Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

quarta-feira, 22 de abril de 2009

"Oreca 01 AIM" faz sua estréia no circuito francês de Paul Ricard




Team Oreca Matmut apresenta carro com o qual Bruno Senna disputará as 24 horas de Le Mans.

A equipe Oreca promoveu a aguardada estréia do "Oreca 01 AIM" no circuito de Paul Ricard, nas mãos dos pilotos Olivier Panis e Nicolas Lapierre.

O Oreca 01 é o primeiro protótipo totalmente desenvolvido pela Oreca após esta ter comprado, no final de 2007, a equipa Courage Compétition de Yves Courage.

O primeiro protótipo da Oreca é diametralmente diferente do anterior modelo (baseado no Courage LC75 mas com uma aerodinâmica totalmente nova) mas as soluções apresentadas acabam por não fugir muito ao já utilizado em modelos de outras marcas.

Como é visível nas imagens, algumas das soluções aerodinamicas são muito próximas das usadas pela Acura e pela Porsche, mas também há aspectos que parecem ter sido retirados da Pescarolo e da Audi. O nariz, é muito semelhante ao Acura ARX-01 (LMP2) e as placas (não possuem perfis de asa) entre a cobertura das rodas da frente e o corpo central, são quase idênticas às do Porsche RS Spyder. Os flancos são também parecidos com os da Pescarolo e a cobertura dos faróis parecem ter com as do Audi R15, como o mesmo elemento no Oreca-Courage LC70 pareciam com os R10.

Na oportunidade, Mr. Hugues de Chaunac, o presidente da escuderia, mostrou-se orgulhoso do trabalho desenvolvido: "a emoção é grande, é uma pequena equipe que conseguiu produzir um excelente resultado final. Ninguém pode suspeitar da energia e do investimento que este modelo representa para ORECA. Os mínimos detalhes foram tratados e a diferença de desempenho em relação ao carro 2008 é enorme. Aguardo ansiosamente para vê-los disputando os 1000 km de Spa ".

Os pilotos Nicolas Lapierre e Olivier Panis teceram suas primeiras impressões sobre o bólido:

Nicolas Lapierre: "Ao volante, você pode sentir o progresso com a nova aerodinâmica, especialmente nas curvas de média velocidade. Fomos capazes de acumular quilometragem e visualizar o seu potencial. Agora estamos ansiosos para explorá-lo em corrida! ".

Olivier Panis: "O novo carro nos deu confiança imediata. A sensação era boa desde as primeiras voltas. O desempenho geral está melhor, com um ganho líquido de tração. Portanto, existe um grande potencial para ser explorado".

Os testes privados continuam até os 1000 km de Spa, onde os dois novos "Oreca 01" estarão presentes com as duplas Bruno Senna/ Sthépane Ortelli e Nicolas Lapierre/ Olivier Panis.

Fotos: ORECA - Julie Sueur



Imagens: ORECA TV