Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

terça-feira, 9 de junho de 2009

Hugues de Chaunac: pretendemos terminar com os dois carros nas melhores colocações possíveis


LM: Com protótipos privados e motores a gasolina, o que o seu time planeja para a corrida deste final de semana?
HC: O objetivo principal é terminar com os dois carros na melhor colocação possível. É um pouco frustrante a diferença enorme de rendimento dos protótipos equipados com motores a diesel, quando comparados a outros bons concorrentes só que com motores a gasolina, como não só é o nosso caso, como também da Aston Martin e da Pescarolo, por exemplo.

LM: Sobre seus pilotos, qual foi a motivação para essas escolhas, especialmente, de Bruno Senna e Tiago Monteiro?
HC: O objetivo era formar duas equipas muito forte e nós conseguimos fazê-lo. Tripulações rápidas e inteligentes, que é o caso.

LM
: Quais as expectativas do seu time para a 77a edição das 24 Horas de Le Mans?
HC: Estamos em nosso segundo ano de competições na classe LMP1, como parte de um ambicioso projeto que visa a vitória no futuro. Estamos aqui para chegar o mais perto possível do topo, continuar o nosso aprendizado como um fabricante independente. O objetivo principal é de completar a corrida com os dois carros nas melhores colocações possíveis. Para tanto, não pretendemos forçar na tomada classificatória ou no início da corrida. Como se trata de uma prova muito longa, devemos ser conservadores no início, para que possamos progredir ao longo da prova, chegando ao domingo na melhor posição possível. Ao mesmo tempo, participar da corrida com o regulamento técnico atual não deixa de causar certa decepção e frustração. Mesmo com a regra de equivalência derminada pelo ACO (lastro de 30 kg para os diesel), sabemos que ainda não teremos igualdade de condições com os carros a diesel. Por isso, estamos ainda à espera de que, no futuro, as regras sejam revistas, assim poderemos participar das corridas com reais condições de vencer.

LM
: O nome de seu carro mudou de Courage-Oreca LC 70 AIM para ORECA 01 AIM. Por quê? HC: Muito embora o carro mantenha a estrutura básica do Courage-Oreca LC 70E, revimos toda a parte aerodinâmica no último inverno. Assim, como forma de reconhecer o enorme trabalho desenvolvido pelos nossos engenheiros, nada mais justo do que batizar a evolução de ORECA 01.

LM: Sobre o futuro da Oreca, pode nos dizer uma palavra?
HC: Penso que o novo regulamento que deverá ser divulgado em setembro será determinante para decidirmos sobre o futuro, pois a questão da dicotomia dos motores a diesel e a gasolina tem de ser resolvida.

Fonte: 24 Horas de Le Mans - site oficial.