Trio do brasileiro
domina classe GTE Pro no qualifying da 2ª etapa do Mundial de Endurance
SÃO PAULO - Com
direito à volta mais rápida entre todos os pilotos que foram à pista, Bruno
Senna liderou o trio da Aston Martin, completado pelo francês Fred Makowiecki e
o inglês Rob Bell, na conquista da pole da classe GTE da segunda etapa do WEC -
Campeonato Mundial de Endurance. Nesta sexta-feira, durante os treinos
classificatórios das 6 Horas de Spa-Francorchamps, a equipe do Vantage nº 98
conseguiu a melhor média das quatro voltas percorridas por dois de seus pilotos
- Makowiecki foi o outro a classificar - e superou o segundo colocado, a
Ferrari F458 dos italianos Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella, por apenas
43 milésimos.
Bruno vem de vitória no mês passado nas 6 Horas de Silverstone ao lado do inglês Darren Turner e do alemão Stefan Mücke, que agora na companhia do escocês Peter Dumbreck ficaram em 4º no grid e foram superados ainda pela outra Ferrari F458 da dupla formada pelo finlandês Toni Vilander e o japonês Kamui Kobayashi. Em sua primeira tentativa, cravou a marca de 2min19s203,a mais veloz da sessão. De volta aos boxes da lendária marca de veículos de luxo, Bruno era só alegria. "Foi uma classificação difícil, mas valeu. O carro está muito bom", elogiou o brasileiro, o primeiro do time a marcar tempo.
Apesar da longa distância da corrida, do equilíbrio revelado pelo cronômetro e pelas conhecidas incertezas climáticas que marcam a região, Bruno está confiante em um bom resultado neste sábado - a prova começará às 9h30 (Brasília) e o SporTv3 mostrará a primeira hora e a hora final ao vivo. Pelo site da organização, www.fiawec.com, a corrida poderá ser acompanhada em toda a sua duração. "Estamos com um bom acerto, um pouco dianteiro, porque é o melhor para começar a prova", explicou.
A maior preocupação de Bruno diz respeito ao consumo de combustível. No confronto com a Ferrari e a Porsche em Silverstone, o time inglês não mostrou a mesma eficiência. Num traçado longo, com sete quilômetros de comprimento e onde a disparidade do mais veloz para o mais lento no qualifying foi de somente quatro décimos, uma hipotética maior autonomia dos rivais pode fazer a diferença. "Uma parada a mais ou a menos para reabastecimento decide uma corrida", lembrou.
De acordo com o planejamento da Aston Martin, Bell será encarregado de largar e Bruno fará o segundo e o quinto turnos. A meteorologia anuncia tempo firme para amanhã, mas as previsões do tempo na região nunca foram confiáveis por causas das rápidas mudanças climáticas. "Hoje, por exemplo, havia expectativa de chuva e ela não apareceu. Tomara que continue assim", concluiu Bruno.
Outros três brasileiros estão na Bélgica e todos têm chances de brigar pela vitória em suas classes. Lucas di Grassi partirá em 2º com o Audi R18 e-tron quatro entre os protótipos da LMP1, enquanto Antonio Pizzonia, do trio conduzindo o Oreca 03-Nissan, será o 5º no grid da LMP2 e Fernando Rees, com o Corvette C6-ZR1, largará em 4º na GTE Am.
Os tempos da GTE Pro:
1 - ASTON MARTIN RACING - Bruno Senna (BRA), Frédéric Makowiecki (FRA) e Rob Bell (GBR) - ASTON MARTIN Vantage V8 - 2MIN19S811
2 - AF CORSE -
Gianmaria Bruni (ITA) e Giancarlo Fisichella (ITA) - FERRARI F458 Italia -
2MIN19S937
3 - AF CORSE - Kamui Kobayashi (JPN) e Toni Vilander (FIN) - FERRARI F458 Italia - 2MIN20S089
3 - AF CORSE - Kamui Kobayashi (JPN) e Toni Vilander (FIN) - FERRARI F458 Italia - 2MIN20S089
4 - ASTON MARTIN RACING - Darren Turner (GBR),
Stefan Mücke (DEU) e Peter Dumbreck
GBR) - ASTON MARTIN Vantage V8 - 2MIN20S107
5 - ASTON MARTIN RACING - Paul Dalla Lana
(CAN), Pedro Lamy (PRT) e Richie Stanaway (NZL) - ASTON MARTIN Vantage V8 -
2MIN20S241
6 - Porsche AG TEAM MANTHEY - Patrick Pilet
(FRA), Jörg Bergmeister (DEU) e Timo Bernhard (DEU) - PORSCHE 911 RSR -
2MIN20S243
7 - Porsche AG TEAM MANTHEY - Romain Dumas
(FRA), Richard Lietz (AUT) e Marc Lieb (DEU) - PORSCHE 911 RSR - 2MIN20S860
Fonte: MF2 Serviços
Jornalísticos
Foto: AMR Divulgação/MF2