Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

segunda-feira, 8 de junho de 2009

24 Horas de Le Mans no próximo fim de semana.


A edição 2009 das 24 Horas de Le Mans coloca novamente em confronto Peugeot e Audi, com a marca dos quatro anéis a reunir maior favoritismo, sobretudo depois de ter batido a sua rival francesa nas 12 Horas de Sebring, onde se estreou a ganhar o novo (e controverso) R15 TDi.

Disposta a manter-se invicta em La Sarthe, a Audi apostou forte para a clássica francesa, num ano em que reduziu drasticamente o seu programa de protótipos. Não apenas volta alinhar com três carros, como remodelou a sua formação de pilotos, ainda que permitindo a Dindo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish defenderem o título da prova conseguido no ano passado, aos comandos do carro nº 1.No nº 2 estará uma tripla totalmente alemã, com Marco Werner a ser acompanhado por Lucas Luhr e Mike Rockenfeller, ficando o nº 3 para Alexandre Prémat e os pilotos recrutados à Porsche; Timo Bernhard e Romain Dumas.

Já a marca do leão fez modificações significativas, quer no seu 908 HDi FAP, quer nas triplas dos três carros com que alinha em La Sarthe. O Pedro Lamy passa para o nº 7, fazendo equipe com Nicolas Minassian e Christian Klien, enquanto Stéphane Sarrazin se mantém no nº 8, tal como Sebastien Bourdais, que passam a ter Franck Montagny como companheiro de equipa.

Já no carro nº 9 estará o muito rápido e experiente David Brabham, naquela que será a sua estréia aos comandos do carro francês, que não é nada estranho a Marc Gene e Alexander Wurz, os seus companheiros de equipa.

A Aston Martin corre por fora, pois os seus Lola Coupé mostraram-se incapazes de acompanhar o ritmo dos Peugeot quando os defrontaram nos 1000 Km de Spa. De qualquer forma a equipa liderada por George Howard-Chapell estará à espreita por uma «escorregadela» de algum dos favoritos.

Jos Verstappen danificou um dos carros em testes, mas a equipa conseguiu recuperar o chassis de modo a ter os três exemplares previstos. No nº 007 estarão os habituais Stefan Mucke, Jan Charouz e Tomas Enge, mas no nº 008 Verstappen e Anthony Davidson acompanham Darren Turner, enquanto no 009 Harlold Primat é acompanhado por Stuart Hall e Peter Kox, o holandês chamado para substituir Miguel Ramos, cujos afazeres profissionais o impedem de participar na semana de treinos que antecede a prova.

Assim as atenções recaem sobre dois outros portugueses. Um é Tiago Monteiro, que divide o Oreca AIM nº 10 com Bruno Senna e Stéphane Ortelli, e o outro é João Barbosa, que tripula o Pescarolo Judd nº 16 juntamente com Christophe Tinseau e Bruce Jouanny.

Em LMP2 Miguel Pais do Amaral marca presença no Ginetta Zytek do ASM Team, fazendo equipa com Olivier Pla e Guy Smith, embora o favoritismo na categoria vá para os Porsche RS Spyder do Team Goh e da Essex.Na pouco concorrida GT1 o maior destaque vai para a despedida em competição dos Corvette C6-R oficiais – já que a marca vai abandonar o modelo e concentrar-se na versão GT2, categoria onde tudo pode acontecer entre Porsche e Ferrari, marca cujo presidente, Luca di Montezemolo, dará a bandeirada de partida para a corrida.

Jornal Motor Portugal