Treinos para os 1.000 Km do Algarve começam nesta quinta-feira.
SÃO PAULO – Ao lado do português Tiago Monteiro, seu novo companheiro na equipe Oreca, Bruno Senna volta nesta quinta-feira à pista na abertura dos treinos dos 1.000 Km do Algarve, terceira etapa da Le Mans Series. Piloto regular do FIA WTCC, onde ocupa a oitava colocação do campeonato, Monteiro substituirá o monegasco Stéphane Ortelli, com quem Bruno dividiu o cockpit do Oreca LC70-AIM nas etapas de Barcelona (Espanha) e Spa-Francorchamps (Bélgica).
Monteiro integrou o time da Oreca junto com Bruno e Ortelli nas 24 Horas de Le Mans no mês passado. A tradicional prova de longa duração, no entanto, constitui-se em prova isolada do calendário de endurance e não conta pontos para a Le Mans Series. Com o propósito de "pegar a mão” do traçado, Bruno participou há duas semanas de uma sessão de testes com um monoposto de Fórmula Le Mans na pista do Algarve, localizada em Portimão, no sul do país.
Embora o autódromo seja um dos mais novos da Europa – foi inaugurado no ano passado e no início da temporada chegou a receber a Fórmula 1 nos treinos de inverno -, Bruno ficou impressionado com o desnivelamento da pista. "É a mais ondulada que já vi, muito mais até que a de Hungaroring, que conheço da Fórmula GP2. É um circuito muito técnico e difícil. Nosso desafio nos ensaios será exatamente acertar o carro nesta superfície tão irregular. Não será fácil encontrar o caminho”, comentou Bruno.
O circuito do Algarve mede 4.652 metros de comprimento, com seis curvas à esquerda e nove à direita. No primeiro dia de atividades, serão duas baterias de treinos – uma com uma hora de duração, a partir das 11h45 (Brasília), e outra com duas, das 16h30 ás 17h30. Na sexta-feira, a terceiro sessão livre terá novamente 60 minutos, às 8h45, enquanto as posições do grid serão definidas na tomada classificatória de apenas 20, das 14h40 às 15 horas.
Além da presença de Tiago Monteiro ao lado de Bruno Senna, outra novidade da etapa portuguesa é o horário da prova, cujas 215 voltas serão cumpridas majoritariamente no período noturno. A largada está prevista para as 19h15 locais (14h15 de Brasília) e a bandeira quadriculada deverá ser agitada para os vencedores cerca de seis horas depois. Trinta e cinco carros, divididos em quatro categorias – LMP1, MP2, GT1 e GT2 -, estão inscritos. Na LMP1, que reúne os esporte-protótipos mais velozes, os principais adversários de Bruno serão os Lola Aston Martin, Audi R10 TDI e Pescarolo-Judd.
Fonte: Márcio Fonseca
SÃO PAULO – Ao lado do português Tiago Monteiro, seu novo companheiro na equipe Oreca, Bruno Senna volta nesta quinta-feira à pista na abertura dos treinos dos 1.000 Km do Algarve, terceira etapa da Le Mans Series. Piloto regular do FIA WTCC, onde ocupa a oitava colocação do campeonato, Monteiro substituirá o monegasco Stéphane Ortelli, com quem Bruno dividiu o cockpit do Oreca LC70-AIM nas etapas de Barcelona (Espanha) e Spa-Francorchamps (Bélgica).
Monteiro integrou o time da Oreca junto com Bruno e Ortelli nas 24 Horas de Le Mans no mês passado. A tradicional prova de longa duração, no entanto, constitui-se em prova isolada do calendário de endurance e não conta pontos para a Le Mans Series. Com o propósito de "pegar a mão” do traçado, Bruno participou há duas semanas de uma sessão de testes com um monoposto de Fórmula Le Mans na pista do Algarve, localizada em Portimão, no sul do país.
Embora o autódromo seja um dos mais novos da Europa – foi inaugurado no ano passado e no início da temporada chegou a receber a Fórmula 1 nos treinos de inverno -, Bruno ficou impressionado com o desnivelamento da pista. "É a mais ondulada que já vi, muito mais até que a de Hungaroring, que conheço da Fórmula GP2. É um circuito muito técnico e difícil. Nosso desafio nos ensaios será exatamente acertar o carro nesta superfície tão irregular. Não será fácil encontrar o caminho”, comentou Bruno.
O circuito do Algarve mede 4.652 metros de comprimento, com seis curvas à esquerda e nove à direita. No primeiro dia de atividades, serão duas baterias de treinos – uma com uma hora de duração, a partir das 11h45 (Brasília), e outra com duas, das 16h30 ás 17h30. Na sexta-feira, a terceiro sessão livre terá novamente 60 minutos, às 8h45, enquanto as posições do grid serão definidas na tomada classificatória de apenas 20, das 14h40 às 15 horas.
Além da presença de Tiago Monteiro ao lado de Bruno Senna, outra novidade da etapa portuguesa é o horário da prova, cujas 215 voltas serão cumpridas majoritariamente no período noturno. A largada está prevista para as 19h15 locais (14h15 de Brasília) e a bandeira quadriculada deverá ser agitada para os vencedores cerca de seis horas depois. Trinta e cinco carros, divididos em quatro categorias – LMP1, MP2, GT1 e GT2 -, estão inscritos. Na LMP1, que reúne os esporte-protótipos mais velozes, os principais adversários de Bruno serão os Lola Aston Martin, Audi R10 TDI e Pescarolo-Judd.
Fonte: Márcio Fonseca