Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sábado, 4 de maio de 2013

Bruno Senna é o melhor brasileiro nas 6 Horas de Spa

 Piloto da Aston Martin volta ao pódio com o 2º lugar na 2ª etapa do Mundial de Endurance.

SÃO PAULO - Após uma árdua batalha contra as Ferrari F458, Bruno Senna e seus companheiros, o francês Fred Makowiecki e o inglês Rob Bell, conquistaram o 2º lugar na classe GTE Pro das 6 Horas de Spa, segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance. A vitória ficou com os italianos Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni, que completaram a prova deste sábado no tradicional circuito belga com vantagem de menos de 10 segundos sobre o Vantage V8 da marca inglesa. O pódio da categoria foi completado pela outra Ferrari F458, dividida pelo finlandês Toni Vilander e o japonês Kamui Kobayashi. A dupla cruzou a linha de chegada a um segundo do carro do brasileiro. Num dia de festa total da Audi, o trio formado pelo alemão André Lotterer, o francês Bénoit Treluyer e o tcheco Marcel Fassler levou a melhor na geral e liderou a trifeta da casa alemã na classe LMP1.

O resultado de Bruno Senna, que vinha de vitória nas 6 Horas de Silverstone na companhia de Darren Turner e Stefan Mücke, quarto colocados em Spa, foi o melhor dos brasileiros. Lucas di Grassi foi o 3º na LMP1, mesma posição de chegada de Fernando Rees com o Corvette da Larbre Competition na GTE Am. Antonio Pizzonia bateu forte na Curva Eau Rouge com o protótipo da LMP2 da Oreca-Nissan antes da primeira hora, incidente do qual escapou ileso mas que ajudou a Ferrari. O carro de Bruni e Fisichella havia acabado de retornar da primeira parada e foram beneficiados pela entrada do safety car, que os ajudou a recuperar o tempo perdido nos boxes para reabastecimento e troca de pneus.

Embora satisfeito com mais um excelente desempenho na Bélgica - foi o pole na sexta-feira e é o piloto de melhores resultados na categoria depois de duas etapas -, Bruno lamentou a pancada de Pizzonia num dos pontos de maior velocidade do circuito. "Aquela batida arruinou nossa estratégia. Perdemos 50 segundos e, a partir daí, tivemos de correr para recuperar o prejuízo. Eu e o Makowiecki não trocamos pneus e conseguimos salvar 25 segundos cada em tese, mas na parte final do turno a performance evidentemente não era a mesma por causa do desgaste. A equipe me consultou se eu topava não trocar os pneus porque corríamos o risco deles dechaparem, mas fui para o tudo ou nada e acabou funcionando", explicou.

O campeonato voltará a ser movimentado no dia 22 de junho com as lendárias 24 Horas de Le Mans. "Essa é a prova mais importante do calendário e a vitória faz parte dos planos da Aston Martin no ano em que celebra seu centenário", lembrou Bruno.

O resultado das 6 Horas de Spa na classe GTE Pro:

1 - AF CORSE - Gianmaria Bruni (ITA) e Giancarlo Fisichella (ITA) - FERRARI F458 Italia - 149 voltas em 6h02min41s632
2 - ASTON MARTIN RACING - Bruno Senna (BRA), Frédéric Makowiecki (FRA) e Rob Bell (GBR) - ASTON MARTIN Vantage V8 - a 9s090
3 - AF CORSE - Kamui Kobayashi (JPN) e Toni Vilander (FIN) - FERRARI F458 Italia - a 10s014
4 - ASTON MARTIN RACING - Darren Turner (GBR), Stefan Mücke (ALE) e Peter Dumbreck (GBR) - ASTON MARTIN Vantage V8 - a 1 volta
5 - Porsche AG TEAM MANTHEY - Romain Dumas (FRA), Richard Lietz (AUT) e Marc Lieb (DEU) - PORSCHE 911 RSR - a 1 volta
6 - ASTON MARTIN RACING - Paul Dalla Lana (CAN), Pedro Lamy (PTR) e Richie Stanaway (NZL) - ASTON MARTIN Vantage V8 - a 2 voltas
7 - Porsche AG TEAM MANTHEY - Patrick Pilet (FRA), Jörg Bergmeister (DEU) e Timo Bernhard (DEU) - PORSCHE 911 RSR - a 26 voltas

Vencedor geral - André LOTTERER, Benoit TRÉLUYER, Marcel FÄSSLER
- Audi R18 e-tron quattro - 168 voltas em 6h00min55s971

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: AMR Divulgação/MF2