Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

terça-feira, 13 de maio de 2008

FIA ameaça GP turco

FIA ameaça GP turco após incidente com cachorro em prova da GP2

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta segunda-feira que o GP da Turquia de F-1 pode sofrer punições por causa da entrada de dois cachorros da pista durante a etapa da GP2 deste domingo, disputada no mesmo final de semana da F-1.
Um dos cachorros que invadiram a pista foi atropelado pelo brasileiro Bruno Senna, que teve a suspensão de seu carro quebrada e precisou abandonar a prova. O piloto saiu furioso da corrida e reclamou muito do incidente.
A FIA disse nesta segunda que o caso, considerado uma falha séria na segurança do circuito, será investigado por sua Comissão de Segurança e que punições ao GP turco não estão descartadas.
O diretor de prova da F-1, Charlie Whiting, declarou ainda no domingo que lembrou os organizadores sobre suas "responsabilidades" e de como a FIA via o episódio com seriedade. Whiting ainda disse que enviaria à entidade um relatório sobre o ocorrido.
Já o presidente da GPDA (associação de pilotos da F-1), Mark Webber, falou ao site da revista "Autosport" que a F-1 deveria correr em autódromos onde "essas coisas não acontecem".
"Eles [cachorros] não deveriam chegar nem perto de um ambiente de corrida. É muito perigoso também para os pilotos", disse o piloto australiano.
Punição
Os organizadores do GP da Turquia de F-1, disputado desde 2005, já foram multados em US$ 5 milhões pela acusação de terem utilizado a cerimônia de premiação da corrida de 2006 com fins políticos.
Na ocasião, os organizadores do GP designaram o líder turco-cipriota Mehmet Ali Talat, dirigente da República Turca do Chipre do Norte (RTCN), para entregar o troféu do vencedor da prova, o brasileiro Felipe Massa (Ferrari). A RTCN só é reconhecida pela Turquia, o que não dava a Talat o status de presidente.
Para a FIA, a cerimônia do pódio infringiu seus estatutos, o código desportivo internacional e o regulamento esportivo do Mundial-2006 de F-1. A entidade chegou a ameaçar o GP de exclusão do calendário, o que não ocorreu.
Invasão
O circuito de Interlagos também já sofreu com uma invasão de pista por um cachorro, durante os treinos para o GP do Brasil de 2004.
Fonte: Folha