ortelli marcam o 11º tempo na segunda sessão de treinos livres

Apesar de conseguir apenas o 11º tempo, Bruno Senna viu saldo positivo no treino.

Bruno Senna: "Tivemos muita dificuldade no tráfego. Além disso, a sessão foi marcada por diversas bandeiras amarelas e até mesmo algumas vermelhas. Contudo, o carro mudou de comportamento em relação a ontem. O Saldo é positivo: o carro é muito forte nas curvas rápidas, mas temos que melhorar o seu comportamento no miolo do circuito. Há ainda os trabalhos sobre os pneus pois precisamos nos adaptar a essa nova construção dos compostos Michelin ".

Confira os tempos da classe "LMP1":

1 - Pescarolo Sport – Pescarolo Judd nº 16 - 02min02.989s

2 - Team Sebah – Lola Coupe Aston Martin nº 13 - 02min03.515s

3 - Aston Martin Racing – Lola Aston Martin nº 007 - 02min03.774s

4 - Aston Martin Racing – Lola Aston Martin nº 009 - 02min04.167s

5 - Kolles – Audi R10 TDi nº 15 - 02min04.190s

6 - Team LNT - Ginetta-Zytek nº 22 - 02min04.192s

7 - Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi nº 7 - 02min04.370s

8 - Oreca-Matmut – Oreca 01 AIM nº 11 - 02min04.443s

9 - Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi nº 9 - 02min04.459s

10 - Strakka Racing – Ginetta-Zytek nº 23 - 02min04.603s

11 - Oreca-Matmut – Oreca 01 AIM nº 10 - 02min04.885s

12 - Kolles – Audi R10 TDi nº 14 - 02min05.290s

13 - Pescarolo Sport – Pescarolo Judd nº 17 - 02min06.643s

14 - Signature Plus – Courage Oreca Judd nº 12 - 02min07.144s

15 - Scuderia Lavaggi - Lavaggi LS1 - AER nº 3 - 02min15.933s

Fonte: Blog Oreca
Photo: Julie Sueur - Endurance- Info

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Bruno Senna é o 3º mais veloz da Le Mans Series na Bélgica


SÃO PAULO – Foi um começo melhor que o esperado. Apenas um décimo atrás dos mais velozes do dia, Bruno Senna terminou em 3º lugar os treinos livres que abriram a programação dos 1.000 Km de Spa, segunda etapa da Le Mans Series. Com a aerodinâmica revisada, o Courage-Oreca LC70-AIM equilibrou a disputa com o favoritíssimo Peugeot 908 turbodiesel nas poucas voltas com pista seca antes que a tradicional chuva da região despencasse sobre o autódromo. A paridade não poderia ser mais eloqüente: o trio Marc Gene/Alexander Wurz/David Brabham, com o Peugeot 908, e a dupla Olivier Panis/Nicolas Minassian, dividindo o segundo carro da Oreca Racing, igualaram a volta mais rápida da sexta-feira.

Apesar do início animador, Bruno se mostrou cauteloso na análise dos resultados da prática de 90 minutos. "O carro ainda está muito ruim no seco. Nas curvas de alta, como Blanchimont e Eau Rouge, a traseira está tão nervosa que dá até para assustar. Precisamos trabalhar bastante no acerto antes da sessão classificatória deste sábado”, avisou Bruno, que corre ao lado do monegasco Stéphane Ortelli e estreou na categoria de protótipos com o 3º lugar nos 1.000 Km da Catalunha (Espanha) em abril.

Se o rendimento com os pneus lisos chegou a preocupar, Bruno voltou a demonstrar toda a facilidade de ambientação ao piso molhado. "Para dizer a verdade, prefiro que chova. Hoje, estávamos muito bem quando tinha mais água no circuito. Nesses momentos, eu era um segundo mais rápido que o Panis. Sobre os Peugeot 908, a vantagem era ainda bem maior, três segundos”, comparou. No ano passado, Bruno conquistou a pole na Fórmula GP2 com pista molhada.

Embora reconhecendo que a classificação dos ensaios possa ser ilusória, Bruno acredita que os Peugeot 908 estão encontrando mais trabalho que o esperado. "Houve uma mudança na construção dos pneus Michelin e eles parecem estar em dificuldades com a tração e a aderência dos traseiros. De qualquer forma, vamos ter de esperar até amanhã. Aqui, é impossível fazer previsões sobre o tempo, porque pode acontecer de tudo no mesmo dia.”

O qualifying será realizado neste sábado das 8h55 às 9h15 pelo horário de Brasília. Cinqüenta e um carros, divididos em quatro classes – LMP1, LMP2, GT1 e GT2 –, estão participando da prova.

