A 3ª ronda do Campeonato Le Mans Series disputa-se este fim-de-semana em Portimão, onde além dos habituais pilotos portuguese vai estar Tiago Monteiro, de novo ao comando do Oreca com Bruno Senna.
Cumpridas as duas rondas inaugurais, o Campeonato Le Mans Series ruma este fim-de-semana ao Autódromo de Portimão, para os 1000Km do Algarve. A corrida portuguesa marca também o meio da temporada, ficando por disputar as corridas de Nürburgring e Silverstone.
Esta será a primeira corrida nocturna desta envergadura em Portugal, estando o seu inicio marcado para as 19:15h de sábado, e seu final agendado para as 01:15h de domingo, depois de percorridas 215 voltas ao traçado de Portimão.
O fim-de-semana algarvio vai ser preenchido por outras competições como as Formula Le Mans e Formula Renault 3.5, e as corridas da Seat Super Copa, Radical European Masters e CER.
No que diz respeito ao Campeonato Le Mans Series, a dupla Boullion/Tinseau lidera entre os LMP1, e Collard e Elgaard são os lideres da classe LMP2. Nos GTs, o comando é repartido por Alphand, Clairay e Goueslard nos GT1, e por Lieb e Lietz nos GT2 (ver classificações completas).
Entre os portugueses, Miguel Amaral é 3º na classe LMP2, a um ponto da liderança. Miguel Ramos é 7º nos LMP2 a doze pontos dos comandantes. Além destes pilotos a prova de Portimão terá mais três portugueses em acção: Francisco Cruz Martins, Frederic da Rocha e Tiago Monteiro.
Monteiro vai estar mais uma vez ao volante do carro da Oreca com o qual participou nas 24 Horas de Le Mans, e onde foi forçado a abandonar. Na altura partilhou a condução com Bruno Senna e Ortelli, o brasileiro, sobrinho de Ayrton, vai desta vez ser o único a dividir o Oreca com Monteiro.
"Para mim correr em casa é um privilégio e é sempre especial. Este mês já corri no Porto, agora vou para sul e estou na expectativa de correr pela primeira vez no Autódromo. Temos um carro competitivo o que nos faz partir com ambições de um bom resultado. Os nossos principais adversários vão ser os Aston Martin e os Audi R10 mas vamos lutar pela melhor posição possível," garantiu Tiago.
"A qualificação numa corrida deste género não é a nossa maior preocupação. Vamos tentar um bom resultado, mas não vamos fazer disso uma meta a todo o custo, porque há 1000kms de corrida pela frente. Depois o que vai acontecer é ainda uma incógnita. A pista é nova para todos e muito mas curta que Le Mans. O que quer dizer que vamos ter cerca de 50 carros em pista, muito juntos e com muitas ultrapassagens e dobragens. Vai ser complicado porque é muito tempo de corrida e praticamente nunca haverá momentos mais calmos a rodar sozinho em pista. Por outro lado, torna ainda mais interessante a corrida, mas para os pilotos exige cuidados redobrados sem abrandar o ritmo," lembra o piloto.
Fonte SCN Portugal