Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ayrton Senna como nunca se viu

Ayrton Senna como nunca se viu

Material inédito sobre o piloto celebra os 15 anos do instituto que leva seu nome. E é só o começo

Marco Bezzi

“Toda a família Senna foi muito generosa ao abrir suas memórias e descrever como foi a infância do Ayrton. Algumas histórias mostram que, mesmo quando ele era muito novo, sempre foi fascinado pela velocidade. Essas passagens são, certamente, inéditas para os leitores e me encantaram. Estou muito feliz de poder tê-las colocado neste livro.” A frase é do expert Christopher Hilton, que já escreveu mais de 30 livros sobre a história do automobilismo.

Escolhido pelo Instituto Ayrton Senna para redigir Ayrton Senna - Uma Lenda a Toda Velocidade: Uma Jornada Interativa, o autor acompanhou a carreira de Senna desde a Fórmula 3. O luxuoso calhamaço de 192 páginas será lançado no dia 13 de outubro, na Livraria da Vila, na semana do GP Brasil de Fórmula 1 - que ocorre no dia 18. A obra sobre o piloto também celebra os 15 anos do Instituto - criado meses depois da morte de Ayrton, em 1994.

Por e-mail, Hilton falou ao JT sobre sua ligação com o astro. “Conheci muito bem o Senna. Fui o primeiro a escrever um livro sobre ele, The Hard Edge of Genius. Mandei os manuscritos para São Paulo e ele me enviou as correções anotadas com o próprio punho. Depois disso, ainda escrevi vários livros sobre ele. Por isso, quis fazer diferente neste. Há um capítulo, por exemplo, onde descrevo suas voltas perfeitas, como a de Donington, em 1993.”

O diferencial da obra são as fotos dos arquivos de família e os anexos que o livro traz. Há o fac-símile do certificado do batismo do piloto, uma carta escrita ao amigo e jornalista Armando Nogueira, um telegrama do presidente do Brasil enviado logo após o GP da Inglaterra em 1991, e réplicas dos cartões comemorativos dos três campeonatos mundiais.

Segundo Viviane Senna, irmã do piloto e presidente do Instituto Ayrton Senna, o livro é só o início das comemorações. “O Ayrton faria 50 anos em 2010. Vamos lançar um filme-documentário (leia mais acima) que vai emocionar muita gente”, diz Viviane, por telefone. “Parte da renda do livro e do filme irá para o Instituto, e beneficiará diversas crianças.”

A obra vai trazer um pouco do que Hilton viu acontecer: a passagem de Ayrton de piloto desconhecido a celebridade mundial. “Na época em que ele corria nas equipes Toleman e Lotus, era só você chegar no motorhome e chamar por ele. Caso ele estivesse lá, atendia na hora. Até o chamei uma vez para jogar cricket para uma matéria. Depois tudo mudou. Não só a imprensa não o deixava em paz, como os fãs. Era uma loucura.”

Para o autor, o brasileiro era ‘monumental’. “Senna era uma pessoa fascinante, que pensava em tudo o que o cercava. Junto a Jackie Stewart, foi o piloto mais inteligente que conheci.”

Jornal da Tarde.