Os 10 mais rápidos de hoje:

1 – Marc Gene/Alexander Wurz/David Brabham, Peugeot 908 Hdi-FAP, 2min06s740 (198,946 km/h)
2 – Olivier Panis/Nicolas Lapierre, Courage-Oreca LC70-AIM, 2min06s740
3 – Bruno Senna/Stéphane Ortelli, Courage-Oreca LC70-AIM, 2min06s846
4 – Jean-Christophe Boullion/Christophe Tinseau, Pescarolo Judd, 2min06s930
5 – Nicolas Minassian/Christian Panegaud/Christian Klien, Peugeot 908 Hdi-FAP, 2min07s658
6 – Danni Watts/Nick Leventis/Peter Hardman, Ginetta Zytek, 2min07s860
7 – Harold Primat/Miguel Ramos/Darren Turner, Lola Aston Martin, 2min07s936
8 – Bruce Jouanny/João Barbosa, Pescarolo Judd, 2min10s050
9 – Thomaz Erdos/Mike Newton, Lola Mazda, 2min11s920
10 – Andrea Belicchi/Marcel Fassler/Nicolas Prost, Lola Aston Martin, 2min12s048

Fonte: Márcio Fonseca

Bruno Senna e Stéphane Ortelli marcam 3º tempo no primeiro treino livre

Rendimento do novo "Oreca 01 AIM" surpreende, Lapierre e Panis igualam o tempo do favorito "Peugeot 908 HDi- FAP"; Senna e Ortelli aparecem logo em seguida.


Confira os tempos do 1º treino livre da classe "LMP1":

1 - Oreca-Matmut – Oreca 01 AIM nº 11 - 02min06.740s

2 - Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi nº 9 - 02min06.740s

3 - Oreca-Matmut – Oreca 01 AIM nº 10 - 02min06.846s

4 - Pescarolo Sport – Pescarolo Judd nº 16 - 02min06.930s

5 - Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi nº 7 - 02min07.658s

6 - Strakka Racing – Ginetta-Zytek nº 23 - 02min07.860s

7 - Aston Martin Racing – Lola Aston Martin nº 009 - 02min07.936s

8 - Pescarolo Sport – Pescarolo Judd nº 17 - 02min10.050s

9 - Team Sebah – Lola Coupe Aston Martin nº 13 - 02min12.048s

10 - Signature Plus – Courage Oreca Judd nº 12 - 02min12.372s

11 - Aston Martin Racing – Lola Aston Martin nº 007 - 02min12.570s

12 - Kolles – Audi R10 TDi nº 14 - 02min13.924s

13 - Kolles – Audi R10 TDi nº 15 - 02min22.010s

14 - Team LNT - Ginetta-Zytek nº 22 - 02min22.238s

15 - Scuderia Lavaggi - Lavaggi LS1 - AER nº 3 - 02min44.586s

Foto: Blog Oreca

Tête à tête avec... Bruno Senna


Ce matin, alors que toutes les écuries continuaient à s'installer dans les paddocks de Spa Francorchamps, nous avons pu passer quelques moments privilégiés avec Bruno Senna et discuter avec lui de son engagement en Le Mans Series, de sa présence ce week-end en Belgique et de sa vision de l'avenir. Voici quelques morceaux choisis...
SPA : « Le circuit de Spa-Francorchamps est vraiment un de mes deux circuits préférés, avec celui de Macau (même si ce dernier n'est pas permanent). Ici, c'est impossible de réaliser le tour parfait tant le circuit est long. C'est vraiment compliqué d'enchaîner les trois partiels parfaitement. Si tu passes le Raidillon comme tu le souhaites, c'est quasiment sûr que tu perds du temps juste après. J'aime ce challenge. »
LE MANS : « Bien sûr, comme tout le monde, j'ai vu le film ! Mais cela fait cinq ans que je m'intéresse vraiment à cette compétition, et j'avais vraiment envie d'y participer (indépendamment d'ailleurs de l'évolution de mes engagements possibles en Formule 1). Au Mans, l'atmosphère est vraiment spéciale, et je pense qu'on ne se rend vraiment compte de ce que cela représente dans son ensemble qu'une fois qu'on l'a fait. »
« Ce qui m'impressionne le plus ? Rouler de nuit ! J'ai déjà eu l'occasion de le faire une fois, lors des Essais Le Mans Series au Castellet, et ça a été une belle expérience. Mais je ne connais pas le grand circuit du Mans, et cela va représenter un vrai handicap, car la nuit, tu ne roules pas avec tes yeux mais avec ta tête. »
L'ENDURANCE : « La philosophie est vraiment différente entre la Formule 1 et l'Endurance. Quand tu pilotes un prototype, la première chose à ne pas oublier, c'est que tu partages ton volant ! De plus, il faut veiller à préserver ses pneus, à gérer le trafic, à gérer les dépassements…Nous sommes nombreux sur la piste, et si tu repères vite les voitures les plus rapides, tu ne sais pas toujours qui est au volant, et donc quel sera le comportement du pilote devant toi. »
« Je prends énormément de plaisir au moment des qualifications car je peux pousser au maximum la voiture, et pour un sprinter comme moi, c'est du pur plaisir. »
LA VICTOIRE : « Avec notre nouvelle voiture, on peut dire que le châssis est tout aussi bon que celui de Peugeot, et que la voiture est vraiment compétitive. Après, quoi qu'il arrive, les Diesel font encore la différence au moment de l'accélération. »
« Tout ce que je souhaite pour cette année, c'est ne pas être le mauvais élément de l'équipe, car l'Endurance, c'est avant tout le travail d'un groupe, et avant même de viser la victoire, je souhaite plus que tout ne pas être celui qui gâcherait tout cet effort collectif. »
Merci à Bruno, pour sa disponibilité, son écoute et ses réponses. Comme le résume très bien Hugues de Chaunac, Bruno est un pilote qui regroupe trois grandes qualités : « le talent, l'intelligence et le sens des réalités. » Souhaitons-lui bonne chance pour le week-end à venir.


Fonte:Le Mans Series