SÃO PAULO – Já nos minutos finais, depois de substituir o companheiro local Tiago Monteiro ao volante do Oreca LC70-AIM, Bruno Senna estabeleceu a volta mais rápida da terceira e última sessão de treinos livres dos 1.000 Km do Algarve, terceira etapa da Le Mans Series. Logo mais, às 15h50 (Brasília), os carros voltarão à pista para a tomada classificatória que definirá a ordem de largada da prova noturna deste sábado.
O desempenho de Bruno chamou a atenção. Por causa de um problema na bomba de abastecimento de combustível, o carro do brasileiro saiu para a simulação de qualifying com 30 quilos a mais que o necessário. "Pelas nossas estimativas, esse peso extra significa pelo menos quatro décimos a mais no tempo. Além disso, minha segunda volta com pneus novos, cujas parciais eram melhores que a primeira, acabou abortada por causa de um Audi que encontrei rodado à minha frente. Nossa avaliação é que estamos no páreo pela pole”, comentou Bruno, já confirmado para participar do qualifying de 20 minutos pela Oreca Racing.
Bruno elogiou o comportamento do carro. "Está bom, constante, mas não será fácil porque não basta ser rápido. A prova será longa, com cerca de seis horas, e andamos sofrendo alguns problemas desde os ensaios iniciais. O câmbio quebrou, a parte eletrônica também apresentou defeito... E o vento aqui é um complicador. Como estamos no litoral, é impossível dar duas voltas iguais. Da mesma forma como aparece, de repente o vento some”, disse.
Até agora, a surpresa na classe dos esporte-protótipos LMP1 tem sido a decepcionante performance dos favoritos Lola Aston Martin. Bruno observou os adversários de perto no circuito e acredita que a equipe está enfrentando dificuldades com o equilíbrio. "Os carros estão saindo de frente, de traseira... A diferença que colocamos em cima deles foi realmente muito grande.”
Bruno e o português Tiago Monteiro, que substitui na etapa o monegasco Stéphane Ortelli, estão levando também ampla vantagem sobre o segundo carro da Oreca Racing, já que bateram os experientes franceses Olivier Panis e Nicolas Lapierre nos três ensaios.
Os 10 melhores do terceiro treino livre:
1 – Bruno Senna-Tiago Monteiro, Oreca 01 AIM, 1min32s100 (181,876 km/h)
2 – Jean Christophe Boullion-Christophe Tinseau, Pescarolo Judd, 1min32s194
3 – Olivier Panis-Nicolas Lapierre, Oreca 01 AIM, 1min32s450
4 – Christian Albers-Christian Bakkerud-Giorgio Mondini, Audi R10 TDI, 1min32s566
5 – Jan Charouz-Tomas Enge-Stefan Mucke, Lola Aston Martin, 1min32s740
6 – Harold Primat-Miguel Ramos-Darren Turner, Lola Aston Martin, 1min33s070
7 – Andreras Belicchi-Marcel Fassler-Nicolas Prost, Lola Aston Martin, 1min33s288
8 – Miguel Amaral-Olivier Pla, Ginetta-Zytek, LMP2, 1min33s868
9 – Narain Karthikeyan-Andy Meyrick-Charles Zwolsman, Audi R10 TDI, 1min34s222
10 – Danny Watts-Nick Leventis, Ginetta-Zytek, 1min34s546
Fonte: Márcio Fonseca