Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Endurance: Bruno Senna tenta a terceira pole do ano nos EUA





 Piloto da Aston Martin é superado apenas pela Porsche nos treinos iniciais em Austin

SÃO PAULO - A previsão acertou em cheio e foi com a pista bastante encharcada que o Vantage V8 de Bruno Senna e de seu companheiro Fred Makowiecki terminou na 2ª colocação da classe GTE Pro nos primeiros treinos livres das 6 Horas do Circuito das Américas, quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance. O carro da Aston Martin virou em 2min18s022 e só foi superado pela Porsche 911 RSR dos alemães Marc Lieb e Richard Lietz com o tempo de 2min17s164 na pista da cidade texana de Austin, palco também do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1.

Mesmo aguardada, a chuva complicou o trabalho das equipes e pilotos, além de ajudar a confundir a análise dos resultados iniciais. O modelo britânico foi mais de um segundo mais lento que a Porsche, mas Bruno disse que, sem saber exatamente o tipo de pneus utilizados pela dupla germânica, a comparação ficou prejudicada. "Temos dois compostos para o molhado. Eles poderiam estar usando os mais duros, mais apropriados para aquelas condições. A verdade é que só mesmo amanhã, durante as tomadas classificatórias, é que se saberá das chances de cada um, porque todos estarão em pé de igualdade", lembrou Bruno, dono da pole na abertura da temporada em Silverstone e nas 24 Horas de Le Mans.

Bruno está novamente recebendo a companhia do francês Makowiecki, destacado pela Aston Martin para testes no Japão na época das 6 Horas de São Paulo, no final de agosto. Admitiu que os testes ainda eram pouco conclusivos. "Não deu para fazer muita coisa, principalmente com todo aquele spray. Saímos com o acerto de seco, começamos a coletar dados sobre temperatura e desgaste dos pneus. Mas fiquei com a impressão de que a pista está agressiva em relação ao consumo da borracha."

Nesta sexta-feira, os carros regressariam a pista para a segunda sessão de ensaios com duração de duas horas e expectativa de encerramento já noite adentro pelo horário brasileiro. Além da volta de "Mako", que não veio às 6 Horas de São Paulo no início do mês por causa de compromissos com a Aston Martin no Japão, outra novidade é a entrada do inglês Oliver Gavin na vaga do alemão Stefan Mücke. Gavin foi chamado para correr com o compatriota Darren Turner no carro 97 enquanto Mücke se recupera do acidente sofrido há duas semanas nas 24 Horas de Barcelona.

Como esperado, a Audi cravou a dobradinha entre os supervelozes protótipos da LMP1, os mais rápidos do grid. A melhor volta no geral ficou com o trio Tom Kristensen-Loic Duval-Allan McNish, com o tempo de 2min03s749. Eles bateram Benoit Treluyer-André Lotterer-Marcel Fassler por apenas sete décimos de segundo.

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: AMR Divulgação/MF2