Blog Sem Fins Lucrativos, somente com o intuito de divulgar a carreira do piloto Bruno Senna e o IAS. Carol Lo Re

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Motorsport-Magazin.com: Visando uma vaga na F1 em 2010, Bruno Senna acompanha atentamente as discussões políticas entre FIA e equipes


Motorsport Magazin.com – Bruno Senna acompanha atentamente as discussões políticas entre as equipes e a FIA, especialmente, com relação ao teto orçamentário proposto e a possibilidade de regulamentos distintos para aqueles times que não aderirem o limite proposto.

É evidente que para desenvolver um projeto para 2010, os times precisam ter certeza do regulamento que será aprovado. Assim, no momento, só me resta aguardar que as questões entre a FIA e os times sejam realmente esclarecidas”.



Passando uns dias no Brasil, o piloto mostrou-se impressionado com a posição tomada pela Ferrari, a qual após perder a ação intentada contra a FIA visando a anulação do novo regulamento, reiterou sua ameaça de deixar a categoria: "Estou um pouco surpreso com a posição extrema tomada pela de Ferrari, especialmente, porque penso que existe a necessidade de se limitar os gastos no esporte”.


Você precisa olhar para a realidade econômica mundial e entender que precisam ser tomadas medidas para permitirem às equipes privadas trabalharem na Fórmula 1, operando com custos menores do que os exorbitantes orçamentos atuais. Mas estou confiante de que a FIA fará um acordo com os atuais times, pois a maioria das equipes parece disposta a assumir um compromisso visando a redução dos gastos”.


Somente quando tudo estiver resolvido é que poderei reunir com o pessoal que cuida da minha carreira para iniciarmos sérias negociações para o próximo ano. Usaremos todos os nossos contatos acumulados no ano passado. Até agora tudo não faz muito sentido, haja vista as incertezas sobre o futuro da F1 em 2010. E, logicamente, os times só passarão a pensar na contratação de pilotos, após definirem a sua própria situação na categoria”.



Bruno demonstra confiança de que conseguirá um bom contrato para 2010: "Mesmo se o limite orçamentário não vingar, acho que tenho boas opções."




Uma das possibilidades levantadas nas últimas semanas, envolve a provável entrada da equipe iSport, seu ex-time na GP2. Inclusive, o próprio Paul Jackson, chefe da equipe, deixou claro que, caso o limite orçamentário seja mantido e consiga o suporte para ingressar na categoria máxima, faria questão de contar com os serviços de Bruno.


O brasileiro comentou sobre a possibilidade: "Eu não sei a posição atual deles. No entanto, tive ciência de que nas últimas semanas Paul Jackson esteve reunido com investidores e sei que seu projeto é realmente sério. Eles são muito bons e já conheço a forma como trabalham e eles a minha. No entanto, naturalmente, existem outros fatores fundamentais, a começar pela definição das regras para o campeonato. Montar uma equipe competitiva na Fórmula 1 não é uma tarefa fácil. Assim, tão logo as coisas comecem a se definir em termos políticos, deverei me reunir com Paul e a direção do time para analisar o seu projeto proposto, mas não posso te precisar uma data específica”.



Muitos rumores têm sido veiculados na imprensa sobre a possibilidade de Bruno Senna ocupar o lugar dos “vulneráveis” Fisichella e Bourdais ainda nesta temporada: "É uma questão muito delicada, pois com a proibição da realização dos testes durante a temporada e sem qualquer preparação, correria o risco de arruinar a minha carreira. Ainda mais porque na Fórmula tudo é muito imediatista, você precisa de resultados a curto prazo”.


Todavia, Senna não descartaria a possibilidade de aceitar um convite de uma equipe de ponta ainda para 2009, atrelado a uma sólida perspectiva para 2010, desde que fosse alguma proposta muito especial. Nesse particular, cabe lembrar que as relações entre Brawn e Barrichello mostraram-se um tanto estremecidas com as declarações do piloto após o GP de Barcelona.



Bruno aproveita sua passagem pelo Brasil não só para reuniões com patrocinadores ou compromissos com a mídia, como também para tratar de seu joelho esquerdo machucado no acidente de Spa-Francorchamps: “Meu retorno para as 24 Horas de Le Mans é absolutamente certo, porque não tenho maiores problemas. Ainda sinto um desconforto no joelho esquerdo, mas a fisioterapia me permitirá retornar em perfeitas condições. Lá não só o desgaste físico, mas principalmente o psicológico será enorme, pois é preciso de concentração máxima para guiar por um longo período, especialmente, a noite”, completou.


No máximo, no início de junho o piloto brasileiro retornará à Europa: “A data exata eu ainda não sei, assim que o novo carro estiver pronto retornarei para testá-lo em Magny-Cours”. Inicialmente três ensaios foram programados pela equipe Oreca, no entanto, após a forte batina curva Blanchimont, a 280 km/h, o time precisou construir um chassis completamente novo, logo os planos poderão ser alterados.


A participação de Bruno nas próximas corridas da Le Mans Series, após a prova tradicional, ainda não foi definida, “mas é provável que haja alguma coisa nesse sentido, pois realmente gostaria de disputar tais provas. No entanto, antes de acertar a continuidade, ficarei no aguardo de alguma definição da F1”.



* Texto original em alemão, traduzido com auxílio de um tradutor eletrônico, logo poderá conter algumas imprecisões. Para conferir a matéria original, acesse o site da MOTORSPORT-MAGAZIN.COM:


http://www.motorsport-magazin.com/formel1/news-77857-exklusiv-senna-wundert-sich-ueber-ferrari.html