Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

terça-feira, 9 de junho de 2009

Carro evolui e anima Bruno Senna para as 24 Horas de Le Mans

Speed Channel exibe ao vivo a 77ª edição da tradicional prova de 24 horas.

SÃO PAULO - Bruno Senna chegou nesta segunda-feira a Le Mans satisfeito com os progressos do carro da equipe francesa Oreca nos testes da semana passada em Magny Cours. Ele e os companheiros, o monegasco Stephane Ortelli e o português Tiago Monteiro, avaliaram as novidades aerodinâmicas introduzidas no Oreca-Courage LC70-AIM."Rodamos mais de mil quilômetros em dois dias. O objetivo era também permitir a adaptação à noite, já que grande parte da prova será disputada neste período. O Tiago também ainda não havia andado neste carro, então os ensaios foram bastante úteis. O carro está mais rápido e seguro em curvas de alta”, explicou.

Único brasileiro inscrito na classe LMP1, destinada aos maiores favoritos à vitória na classificação geral, Bruno Senna reconhece, no entanto, que as versões turbodiesel da Audi e da Peugeot serão as principais forças no grid da 77ª edição das 24 Horas de Le Mans. A tradicionalíssima corrida de longa duração, que divide com as 500 Milhas de Indianápolis e o GP de Mônaco de Fórmula 1 o status de maior evento do automobilismo internacional, tem largada prevista para as 10 horas (Brasília) deste sábado e contará com a participação de 55 carros de quatro categorias – os protótipos da LMP1 e LMP2 e os grã-turismo da GT1 e GT2. Os ensaios livres começam nesta quarta-feira, com uma sessão das 11 às 19 horas (Brasília).

Embora admita que o ritmo do novíssimo Audi A15 e do Peugeot 908 será praticamente impossível de acompanhar, Bruno acredita num bom resultado. "O fundamental será não cometer erros e acertar na estratégia de corrida. Se chegarmos ao final, dependendo do que acontecer com os favoritos, podemos até nos dar bem. Nosso trio está bastante equilibrado. Os pilotos são rápidos, embora essa nem seja a principal virtude em Le Mans. O que conta mais aqui é a consistência e a tocada limpa, para evitar os acidentes”, observou.

Bruno vem-se dedicando às corridas de longa duração enquanto continua buscando vaga na Fórmula 1 em 2010. Estreou na Le Mans Series com o 3º lugar em Barcelona e não completou em Spa-Francorchamps devido a uma batida. "Estou gostando desta experiência. Além do elevado nível tecnológico dos protótipos, estou aprendendo bastante alguns aspectos que me serão úteis mais adiante, como saber liderar uma equipe e trabalhar no desenvolvimento dos carros.”

Mais experiente dos representantes da Oreca, Ortelli integrou a equipe campeã em 1998. Monteiro correu apenas uma vez em Le Mans. "Ortelli tem uma enorme bagagem na prova e será muito útil, sem dúvida. Além disso, o espírito de equipe está ótimo. Todos estão ansiosos e confiantes num bom desempenho”, observou Bruno.
A Audi, com o modelo R8 em 2004 e 2005 e o R10 tricampeão de 2006 a 2008, vem dominando a corrida na pista de 13.650 metros, onde a velocidade dos esporte-protótipos pode superar os 350 km/h. A marca alemã alinhará três carros.

O dinamarquês Tom Kristensen defenderá o título do ano passado novamente ao lado do escocês Allan McNish e do italiano Rinaldo Capello. Com oito conquistas desde 1997, Kristensen é o maior vencedor da competição inaugurada em 1923 e que desde então só deixou de ser realizada em 1936. Em homenagem aos 60 anos da primeira das nove vitórias da Ferrari em Le Mans, obtida por Luigi Chinetti e Lord Seldson com o modelo 166 MM em 1949, o presidente da fábrica italiana, Luca di Montezemolo, foi convidado para dar a largada. Os organizadores esperam que o público recorde de mais de 250 mil torcedores em 2008 seja superado.

Em toda a sua longa história, esta será a primeira vez que as 24 Horas de Le Mans serão exibidas ao vivo na tevê brasileira. O Speed Channel (Canal 97 da NET) abrirá a transmissão 30 minutos antes da largada e intercalará as ações de pista com o compacto das etapas da Le Mans Series em Barcelona e Spa.

Os horários completos são estes:

Sábado:
24 Horas de Le Mans (vivo) – 9h30 às 13h00
6 Horas da Catalunha (compacto) – 15h30 às 16h30
6 Horas de Spa (compacto) – 16h30 às 17h30
24 Horas de Le Mans (vivo) – 17h30 às 21h30

Domingo:
24 Horas de Le Mans (vivo) – das 5h30 às 10h30.

Fonte: Márcio Fonseca